Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Colocado por: N Miguel Oliveira

É de facto um tema muito interessante, e acho muito bem que primeiro tente ver o que consegue fazer com x€, e não quanto custa um sonho eventualmente desmesurado.
    Sobre a necessidade de uma abrigo para todos... acho que há que diferenciar "habitação" de "habitação própria"... e "casa" de "apartamento". Eu não percebo a necessidade a todo o custo de construir-se para a vida toda, porque tampouco percebo a ideia de viver sempre num mesmo sitio. Na minha opinião, acho que a vida é demasiado curta para se desperdiçar tanto tempo, esforço e energia num só sitio, numa só casa, numa tipologia que só é usada no máximo das capacidades uns 15-20 anos (idade escolar dos filhos). 150k€ para Portugal é de facto um valor razoavel quando transformado em numero de horas que são precisas para se juntar tal quantia. Com esse orçamento, se tiver terreno já, dependo da zona, poderá ser suficiente para construir um pequeno T3 sem garagem, lavandaria nem closet, algo muito simples... mas sempre feito numa visão de fazer para vender, mesmo que vender não seja o objectivo. Como diria um colega: "no housing não há lógica, só emoção". Pelo que cada vez que vir a sua casa mais como um promotor e menos como o utilizador final, tenderá a ser mais racional no que pede, no que quer, no que gasta. Se conseguir ter uma parte da casa que possa arrendar melhor ainda. Eu pelo menos vejo as coisas assim, preferia fazer uma casa em função dum valor e não um orçamento em função do que quero numa casa... porque o que quero na verdade é tempo, e felizmente a patroa pensa assim também... isto no caso de construir de raíz, coisa que tampouco acho que tenha que ser mesmo, por vezes é bem mais engraçado restaurar por exemplo... ou alugar.

Quanto à sua pergunta, talvez fosse mais interessante perceber qual é o minimo de condições, e não o máximo. Porque nem tudo se resume ao tamanho.

Os exercicios abstractos são porreiros, mas bastante limitados, pois o objecto (casa) nasce sempre do terreno... da orientação solar, envolvente, estandartização, método constructivo, etc etc etc... e isso tem um peso fundamental no preço também. Por outro lado há objectos préconcebidos, prefabricados, etc... que economizam algum tempo mas que poderãoo ignorar certas condicionantes e potencialidades do local. Pelo que o exercicio abstracto pode resultar naquilo que você deseja que seja o resultado ideal a preço ideal... mas depois na prática a coisa é bem diferente.

Parece que alguns clientes seus nao aprendem nada com o que aqui escreve.
    Alguns é mais: emoção+emoção=razao=frustação
  2.  # 202

Colocado por: Sirruper
    Parece que alguns clientes seus nao aprendem nada com o que aqui escreve.
    pode ser direto, sabe que eu ate gosto e tenho tempo para lhe responder, tenho que ocupar os meus 6 meses anuais de férias de alguma forma:)
  3.  # 203

Colocado por: SirruperParece que alguns clientes seus nao aprendem nada com o que aqui escreve.

Emoção está em 100% dos clientes que conheci e conheço que serão os utilizadores finais das obras. O Sirruper não seria diferente.

Os únicos que não vejo pensar assim são promotores, developers ou quem remodela para arrendar... onde construir e gastar cimento tem o propósito de gerar receita e não de suprir a necessidade básica de abrigo próprio. Talvez por este desapego que têm com os projectos, são mais pragmáticos e racionais. Até acredito que eu viveria melhor num projecto mais standart desenhado para um promotor, que numa casa desenhada ao gosto duma familia em particular.

O exemplo que dei no post anterior é pessoal, felizmente em concordância com a patroa (que vem da área das finanças) que dá tanto valor a uma casa como a outra coisa qualquer. Apesar de eu ser da área não sinto a menor necessidade de construir de raíz... e caso o faça será com total visão comercial... pois dou muito mais valor ao tempo e a outras coisas na vida que uma casa.
  4.  # 204

Colocado por: DR1982pode ser direto, sabe que eu ate gosto e tenho tempo para lhe responder, tenho que ocupar os meus 6 meses anuais de férias de alguma forma:)

Desperdiçou dos poucos arquitectos que até vêem na arquitectura uma forma redutora de construir sonhos.
  5.  # 205

Colocado por: DR1982...tenho que ocupar os meus 6 meses anuais de férias de alguma forma:)

