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  1.  # 61

    Colocado por: rjmsilva

    Claro que não, quando tivermos 5 milhões de carros a carregar na rede nacional, a energia vai ficar mais barata.


    Mas está a subir o preço por causa dos carros eléctricos?
  2.  # 62

    Colocado por: nortenho66

    Mas está a subir o preço por causa dos carros eléctricos?


    Não foi o que eu disse.
  3.  # 63

    Colocado por: rjmsilvaClaro que não, quando tivermos 5 milhões de carros a carregar na rede nacional, a energia vai ficar mais barata.


    Colocado por: rjmsilva

    Não foi o que eu disse.
  4.  # 64

    Obrigado. Eu disse que ia ficar mais barata, ou não?
    Concordam com este comentário: mafgod
  5.  # 65

    Colocado por: nortenho66

    Mas está a subir o preço por causa dos carros eléctricos?

    A noticia é que a electricidade vai subir. Os VE estao competitivos agora ao preço atual da energia. E quando massificar a vensa dos VE? Vão continuar a ser competitivos?
    Essa é a questão futura.
    Ninguem disse que a electricidade aumentou ou vai aumentar com a meia duzia de VE que andam no mundo ou em Portugal.
    Qd esta vantagem desvanecer qual será o incentivo?
  6.  # 66

    Colocado por: SirruperE quando massificar a vensa dos VE? Vão continuar a ser competitivos?


    Claro que vão. Artificialmente como agora.
  7.  # 67

    Colocado por: SirruperQd esta vantagem desvanecer qual será o incentivo?


    Os combustíveis fosseis serão ainda mais e mais caros.
    A chamada fiscalidade verde irá sobretaxar aquilo que se pretende reduzir e subsidiar aquilo que se quer introduzir.

    Por isso ter gasoleo e gasolina a 3Eur/lt dentro de 5 anos, não me parece impossível.
    Se não mais cedo. Pelo menos para particulares para não penalizar os transportes de mercadorias que ainda não têm alternativa.
  8.  # 68

    Colocado por: SirruperQd esta vantagem desvanecer qual será o incentivo?

    O facto de serem superiores. Muito mais eficientes (muito menos energia gasta para o mesmo trabalho), mais cómodos se existir uma estrutura de carregamento enquanto o carro está parado, mais silenciosos, menos complexos, sem emissões de poluição sonora e atmosférica nos grandes centros, etc etc etc.
    Há muitas razões para os VE serem a melhor alternativa de mobilidade ligeira, a poupança até é a menor delas.

    Edit: o que acho errado é insistirmos (todos, às vezes também o faço) nesta visão de extremos do tudo ou nada. Ou hão de ser todos eléctricos ou os eléctricos não servem para ninguém. Eu acho que vai haver lugar a todas as tecnologias. Acho é que os VE vão calmamente acabar por se tornar a maioria, porque são superiores. Mas não vão ser exclusivos de forma nenhuma.
  9.  # 69

    Colocado por: Bruno.AlvesHá muitas razões para os VE serem a melhor alternativa de mobilidade ligeira, a poupança até é a menor delas.



    Até porque a base de referencia (poupança em relação aos ICE) irá eventualmente desaparecer. Passará a ser a nova norma.
    A isenção de IUC não existir para sempre. Os incentivos na aquisição também não.

    Os PCRs públicos depressa terão todo um sobre-custo, em que o preço do kW não é o mais relevante.
    Por isso, mesmo o consumo, só será realmente barato para quem puder carregar em casa e eventualmente com apoio solar.

    Mas sim, continua a ser uma melhor alternativa.
  10.  # 70

    Oh Bruno, eu quero fazer 25h por dia a conduzir sem interrupções, mas como nenhum eléctrico permite isso, o resto é conversa! :)
    Concordam com este comentário: nortenho66
  11.  # 71

    Colocado por: hangasAté porque a base de referencia (poupança em relação aos ICE) irá eventualmente desaparecer. Passará a ser a nova norma.
    A isenção de IUC não existir para sempre. Os incentivos na aquisição também não.

