Colocado por: PedroNunes24FED ao vivo:Estas sessões ficam gravadas em algum lado para rever quando tiver efectivamente disponibilidade?
Colocado por: HAL_9000Pois mas há um pormenor. Não há casas em Potugal, e é essa falta de casas que no meu entender vai sustentar os preços.
Mas já agora com que taxa de juro é que uma prestação de 400 euros passa para 1100 euros?
Quais dados?
Colocado por: ferreiraj125O preço atual é sustentado por escassez e juros baixos.Fora das zonas de elevada pressão populacional, até acredito que os preços baixem com algum significado. Contudo não é nessas zonas que existem os maiores problemas de habitação, e onde eles existem, estou em crer que o preço se irá manter.
Portanto se tens A + B, ambos positivos, e passas a ter apenas A, o resultado tem de descer.
Colocado por: HAL_9000Euribor-até quando pode subir?
"Dos elementos obtidos até ao momento, no retalho, registámos margens médias de lucro bruto, referentes ao ano de 2022, entre: 20% e 30% (açúcar branco, óleo alimentar, dourada); 30% e 40% (conservas de atum, azeite, couve coração); 40% e 50% (ovos, laranja, cenoura, febras de porco); e mais de 50% (cebola)", refere a ASAE."
https://www.publico.pt/2023/03/09/economia/noticia/margem-lucro-retalhistas-chega-50-produtos-alimentares-essenciais-2041694
Se não se conseguir controlar o aproveitamento que está a ser feito por algumas empresas, numa área onde a elasticidade da procura é muito reduzida, então a euribor pode subir até ao "infinito e mais além".
Colocado por: rui1maganoSempre a crescer e possivelmente vão acentuar a subida.Faz sentido uma vez que foi pouco acentuda até agora. Nem se verifivou subida mais rápida de que há memória nem nada.
Colocado por: ferreiraj125Isso é só uma correção de preços após uma decada de politicas inflacionarias.Que calculos é que fez para conseguir afirmar que lucros ainda que brutos na ordem dos 50% sejam apenas "correção de preços".
Colocado por: ferreiraj125
Não percebo a admiração.
Isso é só uma correção de preços após uma decada de politicas inflacionarias.
Os lucros aumentam?
Nim.
O dinheiro perdeu valor, logo os lucros não aumentaram assim tanto.
Colocado por: CarvaiPor acaso gostava de perceber como são feitos os cálculos dos produtos agrícolas. A margem é sobre o custo do produtor? ou sobre o ultimo intermediário. Por exemplo no caso da cebola que custa cerca de 2€ o kg, tirando impostos 50% da margem deve dar um custo de cerca de 1,2€. Quanto é que recebe o produtor? E tratando-se de um produto altamente perecível qual a percentagem que vai para o lixo?
E numa mercearia da esquina quanto custa o mesmo Kg de cebola?
E comprado á beira da estrada diretamente ao "produtor"?
Ainda á uns dias passei no Algarve na 125 e as laranjas do "produtor" não me pareceram mais baratas que no supermercado.
Colocado por: Alto_moinhos_1978Respondendo à questão do tópico, até Agosto/Setembro de 2023, eu projecto perto dos 5% de forma a controlar a inflação para taxas próximas dos 2-3%.
Colocado por: HAL_9000Será assim tão complicado uma entidade reguladora determinar objectivamente se um grossita está a especular um preço? Não há lá ninguém que perceba de economia, ou não interessa?
Mais grave ainda que a especulação é a concertação de preços, ou a "coincidência" de preços. Porque sem a segunda, a primeira não existiria.
Se estivesse garantida a existência da livre concorrência, o mercado regular-se-ia. Agora se num fds a cerveja aumenta 10% em todos os hiper ao mesmo tempo, ora bolas para o livre mercado.
Eu estou convicto que existe especulação por um motivo muito simples: os preços dos bens alimentares aumentaram mais em Portugal do que na generalidade dos países europeus, sem que o nosso país tenha alguma condicionante que o justifique.
Colocado por: AMG1
Desculpe lá mas convém explicar melhor essa da "década de politicas inflacionarias". Que relação têm essas politicas com o aumentos REAIS das margens que ocorreram no ultimo ano e que se mantém, agora já sem disfarce possivel?
Mesmo que fosse como diz, ou seja que os lucros nao cresceram assim tanto depois de descontada a inflação, então a pergunta que se impõe é muito simples, porque raio os rendimentos do trabalho não podem acompanhar a inflação. Porque iria criar a tal espiral inflacionaria, nao era?
Pois, mas o mesmo já não se aplica aos rendimentos de capital, esses já não alimentam essa espiral, porquê?
Sera que a sacana da espiral não gosta do sabor dos lucros mas adora o gostinho dos salários?
Ja agora e se responder, faça lá o favor de nao vir com a lenga lenga de que os lucros podem ser investidos, porque pelo que se sabe, estão é a ir direitinhos para dividendos e consequentemente para o bolso dos acionistas.
Óbviamente que nao vale a pena também levantar-se o habitual coro das carpideiras de que tenho um qualquer problema com lucros, porque nem é caso. Como nao gosto de perder uma boa oportunidadr, até tenho uma boa carteira de papel da JM e esta situação sabe-me "que nem ginjas", o problema e que nunca gostei de ser comido por lorpa.
Claro que limitar os preços nao resolve qualquer problema e até o podia agravar, mas há muitas maneiras de matar moscas e normalmente o vinagre nem é a melhor.
Nunca há uma única via para resolver um problema.
Colocado por: ferreiraj125Sempre a culpar os outros por não terem soluções, mas têm de ser os outros, porque o HAL não sabe nada, só sabe criticar.Eu diria que existem entidades reguladoras para isso mesmo.