Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: Carolina1983e verificar se efetivamente estão a propor as mesmas soluções (Marca, acabamentos, cor, tipo de material, etc..)

    Então mas essas soluções ficam ao critério do empreiteiro?
    Como é que você compara o preço, se cada um propor uma solução diferente?
    • DR1982
    • 16 novembro 2022 editado

     # 62

    Colocado por: Pickaxe
    Então mas essas soluções ficam ao critério do empreiteiro?
    Como é que você compara o preço, se cada um propor uma solução diferente?
    Daquilo que entendi, a user já tem mapa de quantidades e tudo isso definido, não tem é projetos de especialidades
  2.  # 63

    Colocado por: RuipsmNós aqui pusemos radiadores...
    Eu também pus, nem referi no fórum para não ser criticado, porque a oção estava tomada. Mas toda a gente que lá foi a casa, o comentário foi: "uma casa nova com radiadores, se fosse eu...?".

    A diferença foi de cerca de 13k na instalação ao comparar com a bomba de calor e PRH, e os custos de consumo de eletricidade nem se compara. Neste momento consumo entre 100-180KW eletricidade (2ª habitação por hora), com a bomba de calor era impossível.
    O conforto não é o mesmo? Não, mas é confortável o suficiente, e eu sou daqueles que gosta de ter o recuperador acesso no inverno e rachar lenha no verão :)
    Concordam com este comentário: Nostradamus, snob
  3.  # 64

    Colocado por: HAL_9000Eu também pus, nem referi no fórum para não ser criticado, porque a oção estava tomada. Mas toda a gente que lá foi a casa, o comentário foi: "uma casa nova com radiadores, se fosse eu...?".

    A diferença foi de cerca de 13k na instalação ao comparar com a bomba de calor e PRH, e os custos de consumo de eletricidade nem se compara. Neste momento consumo entre 100-180KW eletricidade (2ª habitação por hora), com a bomba de calor era impossível.
    O conforto não é o mesmo? Não, mas é confortável o suficiente, e eu sou daqueles que gosta de ter o recuperador acesso no inverno e rachar lenha no verão :)
    Mais uma comparação injusta, dito dessa forma parece que o PRH obriga a BC, Comparou PRH com a mesma fonte de calor que usa para os radiadores ?
    Comparar alhos com bugalhos é injusto.
  4.  # 65

    Colocado por: DR1982Segundo um instalador me disse estes dias a diferença entre radiadores ou PRH são 2 ou 3 mil euros por isso não é por aí…
    Radiadores topo de gama, e PRH básico é capaz. Mas depois existem os custos de funcionamento. Quando se faz orçamentos mensais que são para cumprir, como aqui em casa se faz, todos esses custos têm se ter tomados em linha de consideração. Usar lenha para aquecer os radiadores sai infimamente (por hora) mais barato que a eletricidade para a bomba de calor. Obviamente que se não gostar de carregar a lenha, então esta opção deixa de ser favorável.

    mas a conversa do "isto são só 1000-2000 de diferença, não é por aí.."! foi das conversas que mais ouvi durante a minha construção. à custa disso gastei mais 30k do que queria inicialmente, mas disse que não à maior parte dos "não é por aí". Imagine se tinha dito sim :)
  5.  # 66

    Colocado por: DR1982provavelmente pisso radiante com caldeira a pellets era uma comparação mais justa :)
    E impraticável na minha opinião. PRH com caldeira, mais valia poupar o dinheiro e comprar umas mantas.
  6.  # 67

    Colocado por: HAL_9000Radiadores topo de gama, e PRH básico é capaz. Mas depois existem os custos de funcionamento. Quando se faz orçamentos mensaisque são para cumprir, como aqui em casa se faz, todos esses custos têm se ter tomados em linha de consideração. Usar lenha para aquecer os radiadores sai infimamente (por hora) mais barato que a eletricidade para a bomba de calor. Obviamente que se não gostar de carregar a lenha, então esta opção deixa de ser favorável.

    mas a conversa do "isto são só 1000-2000 de diferença, não é por aí.."! foi das conversas que mais ouvi durante a minha construção. à custa disso gastei mais 30k do que queria inicialmente, mas disse que não à maior parte dos "não é por aí". Imagine se tinha dito sim :)
    Mais uma vez, como disse acima esta a misturar as coisas, podia ter colocado PRH a lenha.
  7.  # 68

    Colocado por: HAL_9000E impraticável na minha opinião. PRH com caldeira, mais valia poupar o dinheiro e comprar umas mantas.
    Porquê? Porque é que funciona com radiadores e não funciona com PRH?
  8.  # 69

    Mapa Quantidades - É o mapa onde estão definidas e quantificadas as quantidades de trabalhos a executar.


    Pessoalmente considero-o imprescindível, quer para comparação de propostas entre os diversos empreiteiros (senão cada um responde com o que lhe apetece), quer para calcular o valor final da empreitada (senão sabe o que vai fazer e quanto, não sabe que vai gastar), quer para controlar os pagamentos durante a execução da empreitada.
  9.  # 70

    Colocado por: DR1982Comparou PRH com a mesma fonte de calor que usa para os radiadores ?
    Respondi no comentário acima. Instalar PRH para usar de forma não permanente, não acho que faça grande sentido. Daí que para mim PRH só faça sentido com bomba de calor.