    Os PCRs públicos depressa terão todo um sobre-custo, em que o preço do kW não é o mais relevante.
    Por isso, mesmo o consumo, só será realmente barato para quem puder carregar em casa e eventualmente com apoio solar.

    De acordo. Agora temos benefícios económicos e fiscais. Mas desaparecerão quando a plataforma já estiver estabelecida, evidentemente.

    Uma grande vantagem é também o apoio solar, que irá jogar com os cálculos de investimento nos mesmos, para além de uma maior independência (económica e física) de acesso à energia/combustível.
    Até agora, tem sido frequentemente um investimento de muito baixo rendimento. Mas com esta mudança, o cenário mudará.
  12.  # 72

    Pois, atualmente não há dinheiro para baixar a fiscalidade dos combustíveis, mas no furio, o dinheiro vai aparecer por magia para pagar painéis solares e VEs a toda a gente.
  13.  # 73

    Colocado por: hangasOs PCRs públicos depressa terão todo um sobre-custo, em que o preço do kW não é o mais relevante.
    Por isso, mesmo o consumo, só será realmente barato para quem puder carregar em casa e eventualmente com apoio solar.
    Essa realidade é já hoje.
    Ou seja, não compensa carregar nos postos públicos podendo carregar em casa.
    Eu passei de quase cem por cento carregar fora para carregar em casa.
    E quem diz eu, muitos mais, basta ver alguns postos públicos que até se fazia fila agora estão praticamente desertos.
  14.  # 74

    Colocado por: rjmsilvaPois, atualmente não há dinheiro para baixar a fiscalidade dos combustíveis, mas no furio, o dinheiro vai aparecer por magia para pagar painéis solares e VEs a toda a gente.

    Baixar impostos nos combustíveis? Até poderão é subir.
    Benefícios para VE já há, bastantes até e julgo que tb existem apoios para paineis solares, embora não tenha certeza.
    Há que aproveitar enquanto há, porque não serão eternos.
  15.  # 75

    Colocado por: rjmsilvaPois, atualmente não há dinheiro para baixar a fiscalidade dos combustíveis,


    Nem a intenção é baixar, por muito que o ministro sugira que até queira.

    https://www.euronews.com/2021/07/14/carbon-tax-alternative-fuels-brussels-unveils-drastic-measures-to-slash-emissions-by-2030

    Entre impostos logo na importação de combustíveis fosseis para a EU, a taxas de carbono no abastecimento, o PVP dos combustíveis só vai aumentar nos próximos anos.

    Claro que isto será progressivo e faseado. E numa primeira fase será a penalização do diesel para uso particular, tendo um preço na bomba igual ao da gasolina (como alias já acontece em alguns países)

    Depois numa segunda fase será o agravar dos preços de ambos até não fazer sentido economicamente manter os ICEs particulares a funcionar.

    Num desses documentos da comissão europeia havia um estudo/proposta/qq sobre um mecanismo de compensar o elevado preço na bomba para alguns setores, como o transporte de mercadorias.

    https://www.fuelseurope.eu/knowledge/refining-in-europe/economics-of-refining/fuel-price-breakdown/
  16.  # 76

    Colocado por: hangasDepois numa segunda fase será o agravar dos preços de ambos até não fazer sentido economicamente manter os ICEs particulares a funcionar.


    Foi o que eu disse, tornar os VEs competitivos, artificialmente.
  17.  # 77

    Até ao dia que já não haha opção, aí já não será preciso serem competitivos.
    • neco
    • 6 setembro 2021

     # 78

    O meu sonho atual é um Tesla Model Y Performance 🤤
  18.  # 79

    Colocado por: necoO meu sonho atual é um Tesla Model Y Performance 🤤


    O meu sonho era ter os 70k que ele custa. 😁
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Carvai
    • neco
    • 6 setembro 2021

     # 80

    Colocado por: rjmsilva

    O meu sonho era ter os 70k que ele custa. 😁
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães


    71.985,17€ para sermos mais exactos, sem extras 😆

    Mas é máquina e dá para a família e as malas! 🤤
 
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