Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Colocado por: DR1982ninguém se chateia


    Com esta falta de habitação, essas soluções vão ser cada vez mais"socialmente aceites".
  2.  # 122

    Colocado por: RUIOLI

    Com esta falta de habitação, essas soluções vão ser cada vez mais"socialmente aceites".
    sim, eu de certa forma até sou a favor…
    Mas nao deixa de ser injusto
  3.  # 123

    Colocado por: RUIOLI

    Com esta falta de habitação, essas soluções vão ser cada vez mais"socialmente aceites".
    pessoalmente não digo que não taxativamente, mas devem ser minimamente enquadráveis no rgeu, na envolvente, habitáveis e duradouras o que é extremamente difícil num país onde não existem hábitos de manutenção e ainda por cima a madeira precisa de cuidados anuais.

    Por outro lado não nos podemos esquecer que uma construção em alvenaria daqui a 15 anos é um activo enquanto que estás versões lowcost serão provavelmente para demolir.
    • lxna
    • 5 março 2023

     # 124

    Colocado por: jorgealvestem que ler bem as letras muidinhas pois nenhuma dessas empresas com preços "amigáveis" executa esse tipo de trabalhos pois sabem que não é possível legalizar e como tal deixam ao cuidado dos compradores.
    Lavam as mãos pois não é da responsabilidade deles as ligações de infraestruturas, para as quais é preciso licenciamento.

    No entanto o dinheiro é seu e pode fazer com ele o que quiser....


    Algumas descartam-de dessa responsabilidade, ou pelo menos dizem nao estar incluido no preço e talvez possa ser um extra a negociar, não significando que nao o façam, teria de perguntar . Creio que isso acontece até com empresas de referencia que nao incluem no preço essas ligaçoes.

    De qualquer modo eu estava a referir-me concretamente às que fazem essas ligaçoes porque referem isso mesmo.
    • lxna
    • 5 março 2023 editado

     # 125

    Colocado por: Pickaxe
    Andava com tantas certezas e agora já diz que é leigo?!!


    Nao me recordo de ter usado aqui a afirmaçao "tenho certeza que"...
    Qualquer dia vou ter de começar a comunicar por desenhos consigo, ou então será a ultima vez que eu lhe respondo.

    Imagine, eu nao sou engenheiro, nao tirei curso nessa área, portanto sou leigo na materia:
    Pretendo fazer um trabalho acerca determinadas construçoes de engenharia
    Limito-me a citar aquilo que encontro em sites construidos para o efeito por pessoas que (até onde sei) sao especialistas na área.

    Continuo a ser "leigo", mas pelo menos já tenho uma ideia mais concreta baseada na pesquisa que efectuei. E foi nessa "pesquisa" em que me baseei.

    Se a informação está errada andamos aqui todos a enganarmo-nos uns aos outros, e nesse caso nao posso confiar em ninguem, isso tambem vale para si.

    Mas parece-me que aqui o problema é mais outro... algumas pessoas ficaram visivelmente demasiado incomodadas desde que toquei no assunto do negocio das Imobiliarias noutro topico que abri ;)
  4.  # 126

    Colocado por: IkoMarco1 segundo me parece no geral e em especial arquitectos são especialmente contra isso
    são contra o quê?
    Colocado por: IkoNão estou a falar de fazer algo ilegal no meio da natureza, mas sim que uma casa (muito) pequena poderia não ter de cumprir à letra o RGEU, não precisar de tanta burocracia, arquitectos, milhentas de especialidades, taxas e taxinhas. Etc…
    só nesta frase já se contradiz... nao fazer ilegal mas nao cumprir o RGEU??!!???

    Colocado por: lxnaPresumo que se refira a "casa" e nao barracões de jardim, certo?
    se a c'casa' não é possível de ser legalizada.. nao passa de um 'barraco'.

    Colocado por: DR1982E estão bem visíveis, algumas delas ja a começar a ficar rodeadad de mais anexos/barracos e ninguém se chateia
    é verdade, mas isso como sabemos é até ao dia... conheço hoje em dia imensas casas ilegais que passaram no meio dos pingos da chuva .. até agora... basta vir um autarca mais rigotroso e a CM começar a precisar desse dinheiro.. ou legalizam ou se nao for possivel demolir. infelizmente para os proprietários têm me dado muuito trabalhinho nos ultimos tempos
    • Iko
    • 6 março 2023 editado

     # 127

    só nesta frase já se contradiz... nao fazer ilegal mas nao cumprir o RGEU??!!???


