Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: DuarteM

Então qual o programa que resultaria? O de esmolas?
    Como é que os outros passaram de pobres a estáveis ou ricos?
    o que achava mais equilibrado era o do PSD. Mas para dizer a verdade nenhum resultaria em pleno.

Um exemplo não simples. A IL na realidade pretende que a saúde funcionasse com base em seguros de saúde. Como é que implementaria isso num país com a nossa média de rendimentos, jamais conseguiram pagar seguros de saúde bons que cobrissem desde o parto a doenças oncológicas.

Em tempos quiseram que os estudantes pagassem an integridade os custos do ensino superior (depois tiraram por vergonha). Isso seria dizer que apenas os filhos dos ricos poderiam ser instruídos.

Acredito mais no modelo sueco de gestão de sociedade do que no modelo preconizado pela IL. O problema é que pagamos impostos como na Suécia, mas o dinheiro desses impostos por cá é muito mais mal aplicado. Veja esta questão da TAP, pelos vistos ninguém do governo sabia que tinham torrado 500 000 euros de dinheiro público para pagar uma indemnização a uma pessoa que transitou para outra empresa pública.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125, hsousa
  2. Colocado por: DuarteM

Passe 40 paus...
    https://www.idealista.pt/imovel/32365820/

Com metro...

https://www.idealista.pt/imovel/32360308/
    eu disse 50 e não 150

De qualquer maneira o da Azambuja era impraticável se o objetivo for trabalhar em Lisboa.
    Já o da Amadora, só vendo a zona. Mas um apartamento desse gênero em 2017 custava menos de 60k
  3. Colocado por: HAL_9000eu disse 50 e não 150

Há para você as casa na AML deveriam ser 50k....uiii tem muito que chorar..

E quer você que o levem a sério...esqueça lá isso, mude-se para a venezuela que até o pão é oferecido.
  4. Colocado por: DuarteMHá para você as casa na AML deveriam ser 50k....uiii tem muito que chorar..
    eu não disse que devia. Disse que comprei por menos que isso, porque foi o limite que estabeleci uma vêz que tinha o dinheiro aplicado em outro local.

Mas dependendo da zona da AML eu não daria mais que isso. Onde comprei, demoro 90 mim de transporte até ao trabalho, e um apartamento gémeo do meu estava à venda no mês passado por 120k. Se os 50k eu achei bom preço tendo em conta o mercado, nunca, mas nunca na vida daria os 120k por um apartamento com os contingentes do meu (distância de Lisboa, 4 andar sem elevador, etc...) O que eu crítico é este salto de mais de 100% em 3 anos.

Limitei-me a dizer o que paguei em 2019, sendo que ganho sensivelmente o mesmo que ganhava em 2019.

Por exemplo os apartamentos que colocou acima (imagino que foram dos mais baratos que encontrou), apesar do valor não ser assustador, eu acho caros para uma família cujo ambos os elementos ganhem o ordenado mínimo. E na AML, apesar de tudo também existe muita gente com esses rendimentos. Daí eu dizer que o.oreco da habitação está defasado dos rendimentos.
  5. 60 min demora quem vive no entroncamento.
    Já pensou seriamente se quer continuar a viver na "cidade"?
    Até ganhava saúde.

É que há malta que eu não compreendo, parecem masoquistas.

2 salários minimos é quase o mesmo de quem ganha 2500 euros.
  6. Colocado por: DuarteMJá pensou seriamente se quer continuar a viver na "cidade"?
    Até ganhava saúde.
    eu disse que demorava 90 de casa até ao trabalho e não até à cidade de Lisboa. Sabe que depois de estar em Lisboa ainda perde um bocado de tempo no metro.

E por fim disse que morava na AML e não em Lisboa. Veja o mapa da AML, onde eu moro não é propriamente cidade. Além do mais na altura não encontrei nada a 50k no entroncamento, nem os transportes me inspiraram confiança
  7. Colocado por: DuarteM2 salários minimos é quase o mesmo de quem ganha 2500 euros.
    não é bem. Mas neste momento com a Euribor como está, essa casa também é cara para um solteiro que ganhe 1600 líquidos.
  8. 3 horas diárias é muita fruta.

Ás vezes mais vale mudar de trabalho e fazer vida noutro local.
    Não se acomode, todos vamos para velhos.

