Iniciar sessão ou registar-se
  1. Se for um apartamento de 200 ou 250m2 é um luxo, se for uma moradia é banal..

    Se se vive num apartamento de 50 e 100m2 e até menos porque se teima em mega moradias? É porque podem..
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  2. Colocado por: marco1se são construidas é porque existem pessoas que as conseguem pagar


    Creio que essas pessoas não andam preocupadas se a luz encareceu, ou se o gasóleo chega aos 2,5€/l, ou querem saber qual é a tabela do ferro. Obviamente não retratam as dificuldades do DO comum, ou a necessidade da tal "futurologia".

    Convém sempre ter a noção do que se quer e do preço disso no contexto actual. E ser proactivo quando o desejo e a carteira não combina.
    Concordam com este comentário: smart
  3. Colocado por: marco1já que é dificil alcançar certos patamares dos paises mais ricos ao menos podemos ter alguma especificidade na nossa forma de viver e habitar.
    penso que essa visão de cidades a granel cheias de apartaments tudo concentrado não cola muito numa certa otica da nossa qualidade de vida.


    Por isso digo que muitos rir-se-iam dos nossos "problemas". Apesar de tudo, em Portugal qualquer um consegue construir o seu abrigo.
    Concordam com este comentário: Djdasa
  4. Colocado por: marco1ordenamento do território


    Até pelos incêndios que se tem visto, pela desigualdade de oportunidades e serviços ao longo do território, até pela dificuldade de gestão de certas zonas, diria que ainda temos um caminho muito largo a percorrer.

    Poderia dar a Suíça como exemplo, onde a distribuíção da população é idêntica à nossa... dispersa e difusa (nada que ver com cidades espanholas ou norteamericanas por exemplo). Ainda assim a CH dá-nos uma cabazada quanto ao ordenamento do território.
  5. Colocado por: RicardoPortoSe for um apartamento de 200 ou 250m2 é um luxo, se for uma moradia é banal..

    Se se vive num apartamento de 50 e 100m2 e até menos porque se teima em mega moradias? É porque podem..


    Pois. Não precebo tanto choro quando nem se admite construir mais pequeno.

    Um Suíço ou Norteamericano que saque 200k€/ano, se calhar vive num barraco com metade da área das casas que compõe a nossa paisagem. Pois nesses sitios é caro construir.

    À medida que seja mais dificil pagar uma obra, o tamanho tende a diminuir, menos compartimentos, etc. Daí a "futurologia" me parecer mais ou menos obvia. Era isso ou os vencimentos subirem consideravelmente, o que acho menos provável.
  6. Colocado por: marco1ordenamento do território, pois tem peso e não tem neste ponto preciso de ter ou não ter uma casa de 200 ou 300m2


    Acho que também se poderia repensar certas coisas à escala mais próxima. Certos terrenos permitem um indice de construção pequeno demais para a área que têm. O que atira inevitavelmente os proprietários para a tipologia de moradia unifamiliar. Por vezes poderiam permitir construir mais área, talvez se conseguisse encaixar uma bifamiliar ou pequeno bloco de apartamentos, aproveitando melhor a terra. Isto para não falar dos municipios que querem ter apenas uma construção por terreno, perdendo-se bastantes vantagens da partilha de espaço, terminando no "um terreno, uma casa".

    Quanto à qualidade de vida. Pois não sei. Gosto de ver os loteamentos estilo americano, sem muros, com muitos espaços partilhados, em vez da qualidade de vida portuguesa, murada, cada um com a sua piscina e churrasqueira, mas onde nem se conhece o vizinho do lado. Ou no facto de que cada câmara entende a lei como lhe apetece. Até nestas pequenas coisas está o tal ordenamento do território.

    Tampouco podemos esperar que o Estado faça tudo, se até para os condóminos aparecerem todos numa reunião é o que é...
  7. Colocado por: PickaxePense lá um bocadinho ... o que é que acontece ao preço dos produtos no supermercado, ao preço do restaurante onde costuma ir, à oficina de reparação automóvel, etc, se os funcionários passarem a ganhar mais 400€/mês?

    Eu ajudo, no fim do mês o smart ganha mais 400€, mas fica com o mesmo no bolso que tinha no mês anterior.


    Obviamente que a formação do preço de 1 produto não são apenas os ordenados.
    O que se tem visto são lucros enormes ou em constante crescimento desde 2015/2016 (sei bem do que falo), sei bem do q falo e suponho que o governo tenha conhecimento desses números.

