Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

    Colocado por: pribeiroApós analisar, acho que sem muitos problemas esta casa com tudo aquilo que pretendo + arranjos exteriores e muro fácilmente deverá atingir os 400K EUR


  2.  # 162

    Colocado por: pribeiroPara aqueles que estão interessados em perceber um pouco melhor conceitos de casas de madeiras pros e contras e acima de tudo o custo de construção.

    Deixo aqui o link para o método de construção da CASEMA de casas de madeira em wood frame:

    https://www.youtube.com/watch?v=-q2U7B4xd84

    Eu pedi um orçamento aproximado para uma casa do modelo J-t3 com aprox. 220 m2 de area bruta , há alguns dias a esta parte.

    https://www.casema.pt/cat%C3%A1logo/cole%C3%A7%C3%A3o-new-wave/casa-j-t3

    O preço chave na mão ronda os 240.000 EUR + IVA

    Mas o que designam de chave na mão exclui o seguinte:

    - Projeto de construção
    - Licenciamento
    - Taxas e taxinhas
    - Puxadas de água/luz/gas
    - Arranjos exteriores / muros, etc
    - Todos os moveis e equipamentos (electrodomésticos) da cozinha
    - Roupeiros
    - Fundação (que apontaram para um valor a rondar os 25k-35k, que dependerá de região para região e que deve ser tratado pelo D.O.)
    - Sistemas de climatização

    Após analisar, acho que sem muitos problemas esta casa com tudo aquilo que pretendo + arranjos exteriores e muro fácilmente deverá atingir os 400K EUR

    E convém que a pessoa tenha o capital disponível e não necessite de recorrer muito a crédito, pois se não estou em erro só a CGD é que oferece crédito a 10 anos, todos os demais bancos que verifiquei oferecem apenas o prazo de 5 anos.

    Gostei das casas, mas a escolher é por opção de gosto e não por uma questão de redução de custos.


    Quanto custa uma casa dessas, com tudo o que quer, construída em betão e alvenaria?
    • SrR
    • 9 março 2023

     # 163

    Para quem tiver interesse o grupo casais trabalha com o sistema CREE betao/madeira https://casaeficiente.com/casais-apresentacao-parceria-com-a-cree/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gil.alves
  3.  # 164

    Colocado por: SrRhttps://casaeficiente.com/casais-apresentacao-parceria-com-a-cree/


    Grupo Casais tem varias sub-empresas do grupo ligadas exclusivamente a construcao modular e BIM, estao a apostar forte.
    Concordam com este comentário: SrR
  4.  # 165

    Colocado por: jmalmeida

    Quanto custa uma casa dessas, com tudo o que quer, construída em betão e alvenaria?


    Bom pelo que tenho visto regra geral a casa deverá rondar os 1850 EUR + IVA por M2, portanto 407K + IVA + Muro e arranjos esteriores, puxadas, projetos, licenças, taxas e taxinhas acredito que facilmente chegaria aos 470K a 500K + IVA
  5.  # 166

    Colocado por: lxna

    Isso nao é verdade.
    Entretanto já pesquisei muito mais e posso falar com mais propriedade - essas casas bastante mais baratas (desde 25.000/30.000 euros para cerca de 50/60 m2 ) possuem de facto uns 6-7 cm (e nao 4 cm como afirma) e obviamente que para se ter mais qualidade com um bom isolamento obviamente que o preço das casas de madeira sobe, ainda assim ficam sempre mais baratas que as de alvenaria e, mais uma vez, o tempo/gasto com mao de obra é incomparavelmente inferior (isto para nao falar em todas as vantagens associadas à madeira que se pode pesquisar nesses sites ).

    Ainda assim essas casas ficam abaixo dos tais mil euros o metro quadrado que supostamente alguns sites de referencia (que ainda por cima disseram estar desatualizados) referem. A nao ser que dêem um banho de ouro aos revestimentos.

    Nao vou questionar as despesas associadas com os arranjos do terreno, etc porque isso acredito que possa variar.

    A unica desvantagem que eu vejo em relaçao às casas de alvenaria é que estas ultimas fornecem aquela (legítima) sensaçao de robustez e segurança, um pouco à semelhança da historia dos 3 porquinhos. Talvez quando fizeram essa historia o lobby do tijolo ja existia. :)
    Se tivesse que colocar crianças ou objetos bastante valiosos dentro duma casa situada num local perigoso com assaltos frequentes, garantidamente que iria para uma de tijolo e betao, mas não é o caso.

    Só ainda nao decidi porque as opçoes sao imensas e as empresas mais ainda, incluindo opçoes de casas em modulo feitas noutros materiais para alem da madeira e que talvez possuam outras vantagens.

