1. Novo ou usado (semi-novo)?Semi-novo e nessa gama, nem pensava duas vezes (por acaso até pensava), Kia e-Niro ou Hyundai Kauai ambos de 64kW. Depois é encostar o ICE na garagem.
2. Marca e modelo adequado?
3. Onde comprar e qual marca/modelo da wallbox?Pondere um carregador portátil regulável em vez de uma wallbox.
4. Opção de tarifário e potência da casa (neste momento tenho simples, 6,9Kvw)?Bi-horário e carregar o VE no horário de vazio obviamente :-)
5. Cuidados ou procedimentos a ter num VE?Por norma, só se recomenda carregar até 100% se for andar de seguida e não o deixar horas ou dias esquecido. Quando chegar a casa na reserva deverá carregar um pouco até cerca dos 20% de modo a não o deixar horas e dias na reserva.
5. Cuidados ou procedimentos a ter num VE?Menos que num ICE :-)
6. Custo da manutenção agendada (revisão) comparativamente com veiculo a combustão?Quem compra novo ou até um ano, por norma, pelo menos na Nissan pode, pode comprar um pack manutenção que poderá sair mais em conta.
7. Como proceder após os anos de garantia ou utilização das baterias? Custo de substituição?Isso é quase o mesmo que perguntar quanto custa um motor ou filtro de particulas de um ICE.
Colocado por: DomDeve ficar-se apenas por consumíveis tipo discos e pastilhas e líquido de refrigeração do pack de baterias caso o tenha.Os discos duram e duram :-)
Colocado por: mafgodOs discos duram e duram :-)
O meu Leaf24 com mais de 160.000km tem os discos e pastilhas de origem ;-)
Colocado por: DuarteM
Ou trava muito pouco e a baixa velocidade ou são de má qualidade.
Discos, pastilhas e pneus quanto pior a qualidade mais duram.
Colocado por: taunus
Ou tem uma condução preventiva, e utiliza a regeneração ao invés de utilizar os travões. Já eu faço isso há mais de 14 anos com o meu Honda Civic Hybrid, não tem ciência de foguetão nenhuma. Os discos são de origem e pastilhas vai com a 2ª muda. Também são fracos?
Colocado por: DomSendo material de origem, acredito que seja mais o estilo de condução praticado que num VE até é importante.
Colocado por: DuarteM
Para mim condução preventiva é igual a conduzir a pisar ovos. Não é coisa para mim.
Mas sim, acredito que deve haver gente que um jogo de discos lhe dure a vida inteira.
Colocado por: DuarteM
Porquê? Os discos e pastilhas de origem são melhores que os aftermarket?
Mas sim, a condução conta muito e dependendo dela não há qualquer necessidade de comprar material de qualidade superior.
Colocado por: DuarteM
Discos aguentam, mas pastilhas costumam vidrar e perdem eficácia, mas com o seu tipo de condução pouco ou nada irá notar.
Para mim condução preventiva é igual a conduzir a pisar ovos. Não é coisa para mim.
Mas sim, acredito que deve haver gente que um jogo de discos lhe dure a vida inteira.
Colocado por: ARAS79É a minha primeira participação neste (já muito longo) tópico dos VE.
Pondero trocar de viatura este ano e a hipótese de um VE é real! Seria tipo um 2.º carro da casa, um ligeiro, para as voltas pela cidade e em pequenos trajectos (menos de 80Km/dia). Tenho garagem individual com possibilidade de carregamento (não tenho ainda wallbox).
As minhas questões para as quais gostaria de ouvir as vossas opiniões, para um orçamento que não exceda os €25/30.000,00:
1. Novo ou usado (semi-novo)?
2. Marca e modelo adequado?
3. Onde comprar e qual marca/modelo da wallbox?
4. Opção de tarifário e potência da casa (neste momento tenho simples, 6,9Kvw)?
5. Cuidados ou procedimentos a ter num VE?
6. Custo da manutenção agendada (revisão) comparativamente com veiculo a combustão?
7. Como proceder após os anos de garantia ou utilização das baterias? Custo de substituição?
Obrigado.
Colocado por: Bruno.Alves
No Leaf e no ioniq nunca tirei ferodo das jantes da frente a lavar o carro.
Colocado por: ARAS79Pondero trocar de viatura este ano e a hipótese de um VE é real! Seria tipo um 2.º carro da casa
Colocado por: taunus
Temos Fittipaldi... e adivinha a condução dos outros.
Colocado por: Domo material aplicado de fabrica é de qualidade. Já o comprado "cá fora", tem um leque de escolhas desde o material barato equivalente a lixo até ao material caro que já nem compensa pela qualidade não ser tão melhor (diminishing returns).
Colocado por: DuarteM
Adivinhar? Não é necessário, você mesmo disse qual era.
Posso me enganar, mas de carros e mecânica em geral ao pé de mim deve saber muito pouco mesmo.
Colocado por: FerlimaJá se conseguirá arranjar algum Dacia Spring usado entre os 14000 e 15000€?!