Se trabalhasse 12 meses por ano, podia reformar-se aos 45 anos.
  6.  # 206

Desperdiçou dos poucos arquitectos que até vêem na arquitectura uma forma redutora de construir sonhos.
    Desperdicei? Acha mesmo? Acha que desperdiçamos arquitetos que fizeram uma planta 100% ao nosso gosto?
    Eu considero que aproveitei.
    Deixe de tomar as suas ideias como verdades absolutas, porque o que é bom para si não quer dizer que seja para os outros.
  7.  # 207

Se trabalhasse 12 meses por ano, podia reformar-se aos 45 anos.
    Vê como até sabe.
  8.  # 208

Colocado por: DR1982pode ser direto,

Ah, percebi, a bicada do Sirruper era para o Daniel...

Mas aí ainda menos sentido faz a bicada. Pois eu concordo totalmente com o Daniel na parte de ajustar a casa ao preço e não o preço à casa. É assim que deve ser. Agora a emoção estará lá sempre, seja o Daniel, seja o Sirruper, seja quem for... ainda estou para conhecer o primeiro dono de obra que queira morar numa casa e diga: "façam como que se fosse para vocês" :) cada casal tem a sua própria maneira de viver e usar os espaços... e eu+esposa temos também as nossas manias, como é natural. Simplesmente não as aplicariamos a uma casa que pudessemos vender mais tarde... ainda que isso também seria uma pena, caso vivessemos sempre na mesma casa sem nada ao nosso gosto.
    Concordam com este comentário: DR1982
  9.  # 209

"façam como se fosse para vocês"
    Isto é mais perigoso do que " já agora".
    Desculpem mas o projecto do dr1982 nada tem a ver com a vivencia da familia dele.
    Vocês atiram areia para os olhos.
    A planta do dr tem desperdícios e pormenores que nada tem haver com vivencias. Esteve sempre preocupado com a forma e nao com aquilo que verdadeiramente necessita como casa. A juntar a isso foi concebida a pensar em ser em betao e agora anda baralhado das ideias e frustrado pq ja nao vai ter a casa com o aspecto sharan.
  10.  # 210

Colocado por: SirruperDesculpem mas o projecto do dr1982 nada tem a ver com a vivencia da familia dele.

Você vive com ele?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMG1
  11.  # 211

Colocado por: Sirruperconcebida a pensar em ser em betao

Tal como foi solicitado. Mas deduzo que saiba que não escolhemos nós os materiais ou se a casa é assim ou assado. Não seremos nós que lá viveremos. O caminho quem o faz é o dono de obra, ao Arq. toca informar, sugerir, e interpretar o que nos pedem da melhor maneira que soubermos.
    Concordam com este comentário: DR1982
  12.  # 212

Colocado por: Sirruper"façam como se fosse para vocês"
    Isto é mais perigoso do que " já agora".

Nisso concordo.
    É como você pedir a alguém para ir a uma loja de roupa comprar-lhe uma camisola. O risco de você não gostar seria enorme.

Do mesmo modo digo, pessoalmente, eu acredito que preferiria viver num proj. standard desenhado para um promotor, que numa casa desenhada para uma familia em particular.
  13.  # 213

Ah, percebi, a bicada do Sirruper era para o Daniel...

Mas aí, ainda menos sentido faz a bicada. Pois eu concordo totalmente com o Daniel na parte de ajustar a casa ao preço e não o preço à casa. É assim que deve ser. Agora a emoção estará lá sempre, seja o Daniel, seja o Sirruper, seja quem for... ainda estou para conhecer o primeiro dono de obra que queira morar numa casa e diga: "façam como que se fosse para vocês" :) cada casal tem a sua própria maneira de viver e usar os espaços... e eu+esposa temos também as nossas manias, como é natural. Simplesmente não as aplicariamos a uma casa que pudessemos vender mais tarde... ainda que isso também seria uma pena, caso vivessemos sempre na mesma casa sem nada ao nosso gosto.
    Concordam com este comentário:DR1982
    Eu acho que esta e outras bicadas se devem precisamente ao facto de o mais comum ser o orçamento ajustar-se à casa e nao o contrário.
    E então quando tal acontece as pessoas assumem que é porque não podem ir mais além…
    Ha tantos outros motivos para tal acontecer.
    La está, em Portugal ha demasiado a ideia que uma casa vale tudo
  14.  # 214

Colocado por: SirruperA juntar a isso foi concebida a pensar em ser em betao e agora anda baralhado das ideias e frustrado pq ja nao vai ter a casa com o aspecto sharan.