Não é só em lisboa que existe trabalho.
  9. Colocado por: HAL_9000não é bem. Mas neste momento com a Euribor como está, essa casa também é cara para um solteiro que ganhe 1600 líquidos.

Está a brincar certo?
  10. Colocado por: HAL_9000Como é que implementaria isso num país com a nossa média de rendimentos, jamais conseguiram pagar seguros de saúde bons que cobrissem desde o parto a doenças oncológicas.

Como é que pensa que funciona a ADSE?
    - Como um seguro, que permite liberdade de escolha dos prestadores.

Ninguém na IL disse que tinha que ser um seguro simples à americana. O que interessa é colocar a perspectiva de que as prestações de saúde não devem ser um exclusivo do estado, mas o estado deve proporcionar a capacidade de os cidadãos acederem a cuidados, mesmo que optem por prestadores privados (e quem opta pelo privado não devia ser descriminado, mas devia ter comparticipação na medida em que teria se fosse ao público). Idem para a educação.
  11. Colocado por: HAL_9000Em tempos quiseram que os estudantes pagassem an integridade os custos do ensino superior (depois tiraram por vergonha).

Nim.

Por exemplo a atual lista B defende que o ensino superior deveria funcionar num modelo de utilizador pagador com limitações. Seria uma espécie de empréstimo com carência de capitais, em que só se começava a pagar quando entrasse no mercado de trabalho, e só pagaria uma (pequena) percentagem dos rendimentos acima do rendimento médio nacional com um máximo de anos após os quais a (eventual) dívida remanescente seria assumida pelo estado.
  12. Colocado por: ricardo.rodrigues
    Como é que pensa que funciona a ADSE?
    certo mas na ADSE o utilizador paga 3,5% do salário e antes pagava 1%.

Não estou a ver um seguro definir o prémio em função do que você ganha. Quem ganha 600 vai pagar o mesmo que quem ganha 5000. O problema dos seguros é esse. Depois a ADSE não coloca limites nas coberturas que tem (acho eu).o seguro dependendo do prêmio, se o tratamento ultrapassar determinado valor, diz para você se ir tratar ao Totta.

Eu vejo diferenças entre a ADSE e um convencional seguro de saúde. Pena é que só esteja ao alcance dos FP.

Colocado por: ricardo.rodriguesque interessa é colocar a perspectiva de que as prestações de saúde não devem ser um exclusivo do estado, m
    e não o é neste momento. A IL pretendia por o estado a financiar declaradamente os privados e isso a longo prazo iria acabar com o SNS de vez atirando as pessoas para os seguros à americana.

Eu também acho que deve haver mais cooperação com os privados, mas não nos moldes da IL. Gostaria de ver mais PPP por exemplo.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  13. Colocado por: DuarteMEstá a brincar certo?
    um empréstimo de 135k neste momento deve dar uma prestação de 600 euros + seguros.

Tendo em conta que 30% de 1600 são 480, eu acho os 600 euros uma prestação acima da taxa de esforço ideal. Eu não faria um empréstimo com esses valores.
    No limite os 30% de taxa de esforço devem ser atingidos apenas para as taxas Euribor máximas em termos históricos (os tais 5,x %). Pelo menos é assim que acho aposta com risco aceitável. E mesmo assim é impossível prever fenómenos inflacionistas como o atual, que na prática aumentam e muito essa taxa de esforço máxima, via redução de rendimentos reais.

Se fosse comprada recorrendo a poupanças próprias e assumindo que conseguia poupar 30% do rendimento anual (que só com esforço conseguiria) demoraria 22 anos a juntar dinheiro para ela, sem contar com impostos.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  14. Colocado por: ricardo.rodriguesSeria uma espécie de empréstimo com carência de capitais, em que só se começava a pagar quando entrasse no mercado de trabalho, e só pagaria uma (pequena) percentagem dos rendimentos acima do rendimento médio nacional com um máximo de anos após os quais a (eventual) dívida remanescente seria assumida pelo estado.
    Com os nossos salários, em que os jovens nem habitação conseguem pagar, essa proposta tem tudo para correr bem. Por isso é que digo que o programa da IL não funcionaria num país como Portugal. Ainda que considero muito importante a presença da IL na assembleia.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio, ferreiraj125
  15. Colocado por: HAL_9000o programa da IL nunca resultaria num país pobre.

As medidas seriam sempre progressivas. Sem radicalismos, mas reduzindo sempre o peso e influência do estado na sociedade e economia.

