Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: CarvaiHá milhares de casas devolutas.
    verdade contudo há que considerar algumas dessas casas serão heranças mal resolvidas e outras tantas são ruínas.

Contudo sem dúvida que o desagravamento fiscal e acabar com a impunidade de inquilinos não cumpridores, iria aumentar a oferta disponível. Continuo a achar que pagar quase 50k de IVa, para uma casa perfeitamente mediana, é um assalto.

Contudo penso que a medida mais eficaz para resolver a situação a que chegamos, com o preço da habitação tal como está, é aumentar a oferta em parque habitacional público, como o que estão a fazer na zona da cidade Universitária por exemplo.

Repare que os países baixos por exemplo tem acerca de 30% do parque habitacional público, e não consta que sejam bairros sociais, como insistem em chamar aqui no fórum. Em Paris por exemplo penso que mais de 20% da habitação é pública. Está não é de todo uma medida ideológica, é o necessário para conseguir balizar o mercado, e não obriga os senhorios a serem a Santa casa da misericórdia.
    Concordam com este comentário: Carvai
  2.  # 2

Colocado por: DuarteM

Mas é muito menor nos outros lados. O problema de Lisboa e Porto também passa por todos quererem viver lá no meio, masmo jovens sem dinheiro.

Olhe aqui mesmo ás portas da cidade

https://www.idealista.pt/imovel/32255271/

O problema é o pessimo urbanismo e pessima rede de transportes.
  3.  # 3

Colocado por: Bragas VUm jovem de valor, hoje em dia entra para o mercado de trabalho a ganhar mais do que nós ganhámos agora.. o dobro do que ganhávamos quando entrámos..

Não falem só dos jovens mcDonalds..

Mas esbanjam mais do dobro do que esbanjavamos. Este natal fiquei a saber que 70 euros por umas sapatilhas é coisa banal...lol
  4.  # 4

Colocado por: HAL_9000
    Eu nunca tinha percebido como raio o PS conduziu o país a este buraco, em que dificilmente se vislumbra um futuro risonho, mas ao ler estes comentários, começo a ter uma ideia.
    Concordam com este comentário:ferreiraj125
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ferreiraj125,smart

País cheio de velhos pouco instruídos que votam com o umbigo.

Colocado por: NMGS

Agora, outra coisa é o ensino só porque sim, interessa é a % de licenciados sem existir medidas que comprovem a necessidade de formar em quantidade em determinados cursos.

Se as necessidades do país forem só pessoas para trabalhar em hoteis, servir às mesas, conduzir tuktuks, apanhar fruta no alentejo, e profissões afins de baixo valor acrescentado, se calhar temos um problema, não?

Não é por acaso que há imensos licenciados que não têm problemas em arranjar emprego lá fora, ao mesmo tempo que nós importamos centenas de milhares de imigrantes para fazerem trabalhos que criam pouco valor.
  5.  # 5

Colocado por: HAL_9000Qual a remuneração média em Évora, e fora a função pública que tipo de oferta de trabalhos existe?

Não faço ideia, mas trabalho não falta, alguns bem pagos como todos os que envolvem árvores de corte e cortiça.
  6.  # 6

Colocado por: ferreiraj125País cheio de velhos pouco instruídos que votam com o umbigo.

E são esses velhos que votam no PS?
  7.  # 7

Faixa etaria:

Escolaridade:

Fonte:

https://www.pedro-magalhaes.org/bases-sociais-do-voto-nas-legislativas-de-2022/
  8.  # 8

Pois, mas esses gráficos não me dizem nada. Os boletins não têm a idade nem o nível de escolaridade.
  9.  # 9

Colocado por: DuarteME são esses velhos que votam no PS?

não só. o país é maioritariamente de esquerda, até o PSD tem dificuldade em se assumir como um partido de direita, gostando de se colar mais ao centro, veja que até a IL diz que esse rótulo de esquerda/direita nem se aplica a eles.

