Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: DuarteMBoa altura para agarrar nas poupanças e amortizar.


    Foi o que fiz em Outubro, quando ia ter revisão da minha taxa. Ia ter um aumento substancial, fiquei a pagar bastante menos que pagava antes. Perdi liquidez, mas ganhei folga mensal.
    Concordam com este comentário: NB_Viseu
  2. Colocado por: JosebaAs euribors actuais já tem em conta essas proximas subidas "certas"
    Pois, em teoria. Repare lá se após a subida, elas não corrigem logo quase na mesma percentagem. Podem corrigir menos, mas vão corrigir de certeza.
  3. Colocado por: SquireSei que o HAL_9000 vai discordar desta narrativa, porque já discuti isto com ele.
    Eu não discordo da teoria económica em si. Discordo do modo cego que é aplicada, e sobretudo discordo na situação particular de Portugal (ou países em situação semelhante), que está a perder poder de compra há 20 anos. Perder mais ainda, só vai piorar as nossas condições de vida a longo prazo. Ou seja não gera pobreza via inflação, gera via cura.

    Se o poder de compra não for recuperado curto prazo, não vale de nada o facto de "Uma divida de 150 mil Euros não aumenta com a inflação". Pense que quem está a pagar uma divida dessas já teve uma redução brutal do rendimento disponível via aumento de juros. Se além disso ainda vir poder de compra comido pela inflação, que importa que a dívida não aumente, se a capacidade da pagar reduziu de forma significativa.

    Eu antes da subida dos juros e da inflação, conseguia pagar o empréstimo em 10 anos. Neste momento não consigo, por isso no meu caso até posso dizer que a dívida "aumentou". O meu caso deve ser semlhante ao de muitos outros que compraram/construiram nos últimos 5 anos.



    Colocado por: SquireÉ verdade que ele se tem mantido baixo, mas vi um gráfico há pouco tempo que indicava que o nível de poupança estava a decrescer de uma forma avassaladora nos últimos meses de 2022 e em dezembro já estava perto de 0%.
    É verdade eu também vi. Daí não poder concordar que a única alternativa no nosso caso seja continuar a comer poder de compra. O nível de poupanças são um bom indicador, do que sobra depois de pagar os essenciais.



    Colocado por: rjmsilvaAs pessoas ainda não assumiram o "modo crise". Festivais de Verão esgotados, restaurantes, hotéis, shopping tudo cheio de povo. Recordes de movimentos bancários no natal. Grandes festas de passagem de ano. Estamos na ressaca da pandemia,quando passar o pessoal acorda para a realidade e abre a pestana, ou então vai ao fundo.
    Também é verdade. Eu até de tomar a bica fora de casa deixei, para não sacrificar as poupanças (spoiler: tive de sacrificar na mesma). Continuo sem perceber como é que o padrão de consumo continua como o rjmsilva bem indica. Até o concerto da Madona, que tem os bilhetes mais elevados de sempre no nosso país, e totalmente fora da nossa realidade, tem previsões de vir a esgotar. Só podem estar a gastar liquidez que não existe. Os niveis de poupança históricamente baixos assim o indicam. E isto só pode dar mau resulado.
  4. Colocado por: rjmsilvaFoi o que fiz em Outubro, quando ia ter revisão da minha taxa. Ia ter um aumento substancial, fiquei a pagar bastante menos que pagava antes. Perdi liquidez, mas ganhei folga mensal.
    Para quem tem poupanças, a amortização neste momento é de facto a forma mais rentável de as usar. Assumindo que não precisa de liquidez.

    Eu tinha acabado de pagar a empreitada de construção no verão de 2022, pelo que não tinha um valor significativo de poupanças, além dos fundos de emergência.
    Perante isto, a minha estratégia foi estabelecer um plano de amortização (2x ao ano), em que da poupança mensal, metade vai para poupança efectiva (criar liquidez), e metade detina-se a amortizar. O intuito é precisamente aos poucos ir baixando a prestação e aumentando o equilibrio em favor da poupança mensal.
  5. O meu empréstimo é um pouco fora do comum, o montante era médio, um pouco menos de 100k. Mas o prazo era muito baixo, foi feito a 16 anos. Calculei o prazo para uma prestação alta, mas que conseguisse pagar, com margem para assumir alguma subida da taxa de juro. O meu objectivo a nível de CH, sempre foi pagar no menor espaço de tempo possível, para não andar a pagar juros e seguro de vida ad eternum. É o terceiro CH que fazemos. O primeiro pagamos em 5 anos, o segundo em 3. Este espero pagar em cerca de 10. Mantemos os 3 imóveis, o que ajuda a compor o rendimento familiar.
  6. Colocado por: rjmsilvaÉ o terceiro CH que fazemos. O primeiro pagamos em 5 anos, o segundo em 3. Este espero pagar em cerca de 10. Mantemos os 3 imóveis, o que ajuda a compor o rendimento familiar.
    Ótima estratégia. É o que eu e a esposa estamos a tentar fazer. Infelizmente apanhamos já uma época alta em termos de preços, pelo que esses 5 e 3 anos serão impossíveis, e ainda não tinhamos pago totalmente o primeiro quando avançamos para o segundo. Mas com calma a coisa faz-se, sobretudo se conseguirmos rentabilizar um deles.