    É a minha opinião com base no parco conhecimento do assunto que tenho. Admito que possa estar errado. Pesando tudo na balança, acho que fiz a melhor opção.

    Já testei o aquecimento, e não precisava de mais temperatura em casa, fica bastante amena só com os radiadores....Mas tb ainda não passei la nenhuma temperada Novembro-Fevereiro que é a mais crítica
  10.  # 71

    Colocado por: DR1982Porque é que funciona com radiadores e não funciona com PRH?
    O PRH não trabalha a temperaturas tão altas, e por isso é um a ótima solução pata funcionar de modo permanente. De modo transitório não acho que consiga amenizar a casa de uma forma muito distinta dos radiadores. Logo não vejo vantagens em estar a pagar mais por uma solução que se der problemas são mais difíceis de resolver, quando não teria grandes ganhos de conforto.
  11.  # 72

    Colocado por: Carolina1983Mapa Quantidades - É o mapa onde estão definidas e quantificadas as quantidades de trabalhos a executar.


    Pessoalmente considero-o imprescindível, quer para comparação de propostas entre os diversos empreiteiros (senão cada um responde com o que lhe apetece), quer para calcular o valor final da empreitada (senão sabe o que vai fazer e quanto, não sabe que vai gastar), quer para controlar os pagamentos durante a execução da empreitada. Para uma explicação mais detalhada, leia este tópico . Um exemplo de um mapa de quantidades (este exemplo já têm valores, mas se retirar essas colunas, fica com um mapa de quantidades
    E as especialidades não entram para as contas? Escolharam o modelo das torneiras por exemplo?
  12.  # 73

    Colocado por: HAL_9000O PRH não trabalha a temperaturas tão altas, e por isso é um a ótima solução pata funcionar de modo permanente. De modo transitório não acho que consiga amenizar a casa de uma forma muito distinta dos radiadores. Logo não vejo vantagens em estar a pagar mais por uma solução que se der problemas são mais difíceis de resolver, quando não teria grandes ganhos de conforto.
    Os entendidos que expliquem como, mas ja vivi numa casa Onde o aquecimento era por PRH com RC a lenha e tinha uma temperatura constante embora ficasse desligado durante o dia, quando se chegava à noite ainda nao estava frio.
  13.  # 74

    Os mapas de quantidades para fazerem sentido numa obra de raiz, devem englobar tudo da obra. A parte da arquitetura é a parte mais relevante para o cliente, e é a parte mais difícil, pois (e desculpem-me a sinceridade)poucos são os arquitetos com escola para projetos de execução.
    Na parte de arquitetura deve ter tudo definido desde o tijolo, ao reboco, às massas de assentamento isolamentos, impermeabilizações, cerâmicos, ás portas e modelos, cozinha, modelos de louças sanitárias, alumínios, entre muitas outras coisas, em que tem de haver uma grande interação entre D.O e arquiteto. Depois tem as das especialidades e aí é mais fácil, estrutura, rede de águas e esgotos, telecomunicações, gás, projeto de eletricidade (porque para licenciamento vão fichas eletrotécnicas)...

    O caderno de encargos/especificações técnicas não serve para nada, ninguém o lê, só é essencial se tiver de se defender perante defeitos e falhas da parte do empreiteiro. Se chegar a esse ponto é porque vai ter muitos problemas.
  14.  # 75

    Colocado por: Carolina1983Os mapas de quantidades para fazerem sentido numa obra de raiz, devem englobar tudo da obra. A parte da arquitetura é a parte mais relevante para o cliente, e é a parte mais difícil, pois (e desculpem-me a sinceridade)poucos são os arquitetos com escola para projetos de execução.
    Na parte de arquitetura deve ter tudo definido desde o tijolo, ao reboco, às massas de assentamento isolamentos, impermeabilizações, cerâmicos, ás portas e modelos, cozinha, modelos de louças sanitárias, alumínios, entre muitas outras coisas, em que tem de haver uma grande interação entre D.O e arquiteto. Depois tem as das especialidades e aí é mais fácil, estrutura, rede de águas e esgotos, telecomunicações, gás, projeto de eletricidade (porque para licenciamento vão fichas eletrotécnicas)...

    O caderno de encargos/especificações técnicas não serve para nada, ninguém o lê, só é essencial se tiver de se defender perante defeitos e falhas da parte do empreiteiro. Se chegar a esse ponto é porque vai ter muitos problemas.
    Tudo muito certo, mas sinceramente continuo a achar que mapas de quantidades e estimativas sem projetos de especialidades não valem nada.
  15.  # 76

    Colocado por: zedasilvaVamos começara a ter DO a procurar os empreiteiros pela qualidade e não pelo preço
    Vamos? Se têm os trocos contados, vão sempre tentar o mais barato, independentemente do tamanho da moradia, até porque a maior parte do DO, não tem conhecimentos suficientes para saber distinguir um trabalho bem feito de um trabalho mal feito.