Qual delas achas mais tcharan?
    Se a minha prioridade fosse o aspeto e o agradar a todos como ja foi insinuando até diria que agora saio a ganhar, ja viu?
    Agora se pesando os prós e contras chegar mos à conclusao que abdicar do betão à vista é o melhor, desculpe desiludi-lo mas não é o que vao dizer no FDC que me tira o sono :)
  15.  # 215

Colocado por: DR1982Agora se pesando os prós e contras chegar mos à conclusao que abdicar do betão à vista é o melhor, desculpe desiludi-lo mas não é o que vao dizer no FDC que me tira o sono :)

Precisamente.
    Quem decide é sempre quem paga. Porque se fosse por vontade dos Arq. a casa estava 2m abaixo... a meia altura do terreno :)

Aliás, já ouvi arq. dizerem que desenham casas como que se fossem para eles. Honestamente acho isso errado. E no nosso caso até seria impossivel visto sermos Arquitectos com modos de viver bastante diferentes entre nós, valorizamos coisas diferentes, etc.

Como não estamos dentro da cabeça das pessoas, o método é tentativa-erro, com variantes suficientes que abarquem o máximo de possibilidades. Isso não acontece em proj. imobiliário. Fazemos o que achamos ser o que pede o mercado... pois não conhecemos o utilizador final.

Já que estamos no tópico da madeira, não basta ter uma planta e agora escolher se é madeira, betão, ou palha... cada sistema tem diferentes necessidades. Por mim, no caso de moradias, quanto mais pequena fôr, mais terreno me sobra, que é o que valorizo mais. Nem todos pensamos assim, e ainda bem também.

No caso do Daniel isso nem é problema pois não lhe falta jardim até.
  16.  # 216

Colocado por: N Miguel OliveiraAliás, já ouvi arq. dizerem que desenham casas como que se fossem para eles. Honestamente acho isso errado. E no nosso caso até seria impossivel visto sermos Arquitectos com modos de viver bastante diferentes, valorizamos coisas diferentes, etc.
    Nem era isso o que nós queriamos, como já disse antes o que queriamos foi largamente conseguido e logo na segunda proposta!

Apos alguns meses em que ja pus em causa quase cada cm não se alterou praticamente nada e continua perfeito para nós.
    por isso o importante é por a coisa de pé seja em palha ou esferovite, o resto é o resto :)
  17.  # 217

Colocado por: DR1982Apos alguns meses em que ja pus em causa quase cada cm não se alterou praticamente nada e continua perfeito para nós.
    por isso o importante é por a coisa de pé seja em palha ou esferovite, o resto é o resto :)

Tem aí o Sirruper que lhe ajudará concerteza, seja a limpar a obra aos Domingos, seja a cortar o desperdicio que diz ver porque não se respeita o modo de viver do Daniel...
    Com jeito ainda lhe ensina a viver doutra maneira. :)
  18.  # 218

Colocado por: N Miguel OliveiraJá que estamos no tópico da madeira, não basta ter uma planta e agora escolher se é madeira, betão, ou palha... cada sistema tem diferentes necessidades
      651788F7-0187-446F-BF55-16CBD5B9DAC7.gif
  19.  # 219

Tem aí o Sirruper que lhe ajudará concerteza, seja a limpar a obra aos Domingos, seja a cortar o desperdicio que diz ver porque não se respeita o modo de viver do Daniel...
    Com jeito ainda lhe ensina a viver doutra maneira. :)
    Ui que desperdício…
    Cozinha com ilha, salas, despensa, wc serviço, lavandaria, closet a sério, 3 suites, em pouco mais de 160m2, que desperdício….
  20.  # 220

Colocado por: DR1982Ui que desperdício…
    Cozinha com ilha, salas, despensa, wc serviço, lavandaria, closet a sério, 3 suites, em pouco mais de 160m2, que desperdício….

Até podiam ser 100, que ainda dava sempre para cortar. A questão é se cumpre o que o dono de obra quer/precisa.

Se fosse para mim, nem lavandaria, nem closet, nem ilha, nem garagem, nem piscina, nem churrasqueira, nem metade dos WCs teria... porque valorizamos (eu e a esposa) outras coisas. Mas a casa não é para mim, nem para nenhum dos projectistas, e creio que para o Sirruper também não é.

0.0484 seg. NEW