Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Até podiam ser 100, que ainda dava sempre para cortar. A questão é se cumpre o que o dono de obra quer/precisa.

    Se fosse para mim, nem lavandaria, nem closet, nem ilha, nem garagem, nem piscina, nem churrasqueira, nem metade dos WCs teria... porque valorizamos (eu e a esposa) outras coisas. Mas a casa não é para mim, nem para nenhum dos projectistas, e creio que para o Sirruper também não é.
    Mas isso são as opções de cada um claro.
    Agora desperdícios como foi dito é que fiquei sem entender.
  2.  # 2

    E vai continuar sem saber. Porque a casa foi desenhada para a vivencia da familia.
    E tudo o que aqui se escreve sobre a sua casa é palha. Portanto, para quê perder tempo.
    Siga para a frente.
  3.  # 3

    Colocado por: SirruperPortanto, para quê perder tempo.
    Foi pena não ter chegado a essa conclusão antes de mandar a boquita uns posts atrás:)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iko
  4.  # 4

    Colocado por: gil.alves
    Hmmm…. Nope!




    É que se inventa…. :)
    “Wood-Frame” de outro nível



    Já agora, pode esclarecer em que aspeto não cumpre com o RGEU?
    Embora não seja a única coisa a ter em conta, parece que as áreas para T2 com escritório estariam aceites.

    De qualquer forma gostava que debatessem custos para exemplos simples e aparentemente simplificados, ainda para mais quando a habitação é um assunto tão presente, caro e urgente no quotidiano nacional.
  5.  # 5

    Colocado por: rui1maganoom escritório
    com arrumos, escritório não existe.
  6.  # 6

    WTF?? Mas de que raio andam para aqui a falar? Isto não era um tópico sobre casas de madeira???

    Não há um administrador que limpe isto (inclusivé esta mensagem) tudo daqui para fora?
  7.  # 7

    Colocado por: rui1maganonão cumpre com o RGEU?

    IS não cumpre acessibilidades. Porta abre de fronte para um compartimento habitável…
    Não me parece que dê para circunscrever um círculo de 1.50 diâmetro no quarto tb…
  8.  # 8

    no quarto não é necessário inscrever o círculo, porque obrigatoriamente, pelo RGEU, já dá para tal. (claro que colocando mobiliário a coisa pode complicar, mas a lei não obriga a tanto)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui1magano
  9.  # 9

    Bom dia.
    Concordo com o que foi dito sobre as construções em madeira e os formatos chave na mão. Gostava de partilhar sobre um outro ângulo.
    Sou arquitecta e fui contactada por um casal que vive no estrangeiro para licenciar uma tinyhouse de compra a instalar num loteamento situado numa praia do concelho de Alcobaça. O brief foi adaptar a tinyhouse ao lote, fazer uma cave, paisagismo. A ideia deles era uma pequena casa de férias mas que no futuro pudessem passar casa vez mais tempo lá. Têm um conceito minimalista de vida, e já tinham escolhido o modelo, visitado o showroom e tudo. O fabricante penso que da rep. Checa, já não me recordo. Analisei o modelo escolhido e como não cumpria as normas tecnicas e legislação em vigor em Portugal não era licenciavel, e considerando o preço dele, concordaram em fazer projecto para a construção de um t1 com áreas mínimas licenciaveis, costumizado para aquele terreno.
    E era este ponto que gostava de contribuir para esta discussão. Eu vi a tinyhouse que os clientes já tinham escolhido e mesmo sendo de qualidade tanto em construção (madeira) como em design, para alem de não poder ser licenciada como habitação, ela não era projetada para aquele lugar. A solução foi fazer projecto para eles e para aquele lugar, minimal (o mais possível cumprindo a legislação e normativas pt) e tirando o maior partido do terreno onde se insere, procurando cumprir o brief ao maximo.
    Quanto à câmara, embora em loteamento optámos pelo licenciamento e ainda bem, porque cada camara com os seus regulamentos e definições é muito difícil não haver algo que possa não corresponder. E sim, demora tempo, o processo de desenho mesmo de uma habitação t1, e o seu licenciamento também.
    Agora este tempo de espera para mim é preferível a uma solução standard que pode não corresponder 100% ao brief e não chegar ao maior potencial do terreno em que se insere. Estamos sempre a falar de um considerável investimento e de uma construção oara muitos anos.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira, marize
  10.  # 10


    Se me bem me recordo você também teve problemas com o empreiteiro, casas em madeira bem feitas não é para todos! Se fosse hoje voltava a construir em woodframe?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lxna


    Tive sim senhor, e dos sérios.
    Mas não pensaria duas vezes em voltar a apostar no woodframe (ainda que tivesse de estudar a coisa para ver como estão as alternativas neste momento). Apostaria era, sem dúvida, num empreiteiro com mais experiência (leia-se, mais caro).
  11.  # 11

    Pode informar-me por favor entao:

    - qual foi o gasto total da casa em madeira montada no local com lage, ligaçoes agua, esgotos, eletricidade, etc (tudo pronto para habitar)
    - quanto tempo aguardou desde a adjudicaçao da casa com projeto aprovado até ir lá viver


    Como o empreiteiro ficou com "algum" dinheiro a mais, o valor não corresponde perfeitamente à realidade, mas, com tudo incluído, a coisa ficou abaixo dos 200k. Mas atenção que já lá vão uns anitos de inflação galopante.

    Quanto à parte do tempo, graças à "fuga" do empreiteiro, a coisa acabou por tardar perto de 3 anos. Sem esse fator, e mesmo a fazer sem pressa, acredito que a obra pudesse ter sido concluída em menos de metade desse tempo.
  12.  # 12

    Colocado por: InvestigadorMas uma casa em wood frame / CLT, licenciada com todas as condições, ao longo dos anos tende a desvalorizar, certo? Sabem quanto % ao ano?
    A manutenção mínima custa quanto € ao ano?


