Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Sasapo

So para alguém sem 2 dedos de testa é que as condições de pagamento não têm qualquer peso para o empreiteiro. Entre saber que está dependente das visitas do banco e respectivas tranches do banco ou que o DO paga a pronto quando cada fase estiver concluída, imagine com qual se está mais confortável?
    Neste momento o DO é que anda com o dinheiro na frente, como vai arranjar o dinheiro é uma preocupação do DO, o empreiteiro quer é o dele na hora marcada,
    Quer la saber de onde ele vem
  2. Colocado por: PedroeLaraAo contrario de muita gente vou pagar a pronto, logo faco mesmo quando quiser.
    Atualmente ate me pagam casa, tenho zero despesas mensais.

É isto que me faz continuar no fórum, a certeza de que me vou rir mais um bocadinho, e rir faz dem á saúde.

É isto e querer que a malta de construção e outras especialidades trabalhem ao preço que eles querem. Amazing.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bztracens
  3. Para um empreiteiro a garantia de receber a tempo e horas é maior num cliente que recorra a crédito que num cliente que pague com capitais próprios.
    Um cliente que paga com capitais próprios tem sempre uma ou outra desculpa para não pagar esta semana e arrastar 15 dias o pagamento.
    Um cliente que paga com crédito é logo avisado com antecedência para pedir vistoria para que o dinheiro esteja disponível no dia X.
    O DO que paga com capitais próprios só tem poder negocial se for um investidor e o empreiteiro lhe interessar manter pois sabe que a seguir aquele projeto já tem outro garantido
  4. Colocado por: Sasapo
    So para alguém sem 2 dedos de testa é que as condições de pagamento não têm qualquer peso para o empreiteiro. (...)

@sasapo, sugiro-lhe que passe neste tópico antes de continuar a sua participação no fórum da casa.
    Isto também se aplica aos demais users do fórum no geral e neste tópico em particular.

Obrigado
    Concordam com este comentário: rpmmsantos
    • sltd
    • 19 agosto 2022
    Colocado por: N Miguel Oliveira

O ponto nem sequer é esse. O ponto é você quase culpar quem vive noutros sítios por pagarem mais caro (o que até tem um pouco de sentido*), e que nem o Minho é todo igual.

No Minho, Trás-os-montes, etc... há muita gente ligada ao sector. Ainda há mais "autodidatas" que noutros sítios. É mais comum ver alguém aventurar-se por sua conta e risco, desconsiderar a lei e os projectos e dum modo ou de outro "dar-se um jeito". Não há tanto problema com a mão de obra no Minho, porque boa parte das empresas são daí, é algo corrente ir para as obras durantes as férias, etc etc... Não é tão desconsiderado como no sul. Também por isso, há maior relação com as próprias autarquias e "fechar de olhos" a muitas situações. Isto também porque a malta conhece-se. É uma questão de probabilidade. Não tanto de ser mais "aldrabão" ou não.

O que quero dizer, é que muitas vezes estamos a comparar "construções" com qualidade/requesitos de construção diferentes. No Minho pelo menos, vejo coisas que não via no Porto ou Maia por exemplo, e é ali mesmo ao lado. Eles nem sabem o que são "forrinhos" eheheh Só em Braga/Barcelos por exemplo, conheço 3 ou 4 obras quase em acabamentos sem meter papeis nenhuns à Câmara, não é preciso vistoriar o isolamento ou ver se o vidro é duplo (nem é essa a função da Câmara), basta "patrulhar". Umas em zonas expostas e grandes, outras mais pequenas e escondidas. Nem a maior câmara da província tem meios para fazer isso, nem quer. Ou se vê, na volta são dalgum conhecido ou familiar. Algum dia lá terá que actuar e pedir para legalizar para não ser tão escandaloso. Já noutras zonas do país, você mete a placa de alvará meio inclinada e recebe logo oficio.

*Apesar de "bacoco" como lhe chamaram, também tem algo de razão. Já anteriormente comentei que a especulação do imobiliário advém também dos DO que vendem o seu apartamento mais caro que o que seria justo. Numa zona onde tudo é mais caro, é normal que tudo suba, incluindo os orçamentos dos empreiteiros. Mesmo que lhes custe o mesmo contruir em Cascais ou 50kms ao lado.

