Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 841

Colocado por: HAL_9000Quanto é que acha que custa? já agora?
    Na minha zona, abaixo de 150k com certeza
  2.  # 842

Colocado por: N Miguel OliveiraUm factor importantissimo na nossa opinião é que esteja o casal nas reuniões e não apenas um deles.
    Um factor importantíssimo para fazer disparar a área diria eu. eheh
    Foi assim que a minha casa passou de 130m2 para 200m2 (a lavandaria é essencial, o escritório é imprescindível, o closet é obrigatório, tirar a casa de banho social, estás louco? E depois as visitas usavam a nossa? :)
    Concordam com este comentário: gil.alves, N Miguel Oliveira, VCG
  3.  # 843

Colocado por: HAL_9000Se a boca era para mim,

Não. Nem foi boca alguma. Apenas me parece o resumo dos 2800 posts desta discussão: "a culpa não é minha".
    Ao mesmo tempo parece que não podemos debater o produto em si porque fere susceptibilidades.
  4.  # 844

Colocado por: pguilherme
    Talvez quisesse dizer (e assim já faz sentido) é que 400k seria o mínimo para o seu projecto e pretensões.
    Mas isso é diferente de ser o mínimo para qualquer caso.

Oh... seja sério. Com 120m2 seria um custo acima de 3k€/m2. Este mínimo ainda é mais alto que o anterior.

Eu disse que o meu caso não é genérico.
    Mas, não considero a minha área grande ao que por aí mts vezes se vê.
    Tem uma arq. do mais simples e básico possível.
    Tem materiais o mais simples possíveis. (não há pedras xpto de WCs...) etc...
    Tudo o que é investido é em qualidade...

Quanto ao valor €/m2 não comento porque isso é mais arroz (vale de nada).
  5.  # 845

Colocado por: gil.alvesDR... Sei lá bem o que tem lá dentro... :)
    Se é 120m2 brutos incluindo aquela garagem ou não?
    Que janelas tem?
    Que piso interior tem?
    Que fundações tem?
    Que tipo de isolamento tem?
    Como foi construída? à pato bravo ou como manda a sapatilha?
    Os arranjos são só uma vedação e aquele pavê? ou é tudo ajardinado para trás...

...
    ...

Gil, se estamos a falar de minimos, o que acha que la tem? Soalho em madeira maciça xpto e pedra natural vinda da conxixina?
    Claro que poderia ter, mas estava a dar um exemplo para minimos
    Concordam com este comentário: pguilherme
  6.  # 846

Colocado por: DR1982Na minha zona, abaixo de 150k com certeza
    120m2? O factor importante aí é "Na minha zona". ainda assim não sei se consegue fazer essa casa chave na mão abaixo de 150k, se isso incluir tudo, desde terrenos, projetos, taxas a IVA.

São todos esses custos que compõem o valor global que se paga por uma casa.

Agora se herdar o terreno, se o empeiteiro não cobrar o IVA, se os arranjos exteriores, for arar a terra em redor da casa, acredito. E olhe que eu vivia perfeitamente numa casa igual a essa. A garagem era a minha men cave que não quero carros dentro de casa. Só achei graça a porta da garagem ser mais baixa que as outras
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gil.alves
  7.  # 847

Dr

"reve-se" nessa casa ? atenção não estou a julgar a casa de certa forma.
  8.  # 848

Colocado por: gil.alvesTem uma arq. do mais simples e básico possível.
    Tem materiais o mais simples possíveis.
    tu sabes bem que isto nao é verdade Gil :)
  9.  # 849

Colocado por: N Miguel OliveiraAo mesmo tempo parece que não podemos debater o produto em si porque fere susceptibilidades.
    Nenhuma suscetibilidade. Aliás é um exercicio interesante ver aqui as plantas a ser desmontadas para depois reduzir a área.
    Só não concordo que essa conversa de construir o mínimo, ou comprar os mínimos seja assim tão linear como fazem crer. Por um conjunto grande de fatores, as pessoas decidem não construir o mínimo dos mínimos, e nem sempre conseguem prever todos os imprevistos, muitos dos quais nem controlam. É só isso.
  10.  # 850

Colocado por: DR1982Na minha zona, abaixo de 150k com certeza

A minha em 2017 com terreno custou cerca de 160mil, tem 880m2 de terreno, implantação cerca de 220m2 e área útil cerca de 130m2, é uma moradia M4,e toda murada, com cozinha equipada em carvalho...e utilizo toda a casa e chega bem...
  11.  # 851

Colocado por: DR1982estamos a falar de minimos, o que acha que la tem?
    Estamos a chover no molhado.
    E achas que "com os mínimos" um exemplo como eu ia para quanto?
    300 000€
    Não precisas de fazer contas que digo-te.
    o meu exemplo sem atalhar na construção.
    o valor total era de 340 000€
    Estrutura de betão tijolo rebocado por dentro.
    Pav. laminado
    sem PRH
    Sem Zinco
    ETICS
    Louças gama baixa ("leroy")

Abaixo dos 400 000€ como vês.
    Servia? Claro que sim.
    Mas agora estica-te um bocadinho (pouco) nas áreas, arranja um terreno como o teu e que tenhas de murar mais do que eu (míseros 20m)...
    Vê lá para onde vai...

Pronto é melhor ficar por aqui! :)
    Abr.

