Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 721

Colocado por: Joao DiasUi, ainda ontem fui ver uma super optimizada.
    Pois o problema é mesmo que a otimização é quase sempre no que não se deve poupar.
    Tambem compreendo que para quem pouco percebe de obras seja difícil nao achar que é tudo igual
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  2.  # 722

Colocado por: DR1982Pois mas é preciso ter noção que sem ovos nao se fazem omeletes!
    Concordam com este comentário:Joao Dias

A chamada "verdade de la palice".
    • snob
    • 29 junho 2022

# 723

Os arquitetos falam em optimização de projetos e agora alguns dão entender que isso não é boa ideia.
    Vou mas é pagar 2k o m2 para dormir descansado e para ficar com uma prestação até morrer
    lol
  3.  # 724

Colocado por: snobalguns dão entender que isso não é boa ideia.
    Que confusão prai vai :)
  4.  # 725

Colocado por: N Miguel OliveiraSe for um cidadão comum a comprar e vender um apartamento por mais 30% é o rei dos negócios, se for um constructor é um vigarista...

Eu, pelo menos, não vejo assim.
    Cada um pede o valor que entende e o DO só aceita se quiser. Vigarista é quem não cumpre a sua parte do acordo.

Posto isto, quase sem excepção, a justificação que me deram para os preços elevados foi atirar areia para os olhos com o "aumento dos materiais" sem nunca assumir "este é o meu preço".

Colocado por: N Miguel OliveiraEm suma, o que não acho bem, é acharmos normal eu vender o apartamento caro porque irei comprar caro também e está justificado.

Mas isso é o mercado. Ninguém compra caro porque quer, mas pelo que o mercado disponibiliza.
    Portanto fazer 30% (ou outro valor qualquer) de lucro numa HPP pode traduzir-se numa mão cheia de nada. E vender em prejuízo ou a preço de custo, só mesmo por forte necessidade de liquidez.
    Concordam com este comentário: snob
  5.  # 726

Colocado por: pguilhermeMas isso é o mercado. Ninguém compra caro porque quer, mas pelo que o mercado disponibiliza.
    Portanto fazer 30% (ou outro valor qualquer) de lucro numa HPP pode traduzir-se numa mão cheia de nada. E vender em prejuízo ou a preço de custo, só mesmo por forte necessidade de liquidez.

O meu "eu não acho bem" não se referia apenas à frase citada, mas sobretudo à seguinte. Seja qual for a situação, é fruto do mercado. Se houvesse mais mão de obra, mais material, menos procura, haveria menos "areia para os olhos".

No final, se todos os empreiteiros da zona lhe mandam areia para os olhos, podemos igualmente assumir que "é o que o mercado disponibiliza".

Depois, a frio, poderemos tentar encontrar analogias entre o que vende o seu apartamento e o que vende areia. Os sinais que o mercado dá são tramados. Por um lado é fácil entender que o vendedor de apartamentos se resguarde e cobre caro para prevenir a tal "mão cheia de nada". Por outro, também podemos tentar entender que um empreiteiro cobre bastante por algum material que comprou meses antes bastante mais barato pois não sabe a quanto pagará na próxima semana o material que comprará para a casa seguinte.

Na construção nem tudo é estanque, e muito do material/ferramentas passam dumas obras para as outras. Claro que o ideal seria separar tudo obra a obra... Mas isso também levaria a um atraso incrivel e não é exequivel. Critica-se bastante a gestão das pequenas empresas, mas também deveriamos tentar perceber porque é que isso acontece. Os orçamentos com curta validade são um sinal claro disso.

Pelo que vejo, muitos são chamados de vigaristas não por terem incumprido contrato algum, mas sim por terem apresentado um preço apenas.
  6.  # 727

Eu e os meus irmãos vamos começar a construir uma garagem e anexos com 80m2 e um alpendre com 50m2 numa casa que temos na aldeia estamos a tratar de comprar os materiais pois o trabalho em si vai ser feito por alguns amigos e familiares que percebes do assunto.
    E noto que os preços em relação a minha casa já estão bem mais em conta pelo que já vi.
  7.  # 728

Colocado por: DR1982Nisto concordo! Eu sinceramente preferia. Transmitia-me mais confiança, mas infelizmente não ha muita gente que aceite que o outro ganhe bastante dinheiro!

Por isso mesmo admito o João Dias e alguns dos posts que ja fez ca pelo forum, o material custa X, a equipa dele da forma que trabalha custa Y e é pra quem quer, provavelmente tem a percentagem dele sobre o material, mau é se nao teria, mas o que é certo é que à muito bla bla bla mas material como o que ele ai mostra por melhor preço é Nestum.
    E nao nao terei possibilidades de ter o João em minha casa.
    Concordam com este comentário:PedroeLara
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Joao Dias

A transparência é fundamental na relação entre DO/Profissional. Nos nossos orçamentos separo os itens todos e envio sempre as fichas técnicas dos produtos que propomos usar. Connosco não há zonas cinzentas.
    Quanto ao resto, se estiverem á espera de encontrar igual mais barato, o melhor é esperarem deitados pois mesmo sentados vão-se cansar muito.
    Atenção que o que escrevi em cima é muito diferente de encontrar mais barato, eu escrevi encontrar igual e mais barato.
  8.  # 729