    Porque haveria de desvalorizar? Eu nem imagino quanto valeria agora a minha casa, se a pusesse no mercado...

    Quanto à manutenção, como já aqui dito, só se tiver madeira exposta e, mesmo assim, depende. No meu caso, só tenho de fazer manutenção a umas pérgolas, que foi a única coisa que ficou com madeira à vista.
  13.  # 13

    Intrigante as diferenças de opinião.
    Eu e o meu vizinho fomos à casadiff há 1 semana em Amarante, estivemos no T3 de linha modular, não vimos nada a tremer, nem ruidos, o orçamento incluia transporte, com iva, tudo mobilado, cozinha equipada, projeto de arquitetura e especialidades incluido, 100k.
    Explicaram tudo, isolamentos, janelas, porta, materiais, manutenção.
    Respeita a legislação em termos de area de WC, distancias nas portas...não vi nada de anormal naquela casa, nada mesmo...
    toda a preparação do terreno, fica ao cargo do proprietario.
  14.  # 14

    Colocado por: dsousa77Explicaram tudo, isolamentos, janelas, porta, materiais, manutenção.

    Mesmo tudo?… :)
    Deram-lhe/mostraram alguma ficha técnica da constituição das paredes? Do telhado? Dos vãos?
    Em termos de estabilidade como é calculada? Já que a base é da responsabilidade do cliente.
    Cumprir as acessibilidades é substancialmente mais que ter área nas IS.
    • alexpr
    • 10 julho 2023 editado

     # 15

    Da experiência que tenho de casas de madeira, tenho uma a ser feita neste momento, digo o seguinte:
    Não dêem por garantido o que os vendedores de casas de madeira dizem, eles querem vender apenas. Se está licenciado ou não é problema nosso.
    Dito isto, ou compram uma casa já com o projeto de arquitetura e especialidades associado para licenciar, senão é quase impossível.Duvido que Engenheiro vá fazer o projeto de especialidades pois não tem conhecimentos suficientes ou pode ter mas não vai perder tempo porque a especialidade deles é betão armado.
    99% das casas de madeira tipo que se vende não cumpre o RGEU. Ou seja tem que se fazer á medida, personalizado, já aí vai encarecer. Eu gostei imenso da qualidade das casas diff mas tinham um aspecto de pré fabricado e eu queria mesmo era o aspecto de casa de madeira.
    O que eu penso é que existe muita desinformação em relação às casas de madeira. É possível sim senhor licenciar casas de madeira mas vai ficar ao mesmo preço ou mais caro até. Por isso não queiram uma por causa de ser mais barata.
    Concordam com este comentário: gil.alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, jorgemlflorencio
  15.  # 16

    Colocado por: alexprNão dêem por garantido o que os vendedores de casas de madeira dizem, eles querem vender apenas. Se está licenciado ou não é problema nosso.
      IMG_0137.gif
  16.  # 17

    Colocado por: dsousa77Intrigante as diferenças de opinião.
    Eu e o meu vizinho fomos à casadiff há 1 semana em Amarante, estivemos no T3 de linha modular, não vimos nada a tremer, nem ruidos, o orçamento incluia transporte, com iva, tudo mobilado, cozinha equipada, projeto de arquitetura e especialidades incluido, 100k.
    Explicaram tudo, isolamentos, janelas, porta, materiais, manutenção.
    Respeita a legislação em termos de area de WC, distancias nas portas...não vi nada de anormal naquela casa, nada mesmo...
    toda a preparação do terreno, fica ao cargo do proprietario.


    isso é bom, mas será que fazem um contrato em que apenas se finaliza a aquisição com o projeto aprovado na camara?
    Concordam com este comentário: marize
  17.  # 18

    Colocado por: N Miguel Oliveira
    Do mesmo modo digo, pessoalmente, eu acredito que preferiria viver num proj. standard desenhado para um promotor, que numa casa desenhada para uma familia em particular.


    É a diferença de viver numa moradia do próprio ou de viver num apartamento/moradia em banda/geminada.

    Qualquer dia ainda passa a ser obrigatório...
    • alexpr
    • 11 julho 2023 editado

     # 19

    Colocado por: marco1

    isso é bom, mas será que fazem um contrato em que apenas se finaliza a aquisição com o projeto aprovado na camara?


    Na altura falei com vários construtores de casa de madeira e um disse que trabalhava com gabinete de arquitetura para licenciar. Já não lembro qual empresa.
    O meu problema é que já fui tarde, pois quando se pôs o projeto na câmara, foi com um modelo tipo de uma dessas empresas. Então decidiu-se colocar como armazém e não para habitação. Eu estava a correr contra o tempo pois o PDM podia ser alterado a qualquer momento. Depois nem armazém ou habitação. Nem sei o que faria se fosse hoje, que tinha mais tempo e discernimento para decidir. É que eu licenciei uma habitação normal mais esse "armazém", com um arquiteto e um engenheiro para especialidades. Teria que pagar também a esse gabinete que estava associado a essa empresa de casas de madeira para ajudar a licenciar a casa de madeira apenas.
  18.  # 20

    Colocado por: JMHouseÉ a diferença de viver numa moradia do próprio ou de viver num apartamento/moradia em banda/geminada.

    Qualquer dia ainda passa a ser obrigatório...


    Penso que não percebeu a frase.
    Eu preferia algo standard que algo demasiado personalizado (feito pelo anterior proprietário).
 
0.0462 seg. NEW