Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: luisrdsNos feijões noto que ao fim de 5m fica logo uma poça de água


    Pode ter a ver com o tipo de terra, se for argilosa deve reter a água, se for arenosa escoa...



    Colocado por: luisrdsAgora as alfaces estão a grelar antes de crescerem o suficiente


    Supostamente sim, mas elas mesmo greladas estão tenras e dão para comer.
  2.  # 82

    Colocado por: NTORION

    Pode ter a ver com o tipo de terra, se for argilosa deve reter a água, se for arenosa escoa...





    Supostamente sim, mas elas mesmo greladas estão tenras e dão para comer.


    A minha terra era muito barrenta, era uma vinha antigamente, este ano descarreguei para lá 3 carradas de areia fina, camionetas de 3.500kgs em cento e poucos m2
    • Dacepa
    • 20 julho 2022 editado

     # 83

    Colocado por: lmcaetEste ano também dei conta das alfaces grelarem rápido, as courgettes produziram pouco comparando com anos anteriores, o tomate é o oposto, muita produção, o resto tudo igual.


    Pronto não sou só eu. No meu cantinho as courgetes apodrecem 4 apanho uma (e não a deixo crescer muito para a não perder), alfaces grelam mas as folhas de baixo ainda as papo, tomates está a carregar bem mas só vou comer o primeiro no final de semana.

    Couves de Bruxelas a couve mãe cresceu bem mas os brotinhos mal se vêem e as couves dão sempre (coração lá me apodreceram duas mas nada de mais, acho que foi bicho)

    Feijão de estaca é que dá que até enjoa e abóboras é a infestação do costume.

    Rega comecei agora com 2 sprinklers que até final d Agosto vai ser estar uns dias e não estar outros. Vou começar com 5 minuto as 8AM e outros tantos 8PM. Quando for mais calor meto 10 minutos logo vejo.

    Raios parta o tempo ...
  3.  # 84

    Colocado por: Dacepasprinklers


    isso são aspersores? há muita cultura que n gosta de água na folha...
  4.  # 85

    sol muito quente requer muita agua para arrefecer a terra senão coze tudo ...creio que estas quantidades e tempos que usam não trazem nada de bom para as plantas , eu fui criado a ver uns terrenos de alfaces a crescer milhares em terreno aberto e levavam agua todo o santo dia naqueles aspersores rotativos só assim se mantem a planta e a terra fresca ... num gota a gota imagino que no minimo não se deve desligar , é obvio que a qualidade da terra conta muito e deve ser tido em conta mas com as vossas temperaturas e climas secos colocar agua e esta apanhar sol isso só pode cozer tudo acho eu .
  5.  # 86

    Colocado por: NTORIONisso são aspersores? há muita cultura que n gosta de água na folha...


    Sim aspersores.


    Eu sei que há algumas que não gostam de água na folha mas este ano já está tudo a correr mal e está. Olhe é como diz a minha Mãe, e chovendo, as mesmas não ficam molhadas?
  6.  # 87

    Nabos , cenoura Nantes , tomates , feijão Catarino já pronto para apanha , açafroa muito linda este ano , e se não fosse alguns problemas com as fotos mostrava mais mas não quer carregar ... E tudo sem rega , mas também já tive muito prejuízo , courgete é a tonelada lindas lindas ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  7.  # 88

    Colocado por: Dacepae chovendo, as mesmas não ficam molhadas?


    Tem a ver com a temperatura e o sol, nuns casos é propicio a criar mildio/oidio, nos outros por ex alfaces, pode parar o processo de fotossíntese devido à diferença de temperatura abrupta e as folhas tb morrerem. Já se o fizer de manhã cedo ou noitinha estes riscos não ocorrem.

    Colocado por: rafaelisidorou fui criado a ver uns terrenos de alfaces a crescer milhares em terreno aberto e levavam agua todo o santo dia naqueles aspersores rotativos só assim se mantem a planta e a terra fresca ...

    É praticamene o que fazem aqui nas hortas em redor.


    Outra coisa que me esqueci de referir antes, é que este ano se vendeu muito menos (fim do covid) plantas dessas em couvete que disponibilizam os hortos, alfaces, tomates, pepinos, etc etc.. Sendo que eles reforçaram os pedidos pq o ano passado esgotou tudo e não havia, já este ano ficam com elas, e as alfaces e muitas outras culturas ficando muito tempo na couvete crescem pouco na folha, mas desenvolvem muitas raízes, qd chegam à terra o foco não é tanto o desenvolvimento floriar, mas sim logo a floração... isto aliado ao calor...

