Iniciar sessão ou registar-se
    • argo
    • 15 novembro 2022

     # 1

    Colocado por: RJGGE o Cristiano Ronaldo?
    Concordam com este comentário:eu

    Ao Cristiano Ronaldo a tendência da Euribor é uma cena que a ele não lhe assiste.
  1.  # 2

    Colocado por: RJGGE o Cristiano Ronaldo?
    Concordam com este comentário:eu

    Acho que não tem problemas, pagou as casas a pronto e for para o desemprego deve ter um pé-de-meia...
  2.  # 3

    Colocado por: ivreis

    Todos todos certamente que não. Afinal de contas eu nunca neguei que não há ovelhas negras. Mas a esmagadora maioria cumpre o horário. Até pq as chefias (diretores de serviço e coordenadores nos centros de saúde) têm de validar os registos biométricos que saem fora dos parâmetros predefinidos (menos horas que o contratado/horas extra/trocas de horário).
    O problema é qnd as chefias começam a fazer vista grossa aos abusadores...


    Uma coisa é cumprir o horário, outra é estarem lá efetivamente durante o horário.

    Há um mês atrás quis ir dar a vacina ao meu filho, quando chego ao Centro de Saúde, a enfermeira tinha ido lá de manhã picar o ponto e tinha saído para ir ao dentista a 30km do local de trabalho. Entretanto voltou à hora de almoço, picou e foi almoçar. O meu filho levou a vacina à tarde.

    Presto serviços a uma entidade pública, onde o funcionário efetivo só é visto nas instalações à hora de entrada e à hora de saída.
  3.  # 4

    Colocado por: NunoCruzUma coisa é cumprir o horário, outra é estarem lá efetivamente durante o horário.


    Isto.
    O que eu tinha referido é que muitos vão lá passar o dedo e seguem para outro sítio. Ou seja, está tudo bem do ponto de vista de registos, simplesmente não estão lá. Agora, se as administrações sabem que isso acontece e não actuam, é outra história...
    • AMVP
    • 15 novembro 2022

     # 5

    Para além do que vários users já referiram, continuo a querer saber em que hospital do SNS é que os médicos fazem o registo biométrico, é mesmo por mera curiosidade.
    • AMVP
    • 15 novembro 2022

     # 6

    Quanto aos centros de saúde, não sei se o fazem ou não, mas se o fazem então a justificação de faltas de alguns deve ter motivos para além das letras do alfabeto, tal como ocorre numa empresa que conheço.
  4.  # 7

    Colocado por: AMVPPara além do que vários users já referiram, continuo a querer saber em que hospital do SNS é que os médicos fazem o registo biométrico, é mesmo por mera curiosidade.


    Todos
    https://www.dn.pt/portugal/horarios-de-todos-os-medicos-controlados-para-reforcar-urgencias-8878228.html
    Concordam com este comentário: eu
    • AMVP
    • 15 novembro 2022

     # 8

    Colocado por: pcspinheiro

    Todos
    https://www.dn.pt/portugal/horarios-de-todos-os-medicos-controlados-para-reforcar-urgencias-8878228.html

    Não conheço nenhum, lamento. Quer apresentar-me algum?
  5.  # 9

    Poça homem... Em Braga vi eu com os meus olhos os médicos a registarem presença (estava na altura no piso térreo que tem um grande espaço aberto). No de Coimbra conheço médicos e enfermeiro que lá trabalham. No centro de saúde que frequento em Coimbra também lá está perto da entrada. Não sei que mais quer... vá percorrer o país e pergunte em todos os hospitais onde está o sistema de controlo biométrico... Por lei, todos tem que ter.
    Concordam com este comentário: eu
  6.  # 10

    Colocado por: AMVP
    Não conheço nenhum, lamento. Quer apresentar-me algum?


    Porto, São João e Santo António...vá lá.
  7.  # 11

    Santa Maria , vá antes das 8h , até fazem fila. As máquinas estão espalhadas pelos vários serviços.
    Se fõr por exemplo ao bloco de neurologia , é logo á entrada do lado esquerdo.
    Se picam e depois saem já é outro problema
    Concordam com este comentário: eu
  8.  # 12

    Colocado por: AMG1O Nuno nao vai levar a mal, mas a verdade e que eu também queria em Portugal o dinamismo economico dos USA, os serviços publicos da Suécia ou Dinamarca e ja agora pagar os impostos do Panamá (imagino que sejam baixos). Mas infelizmenhe esse país nao existe. Por mais que haja por aí uns quantos politicos a quererem convencer-nos de que isso é possível.


    Claro que não levo nada a mal. Tanto é que concordo o que comentou na generalidade.
    Só acho que por vezes não saímos do registo politico e da velhinha luta entre capitalistas, comunistas, socialistas e liberais... e isso, pouco ou nada me diz pois não é coisa que eu posso controlar.
    O dinamismo económico dos USA ou a falta dele em PT, não advém exclusivamente das leis, da idade ou do passado como bem referiu. Eu prefiro focar-me no que vejo o cidadão comum fazer e tentar perceber porque é que as coisas lhe correm bem ou menos bem.
    Depois, não preciso de catalogar uma medida ou uma ideia de boa ou má, porque vem de Cuba, da Coreia do Norte, da Suécia ou dos USA.

