Colocado por: SasapoNeste momento o DO é que anda com o dinheiro na frente, como vai arranjar o dinheiro é uma preocupação do DO, o empreiteiro quer é o dele na hora marcada,
So para alguém sem 2 dedos de testa é que as condições de pagamento não têm qualquer peso para o empreiteiro. Entre saber que está dependente das visitas do banco e respectivas tranches do banco ou que o DO paga a pronto quando cada fase estiver concluída, imagine com qual se está mais confortável?
Colocado por: PedroeLaraAo contrario de muita gente vou pagar a pronto, logo faco mesmo quando quiser.
Atualmente ate me pagam casa, tenho zero despesas mensais.
Colocado por: Sasapo
So para alguém sem 2 dedos de testa é que as condições de pagamento não têm qualquer peso para o empreiteiro. (...)
Colocado por: N Miguel Oliveira
O ponto nem sequer é esse. O ponto é você quase culpar quem vive noutros sítios por pagarem mais caro (o que até tem um pouco de sentido*), e que nem o Minho é todo igual.
No Minho, Trás-os-montes, etc... há muita gente ligada ao sector. Ainda há mais "autodidatas" que noutros sítios. É mais comum ver alguém aventurar-se por sua conta e risco, desconsiderar a lei e os projectos e dum modo ou de outro "dar-se um jeito". Não há tanto problema com a mão de obra no Minho, porque boa parte das empresas são daí, é algo corrente ir para as obras durantes as férias, etc etc... Não é tão desconsiderado como no sul. Também por isso, há maior relação com as próprias autarquias e "fechar de olhos" a muitas situações. Isto também porque a malta conhece-se. É uma questão de probabilidade. Não tanto de ser mais "aldrabão" ou não.
O que quero dizer, é que muitas vezes estamos a comparar "construções" com qualidade/requesitos de construção diferentes. No Minho pelo menos, vejo coisas que não via no Porto ou Maia por exemplo, e é ali mesmo ao lado. Eles nem sabem o que são "forrinhos" eheheh Só em Braga/Barcelos por exemplo, conheço 3 ou 4 obras quase em acabamentos sem meter papeis nenhuns à Câmara, não é preciso vistoriar o isolamento ou ver se o vidro é duplo (nem é essa a função da Câmara), basta "patrulhar". Umas em zonas expostas e grandes, outras mais pequenas e escondidas. Nem a maior câmara da província tem meios para fazer isso, nem quer. Ou se vê, na volta são dalgum conhecido ou familiar. Algum dia lá terá que actuar e pedir para legalizar para não ser tão escandaloso. Já noutras zonas do país, você mete a placa de alvará meio inclinada e recebe logo oficio.
*Apesar de "bacoco" como lhe chamaram, também tem algo de razão. Já anteriormente comentei que a especulação do imobiliário advém também dos DO que vendem o seu apartamento mais caro que o que seria justo. Numa zona onde tudo é mais caro, é normal que tudo suba, incluindo os orçamentos dos empreiteiros. Mesmo que lhes custe o mesmo contruir em Cascais ou 50kms ao lado.
Colocado por: smart
Hum
Com as restrições energéticas que se avizinham em breve e a falta de capacidade instalada, projecta se o continuar do aumento dos preços da energia para a indústria e nesta sequência o corresponde aumento dos preços, sobretudo, aquela que mais consome, como vidro, aço, cerâmica e alvenarias, não sendo de admirar que algumas suspendam a produção, como aconteceu recentemente com as siderurgias, originando falta de produto, concorrendo ainda mais para o aumento dos preços.
É a minha opinião.
Espero estar enganado..
Desde Jan, o gaz para a indústria aumentou 300%.
.
A prudência, manda ter umas velas em casa e umas pilhas para ouvir as notícias...
Colocado por: Sasapo
Mas quer convencer alguém que isso só acontece aqui? Câmaras pequenas? Estamos só a falar de Braga ou Guimarães ou Famalicão até.
Aliás, até arrisco a dizer que em nenhuma câmara deste país vai fiscalizar a espessura do capoto.