Colocado por: DR1982tu sabes bem que isto nao é verdade Gil :)
    Desculpa? :)
    Mais simples que a minha? Onde?
    Tenho literalmente 1 rectanculo 5 paredes perpendiculares e 2 tranversais....
    Mais simples(???)
  12.  # 852

Colocado por: marco1Dr

"reve-se" nessa casa ? atenção não estou a julgar a casa de certa forma.
    se a escolha fosse entre isto ou nada, nem’pensava duas vezes.
  13.  # 853

Colocado por: N Miguel OliveiraEstar acorrentado a Portugal porque pobrezinho não ia ter ninguém para pagar impostos é coisa que ninguém pensa antes de emigrar, nem o HAL, quanto mais...
    E não pensei nisso de facto. Mas se pensar em termos do futuro do país, temos é de impedir que as pessoas queiram ir, e não estimular a que vão.

Óbvio que o país ganha em que as pessoas saiam e tragam experiência adquirida. Mas aí não precisa de ser uma franja grande da população, caso contrário seria insustentável. ´

Colocado por: N Miguel OliveiraPara quem constrói seria de todo uma boa ideia experimentar viver em casas diferentes, em localizações diferentes, em cidades diferentes, e se pudessem, em países diferentes até.
    Totalmente de acordo. Eu quando construi já tinha morado em 8 casas diferentes, e num país estrangeiro, e mesmo assim a casa não ficou bem como eu queria, apesar de estar muito contente com o resultado.
    Concordam com este comentário: gil.alves, N Miguel Oliveira
  14.  # 854

Colocado por: gil.alvesTem uma arq. do mais simples e básico possível.
    Tem materiais o mais simples possíveis.
    tu sabes bem que isto nao é verdade Gil :)

Colocado por: gil.alvesEstamos a chover no molhado.
    E achas que "com os mínimos" um exemplo como eu ia para quanto?
    300 000€
    Não precisas de fazer contas que digo-te.
    o meu exemplo sem atalhar na construção.
    o valor total era de 340 000€
    Pav. laminado
    sem PRH
    Sem Zinco
    ETICS
    Louças gama baixa
    agora tira-lhe o CLT e faz a coisa em tijolo/bloco forrado a ETICS em EPS por exemplo…
    mete lhe torneiras leroy e PPR, etc etc
  15.  # 855

Colocado por: DR1982agora tira-lhe o CLT e faz a coisa em tijolo/bloco forrado a ETICS em EPS por exemplo…
    mete lhe torneiras leroy e PPR, etc etc
    Ah sim. Esqueci-me de pôr isso no post acima.
    Editado.
  16.  # 856

Colocado por: gil.alvesAh sim. Esqueci-me de pôr isso no post acima.
    Editado.

Tira-lhe também as janelas topo e por ai fora
  17.  # 857

Colocado por: HAL_9000Peço-lhe que quando construir ou reconstruir a sua casa, faça aqui o relato (nem que seja com outro nome),e mostre a casa que consegue fazer com 150k (terreno incluído imagino).
    Não é ironia. Seria mesmo um relato interessante. Tal como foi a casa 100 do nuno.

Posso-lhe dizer, que em 2019 eu era o gajo mais inflexível do mundo a dizer que não dava mais de 150k para construir a casa. Posso-lhe dizer em quanto ficou, mas não foram 150K. E eu durante 2.5 anos devo ter la investido em trabalho meu, mais de 2000 horas.

Quanto À ideia de poder vender, também é o meu pressuposto desde o inicio. É a última coisa que quero, mas se tiver de ser...

Fica prometido. Mas espere sentado. Eu sou dos que nem vê vantagem em construir antes dos 40, muito menos de viver sempre no mesmo sitio, pelo que a ideia de vender ou alugar seria sempre muito importante, assim como a de construir não uma casa mas 2 ou 3 em paises diferentes. Ainda assim posso adiantar que a primeira será uma requalificação de 60m2 brutos mais um sótão com 13 ou 14, tipologia T3 ou T2+1 num terreno de 180m2 na minha terra natal. A segunda, talvez T3 terrea, 115-120m2 numa cidade que está a explodir demograficamente agora.
  18.  # 858

a casa do Nuno não ficou por 100K, bem que ele se esforçou.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  19.  # 859

Colocado por: gil.alves
    Eu disse que o meu caso não é genérico.
    Mas, não considero a minha área grande ao que por aí mts vezes se vê.
    Tem uma arq. do mais simples e básico possível.
    Tem materiais o mais simples possíveis. (não há pedras xpto de WCs...) etc...
    Tudo o que é investido é em qualidade...

Quanto ao valor €/m2 não comento porque isso é mais arroz (vale de nada).

Os valores por m2 não servem para orçamentar um caso concreto, mas servem bem para ter uma noção, especialmente em termos genéricos.

Até porque dizer que 400k é o mínimo independentemente da área não tem qualquer sentido.

O seu caso é um, mas é óbvio que não lhe pode chamar o mínimo. Como disse, apostou ao máximo na qualidade e não no mínimo. Ou li mal?
    Concordam com este comentário: gil.alves
    • DR1982
    • 20 dezembro 2022 editado

# 860

Esta por exemplo, a cumprir apenas as exigências minimas de isolamento, caixilharia de batente comum, sem vmc, prh, etc etc, com 120 m2, custará quanto ?
    E esta casa com cobertura em etics, tudo da mesma cor ficava bem bonita

0.3069 seg. NEW