    A questão do aumento do salário, é o dinheiro ser suficiente para cobrir minimamente a inflação, por ganhar mais 400€, não quer dizer que gaste mais 400€,ou q todo o cabaz q compra mensalmente custe mais 400€. Mas o pobre Zé pode decidir se cria o frango em casa, compra no talho ou vai ao restaurante... É toda essa cadeia de valor lhe pode permitir gastar mais ou menos 5€,q pode canalizar para a electricidade ou combustível.

    Note-se ainda, que esses 400€ pouco significam na Alemanha, pois os ordenados pouco são tabelados pelo mínimo, enquanto cá é uma regra, lá é uma segurança contra abusos.

    Tomará, que em 2023 o governo/privados aumentem os salários em 3%...o q tb será essencial para 'desvalorizar' os créditos, principalmente o de habitação, e acumodar a subida da euribor que deverá rondar os 2,5% em dez de 23.
    Concordam com este comentário: pguilherme, RUIOLI
  8. Colocado por: Bragas VMas os oportunistas não são aqueles que estão a apostar no C?

    Ora vá lá atrás por favor ver o seu conceito de C..

    Também fiquei com essa ideia. Que apesar do custo do ferro estar "mais baixo", o oportunista não reduziriam o preço à espera de um promotor desesperado, daqueles que tem de construir num timing definido para rentabilizar o seu investimento.
    Mas talvez a ideia que se quis passar fosse outra.

    Colocado por: zedasilvaQuem tem atividade aberta e inteligente está a apostar nos C

    Os C não são apenas os desesperados que precisam de construir num certo timing e aqueles que estão a alimentar a especulação?
    Acredita que este grupo, singelamente, conseguirá alimentar todo o mercado de construção?

    Repare, mesmo os promotores só estarão dispostos a suportar esses custos, caso tenham mercado para vender o produto acabado.

    Colocado por: zedasilvaUm coisa é certa não será muito risonho para os A e os B infelizmente

    Para a população em geral?
    Percebe que se a população em geral não conseguir suportar os custos tb não conseguirão suportar o produto acabado, o que acabará com o interesse dos promotores e arrasará com o sector. Está tudo ligado.
    Espero, sinceramente, que esteja errado. Veremos.

    Colocado por: smartque a alemão subiu 400 euros o vencimento mínimo nacional, para fazer face a inflação.

    Aumentar ordenados por decreto não funciona.
    E aumentar o ordenado mínimo terá diferentes impactos consoante a economia do país. Em Portugal, o rácio entre ordenado médio e mínimo é muitíssimo inferior que na Alemanha.

    De resto, diz que em Portugal há emigração de mão de obra qualificada e imigração de não-qualificada, é isso? Que consequências prevê neste sentido?

    Colocado por: PickaxeEu ajudo, no fim do mês o smart ganha mais 400€, mas fica com o mesmo no bolso que tinha no mês anterior.

    Tb não é verdade. Nem lá próximo.

    Colocado por: N Miguel Oliveiramais gente a viver de aluguer, os proprietários passam a ser grandes grupos imobiliários ou cooperativas

    Isto é uma consequência do que se observa actualmente: um aumento visível do fosso entre ricos e pobres.
    Ficar à mercê de alugueres dos imóveis dos ricos, seria trágico para quem ficar nessa situação. E as razões para tal parecem-me bastante evidentes.

    Colocado por: N Miguel OliveiraNorteamericano que saque 200k€/ano, se calhar vive num barraco com metade da área das casas que compõe a nossa paisagem

    Esta generalização é dura. Qualquer penthouse nova-iorquina faz corar as nossas moradias. E as moradias típicas dos subúrbios ainda pior.

    Colocado por: N Miguel OliveiraGosto de ver os loteamentos estilo americano, sem muros,

    Tambem gosto das moradias sem muros à volta, especialmente de daqueles altos estilo prisão.
    No meu loteamento nem são permitidos muros ;)
  9. Colocado por: zedasilva
    Verdade!
    Por isso se notar tanto a existência dos C
    talvez eles estivessem por aí mas não tão ativos
    Quem tem atividade aberta e inteligente está a apostar nos C
    Ou outros, os oportunistas, sim esse vão falir.
    Isso vai fazer com que haja mais alguma mão de obra para alimentar aqueles que agora estão a apostar nos C
    Pelo menos é isso que se espera
    O futuro dirá
    Um coisa é certa não será muito risonho para os A e os B infelizmente


    Ou seja, a construcao a manter-se baseia-se nos C que pagam o que pedem sem reclamar, sem se informarem do preco baixou etc.

    Felizmente sao cada vez menos esses
  10. Colocado por: pguilhermeEsta generalização é dura. Qualquer penthouse nova-iorquina faz corar as nossas moradias. E as moradias típicas dos subúrbios ainda pior.