    Mas nao tenho duvidas que a soluçao será sempre uma dessas casas feitas em fabrica (modulos ou nao) e posteriormente montadas/aplicadas no terreno em dias ou semanas (no maximo 2-3 meses total desde adjudicaçao). O preço dos apartamentos/vivendas tradicionais (alvenaria) está um autentico absurdo e se essas fossem as unicas opçoes ficaria onde estou.


    Já foi ao seu arquiteto expor o assunto?

    Se não o fez, está a perder tempo.

    Estas empresas vendem barracas na tipologia de 44mm, 68mm e parede dupla (que geralmente é ripado + 44mm + isolamento + 44mm).

    Podem servir para colocar em terrenos, de forma ilegal. Não servem para primeira habitação, dado que não cumprem o normativo térmico e acústico existente, e se a tua intenção é requerer crédito à habitação, também não o vai conseguir obter, neste sistema construtivo.

    Quando contactar alguma dessas empresas, peça para visitar uma casa licenciada. Não a vai conseguir encontrar, porque não existem.

    Se quiser construir em madeira, vai pagar mais caro do que alvenaria. O meu sonho de infância era construir uma casa de madeira, mas pelos valores exorbitantes, tive que prosseguir com alvenaria.

    Vou repetir: não existem casas baratas, seja de que tipo construtivo for. Os métodos construtivos em madeira, LSF, modulares, são mais caros do que alvenaria.
    • TAM90
    • 9 março 2023 editado

     # 167

    Colocado por: xaninhowBem, vou deixar a minha posta de pescada no topico...

    No ano passado vendi também o meu apartamento e a primeira ideia que me ocorreu foi apostar numa casa de madeira/modelar.

    Como já tinha terreno, logo já não teria despesa nesse aspecto e como o orçamento não é ilimitado, pensei que essa realmente fosse a melhor opção.

    Acontece que depois de falar com várias empresas do ramo das casas de madeira e também modelares, apercebi-me rapidamente de que aquilo que lemos nos sites dos mesmos sobre a "casa de sonho" e etc é tudo um exagero.

    Começa logo com os valores apresentados nas casas, onde a maioria dos sites coloca valores sem IVA, logo só aí é juntar +23% em cima.

    Depois, o valor é só para a estrutura da casa... tudo o resto não está incluido. E este tudo o resto estamos a falar de quê?
    Ora vejamos, assim à cabeça e sem pesquisar lembro-me de :

    - Transporte
    - Escavações e movimentação de terras
    - Base em betão
    - Muros
    - Projeto de especialidades
    - Licenças camarárias

    Só em tudo isto que descrevi, estão aqui umas boas dezenas de milhares de euros.

    Como o ditado diz e bem " nem tudo o que brilha é ouro".

    Inclusive, cheguei a ir visitar a Corroios a Casa Diff, eles têm lá alguns modelos em exposição, aliás, são o tipo de casas que aparecem no programa da SIC dos agricultores... Fui visitar a T3 que eles lá têm e aquilo a caminhar pela casa estremecia tudo e fazia ruidos... Sei que na altura esse modelo T3 era 100k com o recheio da casa incluido. Só que fazendo as contas de somar a tudo o que aí descrevi acima, praticamente o valor ficaria a rondar os 200k... e isto porque já tenho terreno, caso contrario ainda era acrescentar se calhar mais uns 80k para compra do terreno.


    Rapidamente desisti da ideia desse tipo de casas e estou agora a tratar do projeto com o arquiteto para construção em alvenaria.

    Link da casa que fui visitar:https://www.casadiff.com/product-page/t3-108fm-casa-modular-t3-com-108m
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TAM90


    Exatamente.

    Eu visitei tudo o que havia para visitar e a única solução "alternativa" que efetivamente conseguia ficar ligeiramente mais barata do que alvenaria, era a Habimóvel. Hoje em dia o preço deve ser similar.

    E claro, não estamos a falar de uma opção para licenciamento. É para quem tem capacidade de pagar a pronto/recorrendo a crédito pessoal e está disposto a arriscar a sua colocação num terreno de forma "ilegal". A vantagem é que sendo móvel, se um dia a mandarem demolir, pode sempre mover para outro lado sem perder a casa.

    Na altura foi-me dito que já existiam algumas licenciadas. É possível que assim seja, porque tecnicamente o produto pareceu-me bom (vidro triplo e afins).