Não sei de que minho estás a falar, mas não é o meu de certeza.
    • sltd
    • 19 agosto 2022 editado
    Colocado por: smart
    Hum
    Com as restrições energéticas que se avizinham em breve e a falta de capacidade instalada, projecta se o continuar do aumento dos preços da energia para a indústria e nesta sequência o corresponde aumento dos preços, sobretudo, aquela que mais consome, como vidro, aço, cerâmica e alvenarias, não sendo de admirar que algumas suspendam a produção, como aconteceu recentemente com as siderurgias, originando falta de produto, concorrendo ainda mais para o aumento dos preços.
    É a minha opinião.
    Espero estar enganado..
    Desde Jan, o gaz para a indústria aumentou 300%.
    .
    A prudência, manda ter umas velas em casa e umas pilhas para ouvir as notícias...

A industria do vidro nem aparece nos top 3 do consumo de gás.
    Textil, papel e crâmica.
  5. Colocado por: Sasapo
    Mas quer convencer alguém que isso só acontece aqui? Câmaras pequenas? Estamos só a falar de Braga ou Guimarães ou Famalicão até.

Aliás, até arrisco a dizer que em nenhuma câmara deste país vai fiscalizar a espessura do capoto.

Por falar em. Ridículo

Insistir na generalização bacoca é que é ridículo, mas depois ainda comentar isto

Uma boa dose de noção faz-lhe falta.
    Acha as casas caras... Mas rentabilidade que iria tirar ser alta já está bem! Há uma coisa chamada proporção, tem de aprender o que é.

Eu estou literalmente a c@gar para si e para o Minho. Apenas disse que um t3 podre está caríssimo e você quer que eu vá viver para o Minho! Entenda de uma vez por todas que cegou com a raiva com que anda aqui no post e disse asneira ou que saiu do contexto do meu post.

Faz tanto sentido a sua resposta de "viver onde quiser" como eu dizer para viver para aqui que a água do mar é aprazível.

Ganhe noção e acima de tudo maturidade quando se arma em Rambo de teclado.
  6. Colocado por: Vítor Magalhães

@sasapo, sugiro-lhe que passeneste tópicoantes de continuar a sua participação no fórum da casa.
    Isto também se aplica aos demais users do fórum no geral e neste tópico em particular.

Obrigado
    Concordam com este comentário:rpmmsantos

Da minha parte peço desculpa mas confesso que me tira do sério. Uma coisa é deitar abaixo as minhas ideias outra é inventar sobre elas para depois tentar deitar abaixo.
    • Sasapo
    • 19 agosto 2022 editado
    Colocado por: DR1982Neste momento o DO é que anda com o dinheiro na frente, como vai arranjar o dinheiro é uma preocupação do DO, o empreiteiro quer é o dele na hora marcada,
    Quer la saber de onde ele vem

Como as coisas mudam, noutros tópicos dizem exactamente o contrário, que os empreiteiros ficam com o calote e que receber é sempre uma preocupação, parece-me que é consoante a narrativa.
    Já para não falar que para receber o do banco o trabalho tem de estar feito e comprovado, se não não há pilim, já se forem capitais próprios é só ter alguma lábia. Basta ver quantos user não são levados a dar grandes somas de entrada sem ter sequer começado a escavação.

Colocado por: zedasilvaPara um empreiteiro a garantia de receber a tempo e horas é maior num cliente que recorra a crédito que num cliente que pague com capitais próprios.
    Um cliente que paga com capitais próprios tem sempre uma ou outra desculpa para não pagar esta semana e arrastar 15 dias o pagamento.
    Um cliente que paga com crédito é logo avisado com antecedência para pedir vistoria para que o dinheiro esteja disponível no dia X.
    O DO que paga com capitais próprios só tem poder negocial se for um investidor e o empreiteiro lhe interessar manter pois sabe que a seguir aquele projeto já tem outro garantido

Que que impede um cliente que recebe a verba do banco de atrasar o pagamento esses mesmos 15 dias? O dinheiro vai parar à conta do Do, se este quiser atrasar o pagamento é indiferente se é dinheiro do banco ou capital próprio, não faz qualquer sentido.
  7. Colocado por: JotaPFaz tanto sentido a sua resposta de "viver onde quiser" como eu dizer para viver para aqui que a água do mar é aprazível.

É só mais uma tirada do sapo e do seu charco imaginário.
    No mundo real só os que podem é que vivem onde querem, os restantes vivem onde podem e não onde querem.

