Colocado por: tfg_3
Sim isso assusta-me por isso é que quero os painéis fotovoltaicos mas o problema é não ter espaço para colocar uma bomba de calor...
Colocado por: Sansoni7
Atente que o termosifão quando mais vai precisar de apoio eletrico é no inverno e nesta altura, para além de haver menos dias de sol, ele anda mais inclinado o que reduz a produção de energia electrica para valores perto dos 50% da capacidade dos paineis.
Quanto á BC há-as de vários tamanhos e capacidades; murais e de apoio no chão. A minha é de 270 litros e foi colocada na garagem.
Colocado por: mafgodTenho termosifão com apoio de resistência.
Tenho a resistência ligada a um controlador que me garante que ás 06:00 tenho água a 45ºC.
Como? Programei-o para que, se a temperatura do reservatório estiver abaixo de 40ºC ás 04:00 ligar a resistência até aos 45ºC.
Tenho também a resistência configurada para aquecer até aos 45ºC.
Nestes dias de pouco sol, a resistência tem funcionado 2h em horário de vazio, estamos a falar em cerca de 4,6kWh por dia.
No limite, num mês, terei gasto 30 x 4,6 = 138kWh, ou seja, algo como 13,8€ mais IVA menos IVA :-)
NOTA: como também preciso que ás 18:00 tenha água quente, o mesmo programador está programado para que entre as 16:00 e as 18:00 tenha, neste caso, água a 40ºC.
Felizmente, raramente funciona :-)
Colocado por: mafgodTenho termosifão com apoio de resistência.
Tenho a resistência ligada a um controlador que me garante que ás 06:00 tenho água a 45ºC.
Como? Programei-o para que, se a temperatura do reservatório estiver abaixo de 40ºC ás 04:00 ligar a resistência até aos 45ºC.
Tenho também a resistência configurada para aquecer até aos 45ºC.
Nestes dias de pouco sol, a resistência tem funcionado 2h em horário de vazio, estamos a falar em cerca de 4,6kWh por dia.
No limite, num mês, terei gasto 30 x 4,6 = 138kWh, ou seja, algo como 13,8€ mais IVA menos IVA :-)
NOTA: como também preciso que ás 18:00 tenha água quente, o mesmo programador está programado para que entre as 16:00 e as 18:00 tenha, neste caso, água a 40ºC.
Felizmente, raramente funciona :-)
Colocado por: bruno_bfbComo é que consegue detectar que caso a agua chegue a 40º, a resistencia liga-se?O controlador usa uma sonda que lê a temperatura do depósito do termosifão.
Colocado por: Pepsi
Meti um termoacumulador de 100l comp apoio ao termosifao, na maioria das vezes só faz a passagem, mas quando preciso tem um shelly para o ligar e desligar, ligo das 06h as 08h nestes dias mais frios, consome 2.5 ou no máximo 3kwh nessas horas, para os banhos da manhã... a partir dai vem o sol e durante o dia a água quente que vem de cima é mais que suficiente para o dia e banhos a noite, e estamos a falar de 3 a 4 banhos à noite, e a aqs também na cozinha...
Foi o sistema que me aconselharam por quem fez toda a instalação de canalizador, solares térmicos e fv....
Não estou nada arrependido!
Com bi-horario esses 3 kw são baratos, se achar que preciso ainda um pouco mais água quente, ou se estiver a despachar energia para a rede, ainda o ligo mais um pouquinho! Mas é raro...
optei por este sistema em vez de aquecer 300 litros de água lá em cima com a resistência, aquece so ca em baixo os 100l!
Noto que fiz muito bem,que é mais que suficiente, e somos 5. E mais económico
Colocado por: mafgodO controlador usa uma sonda que lê a temperatura do depósito do termosifão.
Colocado por: RcrdPrnt
Boas,
Uma coisa que não percebi, ou posso a não estar a ver bem...
De onde vem a água quente para o chuveiro(por exemplo), é do termoacumulador ou do deposito do termosifao??
É que se vier do termoacumulador, esse terá de ter sempre a água quente, se tomar banho de manhã, a água do termoacumulador irá ficar fria, pois vem do termosifão também fria, e depois quando vier o sol, a água aquece no termosifão mas não vai para o termoacumulador.
Ou estou a ver mal as coisas?
Colocado por: rjmsilvaTem contador de rodinha?
Colocado por: ematosPenso que é normal... apesar de só ter contratado 6,9, nos contadores mais recentes se ultrapassar apenas durante um tempo curto esse valor, não vai abaixo (não sei qual o tempo configurado).
Li isto em qualquer sitio aqui pelo fórum...
Colocado por: rjmsilvaimitar o comportamento dos analógicos.
Colocado por: RcrdPrnt
Não,
Colocado por: ricardo.rodrigues
Há diversos equipamentos que têm um pico de consumo no arranque, mas depois um consumo moderado. Também pode ser para atender a esse fenómeno.