    Colocado por: DuarteMSe a cultura ocidental se traduzir em capitalismo, os chineses têm esse modo de pensar multiplicado por 10.
    Nunca vi gente tão esfomeada por dinheiro.

    Pois, pouco mais discutimos que os "-ismos" e a luta entre eles.
    Não era a isso que me referia. Referia-me ao modo muito diferente de ser, de viver, de se expressar dum indiano ou dum chinês num ambiente ocidental. Do pensamento dedutivo versus indutivo, da necessidade de explicar muito bem o problema (contexto), ou de atalhar para resolver rápido, das poucas reuniões com muita gente versus muitas reuniões com muita gente, do feito vs perfeito, das desculpas, etc... De procurar a resposta no presente (tipico de europeu), no futuro (tipico de americano/australiano), ou no passado (tipico do chinês, indiano). À pequena escala, também encontramos modos diferentes entre alemães e portugueses por exemplo, (mas nada tem que ver com a magnitude dos americanos vs asiáticos vs africanos, etc). O meu ponto é que esse tal dinamismo económico dos USA não resulta apenas do "capitalismo" ou da lei. Resulta também da vontade, da abertura e do intercâmbio de ideias do seu povo, da flexibilidade de adaptação e do olhar em frente.

    Colocado por: AMG1Ter os recursos é essencial, mas a forma como se distribuem é também fundamental,

    Ora nem mais. Além disso é preciso que a coisa funcione.
    Preferia um Estado que se dedicasse ao essencial, e o que fizesse, o fizesse bem feito... em vez de meter bedelho e querer acudir a tudo.

    Colocado por: AMG1aquilo a que o prof. Adriano Moreira definia como a bonita utupia da "igualdade à partida, porque querer a igualdade a chegada, nao passa de uma tolice".

    Tudo certo. A minha dúvida é: Até que ponto não ficamos todos "iguais" de facto, mas dependentes do Estado?
    A câmbio da "igualdade" quanta "liberdade" sacrificamos?

    Colocado por: RJGGE o Cristiano Ronaldo?

    Tem razão, voltemos à Euribor e às coisas que não podemos controlar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrocardiff
    • AMVP
    • 16 novembro 2022 editado

     # 13

    Colocado por: pcspinheiroPoça homem... Em Braga vi eu com os meus olhos os médicos a registarem presença (estava na altura no piso térreo que tem um grande espaço aberto). No de Coimbra conheço médicos e enfermeiro que lá trabalham. No centro de saúde que frequento em Coimbra também lá está perto da entrada. Não sei que mais quer... vá percorrer o país e pergunte em todos os hospitais onde está o sistema de controlo biométrico... Por lei, todos tem que ter.
    Concordam com este comentário:eu

    OK, viu em braga quando era ppp, certo?
    • AMVP
    • 16 novembro 2022

     # 14

    Colocado por: carlota74Santa Maria , vá antes das 8h , até fazem fila. As máquinas estão espalhadas pelos vários serviços.
    Se fõr por exemplo ao bloco de neurologia , é logo á entrada do lado esquerdo.
    Se picam e depois saem já é outro problema
    Concordam com este comentário:eu

    Pronto, vou la entao a este, é mais perto os do Porto sao longe para mim.
    • AMG1
    • 16 novembro 2022

     # 15

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Preferia um Estado que se dedicasse ao essencial, e o que fizesse, o fizesse bem feito... em vez de meter bedelho e querer acudir a tudo



    ...
    Tudo certo. A minha dúvida é: Até que ponto não ficamos todos "iguais" de facto, mas dependentes do Estado?
    câmbio da "igualdade" quanta "liberdade" sacrificamos?



