Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

Colocado por: PJ2022"Ficará a meu cargo a apresentação do meu alvará de construtor, seguros de
    responsabilidade civil e acidentes de trabalho perante a camara municipal para
    a aquisição da licença de obras assumindo eu a direção técnica da mesma até à emissão da licença de habitabilidade".

Este é um descritivo desnecessário pois é uma obrigação do empreiteiro.

Colocado por: DR1982actualmente ja nem todos fazem isso, muitos já retiram o alvará depois de acabar a estrutura (como mandam as boas regras aliás)

Não é as boas regras é a legislação.
    Independentemente disso, tem tb os custos.
    Se o empreiteiro tiver que pagar a um técnico para assumir a DT das obras, este não lhe cobra menos de 200 a 250€/mês por cada obra.
    Agora imagine o empreiteiro deixar o alvará durante 12 meses par o DO contratar outras equipas e não cobrar nada por isso.
    No mínimo fica a arder com 2.400€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hugo.
  2.  # 162

Colocado por: zedasilvaNão é as boas regras é a legislação.
    Independentemente disso, tem tb os custos.
    Se o empreiteiro tiver que pagar a um técnico para assumir a DT das obras, este não lhe cobra menos de 200 a 250€/mês por cada obra.
    Agora imagine o empreiteiro deixar o alvará durante 12 meses par o DO contratar outras equipas e não cobrar nada por isso.
    No mínimo fica a arder com 2.400€

Sim, é isso.
  3.  # 163

Boa noite,
    Algum expert na climatização que me tire uma dúvida?
    É aceitável o custo de cerca 10.000€ (iva incluído) numa BC com função para piso radiante e AQS?
    Não sei se interessa, mas também estão previstos 2 painéis fotovoltaicos.
    Obrigado!
  4.  # 164

Depende obviamente da bomba em causa, mas sim é possível nas gamas superiores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PJ2022
  5.  # 165

Boa noite,

Grandes novidades...
    Acabo de fechar acordo com o empreiteiro que irá fazer a obra!
    Após o "apalpar" do mercado em orçamentos por especialidade e outros de chave na mão, eis que depois de 2 dias de negociação e ajuste, consigo fechar acordo com o "empreiteiro da terra" com o serviço "chave na mão".
    Era para mim impensável à cerca de meio ano conseguir entregar a obra nestas condições, pois os aumentos dos últimos tempos faziam prever o contrário.
    Então após receber alguns orçamentos, deixei para o final a minha ultima esperança neste último, pois é um empreiteiro que herdou a empresa do seu pai e deu continuidade ao seu ponto forte que é a famosa "chave na mão".
    Após vários pontos onde houve avanços e recuos na negociação dos valores finais, fechamos o acordo que passo a citar muito resumidamente:

Mantem tudo o que anteriormente constava no orçamento que coloquei dos trabalhos de pedreiro, trolha, impermeabilizações , isolamentos, etc etc, sendo acrescentado que irá também contemplar muros de vedação (já existem levantados) do perímetro do lote e passeios.
    Piso vinílico- 30€ m2
    Piso cerâmico- 20€ m2
    Louças, móveis e tudo que contempla os wc
    Roupeiros e todo serviço carpintaria
    Móveis cozinha e pedra- 5500€
    Caixilharia Cortizo+Guardian Sun
    Piso radiante, 2 painéis fotovoltaicos, e bomba de calor para o PRH e AQS.
    Mais tudo que seja de eletricidade e um plafon para iluminação interior e exterior.

O que mais demorou a fechar o acordo, foi que no orçamento inicial apenas estava contemplado a pré-instalação do PRH e 2 painéis fotovoltaicos com bomba de calor(atribuído 3000€ para a BC), fazendo eu uma contra proposta para colocar o PRH (passar da Pré para a instalação) e apenas uma BC que desse para as AQS e o PRH. Foi então que o empreiteiro sugeriu o valor de 10.000€ para a bomba, descontando os 3.000€ atribuídos inicialmente.
    E assim foi...negócio fechado!
    Se não houver algum imprevisto, a obra irá ter o seu inicio durante o mês de Outubro.
    Apesar do empreiteiro já ter a agenda cheia até finais de 2024, consegui esta data(fiz-lhe ver que também pesava na sua escolha)
    devido ao mesmo dar inicio em Julho a outra construção quase a 100 metros do local do meu terreno.
    Para finalizar e não menos importante, sim, ainda é possível acreditarmos nos nossos sonhos:

Valor Total- 202.500,00€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz, RUIOLI, snob
  6.  # 166

Parabens!

Agora e' esperar por Outubro!
    Somente um a parte, para a cozinha nao acha pouco?
  7.  # 167

só por curiosidade, quanto e quando vai ser a adjudicação?
    foi assinado algum documento?
  8.  # 168

Colocado por: sfamoreiraParabens!

Agora e' esperar por Outubro!
    Somente um a parte, para a cozinha nao acha pouco?