    Mas uma penthouse novaiorquina está longe de ser a "casa média" da minha generalização. Além que quem tem uma não ganha apenas 200k$/ano, certamente.
    Exemplo, a casa média de San Jose CA (a que tem maiores problemas de housing), custa 1,85M$, o salário anual médio para alguém se aventurar a pedir um crédito desta magnitude é superior a 300k$/ano. Mas e quanto mede a casa média para poder comparar? A casa média deve ser um quadrado 8x8 por dois pisos, se tanto. E carro à chuva.

    A percepção que tenho, é que as casas são relativamente maiores em Portugal quando comparadas com a generalidade dos países mais ricos e com melhor qualidade de vida (tema subsjectivo). Acho também que são mais acessiveis à generalidade da população apesar de tudo.
  11. Colocado por: pguilhermeTambem gosto das moradias sem muros à volta, especialmente de daqueles altos estilo prisão.
    No meu loteamento nem são permitidos muros ;)


    Uma vez mais acho que o seu loteamento não representa o "loteamento médio", pelo menos no norte de Portugal. O meu ponto, é que há certas vantagens de ser um promotor a idealizar um loteamento, a pensar nos equipamentos que podem ser partilhados, optimizando o m² e permitindo que mais pessoas disfrutem de certas coisas, apesar de partilhadas. Cria-se um sentimento de comunidade. Acho que isso também é qualidade de vida.

    Por isso, muitas vezes não vê muros em loteamentos noutros países, não são precisos. As ruas são como parques, cravejados de árvores e vegetação, com mistura de circuitos pedonais e zonas estáticas (zonas verdes), com piscina comunitária, campos de futebol, tenis, salão de jogos, jacuzzis, teatro ao ar livre, sala de cinema, ginásios, bibliotecas, zonas de reuniões comuns, também ciclovias, grelhadores partilhados, zonas de piquenique, etc etc... o que faz também que cada terreno possa ser mais pequeno, as casas idem, pois dá vontade de estar na rua. Por vezes, o acesso do carro a casa faz-se por vias secundárias (nas traseiras de todas as casas), não entrando em conflito com as zonas pedonais.

    Já em Portugal a rua tende a ser um mero estacionamento de carros. E os lotes murados o mais que se possa. Isto também advém de que por vezes é cada proprietário que se agiliza para poder construir. Não há uma visão global (apesar de existir uma planta síntese). Assume-me de antemão que quanto maior for o terreno/casa, melhor. A meu ver há outros modos mais sofisticados, com melhor qualidade de vida e sentido de comunidade, que resultam ainda em construções mais baratas, pasme-se. Afinal construir uma piscina grande comunitária custa muito menos que construir cada vizinho a sua piscina, e ocupa menos espaço também.
  12. Sem dúvida, e ao contrário de cá, por norma nos subúrbios as casas são mais caras que a esmagadora maioria dos apartamentos na cidade. Mas também são casas enormes, era aí onde queria chegar.
    Os apartamentos não são grandes, de facto. A penthouse era só para distrair 😅

    Loteamentos assim são uma grande mais valia, na minha opinião tb. De todo o que mencionou, só não temos piscina comunitária. Mas temos picadeiro, golf, máquinas de exercício, lago, parques infantis, etc.
    Este ano houve um excedente no orçamento e fizeram votação para ideias que os proprietários apresentaram, para o bem comunitário e a sua dinamização. Gosto 😊
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  13. Colocado por: pguilhermeLoteamentos assim são uma grande mais valia, na minha opinião tb. De todo o que mencionou, só não temos piscina comunitária. Mas temos picadeiro, golf, máquinas de exercício, lago, parques infantis, etc.
    Este ano houve um excedente no orçamento e fizeram votação para ideias que os proprietários apresentaram, para o bem comunitário e a sua dinamização. Gosto



    E era isso que deveria acontecer em todo o lado. Para isso precisamos de organização! Que os promotores se agrupem. Que construtoras de juntem, etc etc. Para concluir, o meu ponto é que, com o terreno e construção a encarecerem, a "futurologia" não é assim tão dificil de adivinhar. Basta olharmos para o que outros países fizeram de bem, quando tiveram este mesmo problema. Maior não significa melhor.

    Isso ou fazer o que sempre fizemos esperando resultados diferentes :)
  14. Isso da partilha para funcionar bem teria de se mudar muitas cabeças, ainda ontem passei por varias mesas de merendas, espalhadas pelo Salève e infelizmente grande parte estavam cheias de lixo, as pessoas usam e simplesmente levantam se e vao embora, é uma pena
    Concordam com este comentário: Pereira_89, N Miguel Oliveira
  15. Colocado por: N Miguel OliveiraMaior não significa melhor.

