Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: DuarteM

Devido a esses picos é que depois há apertos.

É suposto as pessoas deixarem de comer?

A malta aqui gosta de falar para não estar calada: as pessoas têm que continuar a comer pelo que, como é natural, vamos continuar a ver os mini/super/hipermercados com pessoas. O problema não é que "a malta anda a comer muito e por isso os preços têm de aumentar". O problema é que há grupos de indivíduos que têm uma enorme ganância e que se aproveitam de todas as tendências e acontecimentos para justificar subida de preços e (admiremo-nos lá) consequente subida de lucros.

E antes que venham para aqui dizer que "são os mercados, os mercados funcionam assim, são os mercados a serem mercados": os mercados foram criados por nós, humanos. Não estamos a falar de leis da física ou de algo esotérico que não compreendemos e não podemos mudar. Os mercados são coisas concretas e que, não se sabendo regular para o bem geral da população (como não tem acontecido), podem e devem ser regulados por legislação. Os mercados não são imutáveis ou divinos. Tirem lá a cabeça da areia com o vosso fanatismo por esta religião que não existe e comecem também a defender os vossos próprios interesses.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  2. Colocado por: PedroNunes24

Então anda a criticar os outros pelo consumo excessivo quando foi de propósito para comprar presunto? Eles aguentam... aguentam.

Critico? Apenas fiz uma observação.
    Por mim a taxa até pode subir até aos 25%....
  3. Colocado por: tgferreiraÉ suposto as pessoas deixarem de comer?

Comer carros, concertos, restaurantes, passeios, tecnologia, etc...? Por mim força, é bom para a economia.
    Não é só os supermercados que estão cheios, esses até nem tem mal nenhum.

Agora andar a chorar que a prestação subiu e depois andar nos "luxinhos"? Pois....
  4. Colocado por: DuarteM

Critico? Apenas fiz uma observação.

Clássico.
    • AMG1
    • 7 março 2023
    Colocado por: DuarteM
    Por mim a taxa até pode subir até aos 25%....

Tipico,
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  5. Colocado por: DuarteMAgora andar a chorar que a prestação subiu e depois andar nos "luxinhos"?
    Em boa verdade o DuarteM também não consegue saber se as pessoas todas que estavam no hiper têm alguma prestação para pagar. Vai ver que muitas delas pensam o mesmo que o DuarteM "Por mim a taxa até pode subir até aos 25%...."

De qualquer forma, e temdo em conta que as empresas privadas tipicamente pagam os orenados na 1ª semana do, não me espanta nada que no fds as pessoas tivesse aproveitado para ir às compras e compor a despensa, que em muitos casos, acredito que já estivesse bastante desfalcada.

Eu por acaso fui no domingo ao final da tarde ao PD fazer as compras mensais, e estavam lá meia dúzia de gatos pingados. O mercadona se abriu há pouco, atraiu mais gente também pela curiosidade.
  6. Colocado por: DuarteM

Comer carros, concertos, restaurantes, passeios, tecnologia, etc...? Por mim força, é bom para a economia.
    Não é só os supermercados que estão cheios, esses até nem tem mal nenhum.

Agora andar a chorar que a prestação subiu e depois andar nos "luxinhos"? Pois....

Realmente, a audácia das pessoas em quererem tirar algum gosto da vida! Passam a maior parte do seu tempo acordadas a gerar fundos para pagar as suas necessidades básicas (que aumentaram drasticamente nos últimos anos) e depois ainda têm a lata de se queixar disto enquanto aproveitam para tirar algum prazer ou conforto da vida! Já viu? Inadmissível! Damos-lhe muita trela e num tarda nada, estão a queixar-se de não conseguirem manter a casa quente para viver!

Volto a insistir: a economia é um conceito criado por humanos. Se a economia não está a servir os interesses da maioria da população, está na altura de rever o porquê e regular nesse sentido. É uma enorme parvoíce andarmos a correr para satisfazer os interesses de uma minoria enquanto a maioria conta os tostões para poder viver.

Diz que não te mal nenhum os supermercados estarem cheios mas foi precisamente nesses que atacou em primeiro lugar. Sugiro-lhe que pense duas vezes antes de falar (ou escrever). E sugiro-lhe fortemente que reveja como se posiciona perante os outros: não é normal esse ódio nem essa falta de empatia para com os outros. Não é normal a malta ficar "a bater palmas" porque as taxas sobem a pique e os seus conterrâneos deixam de poder pagar a prestação. Não foram as pessoas que decidiram construir casas excessivamente caras "porque sim". Fizeram-no porque tudo disparou em termos de preço (inclusivé as rendas) e toda a gente tem direito a ter onde morar.