    Ou seja, qd forem comprar alfaces para plantar, não convém que sejam muito grandes, com muita raíz, nada disso, ali com meia dúzia de folhas com 5cm é o ideal. Pegam muito melhor e desenvolvem-se tb melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dacepa
  8.  # 89

    Colocado por: NTORIONTem a ver com a temperatura e o sol, nuns casos é propicio a criar mildio/oidio, nos outros por ex alfaces, pode parar o processo de fotossíntese devido à diferença de temperatura abrupta e as folhas tb morrerem. Já se o fizer de manhã cedo ou noitinha estes riscos não ocorrem.


    Quando é à mangueira rego pelas 10 da noite.
    Com os aspersores é que tem de ser de 12 em 12 e foi a hora mais equilibrada que achei.

    Colocado por: NTORIONOu seja, qd forem comprar alfaces para plantar, não convém que sejam muito grandes, com muita raíz, nada disso, ali com meia dúzia de folhas com 5cm é o ideal. Pegam muito melhor e desenvolvem-se tb melhor.


    Obrigado pela dica que queria ir comprar mais algumas para tapar uns buracos que tenho ali a precisar de verde🤣
  9.  # 90

    Este ano é para esquecer (já tinha dito num tinha? 😅)






    É assim vai o tema aqui no norte litoral!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  10.  # 91

    Como já disse eu rego 30m de manhã 07h e 15m às 18h, aqui vou passar para as 20h

    E em relação às alfaces grelarem, por serem grandes quando se transplantam, por aqui também não é esse o problema, a semente è minha e estou constantemente a produzir (semear) para ir transplantando.
  11.  # 92

    Colocado por: luisrdsE em relação às alfaces grelarem, por serem grandes quando se transplantam, por aqui também não é esse o problema
    tirando o mês de maio em que elas espigam naturalmente de resto elas espigam com falta de agua , a alface é uma planta que precisa de muita agua quando o clima fica muito quente .
  12.  # 93

    Colocado por: rafaelisidoroa alface é uma planta que precisa de muita agua quando o clima fica muito quente .


    Realmente foi em maio/junho que houve uma grande incidência de alfaces a grelar.
    Rafael, acha que o tempo que estou a dar não é suficiente? É que eu faço um buraco, para ver a humidade, no sitio da gota, e aquilo tem humidade até alguns 40cm.
  13.  # 94

    plantar batata doce nesta altura. que me dizem?
  14.  # 95

    Colocado por: luisrdsmaio/junho que houve uma grande incidência de alfaces a grelar.
    mês de maio espiga tudo Junho pode vir de arrasto pelas zonas como se diz temperam ou serôdia , nestes 2 meses é normal aparecer a espiga em muitas culturas mesmo novas , 40 cm de humidade acho que não deixam duvidas ... é mesmo do Mês de Maio . agora deixou-me curioso com esta cena de espigar em maio vou investigar , alguém sabe ?
  15.  # 96

    Colocado por: buraburamonoplantar batata doce nesta altura. que me dizem?
    nos Açores dá , só temos que o fazer no final do dia e molhar o pé e esperar que no dia seguinte não seja um dia de verão 😂
  16.  # 97

    Colocado por: buraburamonoplantar batata doce nesta altura. que me dizem?

    Batata doce é das coisas mais fáceis de cultivar. Desde que encontre à venda pés de planta é avançar. Agora vê-se à venda em todo o lado. Até agosto e setembro dão para plantar.
  17.  # 98

    Colocado por: Casa da Horta
    Batata doce é das coisas mais fáceis de cultivar. Desde que encontre à venda pés de planta é avançar. Agora vê-se à venda em todo o lado. Até agosto e setembro dão para plantar.


    já está no chão há uma semana. houve uma batata doce que ficou meia esquecida e decidi meter num vaso, que deu muitos pés. engraçado como eles depois se despegam facilmente.
  18.  # 99

    Tomate três cantos rosa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, NTORION
  19.  # 100

    Colocado por: rjmsilvaTomate três cantos rosa
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NTORION
      Resize_20220723_125642_2465.jpg
      Resize_20220723_125641_1996.jpg

    Bom aspeto... Acompanhava bem com o alvarinho do lanche de ontem...
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
 
0.0220 seg. NEW