    O Sr Antony Lemos! Você entendeu bem o que eu quis dizer... mas sim não me expliquei bem.

    O que acho é que podem e deveriam ser criadas excepções no RGEU para determinadas situações. Em relação a áreas mínima, escadas, corredores de 1.2 largura, etc...
    Até poderiam criar regras especiais para essas "Tiny Homes", por exemplo que não puderiam ser vendidas a terceiros sem ser avaliado o contexto dessa venda, para quem são ou serão vendidas. Tentar que não se crie especulação imobiliária desse tipo de habitações. para não aparecerem os Xicos espertos a criar campos delas e arrendar ou vender mais caro. Eu sei que pode ser difícil, mas não é impossível.
  5.  # 128

    Colocado por: IkoO que acho é que podem e deveriam ser criadas excepções no RGEU para determinadas situações. Em relação a áreas mínima, escadas, corredores de 1.2 largura, etc...

    Existem excepções. sim. para o parque habitacional antigo existente, aquele anterior a 1951!!! Que ainda é imesnos e deveria ser reabilitado e posto no mercado.

    Não se deve dar prioridade aos barracos, a amis ocupação de território. deve-se antes potenciar o que já existe e está devoluto ou sem condições de habitabilidade minima.
    Concordam com este comentário: treker666
    • Iko
    • 6 março 2023 editado

     # 129

    Mas num lote de 100m2 (e existem muitos pequenos terrenos assim). Qual o mal de criar uma casa de 20m2 a 30m2. Ou mesmo num terreno maior querer construir pequeno? Há ja sei é mais ecológico criar mansões revestidas a Pedras raras, Pedra Zimbabué no balcão da Cozinha, aquecimentos Xpto, VMC e sei lá mais o quê... e no fim casas que gastam 300€ de electricidade por mês. Nem tudo o que é pequeno têm que ser barracos!

    E não me venham com a história que vai desvirtuar a nossa arquitectura característica!!! Que me desculpem mas o património português (tirando algumas zonas) é uma aberração. Desde os caixotes modernos que crechem como cogumelos, ou os prédios de 1980 e 1990 desenhados por engenheiros que pareciam crianças de 2 anos a desenhar.

    Não se deve dar prioridade aos barracos, a amis ocupação de território. deve-se antes potenciar o que já existe e está devoluto ou sem condições de habitabilidade minima.

    Nisso que escreveu acima concordo inteiramente.
  6.  # 130

    Colocado por: IkoMas num lote de 100m2 (e existem muitos pequenos terrenos assim). Qual o mal de criar uma casa de 20m2 a 30m2
    o mal é que uma casa de 20 ou 30m2 nao se consegue criar condições dignas. andou-se tantos anos, a criar legislação específica que obrigasse a subir o nível de vida em portugal para agora regredirmos no tempo só porque em alguns países existe uma nova moda de barracadas tipo 'tiny homes'? antigamente também se viviam em tiny homes.. pequenos cortelhos sem condições de salubridade

    num terreno maior ninguém o obriga a construir grande. e ninguem o obriga a pedras raras, vmc's ou outras coisas. construir de forma ecológica nao tem a ver com tamanhos.
  7.  # 131

    Bem, vou deixar a minha posta de pescada no topico...

    No ano passado vendi também o meu apartamento e a primeira ideia que me ocorreu foi apostar numa casa de madeira/modelar.

    Como já tinha terreno, logo já não teria despesa nesse aspecto e como o orçamento não é ilimitado, pensei que essa realmente fosse a melhor opção.

    Acontece que depois de falar com várias empresas do ramo das casas de madeira e também modelares, apercebi-me rapidamente de que aquilo que lemos nos sites dos mesmos sobre a "casa de sonho" e etc é tudo um exagero.

    Começa logo com os valores apresentados nas casas, onde a maioria dos sites coloca valores sem IVA, logo só aí é juntar +23% em cima.

    Depois, o valor é só para a estrutura da casa... tudo o resto não está incluido. E este tudo o resto estamos a falar de quê?
    Ora vejamos, assim à cabeça e sem pesquisar lembro-me de :

    - Transporte
    - Escavações e movimentação de terras
    - Base em betão
    - Muros
    - Projeto de especialidades
    - Licenças camarárias

    Só em tudo isto que descrevi, estão aqui umas boas dezenas de milhares de euros.