Não se iludam: isto não é uma questão de "nós" - "os astutos que sempre pouparam e que conseguem ultrapassar este período de tempestade" versus "eles" - "aqueles que foram impulsivos e não fizeram as coisas de maneira ponderada". O aumento das taxas (e dos preços) afecta a maior parte da população - onde realisticamente está inserida a totalidade dos participantes deste fórum. Todos nós estamos a perder poder de compra e qualidade de vida enquanto pequenos grupos que não têm uma real representação na sociedade amealham fortunas e anunciam lucros extraordinários. Tenham alguma empatia e parem de defender o que não são os vossos direitos.
    Concordam com este comentário: AMG1, Ruipsm, HAL_9000, Sasapo
  7. Colocado por: HAL_9000Não queria fazer spoiler....mas subiram 18,8% só em 2022. Por isso mesmo que recuem 10% estarão muito longe de atingir preços acessíveis.
    Mas pode ser que me engane,

BTW Não fui eu que referenciei esse video, como parece sugerir a publicação acima.

Da mesma forma que valorizaram esse valor absurdo num só ano, podem desvalorizar valores igualmente elevados.

Aliás, se desvalorizar, até duvido que seja apenas 10%. Mais depressa não desvaloriza de todo.
  8. powell a voltar atrás no discurso e abrir caminho para 6% nos estados unidos.

EURUSD -1,15% no dia 🫣 coitado do BCE

cuidado com essas contas de sobe e desce em percentagens. se um activo sobe 100% e depois desce 50% volta a breakeven.

de +18,8% para -10% e tendo em conta a inflação, perde valorização real.
  9. Colocado por: buraburamonode +18,8% para -10% e tendo em conta a inflação, perde valorização real
    Com os salários estagnados ou a crescer muito abaixo da inflação, vale de muito a perda de "valorização real". AO final do dia, continua a ser mais caro comprar.

Colocado por: buraburamonopowell a voltar atrás no discurso e abrir caminho para 6% nos estados unidos.

EURUSD -1,15% no dia 🫣 coitado do BCE
    Você até parece que revigora com estas notícias homem.
  10. Colocado por: tgferreiraVolto a insistir: a economia é um conceito criado por humanos. Se a economia não está a servir os interesses da maioria da população, está na altura de rever o porquê e regular nesse sentido. É uma enorme parvoíce andarmos a correr para satisfazer os interesses de uma minoria enquanto a maioria conta os tostões para poder viver.

Podemos sempre voltar às trocas comerciais... e esquecer a economia, mas desconfio que em Portugal ainda ficávamos pior.

Para não satisfazer os interesses da minoria, não podemos depender dela, seja em capital, seja em emprego, consumo...
  11. Colocado por: HAL_9000

Você até parece que revigora com estas notícias homem.

Verdade seja dita, em 15 páginas de tópico (que já é o segundo) é das poucas informações que são relevantes para a pergunta "Euribor - até quanto pode subir".
    Concordam com este comentário: Sasapo
    • AMG1
    • 8 março 2023
    Colocado por: PedroNunes24

Verdade seja dita, em 15 páginas de tópico (que já é o segundo) é das poucas informações que são relevantes para a pergunta "Euribor - até quanto pode subir".

Porquê?
    O que é ve na informação e/ou comentário de tao relevante para responder a pergunta que dá titulo ao tópico?
  12. Colocado por: AMG1

Porquê?
    O que é ve na informação e/ou comentário de tao relevante para responder a pergunta que dá titulo ao tópico?

O $ é a principal reserva de valor mundial. As taxas da FED impactam todas as restantes taxas, inclusive as do BCE, o que impacta a Euribor.

Acha que a Europa, para além do problema da inflação, ainda aguenta uma desvalorização do € em relação ao $? Eu acho que vai ter de subir ainda mais os juros para conseguir acompanhar. Vamos ver é até quanto consegue.

Só como curiosidade, com subidas de juros a este ritmo em breve os EUA vão ter de gastar mais a pagar a própria dívida do que o que gastam com o departamento de defesa.

Em resumo, está tudo a esticar a corda até ver onde dá. Mais tarde ou mais cedo, alguma coisa há-de ceder.
    • AMG1
    • 8 março 2023
    Colocado por: NTORION
    Podemos sempre voltar às trocas comerciais... e esquecer a economia, mas desconfio que em Portugal ainda ficávamos pior.

Para não satisfazer os interesses da minoria, não podemos depender dela, seja em capital, seja em emprego, consumo...

