Colocado por: Beto1980Bom dia preciso de ajuda...
Apesar de ter nascido no campo, nunca a minha família comprou videiras enxertadas, de modo que tenho uma dúvida muito básica:
Comprei uns Bacelos enxertados - Touriga nacional, os quais chegaram na sexta por transportadora e têm muito bom aspecto!
Quero plantar hoje, mas não sei como se procede em relação ao lacre/cera que está a revestir a "ponta" do bacelo na zona do enxerto....
Isto é para tirar???
Ou a natureza vence este obstáculos e tudo vai brotar?
(É mesmo dúvida de quem nao pesca nada disto 😅)
Obrigado, bom domingo a todos
Colocado por: xiripitiEu não consigo receber as novidades deste "chat" não sei porque
Colocado por: Casa da HortaNão sou muito de luas por enquanto e a razão é simples: só tenho a lua que estiver no sábado. Eventualmente domingo se for empreitada pequena. Não me posso dar ao luxo de ficar à espera da melhor fase da lua. É quando posso e se me apetecer. Na verdade depende da lua mas é da minha! :-)
Colocado por: Casa da HortaUma imagem da mini-geada de sábado e os citrinos protegidos. Quer dizer, mais ou menos protegidos, porque tinha esta manta no jacarandá e foi à vida na mesma. Penso que terá sido do vento forte, que com a geada faz descer ainda mais a temperatura.
Colocado por: NTORIONplantei umas ervilhas (as de dezembro morreram todas com tanta chuva e caracois)
Colocado por: Casa da HortaAs minhas ainda não morreram mas as geadas estão a fazer por isso. Estão amarelas, murchas. Não se devem safar. Tinha tantas e tão bonitas que estavam...
Colocado por: Casa da HortaNo próximo fds vou dedicar-me a meter rega nas árvores novas, tenho receio que passem sede pelas razões que disse em cima.
Colocado por: rjmpiresAinda dizem que não faz frio no litoral alentejano 😅
Colocado por: rjmpiresMas que têm estado uns dias de sol bem bonitos isso têm! Mesmo como eu gosto, frio e sol 👌🏻
Colocado por: Casa da Hortao curso de poda é em Torres Vedras, é isso?
Colocado por: NTORIONJá estávamos era mal habituados....
Colocado por: Casa da Horta
Também não. Apercebi-me de novidades porque vinha cá falar do fds...
Não sou muito de luas por enquanto e a razão é simples: só tenho a lua que estiver no sábado. Eventualmente domingo se for empreitada pequena. Não me posso dar ao luxo de ficar à espera da melhor fase da lua. É quando posso e se me apetecer. Na verdade depende da lua mas é da minha! :-)
Para o Rafael. As batatas da estufa 6 fizeram 2 meses no sábado, estão carregadas de míldio como mostra a imagem. Já desisti delas mas a minha mulher acredita que ainda vão dar qualquer coisa. Não fui espreitar para não a desiludir, mas vou deixá-las até apodrecerem por completo.
Os 5 regos da estufa 8 nem sei o que pensar. Na sexta quando cheguei lá só me apeteceu chorar! Batateiras como 1 semana já com folhas doentes do míldio. Só lá voltei a entrar no domingo e a verdade é que não alastrou, estava tudo bonito. Deram um pulo enorme em 2 dias! Não sei o que pensar. Esta é já batata de semente, devia resistir melhor... Bom, é esperar mas a fé é pouca, sempre vos digo. O senhor da loja agrícola onde costumo ir disse-me que batatas em estufa é impensável, mas não custa tentar. pelo menos este ano.
Uma imagem da mini-geada de sábado e os citrinos protegidos. Quer dizer, mais ou menos protegidos, porque tinha esta manta no jacarandá e foi à vida na mesma. Penso que terá sido do vento forte, que com a geada faz descer ainda mais a temperatura.
Colocado por: rjmpires
Estes últimos meses de facto têm trazido memórias antigas.. semanas ininterruptas de chuva, frio a sério mais que 2 ou 3 dias seguidos. Agora só faltam as noites de verão em que se jantava na rua e lá se ficava até Às 2 da manhã, isto tudo sem os insetos a chatear.
Colocado por: rjmpiresMesmo como eu gosto, frio e sol
Colocado por: NTORIONFazer um combro com o abre regos para as proteger um pouco do vendo não ajudará?
Colocado por: xiripitiEsse míldio nas batatas não está a passar para as alfaces?
Já falamos muito sobre estas estufas, se ler para trás tem muita informação minha, do NT e do Pereira (salvo erro). Tenho uma 2 e uma 3 e tal como já tinha dito a 3 é mais resistente porque tem mais pontos de fixação (mais tubos). Abana menos com vento forte. De resto são muito semelhantes.