    Como o ditado diz e bem " nem tudo o que brilha é ouro".

    Inclusive, cheguei a ir visitar a Corroios a Casa Diff, eles têm lá alguns modelos em exposição, aliás, são o tipo de casas que aparecem no programa da SIC dos agricultores... Fui visitar a T3 que eles lá têm e aquilo a caminhar pela casa estremecia tudo e fazia ruidos... Sei que na altura esse modelo T3 era 100k com o recheio da casa incluido. Só que fazendo as contas de somar a tudo o que aí descrevi acima, praticamente o valor ficaria a rondar os 200k... e isto porque já tenho terreno, caso contrario ainda era acrescentar se calhar mais uns 80k para compra do terreno.


    Rapidamente desisti da ideia desse tipo de casas e estou agora a tratar do projeto com o arquiteto para construção em alvenaria.

    Link da casa que fui visitar: https://www.casadiff.com/product-page/t3-108fm-casa-modular-t3-com-108m
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TAM90, NunoFAlmeida
    • Iko
    • 6 março 2023 editado

     # 132

    Colocado por: antonylemoso mal é que uma casa de 20 ou 30m2 nao se consegue criar condições dignas. andou-se tantos anos, a criar legislação específica que obrigasse a subir o nível de vida em portugal para agora regredirmos no tempo só porque em alguns países existe uma nova moda de barracadas tipo 'tiny homes'? antigamente também se viviam em tiny homes.. pequenos cortelhos sem condições de salubridade

    num terreno maior ninguém o obriga a construir grande. e ninguem o obriga a pedras raras, vmc's ou outras coisas. construir de forma ecológica nao tem a ver com tamanhos.


    O que têm a qualidade de vida haver com tamanho? Tenho a certeza que eu com curso de coisa nenhuma faço uma casa com 30m2 em que se vive melhor e mais confortável que 90%
    casas de 200m2 que andam por ai. O carro e o tamanho da casa faz de mim melhor ou pior? Define quem sou? Isso já é estereótipo... é pequena é uma barraca e quem lá vive é um...
    Mesmo que a casa seja bonita, e tenha bons materiais e não tem que ser feita de ripinhas de madeira, como estão todos logo a imaginar. Até porque eu nunca falei em barracas.

    A legislação portuguesa é demasiado complexa e grande parte não faz sentido nenhum. Afinal porque aprovam pecuárias e aviários ao pé de zonas de habitação? Não existe qualquer organização, e isto é só para dar um exemplo.
    • sfss
    • 6 março 2023 editado

     # 133

    Boa tarde,

    tenho um familiar que por uma moradia com 174m2 brutos em que 30 é garagem, construída por uma empresa da área "Nogueira e Fernandes", custou só a casa com tudo no final 200k sem incluir valor do terreno(290m2). A obra foi terminada em 2021.
  8.  # 134

    Colocado por: IkoAté porque eu nunca falei em barracas.


    Colocado por: Ikouma casa de 20m2 a 30m2

    não?
  9.  # 135

    Colocado por: sfssBoa tarde,

    tenho um familiar que por uma moradia com 174m2 brutos em que 30 é garagem, construída por uma empresa da área "Nogueira e Fernandes", custou só a casa com tudo no final 200k sem incluir valor do terreno(290m2). A obra foi terminada em 2021.


    Lá está, tentam vender histórias da carochinha...afinal aqui está um caso real, tal como o do gil.alves.
    Mas depois é um lobby do tijolo e afins. Não, são os custos inerentes (fora aqueles omissos que estas empresas tanto gostam).
    • Iko
    • 6 março 2023

     # 136

    Colocado por: antonylemos


    não?


    Desculpe se nem todos vivem ou querem viver em castelos e mansoes como a vossa excelência. (sem ofensa)
    • lxna
    • 6 março 2023 editado

     # 137

    Colocado por: xaninhowBem, vou deixar a minha posta de pescada no topico...

    No ano passado vendi também o meu apartamento e a primeira ideia que me ocorreu foi apostar numa casa de madeira/modelar.