    Mas coloca-se novamente a questão: sendo o preço similar a alvernaria, vai-se correr riscos porque motivo? Só mesmo para quem quiser comprar uma que já esteja pronta na fábrica e colocar num terreno em relativamente pouco tempo.
    Concordam com este comentário: JoãoEduardoDias
  6.  # 168

    Colocado por: pribeiro

    Bom pelo que tenho visto regra geral a casa deverá rondar os 1850 EUR + IVA por M2, portanto 407K + IVA + Muro e arranjos esteriores, puxadas, projetos, licenças, taxas e taxinhas acredito que facilmente chegaria aos 470K a 500K + IVA

    Então, para o mesmo nível daquilo que pretende, em alvenaria fica cerca de 25% mais caro do que em madeira, nas suas contas (admitindo os €400.000 vs. €500.000).
    Por si não sei, mas, para mim, uma poupança de € 100.000 parece-me muito significativa.
  7.  # 169

    Colocado por: TAM90E claro, não estamos a falar de uma opção para licenciamento. É para quem tem capacidade de pagar a pronto/recorrendo a crédito pessoal e está disposto a arriscar a sua colocação num terreno de forma "ilegal". A vantagem é que sendo móvel, se um dia a mandarem demolir, pode sempre mover para outro lado sem perder a casa.

    O que não faltam são casas em madeira licenciadas em Portugal:
    https://rusticasa.com/pt/#section-as-nossas-casas
    https://www.jular.pt/referencias/construcao-modular
    https://www.casema.pt/projetos-personalizados/areias-de-mira-ref%C3%BAgio-natural
    https://www.norgeshus.pt/mapa-casas-pre-fabricadas/
  8.  # 170

    Olá a todos,

    Estou a pensar em breve construir uma casa em wood frame / CLT.
    Não tenho ilusões e sei que vai ficar cara no final. Mas vamos a questões sobre o longo prazo...

    Uma casa em alvenaria, com o passar dos anos, com manutenção básica, tende a valorizar.

    Mas uma casa em wood frame / CLT, licenciada com todas as condições, ao longo dos anos tende a desvalorizar, certo? Sabem quanto % ao ano?
    A manutenção mínima custa quanto € ao ano?
  9.  # 171

    Colocado por: InvestigadorMas uma casa em wood frame / CLT, licenciada com todas as condições, ao longo dos anos tende a desvalorizar, certo?

    Bem pelo contrário.
    Criando uma casa mais sustentável e especialmente na vertente passiva ou/e auto-suficiente será mais bem enquadrada no futuro incluíndo legislações.
    Em PT é que existe resistência/dogma/desconhecimento/falta de profissionais em CLT e Wood Frame. É pratica corrente e aceite em toda a Europa.
    Abr.

    Colocado por: InvestigadorA manutenção mínima custa quanto € ao ano?

    Que tipo de manutenção?!
    Madeira à vista por fora? Termo-tratada, fachada ventilada e só tem de fazer manutenção se não gostar do patinado da Madeira.
    Madeira à vista por dentro? Depende também da veladura que lhe der inicialmente e de gosto. Se for um mais natural também não precisa de se chatear.
  10.  # 172

    Colocado por: gil.alvesEm PT é que existe resistência/dogma/desconhecimento/falta de profissionais em CLT e Wood Frame
    e falta de €…
    Tudo o que seja fora de bloco e capoto paga-se bem
  11.  # 173

    Colocado por: DR1982e falta de €…
    Tudo o que seja fora de bloco e capoto paga-se bem

    Não pagas mais caro se estiveres disposto a optimizar e o teu projectista estiver também alinhado com isso.
  12.  # 174

    Colocado por: gil.alves
    Não pagas mais caro se estiveres disposto a optimizar e o teu projectista estiver também alinhado com isso.
    mas ficas limitado a meia duzia de empresas que trabalham com o sistema.
    • TAM90
    • 10 março 2023 editado

     # 175

    Colocado por: jmalmeida
    O que não faltam são casas em madeira licenciadas em Portugal:
    https://rusticasa.com/pt/#section-as-nossas-casas
    https://www.jular.pt/referencias/construcao-modular
    https://www.casema.pt/projetos-personalizados/areias-de-mira-ref%C3%BAgio-natural
    https://www.norgeshus.pt/mapa-casas-pre-fabricadas/


    Não estamos a falar de construção em madeira no geral, estamos a falar em particular do sistema block-house que certas empresas vendem e que está no seio desta discussão.

    As empresas que comentou, e há mais, não se enquadram no que estamos a falar:

    casasdoambiente;
    casasdemadeira (malveira)
    casasdemadeira-uma forma natural de viver;
    maestrocasas;
    BPK;
    e outras que se replicam como cogumelos.