Por falar em. Ridículo
Insistir na generalização bacoca é que é ridículo, mas depois ainda comentar isto
Uma boa dose de noção faz-lhe falta.
Acha as casas caras... Mas rentabilidade que iria tirar ser alta já está bem! Há uma coisa chamada proporção, tem de aprender o que é.
Colocado por: Vítor Magalhães
@sasapo, sugiro-lhe que passeneste tópicoantes de continuar a sua participação no fórum da casa.
Isto também se aplica aos demais users do fórum no geral e neste tópico em particular.
Obrigado
Colocado por: DR1982Neste momento o DO é que anda com o dinheiro na frente, como vai arranjar o dinheiro é uma preocupação do DO, o empreiteiro quer é o dele na hora marcada,
Quer la saber de onde ele vem
Colocado por: zedasilvaPara um empreiteiro a garantia de receber a tempo e horas é maior num cliente que recorra a crédito que num cliente que pague com capitais próprios.
Um cliente que paga com capitais próprios tem sempre uma ou outra desculpa para não pagar esta semana e arrastar 15 dias o pagamento.
Um cliente que paga com crédito é logo avisado com antecedência para pedir vistoria para que o dinheiro esteja disponível no dia X.
O DO que paga com capitais próprios só tem poder negocial se for um investidor e o empreiteiro lhe interessar manter pois sabe que a seguir aquele projeto já tem outro garantido
Colocado por: JotaPFaz tanto sentido a sua resposta de "viver onde quiser" como eu dizer para viver para aqui que a água do mar é aprazível.
Colocado por: JotaPGanhe noção e acima de tudo maturidade quando se arma em Rambo de teclado.
Colocado por: JotaP
Eu estou literalmente a c@gar para si e para o Minho. Apenas disse que um t3 podre está caríssimo e você quer que eu vá viver para o Minho! Entenda de uma vez por todas que cegou com a raiva com que anda aqui no post e disse asneira ou que saiu do contexto do meu post.
Faz tanto sentido a sua resposta de "viver onde quiser" como eu dizer para viver para aqui que a água do mar é aprazível.
Ganhe noção e acima de tudo maturidade quando se arma em Rambo de teclado.
Colocado por: JotaP
Da minha parte peço desculpa mas confesso que me tira do sério. Uma coisa é deitar abaixo as minhas ideias outra é inventar sobre elas para depois tentar deitar abaixo.
Que que impede um cliente que recebe a verba do banco de atrasar o pagamento esses mesmos 15 dias? O dinheiro vai parar à conta do Do, se este quiser atrasar o pagamento é indiferente se é dinheiro do banco ou capital próprio, não faz qualquer sentido.
Colocado por: Vítor Magalhães
@sasapo, sugiro-lhe que passeneste tópicoantes de continuar a sua participação no fórum da casa.
Isto também se aplica aos demais users do fórum no geral e neste tópico em particular.
Obrigado
Colocado por: JotaPestou literalmente a c@gar para si e para o Minho.
Colocado por: Bragas V
Nesta você tem razão (mas só nesta 😀 ).. foi um comentário completamente ao lado do zedasilva..
Colocado por: SasapoEu acho que você não conhece bem a realidade da coisa, senão nao Falava assim
Como as coisas mudam, noutros tópicos dizem exactamente o contrário, que os empreiteiros ficam com o calote e que receber é sempre uma preocupação, parece-me que é consoante a narrativa.
Já para não falar que para receber o do banco o trabalho tem de estar feito e comprovado, se não não há pilim, já se forem capitais próprios é só ter alguma lábia. Basta ver quantos user não são levados a dar grandes somas de entrada sem ter sequer começado a escavação.
Colocado por: Bragas V
Nesta você tem razão (mas só nesta 😀 ).. foi um comentário completamente ao lado do zedasilva..
Colocado por: DuarteM
https://www.doutorfinancas.pt/creditos/como-funciona-o-credito-para-construcao-de-habitacao/
Com crédito, o dinheiro é do banco, não do DO.