    Como já tinha terreno, logo já não teria despesa nesse aspecto e como o orçamento não é ilimitado, pensei que essa realmente fosse a melhor opção.

    Acontece que depois de falar com várias empresas do ramo das casas de madeira e também modelares, apercebi-me rapidamente de que aquilo que lemos nos sites dos mesmos sobre a "casa de sonho" e etc é tudo um exagero.

    Começa logo com os valores apresentados nas casas, onde a maioria dos sites coloca valores sem IVA, logo só aí é juntar +23% em cima.

    Depois, o valor é só para a estrutura da casa... tudo o resto não está incluido. E este tudo o resto estamos a falar de quê?
    Ora vejamos, assim à cabeça e sem pesquisar lembro-me de :

    - Transporte
    - Escavações e movimentação de terras
    - Base em betão
    - Muros
    - Projeto de especialidades
    - Licenças camarárias

    Só em tudo isto que descrevi, estão aqui umas boas dezenas de milhares de euros.

    Como o ditado diz e bem " nem tudo o que brilha é ouro".

    Inclusive, cheguei a ir visitar a Corroios a Casa Diff, eles têm lá alguns modelos em exposição, aliás, são o tipo de casas que aparecem no programa da SIC dos agricultores... Fui visitar a T3 que eles lá têm e aquilo a caminhar pela casa estremecia tudo e fazia ruidos... Sei que na altura esse modelo T3 era 100k com o recheio da casa incluido. Só que fazendo as contas de somar a tudo o que aí descrevi acima, praticamente o valor ficaria a rondar os 200k... e isto porque já tenho terreno, caso contrario ainda era acrescentar se calhar mais uns 80k para compra do terreno.


    Rapidamente desisti da ideia desse tipo de casas e estou agora a tratar do projeto com o arquiteto para construção em alvenaria.

    Link da casa que fui visitar:https://www.casadiff.com/product-page/t3-108fm-casa-modular-t3-com-108m


    Bom, assim já é um testemunho mais concreto e mais proximo daquilo que pretendo.
    Até entao a ideia que tinha ficado dos restantes testemunhos seria mais de pessoas que faziam casas em madeira de raiz e tudo a seu gosto, bons isolamentos, etc e como tal ficaria bastante mais caro. Ou entao do que ouviram falar por terceiros mas sem terem experimentado em primeira mao.

    Eu por acaso tambem tinha visto este site e tenho sempre somado o IVA aos preços, mas nao tenho ainda noçao dos gastos extras e estava com esperança que fosse bem menos (vejo essas casas apenas em cima dumas "sapatas") .

    Se é assim como dizem, e com tanta gente a referir o mesmo, terei de pensar melhor no que fazer, nao tenho 200 mil euros para investir e ainda estou na escolha do terreno. No máximo pretendia gastar uns 150 mil euros (terreno e casa).

    Brevemente irei visitar algumas empresas para ter a certeza dos pormenores e gastos totais (até agora apenas me informei via on-line) e logo verei se é mais um sonho a ir por agua abaixo.
    • lxna
    • 6 março 2023

     # 138

    Colocado por: sfssBoa tarde,

    tenho um familiar que por uma moradia com 174m2 brutos em que 30 é garagem, construída por uma empresa da área "Nogueira e Fernandes", custou só a casa com tudo no final 200k sem incluir valor do terreno(290m2). A obra foi terminada em 2021.


    Certo
    A que eu pretendia bastaria metade dessa area, ainda assim pelo preço metro quadrado, fica mais caro do que esperava. :(
    Embora essa seja tambem umas das empresas que faz casas de qualidade e portanto mais caras penso eu.
  10.  # 139

    Colocado por: IkoDesculpe se nem todos vivem ou querem viver em castelos e mansoes como a vossa excelência.
    vc está a supor que eu penso isso, nao penso. mas uma casa com as áreas minimas regulamentares não é nenhuma mansão.
    • Iko
    • 7 março 2023 editado

     # 140

    E eu acho que as áreas mínimas regulamentares são alguns casos exageros, e permitir que uma família viva em condições mínimas sem ficar endividada ou sujeita a situações bem piores apesar de maiores em área.

    Para mim casas grandes são para os casais que não se suportam e para quem tem pouca paciência para os filhos.

    Quem já teve por exemplo na Finlândia, sabe ver que as nossss casas são enormes.
 
0.0352 seg. NEW