Leroy merlin e qualquer loja agrícola. E nas feiras, claro. Super fácil, há em todo o lado esse tomate.
A 3ª questão não faço ideia.
Até ver não, estão impecáveis. Estou atento aos tomateiros, são mais dados à doença e estão mesmo ao lado...
Quem também apanhou foram as favas (que estão no exterior), mas essas se não derem também não me chateio muito.
Colocado por: Zarbsistema de "no till e no digg"
Colocado por: ZarbSerá numa ideia de camas elevadas e com um sistema de "no till e no digg", com algumas ideias de permacultura incorporadas, especialmente na zona do jardim de cheiros e aromáticas. Infelizmente são apenas 1000 m2 dedicados a horta,
Colocado por: NTORIONNem sabia que o tópico tinha mudado, nem aparecem mensagens novas por ler... passou-me despercebido
Aproveito para partilhar um curso de poda em que me inscrevi, caso alguém tenha interesse. Já o andava para fazer há uns anos, mas a disponibilidade era pouca (ainda é), mas os anciãos que me educavam vão partindo e com tanta variedade de árvores cada vez são mais as dúvidas.
https://shop.quintadacaria.com/products/curso-de-poda-em-arvores-de-fruto-presencial-basico-50-pratico-4-fevereiro-2023
nota apenas para o preço, normalmente está em promoção e o preço real (77€) só aparece antes de passar à fase de pagamento.
O 𝐂𝐮𝐫𝐬𝐨 𝐝𝐞 𝐏𝐨𝐝𝐚 Básico presencial foi desenvolvido para que possa aprender e aplicar os princípios fundamentais da poda. Com este curso, poderá:
🍑 1. Distinguir os gomos e os ramos que mais interessam para produzir fruta.
👨🏫 2. Aprender com um 𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚𝐝𝐨𝐫 𝐞 𝐩𝐫𝐨𝐝𝐮𝐭𝐨𝐫 biológico experiente - Agrónomo a tempo inteiro e anteriormente professor universitário.
🍐 3. Aprender nas aulas teóricas e práticas 𝐞𝐦 𝐚𝐩𝐞𝐧𝐚𝐬 7 𝐡𝐨𝐫𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐜𝐮𝐫𝐬𝐨 tudo o que precisa para podar e colher com abundância para toda a vida!
Formação teórica em sala (50%) e prática em diversas árvores de fruto (50%)
O que vai aprender neste curso de um dia?
1. A manusear correctamente a tesoura de poda
2. Os fundamentos e objectivos da poda de Pomóideas e Prunóideas
3. Os tipos de poda para cada fim: poda de inverno, de verão, de condução, de frutificação, e de renovação
4. A obter fruta de melhor qualidade
5. Como evitar os erros mais comuns na poda de árvores de fruto
Principais culturas:
Macieira
Pereira
Damasqueiro
Ameixeira
e Pessegueiro, entre outros.
Indicado para:
Interessados em fruta biológica
Fruticultores principiantes
Fruticultores experientes que queiram reciclar os conhecimentos de poda
Parte teórica em sala
1 – Objectivos da poda de fruteiras
2 – Hábitos de vegetação e frutificação
3 – Sistemas de condução
4 – Tipos de cortes realizados na poda
5 – Tipos de poda (poda de inverno, poda de verão, poda de condução, poda de frutificação, poda de renovação)
6 – Perguntas e respostas (esclareça as suas dúvidas sobre Poda ou Produção de Árvores de Fruto em Modo de Produção Biológico; e.g. traga consigo fotografias para mostrar ao formador)
Parte prática (no campo)
1 – Demonstração de poda em diversas espécies
2 – Prática de poda em diversas espécies
Colocado por: xiripiti
Favas só favas picantes como petisco porque de resto nem dadas :D.. este fim de semana foi um tal revirar terra tirar erva e meter estrume de galinha para daqui a uma semana meter batatas e cenouras.. este frio agora não deu para nada A minha mangueira ficou queimada da geada mesmo estando coberta com manga térmica. Como não sabia deixei a manta por cima das folhas mas não pode ser assim. Tem que ser feita uma estrutura e depois envolver com a manta sem esta entrar em contacto com a planta. Pronto agora que a árvore já está queimadinha já aprendi. Mas tem uma série de vários olhinhos a quererem nascer :) Colocado por: Casa da Horta
Ainda não me contou qual a variedade que vai semear? Semente nova ou batata do ano passado?
Tenho ali umas do ano passado que vou aproveitar para semear.. e tenho outra branca que veio de França (senhoria trouxe) e que dá batatas bem grandes.. fui a uma loja agrícola e até me assustei com o preço da batata semente (desiree)