Colocado por: Joao Dias
    A transparência é fundamental na relação entre DO/Profissional. Nos nossos orçamentos separo os itens todos e envio sempre as fichas técnicas dos produtos que propomos usar. Connosco não há zonas cinzentas.
    Quanto ao resto, se estiverem á espera de encontrar igual mais barato, o melhor é esperarem deitados pois mesmo sentados vão-se cansar muito.
    Atenção que o que escrevi em cima é muito diferente de encontrar mais barato, eu escrevi encontrar igual e mais barato.
    O problema é que ha muita tendência para esquecer o “igual” depois comparam se alhos com bugalhos
  9.  # 730

Verdade.. e depois também há quem ache que a qualidade justifica tudo, até porque em boa parte das vezes esta não é mensurável..

Faz-me muita confusão quando alguém me diz “nós somos muito mais caros, mas somos muito melhores”
  10.  # 731

...
  11.  # 732

Colocado por: Bragas VFaz-me muita confusão quando alguém me diz “nós somos muito mais caros, mas somos muito melhores”

É o chamado "achar-se a última bolacha do pacote". Ainda que alguém trabalhe igual e mais barato vinham logo dizer que não é bem igual porque isto ou aquilo. Que se ache que o valor do seu trabalho é X, nada a dizer, agora vir sempre com os comentários do "como nos não há ninguém a trabalhar mais barato", é só mais do mesmo.
  12.  # 733

Colocado por: Sasapo
    É o chamado "achar-se a última bolacha do pacote". Ainda que alguém trabalhe igual e mais barato vinham logo dizer que não é bem igual porque isto ou aquilo. Que se ache que o valor do seu trabalho é X, nada a dizer, agora vir sempre com os comentários do "como nos não há ninguém a trabalhar mais barato", é só mais do mesmo.
    Eu gostava de encontrar alternativas, nao precisa sequer de ser tao perfeito, basta que escape e que nao dê problemas como levantar ou coisa parecida
  13.  # 734

Colocado por: DR1982Eu gostava de encontrar alternativas, nao precisa sequer de ser tao perfeito, basta que escape e que nao dê problemas como levantar ou coisa parecida

Mas acha que só há uma empresa em Portugal a trabalhar bem, seja em que ramo for?
  14.  # 735

Colocado por: Sasapo
    Mas acha que só há uma empresa em Portugal a trabalhar bem, seja em que ramo for?
    Nao, eu falava que gostava de encontrar alternativas mais baratas com material parecido
  15.  # 736

Colocado por: Bragas V
    Faz-me muita confusão quando alguém me diz “nós somos muito mais caros, mas somos muito melhores”

Eu acho muito mais perigoso o discurso “somos mais baratos e isto é tudo igual”.
    Mas pronto, também não podemos pensar e agir todos da mesma forma.
  16.  # 737

Colocado por: Joao Dias“somos mais baratos e isto é tudo igual”.

Depois no final o reboco tapa tudo e as fundações foram feitas no inverno (daí ser natural haver fissuras).

É a normalização do mau. Mesmo que depois seja tão cara como o razoável.
    Há aquele técnico que leva 50€/h e depois em 20 minutos resolveu a questão. Este é aquele que quer ficar rico.
    Há o outro que leva 15€/h que no final indica que o melhor é comprar outra máquina de lavar roupa. Este é o honesto e sincero.

O lixado para o pessoal "corrente" é descobrir um e outro
  17.  # 738

Eu pela minha experiência, só consigo vingar pela qualidade.
    Pelo preço vai sempre haver quem faça menos do que eu. (nem que seja com orçamentos com omissões)

O "gajo" (vá sr. gajo) que seja bom, canalizador, carpinteiro, mecânico, etc, tem sempre trabalho. E muitos nem questionam o preço (isto dentro de certos limites).
    Se houvesse "reviews" honestas dos técnicos, empreiteiros e outros, ia dar resultados muitos interessantes.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, desofiapedro, N Miguel Oliveira, RUIOLI
  18.  # 739

Colocado por: paulovalenteEu pela minha experiência, só consigo vingar pela qualidade.
    Pelo preço vai sempre haver quem faça menos do que eu. (nem que seja com orçamentos com omissões)

Provavelmente o “concordo” mais forte que coloquei até hoje neste forum.
    E se assim é, tal como eu, suponho que não esteja muito preocupado com a “concorrência” que trabalha com valores manifestamente inferiores.
    Ambos sabemos que se quiséssemos, facilmente baixaríamos as cotações. Mas também sabemos como é que o faríamos. No fim das contas feitas, tudo se resume á forma como queremos ser reconhecidos no mercado.
    É tão simples como isso.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  19.  # 740

Colocado por: Joao Diassuponho que não esteja muito preocupado com a “concorrência” que trabalha com valores manifestamente inferiores.

Pois.... mas como sou arquitecto e vendo ideias estou sempre tramado. Quando disse aos meus pais que queria ser arquitecto devia ter levado com um barrote no lombo. Mas calma, com um barrote de madeira nobre.

0.2360 seg. NEW