Colocado por: JotaPGanhe noção e acima de tudo maturidade quando se arma em Rambo de teclado.

https://www.youtube.com/watch?v=RGLUocPBks8
    • Sasapo
    • 19 agosto 2022 editado
    Colocado por: JotaP

Eu estou literalmente a c@gar para si e para o Minho. Apenas disse que um t3 podre está caríssimo e você quer que eu vá viver para o Minho! Entenda de uma vez por todas que cegou com a raiva com que anda aqui no post e disse asneira ou que saiu do contexto do meu post.

Faz tanto sentido a sua resposta de "viver onde quiser" como eu dizer para viver para aqui que a água do mar é aprazível.

Ganhe noção e acima de tudo maturidade quando se arma em Rambo de teclado.

Txii homem ficou assim por causa de um comentário? 😅 Tem de se acalmar que isso ainda lhe faz mal ao coração.

Colocado por: JotaP

Da minha parte peço desculpa mas confesso que me tira do sério. Uma coisa é deitar abaixo as minhas ideias outra é inventar sobre elas para depois tentar deitar abaixo.

Ficou mesmo melindrado so por lhe ter dito que casa um escolhe viver onde quer, isto é um fórum, convém estar preparado para ser contrariado eventualmente.

8. Que que impede um cliente que recebe a verba do banco de atrasar o pagamento esses mesmos 15 dias? O dinheiro vai parar à conta do Do, se este quiser atrasar o pagamento é indiferente se é dinheiro do banco ou capital próprio, não faz qualquer sentido.

Nesta você tem razão (mas só nesta 😀 ).. foi um comentário completamente ao lado do zedasilva..

Editado:

A maioria dos DO tem capitais próprios, mais ou menos acaba por ser um pouco indiferente no que diz respeito aos pagamentos.. esses capitais próprios vão andar sempre à frente das vistorias.. é quase como se o banco me estivesse a pagar a mim o que eu investi e não ao empreiteiro..

Na última tranche o caso muda de figura..
  9. Colocado por: Vítor Magalhães

@sasapo, sugiro-lhe que passeneste tópicoantes de continuar a sua participação no fórum da casa.

Obrigado
    Concordam com este comentário:rpmmsantos

Colocado por: JotaPestou literalmente a c@gar para si e para o Minho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
  10. Colocado por: Bragas V

Nesta você tem razão (mas só nesta 😀 ).. foi um comentário completamente ao lado do zedasilva..

Basta saltar de topico para ver que os users mais activos aqui do sitio vão mudando de opinião consoante o tópico em questão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
  11. Colocado por: Sasapo
    Como as coisas mudam, noutros tópicos dizem exactamente o contrário, que os empreiteiros ficam com o calote e que receber é sempre uma preocupação, parece-me que é consoante a narrativa.
    Já para não falar que para receber o do banco o trabalho tem de estar feito e comprovado, se não não há pilim, já se forem capitais próprios é só ter alguma lábia. Basta ver quantos user não são levados a dar grandes somas de entrada sem ter sequer começado a escavação.

Eu acho que você não conhece bem a realidade da coisa, senão nao Falava assim
  12. Não me parece que o DO fique com dinheiro parado na conta a atrasar pagamentos. Quando o crédito também tem prazos assim como a licença. Para o empreiteiro é mais seguro porque tem a certeza de que aquele dinheiro é destinado à obra que tem que avançar na mediante as tranches libertadas.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  13. Colocado por: Bragas V

https://www.doutorfinancas.pt/creditos/como-funciona-o-credito-para-construcao-de-habitacao/
    Com crédito, o dinheiro é do banco, não do DO. Apenas são libertadas parcelas após vistorias.
  14. Na realidade haverá mais empreiteiros a brincar com o dinheiro dos clientes, do que clientes a brincar com o trabalho/dinheiro dos empreiteiros..

Penso eu..
    Concordam com este comentário: DuarteM, rpmmsantos
  15. É incrível, vocês devem pensar que fazer casas é a mesma coisa que comprar cuecas na feira.
    Então a casinha custa 300k? Mas olhe que eu pago a pronto. Ahhh, então sendo assim dê-me 200k e não se fala mais nisso. Ahhh bom, assim está bem…
    Concordam com este comentário: Bragas V, DR1982, Vítor Magalhães, SrR, drodrigues
  16. Colocado por: DuarteM

https://www.doutorfinancas.pt/creditos/como-funciona-o-credito-para-construcao-de-habitacao/
    Com crédito, o dinheiro é do banco, não do DO.

Desculpe mas está enganado.. poderei aceitar que diga que é o banco quem gere a libertação do dinheiro, mas uma vez na conta, o dinheiro é do DO.. até pode ir comprar um carro com ele..

0.6151 seg. NEW