    Quando falamos de paises cujos sistemas políticos configuram, aquilo a que hoje chamamos democracias liberais, onde incluo a UE, os USA e muitos outros, a questão da dimensão do estado e onde ele "mete (ou nao) mete o bedelho" para mim é pouco relevante. No fundo é a forma como aquelas pessoas decidiriam viver.
    O meu ponto é mais como estas sociedades promovem melhor ou pior o bem estar das suas populações e de que modo garantem melhor ou pior alguma igualdade de oportunidades e quanto a isso estou longe de estar convencido de que seja apenas atraves a redistribuição operada pelo estado que isso se consegue.
    Ja aqui escrevi que os USA nem sempre foram tão dramaticamente desiguais como sao hoje e a sua organização economica foi sempre, no essencial, a mesma. A diferença é que no passado apenas o mercado, sem a intervendo do estado, conseguia suprir muitas das funções que habitualmente, na europa, são garantidas pelos estados. Mas esse tempo acabou há muito e hoje os USA sao uma sociedade muito mais desigual do que as europeias. Para agravar ainda mais isto, a criação de riqueza tem aumentado de forma exponencial, o que faz dos USA um país com o maior numero de milionários de sempre, mas onde simultâneamente nunca foi tão dificil pe os filhos da classe media acederem a uma educação de qualidade. Já nem falo da base da pirâmide, porque a maioria desses ja nem sequer tem essa expectativa.
    Pegando neste exemplo e para esclarecer que o meu ponto, nao é se as propinas são gratis para as familias, porque o estado assume o custo (UE com cambiantes), ou se sao as familias a pagarem, como sempre aconteceu nos USA. A questão e que sao cada vez menos aqueles que o podem fazer.
    A solução disto nao está nem na dimensao do estado, dos impostos, ou sequer no dinamismo economico, porque disso apenas resulta ter mais menos riqueza e nada tem que ver com a distribuição.
    Se vir evolução nos ultimos 30 anos da distribuição da riqueza produzida entre remuneração do trabalho remuneração do capital verá uma coisa muito simples, é que uma relação que em egra +/- equilibrada, nao tem parado de se desiquilibrar em favor da remuneração do capital. É aqui, que do meu ponto de vista, reside o essencial da explicação. Quem vive dos rendimentos do trabalho é hoje, relativamente, mais pobre nos USA do que era há 30 anos e é essa a fonte da crescente desigualdade, nao é a dimensao do estado que sempre foi pequeno ou a existencia de mercados livres, porque sempre o foram.
    Na europa a situação é igual, nós (europeus) so nao sentimos isso de forma tão brutal porque temos o estado a operar alguma redistribuição por via dos impostos, porque senão ainda seria pior, porque produzimos menos riqueza.
    Mesmo num país como Portugal, pobre e com um estado ineficiente, se vir o numero de pobres que temos antes e depois das prestações sociais, sao pratiamente o dobro um do outro.
    Eu até já me tinha esquecido dos velhos conceitos marxistas, mas há uns meses vi uma entrevista desse fanático comunista que dá pelo nome de Warren Buffet, em que confrontado com estes factos dizia com todo o descaramento que o caracteriza: é a luta de classes e nós (os capitalistas) estamos a ganhar.
    Valha a verdade este homem sempre teve um estranho sentido de humor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  9.  # 16

    Colocado por: AMG1É aqui, que do meu ponto de vista, reside o essencial da explicação. Quem vive dos rendimentos do trabalho é hoje, relativamente, mais pobre nos USA do que era há 30 anos e é essa a fonte da crescente desigualdade, nao é a dimensao do estado que sempre foi pequeno ou a existencia de mercados livres, porque sempre o foram.
    Na europa a situação é igual,


    Pois, acredito que sim.
  10.  # 17

    Para quem está a obter propostas de bancos relativamente ao credito habitação ou recentemente contraiu esse mesmo crédito, podem partilhar que tipo de taxa escolheram(variável, mista ou fixa) ,o vosso spread e se os seguros são dentro ou fora do banco. Obrigado.
    • FFLS
    • 18 novembro 2022

     # 18

    Ontem coloquei em outro tópico mas não obtive respostas a esta situação. Alguém me pode ajudar a verificar se esta proposta é uma opção válida ou se é alguma tentativa de aproveitamento do banco para sacar mais algum dinheiro de alguma forma?


    Tenho estado em contacto com o Abanca para a transferência do meu crédito do NB.

    Hoje o NB apresentou-me uma proposta de um novo produto que não sei se será melhor que a taxa fixa. Consiste no seguinte, posso fazer uma espécie de taxa fixa durante alguns anos em que se fixa o valor da minha prestação indexada à taxa (+spread) na data da assinatura. Caso a taxa suba fico em dívida com o remanescente que será diluído no restante prazo do empréstimo, caso a taxa desça o valor da diferença é abatido ao valor em dívida.

    Neste momento o que o Abanca me apresenta são 3,5% fixos, do outro lado tenho euribor a 2,8% + 1% de Spread o que dá uma taxa de 3,8%.

    Será que compensa todo o trabalho a alterar para o Abanca?
  11.  # 19

    Colocado por: FFLSHoje o NB apresentou-me uma proposta de um novo produto que não sei se será melhor que a taxa fixa. Consiste no seguinte, posso fazer uma espécie de taxa fixa durante alguns anos em que se fixa o valor da minha prestação indexada à taxa (+spread) na data da assinatura. Caso a taxa suba fico em dívida com o remanescente que será diluído no restante prazo do empréstimo, caso a taxa desça o valor da diferença é abatido ao valor em dívida.


    Esse conceito já não aparecia no mercado há uns anos, mas já foi moda em outros tempos, se tiver a consciência que pode chegar ao ponto de estar a pagar uma prestação e a amortizar menos do que o que está a aumentar á divida, no limite pode estar 10 anos a pagar uma prestação mensal, e ao fim desses 10 anos dever mais ao banco do que o que pediu.
    Se viver bem com isso é sempre uma opção, eu não consideraria.
    • AMVP
    • 18 novembro 2022

     # 20

 
0.1104 seg. NEW