    Tão verdade!

    Colocado por: N Miguel OliveiraIsso ou fazer o que sempre fizemos esperando resultados diferentes :)

    Como sociedade é justamente isso que fazemos e segundo Einstein, é insanidade eheh.

    Colocado por: DR1982Isso da partilha para funcionar bem teria de se mudar muitas cabeças, ainda ontem passei por varias mesas de merendas, espalhadas pelo Salève e infelizmente grande parte estavam cheias de lixo, as pessoas usam e simplesmente levantam se e vao embora, é uma pena
    Concordam com este comentário:Pereira_89,N Miguel Oliveira

    100% de acordo que seria necessário mudar muitas mentalidades.
    No entanto, é importante referir que é também um reflexo dos valores e educação de cada um e isso nunca será homogéneo.

    Não havendo causalidade (até pq há muita gente rica e porca), os bairros das franjas socio-económicas mais elevadas terão maior probabilidade de ser mais respeitados/cuidados. E, ironicamente, mesmo havendo um pequeno descuido de um utilizador, provavelmente haverá maior manutenção, que colmata essas falhas. A manutenção tem um custo e muita gente que quer uma vivenda, pode não estar disposto a pagar uma mensalidade para tal...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  16. Colocado por: pguilhermeA manutenção tem um custo e muita gente que quer uma vivenda, pode não estar disposto a pagar uma mensalidade para tal...


    É uma ilusão. Havendo organização, os vizinhos podem tratar de cortar os relvados comunitários à vez por exemplo. Perdem um sábado por ano, em vez de cortarem o seu quintalzinho 10x por ano.

    Tratar duma piscina comunitária sai mais barato que a soma do tratamento de todas as piscinas individuais, e por aí em diante...

    A "mensalidade" para manutenção existe sempre. Seja uma casa, apartamento, carro, etc.

    Lá fora resulta. Em Portugal não percebo porque estas coisas não funcionam. A minha única conclusão é culpar o dito "atraso". Um dia lá chegaremos, espero.

    Quanto à mentalidade, vejamos, nos USA conseguimos encontrar loteamentos abertos, campus de empresas abertos ao publico, propriedades sem muros ou barreiras, ao mesmo tempo que se vislusbra uma noção de propriedade privada muito mais forte que em Portugal. Em certos casos dá a impressão que se leva logo um tiro pisando um palmo de propriedade privada. Não é por não haver barreiras que o respeito não tenha que existir. Veja o caso do metro de Lisboa vs o do Porto e como funcionam os torniquetes ou a falta deles. Também se pensava que o metro do Porto ia ser uma bandalheira por não haver torniquetes... e afinal as mentalidades lá se ajustaram à nova realidade.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  17. Sabem que a inexistencia de muros esta relacionada com a forte taxação em impostos, para quem o faz, certo?

    Isso tudo que falam já existe, de piscinas e jardins partilhados. Chamam de condomínios e só por terem um único muro, são considerados empreendimentos de luxo
  18. Colocado por: JotaPChamam de condomínios e só por terem um único muro, são considerados empreendimentos de luxo


    Não só. Não faltam bons exemplos completamente abertos com tudo isso. Não estão é em Portugal. Claro que existe sempre algum controlo por parte dos vizinhos que exigem o respeito necessário para que a coisa funcione, mas claramente não era de condominios fechados a que me referia quando mencionava o "ordenamento do território".

    Mas mesmo esses que têm um muro, podem perfeitamente permitir uma melhor qualidade de vida partilhando equipamentos sem representar um custo adicional. Mas uma vez mais são quase inexistentes em Portugal. Os que há estão quase todos no segmento de luxo sim.
    Concordam com este comentário: JotaP
  19. Colocado por: JotaPluxo


    Apenas duas coisas impedem os pobres de se associarem também e partilharem equipamentos: 1- a "mentalidade" e 2- a mania de construir maior do que o necessário.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  20. Colocado por: N Miguel OliveiraApenas duas coisas impedem os pobres de se associarem também e partilharem equipamentos: 1- a "mentalidade" e 2- a mania de construir maior do que o necessário.

    Infelizmente, devido a essa mentalidade de "quintinhas", até os produtores nacionais ficam completamente à mercê dos retalhistas e são completamente esmagados, tanto em preços como em prazos de pagamento. Mas isso é outra guerra...
 
0.5600 seg. NEW