Não me surpreendeu porque tive orçamentos a rondar esse valor, mas tb lhe transmiti isso, ao qual me respondeu que caso não queira algo mais elaborado, o valor é suficientemente.
  9.  # 169

Colocado por: marco1só por curiosidade, quanto e quando vai ser a adjudicação?
    foi assinado algum documento?

Proxima semana irá ser assinado o contrato e o pagamento será parcelado em 4 tranches, 10% apos a semana do inicio das obras, 30% em 3 fases após conclusão dos trabalhos realisados que vai constar no contrato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sfamoreira
  10.  # 170

Ainda bem que chegou a acordo, essa parte acaba por ser um alívio para qq DO.

Vá dando novidades e vá tratando da água e eletricidade da obra, costuma demorar mto tempo.

Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PJ2022
  11.  # 171

Colocado por: PJ2022...
    Valor Total- 202.500,00€
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RUIOLI,snob

Com iva?
  12.  # 172

Colocado por: sltd
    Com iva?

Sim,valor total.
  13.  # 173

Ou seja, cerca de 900€+IVA, chave na mão. Nada condizente com a maioria das opinioes e relatos que populam aqui no Forum.
    Isto significa que já estamos perante um ajuste dos preços praticados, ou apenas da necessidade de ajuste nas expectativas de alguns?
    Concordam com este comentário: FTavares
  14.  # 174

Colocado por: AMG1Ou seja, cerca de 900€+IVA, chave na mão. Nada condizente com a maioria das opinioes e relatos que populam aqui no Forum.
    Isto significa que já estamos perante um ajuste dos preços praticados, ou apenas da necessidade de ajuste nas expectativas de alguns?

Eu penso que será mesmo um sinal de ajuste nos tempos que correm.
    Neste caso trata se de um empreiteito que tem tudo menos falta de trabalho,com nome sólido na praça e o próprio me confidenciou que esta obra a cerca de 6 meses estaria mais cara uns 20.000 euros minimo.
    Pela boca dele, o que ainda vai demorando a voltar a precos ainda mais competitivos, é a falta de mão de obra e não custo das materias primas que estão já a valores antes da guerra.
    Só como curiosidade, o preço do pinho nórdico antes da guerra rondava os 380€ m3, estando neste momento a ser negociado ao mesmo preço ou a 400, mas rondou os 800 a 900.
    Um transporte de contentor de um certo país para portugal rondava os 2500€, chegou no pico da subida aos 11.000€ e neste momento ronda novamente os 2500 a 2800€.
    Resumindo, ainda há resiliencia no ajuste dos mercados, mas que já esteve pior, lá isso é verdade.
  15.  # 175

Colocado por: pmfgomes1Voce ja percebeu onde ele quer chegar lol
    Aqui no fórum o ideal é ignorar certos membros. Sao 4 ou 5 só

Ainda não percebi, o que é que certos idiotas andam a fazer neste fórum.
  16.  # 176

Colocado por: PJ2022O que mais demorou a fechar o acordo, foi que no orçamento inicial apenas estava contemplado a pré-instalação do PRH e 2 painéis fotovoltaicos com bomba de calor(atribuído 3000€ para a BC), fazendo eu uma contra proposta para colocar o PRH (passar da Pré para a instalação) e apenas uma BC que desse para as AQS e o PRH. Foi então que o empreiteiro sugeriu o valor de 10.000€ para a bomba, descontando os 3.000€ atribuídos inicialmente.

Se não é indiscrição por quanto lhe ficou o sistema PRH completo?
  17.  # 177

Outra coisa, consegue dizer o que não está contemplado nesse orçamento? Arranjos exteriores, pergula carros, etc?
  18.  # 178

Colocado por: LX_2509

Se não é indiscrição por quanto lhe ficou o sistema PRH completo?

Não lhe consigo dizer porque o inicial contemplava apenas a pre do PRH, bomba de calor para AQS e 2 fotovoltaicos. Depois é que coloquei a questão de instalar o PRH com uma unica BC para as AQS e PRH, ao qual deu me um valor de 10.000€ a descontar 3000 à proposta inicial q contemplava a BC apenas para AQS
  19.  # 179

Colocado por: LX_2509Outra coisa, consegue dizer o que não está contemplado nesse orçamento? Arranjos exteriores, pergula carros, etc?

Não está contemplado apenas uma pergula coberta para abrigo das viaturas e o piso (ceramica)para esse local.
    Está contemplado passeios exteriores e nivelamento do total do terreno, assim como as 3 pergulas que constam no projeto da arquitetura
  20.  # 180

Obrigado pelas respostas.

Identifico-me muito com o seu projeto. O meu é muito parecido. Casa terrea, t3.. mas no meu caso são 160m2 de casa + 35m2 de anexo. Mas tenho alguns envidraçados..
    Também queria PRH, mas o primeiro orçamento que chegou para 125m2 uteis era de 24.000€ por isso desisti. Mas já me disseram que este orçamento está muito inflacionado..
    Vou continuar acompanhar este tópico...

Boa sorte!!

0.0435 seg. NEW