os 40 anos de ditatura de direita criaram estes anticorpos todos. O Cavaco foi um acaso, apareceu na altura em que o Soares chamou o FMI e teve que tomar medidas pouco populares, depois o Cavaco aproveitou os milhões que começaram a chegar de bruxelas e as pessoas até o viram com um salvador, mas depois disso a direita para voltar a governar teve que se juntar toda em bloco e aproveitar alturas em que as burradas que o PS fazia ainda estavam frescas na memoria das pessoas.

o engraçado é que nos países do antigo bloco soviético, países como a Polônia ou a Hungria, passa-se o inverso, tiveram uma ditatura de esquerda e tornaram-se países maioritariamente de direita.
    Concordam com este comentário: Squire, ferreiraj125
  10.  # 10

Mas esbanjam mais do dobro do que esbanjavamos. Este natal fiquei a saber que 70 euros por umas sapatilhas é coisa banal...lol

Acho que o estado devia comparticipar ..
  11.  # 11

Pelos vistos até para os americanos já está caro. Coitados.

https://youtu.be/pVihnQiE7UU

"Despite their wealth, americans shouldn't have to pay the earth for their homes"
  12.  # 12

Colocado por: Bragas V

Acho que o estado devia comparticipar ..
    eu também não percebo quem gasta 70 euros numas sapatilhas ou 1000 euros num telefone, mas estar a misturar temas em nada abona o seu ponto de vista.
  13.  # 13

Colocado por: HAL_9000eu também não percebo quem gasta 70 euros numas sapatilhas ou 1000 euros num telefone, mas estar a misturar temas em nada abona o seu ponto de vista.

Desculpe mas não fui eu que falei nas sapatilhas.. nem nos iPhones..
    • AMVP
    • 4 janeiro 2023

# 14

Que o problema do preço das habitações não é geral.
    Se cada vez mais pessoas querem viver nas grandes cidades (até mesmo jovens que começaram a trabalhar á meia duzia de dias) e se possivel mesmo lá no meio, é normal os preços estarem altos. É exactamente o mesmo que se passa nos outros países europeus.

Repare, se o trabalho esta aqui, o que fazer?
    • AMVP
    • 4 janeiro 2023

# 15

Nao vejo que os novos e os de meia idade votem com o umbigo dos outros
  14.  # 16

Colocado por: Bragas V

Desculpe mas não fui eu que falei nas sapatilhas.. nem nos iPhones..
    sim mas disse que o estado as devia comparticipar, quando o que se falou foi em formas de o estado intervir no mercado de habitação. Não é misturar temas?
  15.  # 17

Colocado por: AMVPNao vejo que os novos e os de meia idade
    são é menos expressivos.
  16.  # 18

Colocado por: AMVP
    Nao vejo que os novos e os de meia idade votem com o umbigo dos outros

Não é uma questão de misturar assuntos, é uma questão de mostrar que muitos chorões choram de barriga cheia incaoazes de fazer qualquer sacrificio. Ppreferemm chorar e pedir esmolas.

Podem por uma coisa na cabeça, isto chegou a este estado devido á mania de quererem viver como gostariam e não como podem.
    Concordam com este comentário: AMVP
    • AMVP
    • 4 janeiro 2023

# 19

Não é uma questão de misturar assuntos, é uma questão de mostrar que muitos chorões choram de barriga cheia incaoazes de fazer qualquer sacrificio. Ppreferemm chorar e pedir esmolas.

Podem por uma coisa na cabeça, isto chegou a este estado devido á mania de quererem viver como gostariam e não como podem.
    Concordam com este comentário:AMVP

No que refere, concordo consigo, mas parece que são esses que estão certas, os que não são assim apenas passam pela vida a pagar para os outros e ainda são tratados todos os dias como burros.
    • AMVP
    • 4 janeiro 2023

# 20

Colocado por: HAL_9000são é menos expressivos.

Os novos e os de meia idade preocupam-se com os outros? Só pode estar a brincar

0.4371 seg. NEW