Colocado por: xiripiti
Tenho ali umas do ano passado que vou aproveitar para semear.. e tenho outra branca que veio de França (senhoria trouxe) e que dá batatas bem grandes.. fui a uma loja agrícola e até me assustei com o preço da batata semente (desiree)
Colocado por: Casa da Horta
Anda nos 10 a 12 euros o saco de 10 kg no Pelarigo, não está muito diferente do ano passado. A ágria comprei-a a 10 e pouco. Acho que há preços bem mais assustadores! E tem a vantagem de resistir muito melhor às pragas.
Onde é a loja onde foi? À do cartaxo?
Colocado por: Casa da HortaAté ver não, estão impecáveis. Estou atento aos tomateiros, são mais dados à doença e estão mesmo ao lado...
Por acaso fui a pelarigo :D.. também só olhei para as desiree.. 8€ 5kg acho eu.. sempre achei estranho custarem mais do que as batatas ditas para comer mas lá tive alguém que me explicou o porquê de o serem :D.. se comprar batata para semente garantidamente são mais resistentes é isso?
Colocado por: ktm333
Pelas fotos, não me parece ser mildio, mas sim "Podridão Negra" começa por afetar o caule, e as folhas, se reparar tem caules pretos, acaba sempre por chegar ao tuberculo que apodrece, aconteceu-nos há uns anos acabamos por perder tudo..
Quanto a semear, o ano passado foi tudo semente velha, e produziram como as outras, este ano irá pelo mesmo caminho durante a próxima semana, já só semeamos as temporãs pois não são atacadas pela borboleta, ainda as andamos a comer e nem ver borboleta, as outras já vêm sempre bastante atacadas, e as temporãs também dão menos trabalho com regas, aproveitam a agua da chuva, é um risco com as geadas, mas, vida de agricultor de mês(é de mês a mês, tirando no verão) é assim..
Não tenho dúvida nenhuma e nem é pela publicidade. Nunca tenho míldio preocupante quando uso batata de semente e o mesmo não posso dizer com a outra. A batata de semente é criada quase em laboratório, cruzam variedades para obter o melhor nível de resistência às pragas. A batata da colheita anterior leva com ela terra onde provavelmente há casulos do fungo.
Claro que isto sou eu, que não uso nem nunca usei fungicidas.
A desiree não gostei muito dela nas duas vezes que semeei, já não a quero há uns 4 ou 5 anos! Mas gostos são gostos.
O ano passado comprei Agria, deu boas batatas.. Hmm pronto acho que então convenceu-me a comprar batata própria de semente :D.. eu fungicidas uso os que são possíveis para agricultura biológica, só uso químicos mesmo quando não há solução, tem um bicho aqui (dizem que é bicho de arroz) que mete-se na raiz da couve e mata as couves todas não há hipótese.. por aí no seu terreno tem disso?
Colocado por: Casa da HortaVou pesquisar a podridão negra
O pelarigo de salvaterra tem ágria em sacos de 10 kg que não chega a 11 euros, comprei há coisa de 2 semanas. E nos de 25 kg ainda deve ficar mais barato.
Até ver nunca tive, mas o meu vizinho da frente contou-me que lhe atacaram o cebolo de maneira que nunca tinha visto. Não a temporã mas a leira da valenciana tardia. Viu-se aflito para eliminar a praga do tal bicho do arroz e ele não recusa usar nada. E foi como diz, comem as raízes.
Vou ver se passo por lá então, obrigado.. Eu aqui esqueço-me semppre que tenho esse bichinho, meto as couves e depois já é tarde, as couves nenhuma delas prestou, apodrecem a raiz e lá foi.
Já que estamos nisto, se quiser experimentar a melhor batata do mundo (um pouco de condescendência, por favor :-)), tem na Hortiloja de Marinhais a variedade Laura... Um nadinha mais cara mas garanto-lhe que vai gostar ;-)
Colocado por: rjmpiresPor aqui não há galinha que tenha descanso!
São as melhores babysitters 🐔
É lá que tenho comprado praticamente tudo :D.. mas este ano não sei porque, algumas coisas tem vindo com doença e estou a ficar com o pé atrás.. a batata Agria que comprei foi lá
O seu filho a 3ª palavra que terá aprendido foi urtiga, não foi? :-)
A minha mais velha fartou-se de choramingar com as picadas, ainda não quase não falava e já as conhecia bem!
Uma praga e o Pires tem aí para dar e vender! Dizem maravilhas delas mas para mim maravilha é um terreno sem urtigas. felizmente no novo tenho conseguido dizimá-las. Chego a andar 50 metros só para deitar ao lixo ou lareira uma que encontre no meio do terreno. Odeio-as!
O que adoro são fotos de crianças a brincar com galinhas ;-)
Colocado por: rjmpiresOntem fui espreitar uma loja aqui perto a ver se compro uma roçadora,
Colocado por: rjmpiresNunca tinha pensado em ir para bateria.. mas secalhar até faz mais sentido. Devem ser cerca de 500m2 com erva e um motor elétrico que vais funcionar 4-5 vezes por ano deve durar uma vida.
Vou investigar estes equipamentos a bateria, obrigado pela dica 👍🏻
Colocado por: Casa da HortaNo ano passado perdi muitas nas geadas de março (eu e muita gente à minha volta), mas é como diz, é um risco.
Sim, a doença é como diz. Vou pesquisar a podridão negra. Muito obrigado.
Qual é a variedade tempora que vai semear agora?
Há no fórum pelo menos uma discussão sobre o assunto. Lembro-me que um user optou pela Einhell e também está satisfeito, mas como detesto essa marca nem hesitei. O NT também tem uma makita (ou é de um familiar, não sei bem) que experimentou e gostou muito.
Só não levar com o barulho e cheiro do motor a gasolina vale o investimento. O meu receio era se teriam força suficiente para cortar erva a sério como nós temos e isso posso garantir-lhe que limpam tudo. Único defeito: as calças ficam numa lástima!