O estado já fazia muito mas era em reduzir fortemente a carga fiscal nas habitações para habitação própria permanente (e estaria mais coerente com a constituição da RP, pois 60% do custo de uma casa nova são taxas e impostos, começando no IMT sobre a compra do terreno até ao IVA nos materiais e serviços de construção ou ao IRS dos trabalhadores e ao IRC da empresa do empreiteiro).
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  16. Colocado por: ricardo.rodriguesO estado já fazia muito mas era em reduzir fortemente a carga fiscal nas habitações para habitação própria permanente (e estaria mais coerente com a constituição da RP, pois 60% do custo de uma casa nova são taxas e impostos, começando no IMT sobre a compra do terreno até ao IVA nos materiais e serviços de construção ou ao IRS dos trabalhadores e ao IRC da empresa do empreiteiro).
    Neste assunto concordo totalmente.
  17. A habitação é um problema em basicamente todo o mundo, ainda ontem estava a ver o video abaixo sobre o UK.

Em 2000 construiam 100 mil casas em Portugal, e a economia estava a crescer havia muita mão de obra barata ( putos nas obras) , atualmente constroem-se 15 mil casas e ainda temos emigrantes a chegar todos os dias não há milagres, e só vai piorar com o tempo.

Alem disso antigamente muita gente construía começando por fazer parte da casa que desse para habitar e depois ia construindo e aumentando, a legislação/fiscalização era pouca a mão de obra era relativamente barata e havia muita gente que se ajeitava para ir fazendo umas obras e dava para se ir fazendo.

https://www.youtube.com/watch?v=br415hqbNGM&ab_channel=Channel4News
  18. Colocado por: HAL_9000Dei exemplo de há 10 anos, as taxas ainda não estavam negativas.

Para a discussão vai dar ao mesmo.

Colocado por: HAL_9000Mas só viram que iam na direção errada ao fim de quase 10 anos? Aliás ainda no inicio deste ano o discurso estava muito longe do atual.

Que isto modere o mais rapidamente possível estamos os dois de acordo. Só contesto os meios.

O ponto é que o HAL pega sempre nos preços de antes, como que se fossem bons e justos para todos. E que agora é que estão exageradamente altos para os rendimentos que temos. Como que se antes, há 3, há 5, há 10 anos não houvessem certas condicionantes que originavam aqueles preços.

Eu se vejo um carro em contramão fico todo contente que o condutor se apresse a corrigir a marcha antes que faça mais estragos.
    A inflação é o tipo de problema para ser resolvido à bruta, pois o arrastar da coisa cria uma fadiga brutal, por vezes pior ainda que a própria inflação. Que o digam as economias latinas que há anos e anos que não saem de taxas de inflação altissimas destruindo completamente qualquer tipo de esperança em que a coisa melhore.
  19. Colocado por: pguilhermeOs pais podem dar uma ajudinha para a entrada. Não vejo mal nenhum nisso.
    2 anos com efectividade também não me choca em termos de estabilidade. O futuro ninguém sabe, o jovem pode perder o emprego... mas quem tem 15 anos de casa tb.

Tb não podemos assumir que no estrangeiro a população geral só toma decisões certas.
    Alugar casa em vez de comprar pode ser vantajoso, sim, mas só se for integrado numa estratégia. Sem esta, é mais seguro comprar.

Pois, vai de cada um.
    Ao segundo ano de entrar para o mercado de trabalho meter-se logo com dívidas assim, não é algo que me pareça boa ideia. Mas lá está, não podemos gostar todos de cor de laranja...
  20. Colocado por: pauloagsantose tem motivos para acreditar, um dos problemas de subir alguns impostos é que depois ao baixa-los o valor não é totalmente refletido no preço final. também é verdade que muitas vezes quando o imposto é aumentado o valor também não é totalmente refletido.

os preços do arrendamento só irão baixar quando aumentar o número de casas no mercado.

E um incentivo a isso é a descentralização, a redução do IVA, do IMI, do IMT, etc etc... a ajuda a estabelecer emprego em zonas onde não o há... etc etc. Agora se achamos que é melhor que seja o Estado a mamar algum porque "ganhamos todos", em vez do senhorio ou promotor... OK, tá certo... por isso é que não saímos disto.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues, HAL_9000

0.3411 seg. NEW