Não percebo a menção a "voltar as trocas comerciais". Nao e disso que a economia também se ocupa, sejam essas relações económicas mais ou menos sofisticadas?
    Parece-me que entre outras coisa há aqui um certo etnocentrismo muito pouco disfarçado.
    Mas o ponto nao é esse, se entendi bem voce assume que regulação da economia significa voltarmos às trocas diretas e a uma economia de subsistência. É isso?
  13. Colocado por: HAL_9000Você até parece que revigora com estas notícias homem.

não sei onde leu revigoramento no meu comentário.

recomendo verem a audição do powell no congresso ontem, disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=8kyhYJ9EFts&ab_channel=YahooFinance
    os senadores abordam vários tópicos que também se tem discutido aqui.

enfim para mim isto é mais interessante do que a maior parte dos dramas da netflix, e mais relevante para o futuro económico de portugal do que as guerras ps-psd.
  14. Colocado por: buraburamono

não sei onde leu revigoramento no meu comentário.

recomendo verem a audição do powell no congresso ontem, disponível aqui:https://www.youtube.com/watch?v=8kyhYJ9EFts&ab_channel=YahooFinance
    os senadores abordam vários tópicos que também se tem discutido aqui.

enfim para mim isto é mais interessante do que a maior parte dos dramas da netflix, e mais relevante para o futuro económico de portugal do que as guerras ps-psd.

Acompanhei ontem em direto e também achei muito interessante. Principalmente por não estar à espera de tanto conteudo sobre criptomoedas numa audição ao FED.
  15. Colocado por: AMG1

Porquê?

o que acontece la, dita o que acontece ca passado uns meses. Ao fim deste tempo todo ainda nao veem a correlacao?
  16. Colocado por: PedroNunes24é das poucas informações que são relevantes para a pergunta "Euribor - até quanto pode subir".
    De facto é verdade. Mesmo assim continuo a achar que ninguém faz ideia. Os discursos do FED, e BCE pouco ajudam. Neste momento (desde o início vá) estão da fase de dar tiros no escuro, na esperança de acertar. Ao fim de 2 meses já admitem que erraram nas projeções. Um banco central não consegue fazerr projeções a 2 meses?
    De facto não se pode esperar que tenham outras soluções que não sejam as mesmas de sempre.

Colocado por: NTORIONPara não satisfazer os interesses da minoria, não podemos depender dela, seja em capital, seja em emprego, consumo...
    E essa minoria não depende também da maioria? O dinheiro que acumulam vem de onde? Não se trata de uma relação de simbiose?
    O problema é que está a passar de simbiose para parasitismo, e quando assim é, tem de se alterar alguma coisa, se não o hospedeiro morre.

Colocado por: buraburamononão sei onde leu revigoramento no meu comentário.
    foi por causa do: "EURUSD -1,15% no dia 🫣 coitado do BCE", pareceu-me regozijo. Aceite as minhas desculpas se a interpretação foi completamente ao lado.
    • NMGS
    • 8 março 2023 editado
    A credibilidade do Centeno em cenários futuros é a de um político, ele vive do presente. O interesse da sua visão é a de manter o consumo para aguentar a economia no presente, e por sua vez aguentar as contas públicas. Em última análise o aumento de inflação até gera mais receita de impostos para pagar a dívida publica, embora que temporariamente, uma vez que o custo do financiamento do estado também irá aumentar, que poderá ser outro problema em breve.
    A meu ver desde 2021 que o sistema político deveria ser mais cauteloso e não continuar a incentivar o consumo como até ao momento.
    Agora fomos e continuaremos a ser presenteados com aumentos de taxas, aquilo que era possível em 2022, os 4%, já foram quase atingidos no caso da euribor a 12M, e as taxas do BCE ainda continuarão a subir mais 1,5 a 2% nos próximos tempos, ou seja uma Euribor nos 4,5 a 5,5%, a juntar o spread...
    Continuo com muita dificuldade em aceitar que o imobiliário não cai 10 a 20% quando o crédito já diminui significativamente, quando uma prestação de 400 em breve passar para os 1100 euros, e quando o próprio BCE já admitiu a meio do ano passado uma quebra na ordem dos 20%.
    Portanto em jeito de conclusão, segundo os novos dados, Euribor a subir até 2024, quando seria previsível até ao 3 trimestre de 2023.
    Relativamente aquelas observações que os restaurantes continuam cheios e as férias de verão (segundo algumas agências janeiro foi dos mais fortes dos últimos anos) não esquecer que as taxas aumentaram significativamente desde julho de 2022, ou seja, numa euribor a 12M só para o fim do próximo ano é que os valores serão corrigidos em alta, levam sempre um "atraso" de 12M.

0.8750 seg. NEW