    Contudo não fiz prazos curtos, para ir jogando com a taxa de esforço. Sei que perco dinheiro assim, mas com disciplina consegue-se abater periodicamente e reduzir significativamente o número de anos, e se houver algum imprevisto ou uma mudança brusca de condições como este ano...sempre há mais margem para aguentar o barco.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  7. se aceitar a campanha do bankinter e isto não melhor daqui a 2 anos quando acabar a taxa fixa posso mudar de banco? a proposta deles realmente ta muito boa mas tenho um crédito a 37 anos e eles so fazem a 30...daqui a 2 anos irá piorar a minha situação
  8. Colocado por: Tviegas89se aceitar a campanha do bankinter e isto não melhor daqui a 2 anos quando acabar a taxa fixa posso mudar de banco?
    Assim que termine o pedido fixo, pode sempre tranferir para outro. Não há uma fidelização por assim dizer. Até ver os bancos oferecem a transferência. Daqui a 2 anos não sabemos, é o risco que corre.
    Concordam com este comentário: NB_Viseu
  9. Colocado por: HAL_9000Assim que termine o pedido fixo, pode sempre tranferir para outro. Não há uma fidelização por assim dizer. Até ver os bancos oferecem a transferência. Daqui a 2 anos não sabemos, é o risco que corre.
    risco de?
  10. Risco de assumir os custos da transferência de crédito.

    Em princípio os bancos irão continuar a oferecer, até porque agora os CH são anos rentáveis. Mas há esse risco, ainda que reduzido.
    Concordam com este comentário: NB_Viseu
  11. Colocado por: rjmsilva

    Foi o que fiz em Outubro, quando ia ter revisão da minha taxa. Ia ter um aumento substancial, fiquei a pagar bastante menos que pagava antes. Perdi liquidez, mas ganhei folga mensal.


    Não sei se compensa assim tanto.

    Os certificados de aforro já estão a render mais de 3%.

    Prefiro manter a liquidez do meu lado. Os juros eventualmente vão descer.
  12. o bankinter tame a oferecer uma taxa fixa durante 2 anos de 3.25, o problema é que tenho que reduzir o crédito 7 anos, estes 2 anos eram tranquilos o problema é depois
    • nasf
    • 20 janeiro 2023
    Colocado por: Tviegas89o bankinter tame a oferecer uma taxa fixa durante 2 anos de 3.25, o problema é que tenho que reduzir o crédito 7 anos, estes 2 anos eram tranquilos o problema é depois


    Mas obriga aos seguros?
    É que os seguros são mais do dobro do que se fosse feito fora do banco.

    No bankinter tem tambem é que adiantar todos os custos(+1500€ dependendo dos valores em causa) e diziam me que o processo ia demorar pelo menos 2 meses.
  13. Colocado por: nasfMas obriga aos seguros?
    penso que sim, se não tiver grande poder negocial. Fazer o seguro de vida fora tem o agravamento de 0,25 % na taxa. Mas pode valer a pena, uma vez que o seguro deles não é um seguro, é um assalto tendo em conta as coberturas.
    O seguro multirriscos é mais ou menos o mesmo valor dentro e fora do banco
    Concordam com este comentário: NB_Viseu
  14. Colocado por: HAL_9000penso que sim, se não tiver grande poder negocial. Fazer o seguro de vida fora tem o agravamento de 0,25 % na taxa. Mas pode valer a pena, uma vez que o seguro deles não é um seguro, é um assalto tendo em conta as coberturas.
    O seguro multirriscos é mais ou menos o mesmo valor dentro e fora do banco
    a mim só o seguro multirriscos,
  15. "O número de banqueiros com remunerações acima de um milhão de euros duplicou em Portugal. E disparou para recorde na União Europeia.

    Seis banqueiros em Portugal ganharam mais de um milhão de euros em 2021, o dobro do ano anterior (marcado pela pandemia). Em média, estes gestores receberam 1,244 milhões de euros, entre remunerações fixas e variáveis, em linha com os valores registados em 2020, segundo um relatório divulgado esta quinta-feira pela Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla em inglês).

    Na União Europeia assistiu-se a “um aumento significativo” do número de altos executivos da banca e firmas de investimento com remunerações superiores a um milhão de euros: aumentou em 41,5% dos 1.383 em 2020 para 1.957 em 2021. “É o valor mais alto desde que a EBA começou a coletar os dados em 2010”, aponta a autoridade."

    https://eco.sapo.pt/2023/01/19/seis-banqueiros-ganharam-mais-de-um-milhao-em-portugal/

    Aos especialistas: Estes também estão a empobrecer, ou a subida dos juros, e a teoria económica do "todos temos de empobrecer para controlar a inflação" só deve afetar o zé que esbanjava o ordendo em latas de atum?
  16. Colocado por: ferreiraj125Não sei se compensa assim tanto.


    Nas contas que fiz, só no seguro de vida e se não mexer mais no empréstimo até ao final, poupo uns bons mils.
    Concordam com este comentário: NB_Viseu
  17. fixar a 5 ou 2 anos? 3.25
  18. Colocado por: Tviegas89fixar a 5 ou 2 anos? 3.25


    Eu fixava a 5 anos...
    E no final ou trocava de banco ou negociava melhores condições (euribor 12M para 6M, por exemplo).

    Conseguiu essa taxa fixa mesmo com o seguro de vida fora do banco?
  19. Colocado por: NB_Viseu

    Eu fixava a 5 anos...
    E no final ou trocava de banco ou negociava melhores condições (euribor 12M para 6M, por exemplo).

    Conseguiu essa taxa fixa mesmo com o seguro de vida fora do banco?

    consegui, a minha questão é so tempo, no BPI dão-me 0,95 mas até tenho confiança com o gestor não me dão menos por causa do seguro de vida, daqui a 5 anos tudo indicia que a euribor esteja mais baixa não sei o que fazer...
 
0.5044 seg. NEW