O Kia e-Niro obteve o primeiro lugar no ranking "J.D. Power 2021 Electric Vehicle Experience (EVX) Ownership Study". O estudo inaugural da consultora americana questionou perto de 10 mil proprietários de veículos elétricos sobre critérios como custos de propriedade, autonomia da bateria ou prazer de condução, atribuindo ao modelo da marca sul coreana a mais alta pontuação (782) no segmento de mercado generalista. Os resultados dos níveis de satisfação dos condutores americanos colocaram o Chevrolet Bolt (745) em segundo e Hyundai Kona (743) em terceiro. No segmento premium, foi o Tesla Model S a obter a classificação geral mais alta, com uma pontuação de 798 numa escala até 1000 pontos.
Colocado por: pguilherme
Uma "rule of thumb" da malta do turismo é não ultrapassar os 800 km por dia, com pelo menos uma paragem a meio do dia.
Isto é, 400km de manhã, que a uma média de 90km/h, são ~4h30, ou 4h a uma média de 100km/h. Arrancar às 9h e parar às 13h/13h30 para almoçar. É puxado, mas razoável.
1700 km a uma média ponderada de 90km/h são quase 19h. Com uma paragem, vamos assumir a meio, seriam 9h30min a conduzir sem parar, com 850km feitos de seguida. A paragem a meio, presumo que para dormir, o carregamento não seria problema.
Ainda assim, 850 km sem qualquer paragem, é um excelente exemplo onde um eléctrico ainda não é a melhor opção.
Se este caso, que implica por exemplo arrancar às 9h e só parar às 18h30, sem intervalo para comer, WC, esticar as pernas, beber um café, whatever, serve como férias ou tortura, fica ao critério de cada um. Mas é um exemplo válido!
Colocado por: pguilherme
O preço de aquisição pode ser reavido com a venda posterior, a não ser que se fique com o carro para sempre, como é algo frequente.
Por enquanto, como empresa, é provável que ao se comprar eléctricos, estes operem durante 2 ou 3 anos e se ainda se faça lucro com a liquidação.
Colocado por: ThingsHappenTer um EV é, para muitos, mais caro e mais limitativo que ter um ICE. O que atrasará a transição (a haver uma).Só discordo na palavra "muitos", diria antes "alguns".
47% dos inquiridos indicaram que percorrem 7 a 28 km por dia. A maior parte destes condutores utiliza o automóvel para percorrer distâncias entre casa-trabalho.
Colocado por: ThingsHappen
Foram 1700km feitos em 16h, com saída às 6:30. Uma paragem apenas (para reabastecer o carro).
Foi um exemplo extremo, apesar de nem ter sido a única vez que fiz algo semelhante.
Mas frequentemente tenho dias com 600~700km que quero fazer numa manhã...e faço. Como tomar o pequeno almoço em Barcelona cedinho e Almoçar no Mónaco.
Num EV, qualquer EV, seria impossível.
Faço algo semelhante pelo menos 2x/ano.
Mas mesmo em Portugal, faço Viana do Castelo - Marvão e semelhantes com a frequência que não seria aceitável não ter em casa um carro capaz de o fazer numa tirada, sem me preocupar com desligar o AC e ir a 90 na AE.
Colocado por: ruicarlov
Sinceramente acho isto um pouco triste. Está cada vez mais evidente que temos urgentemente de rever muitos dos nossos hábitos se é que não queremos que os nossos filhos e netos passem por maus bocados, no entanto continua-se a observar uma enorme intransigência de muita gente a ceder um centímetro que seja no seu conforto. Sim, fazer 400km de uma assentada nos limites de velocidade é complicado num VE, mas é assim tão inaceitável fazer uma pagarem de 10-15min para poder chegar ao destino?
Colocado por: ThingsHappenComo em qualquer carro. Isso não é uma vantagem dos EV.
Colocado por: ThingsHappenAté lá, para mim, é uma "fad".
Colocado por: ThingsHappenForam 1700km feitos em 16h, com saída às 6:30. Uma paragem apenas (para reabastecer o carro).
Foi um exemplo extremo, apesar de nem ter sido a única vez que fiz algo semelhante.
Mas frequentemente tenho dias com 600~700km que quero fazer numa manhã...e faço. Como tomar o pequeno almoço em Barcelona cedinho e Almoçar no Mónaco.
Num EV, qualquer EV, seria impossível.
Faço algo semelhante pelo menos 2x/ano.
Colocado por: ThingsHappenSe eu tenho que programar a viagem de A a B de acordo com a ferramenta, então não estou a usar a ferramenta adequada.
Colocado por: ruicarlovCompreendo perfeitamente que há utilizações cuja necessidade supere muita coisa. Por exemplo a nível de saúde e deslocações de médicos ou outros serviços de urgência. Mas quando entra o argumento "por que me apetece", como é frequente surgir neste tipo de discussões, pergunto-me se não há também um grande potencial de melhoramento nesta parte.
Colocado por: ruicarlovA tecnologia, a infraestrutura e a política têm de evoluir, mas a mentalidade do utilizador não? O comportamento de quem utiliza a ferramenta está acima de qualquer evolução? Atingiu o seu expoente máximo?É estranha a falta de capacidade de adaptação (e não um "contentar com uma solução inferior" como está a ser sugerido).
Colocado por: IronManSousaA viagem mais longa foi 3000 kms até à Croácia, em 30 horas. Nenhum VE permite isso
Colocado por: IronManSousa Além que teria de saber em Espanha quais as estações que permitem carregar. Uma trabalheira.
De acordo com o GizmoChina, esta nova divisão da Xiaomi terá um capital equivalente a 1,3 mil milhões de euros, ficando sob responsabilidade direta do fundador e CEO da empresa chinesa, Lei Jun.
Colocado por: rjmsilvaCom os fanboys que a Xiaomi tem, só pode ser um sucesso.
Colocado por: JotaP
Tenho Xiaomis há sete anos. Primeira vez que tenho um ou dois gadjets, que não avariam em dois anos nem se tornam mais lentos ou perdem características... E baratos.