    Basta visitar os sites para perceber a diferença entre o sistema construtivo e o das restantes que comenta.
  13.  # 176

    Colocado por: InvestigadorOlá a todos,

    Estou a pensar em breve construir uma casa em wood frame / CLT.
    Não tenho ilusões e sei que vai ficar cara no final. Mas vamos a questões sobre o longo prazo...

    Uma casa em alvenaria, com o passar dos anos, com manutenção básica, tende a valorizar.

    Mas uma casa em wood frame / CLT, licenciada com todas as condições, ao longo dos anos tende a desvalorizar, certo? Sabem quanto % ao ano?
    A manutenção mínima custa quanto € ao ano?


    Se o seu orçamento o permite, avance sem medos. Escolha uma empresa reputada. Não me parece que vá desvalorizar, a não ser que visualmente escolha por exemplo, aspecto integral em madeira.
  14.  # 177

    Colocado por: TAM90

    Não estamos a falar de construção em madeira no geral, estamos a falar em particular do sistema block-house que certas empresas vendem e que está no seio desta discussão.

    As empresas que comentou, e há mais, não se enquadram no que estamos a falar:

    casasdoambiente;
    casasdemadeira (malveira)
    casasdemadeira-uma forma natural de viver;
    maestrocasas;
    BPK;
    e outras que se replicam como cogumelos.

    Basta visitar os sites para perceber a diferença entre o sistema construtivo e o das restantes que comenta.

    Tenho acompanhado o post, até poderei ter lido mal, mas é a primeira vez que leio algo sobre sistema block-house.
    O tema tem sido sempre casas de madeira.
    • TAM90
    • 10 março 2023 editado

     # 178

    Colocado por: jmalmeida
    Tenho acompanhado o post, até poderei ter lido mal, mas é a primeira vez que leio algo sobre sistema block-house.
    O tema tem sido sempre casas de madeira.


    Percebeu mal. O que está na confusão do autor do tópico são as empresas que vendem barracas em KIT, em vez de casas, a valores que podem parecer apelativos (basta visualizar os sites para encontrar t3 a 30.000e). Esses KITs vêm de fábrica, maioritariamente da Lituânia, onde existe um fornecedor bastante famoso e onde se baseiam estas tais empresas que estão a aparecer no mercado como cogumelos, todas a vender o mesmo, com muitos dos modelos iguais (plantas, aspecto, etc), dado que têm origem no mesmo fornecedor.

    São revendedores de KITs de "barracas", que tentam vender como "casas", mas que carecem de tudo o resto: montagem, telhado, isolamentos, etc, e não são possíveis de licenciar pelas falhas técnicas do sistema construtivo.

    Para além disso, está-se a tentar informar o autor do tópico que uma casa de madeira (uma verdadeira casa e não uma barraca), fica mais caro do que construir em alvenaria. Aqui, logicamente, entram em jogo as empresas que comentou acima e outras reputadas e que têm feito belíssimos trabalhos (Nogueiras Fernandes, Ooty, etc...).
  15.  # 179

    Colocado por: TAM90

    Percebeu mal. O que está na confusão do autor do tópico são as empresas que vendem barracas em KIT, em vez de casas, a valores que podem parecer apelativos (basta visualizar os sites para encontrar t3 a 30.000e). Esses KITs vêm de fábrica, maioritariamente da Lituânia, onde existe um fornecedor bastante famoso e onde se baseiam estas tais empresas que estão a aparecer no mercado como cogumelos, todas a vender o mesmo, com muitos dos modelos iguais (plantas, aspecto, etc), dado que têm origem no mesmo fornecedor.

    São revendedores de KITs de "barracas", que tentam vender como "casas", mas que carecem de tudo o resto: montagem, telhado, isolamentos, etc, e não são possíveis de licenciar pelas falhas técnicas do sistema construtivo.

    Para além disso, está-se a tentar informar o autor do tópico que uma casa de madeira (uma verdadeira casa e não uma barraca), fica mais caro do que construir em alvenaria. Aqui, logicamente, entram em jogo as empresas que comentou acima e outras reputadas e que têm feito belíssimos trabalhos (Nogueiras Fernandes, Ooty, etc...).

    Não creio ter percebido mal.
    O user já esclareceu que a qualidade não o preocupa em demasia, estando consciente que esta se paga e não limitou a sua procura a apenas alguns fornecedores.
    Quanto ao seu terceiro parágrafo, se vir os #160 e #165 verá que talvez não seja bem assim: uma casa de madeira não é necessariamente mais cara do que uma em alvenaria.
    Naquele caso, seria um aumento de 25%, da madeira para a alvenaria.
    €100.000 é um valor significativo.
    Concordam com este comentário: MarmanjoDaGuarda
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
    • SrR
    • 10 março 2023

     # 180

 
0.0417 seg. NEW