    Podem ver alguns sinais, mas ainda assim, não tenho essa certeza que seja como o zé menciona.

    Quando construi, afastei logo 2 empreiteiros independentemente do preço por me parecerem "artistas". De entre os me que entregaram orçamento uns faziam uma descrição exaustiva dos trabalhos e outros era um papel escrito à mão (eliminei à partida também).

    Mas no fim isso não me dizia muito, talvez se tivesse contrato um técnico que me ajudasse a destrichar os orçamentos, mas mesmo assim. Tive orçamentos com mais de 80K de diferença para soluções semelhantes, e obviamente que depois dos que eliminei por falta de confiança decidi entre os dois mais baratos.

    Posso acrescentar que não entreguei ao empreiteiro que eu queria e que mais confiança me deu de que o trabalho ia ficar bem feito. A diferença para o que entreguei foi de 30k + IVA. Se fosse hoje e sabendo o que já sei, acho que tinha feito o mesmo, mesmo com as chatices que tive. Poupar 37000 euros dá-me muito trabalho e provavelmente mais chatices ainda.
  16.  # 77

    Colocado por: DR1982Os entendidos que expliquem como, mas ja vivi numa casa Onde o aquecimento era por PRH com RC a lenha e tinha uma temperatura constante embora ficasse desligado durante o dia, quando se chegava à noite ainda nao estava frio.
    Como disse, basei-me no que li, e no que falei com os instaladores a que pedi orçamento. Por isso a minha opinião é isso mesmo, uma opinião e a ciência pode desmenti-la.

    Com os radiadores, a casa aquece, e durante a noite eles arrefecem como é obvio. A casa apesar de tudo mantém a temperatura amena, e para isso contribuirá muito o isolamento de casa casa, penso eu. Mas a temperatura, num dia de chuva ou sem sol, não aguenta , até à noite seguinte isso não.
    • DR1982
    • 16 novembro 2022 editado

     # 78

    Colocado por: HAL_9000Vamos? Se têm os trocos contados, vão sempre tentar o mais barato, independentemente do tamanho da moradia, até porque a maior parte do DO, não tem conhecimentos suficientes para saber distinguir um trabalho bem feito de um trabalho mal feito.

    Por ver alguns sinais, mas ainda assim, não tenho essa certeza que o zé menciona.

    Quando construi, afastei logo 2 empreiteiros independentemente do preço por me parecerem "artistas". De entre os me que entregaram orçamento uns faziam uma descrição exaustiva dos trabalhos e outros era um papel escrito à mão (eliminei à partida também).

    Mas no fim isso não me dizia muito, talvez se tivesse contrato um técnico que me ajudasse a destrichar os orçamentos, mas mesmo assim. Tive orçamentos com mais de 80K de diferença para soluções semelhantes, e obviamente que depois dos que eliminei por falta de confiança decidi entre os dois mais baratos
    Pois, contratar mais um técnico para ajudar a avaliar os orçamentos, tudo muito bem, mas vamos lá então desde o início…
    Comprar um terreno
    Um projeto em condições
    Um técnico em condições para ajudar a analisar os orçamentos
    Um empreiteiro em condições
    Um fiscal em condições durante a obra

    É preciso uma carteira em condições, conheço pessoal que construiu e esperou pelo dinheiro do banco para pagar a ultima tranche ao arquiteto, e essa ultima tranche nao atingia os 4 dígitos.

    Para construir uma casa com tudo isso que é preciso para a casa ser construída em condições os gastos são e ormes, claro que provavelmente é a forma certa de o fazer, mas estamos a falar muita massa.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  17.  # 79

    Colocado por: HAL_9000"uma casa nova com radiadores, se fosse eu...?".


    Isso é malta que critica de barriga vazia. Vai se a ver e ainda devem habitar em casas mais velhas e com piores condições.

    A malta continua achar que os radiadores de parede são coisas obsoletas porque tem na memória a típica casa de 300m² com pontes térmicas e caixilhos em alumínio dos anos 2000, onde era praticamente impossível manter a casa quente ou com uma temperatura constante.

    Actualmente uma casa corrente, tem um desempenho térmico muito bom com radiadores. Não digo espetacular, mas muito bom.

    Anda por ai muita malta a construir mas que não mete fotos no fórum por causa destes estigmas. O que é uma pena.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, snob
  18.  # 80

    Colocado por: Nostradamussso é malta que critica de barriga vazia. Vai se a ver e ainda devem habitar em casas mais velhas e com piores condições.
    Os comentários que referi, foram essencialmente de amigos, e aqueles que não têm casa própria ainda, mas que a idealizam e idealizam-na com PRH como é obvio.

    Eu percebo o porquê de fazerem os comentários, e a todos respondi o mesmo: Se construíres, voltamos a falar deste assunto quando pedires orçamentos :)
 
0.0315 seg. NEW