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  1.  # 861

    Na minha opinião:
    1 - usado semi-novo é sempre a minha opção preferencial. De preferência importado (as garantias são europeias, não há problema , são perfeitamente suportados cá)
    2 - se é para essa descrição, ioniq 28kWh na casa dos 20k€. Mas é um limite apertado, porque se esticares um pouco esses 30k€ consegues chegar a um Niro/Kauai 64kWh que é outro nível de VE e permite substituir totalmente o carro a combustão.
    3 - Numa primeira fase, não compres wallbox nenhuma. Para os km diários o EVSE de origem chega, depois vês se precisas de mais. Não esquecer que a wallbox exige também uma tomada/instalação adequada e isso pode ser analisado com tempo.
    4 - É o que tenho e carrego VEs há 6 anos. Se o teu estilo de consumo o permitir, passar para bi-horário é sempre excelente opção uma vez que durante a noite consegues preços muito melhores. Mas o resto do perfil de consumo da casa tem de acompanhar.
    5 - Andar. E lavar de vez em quando para não ficar a parecer mal 😂
    6 - É um tema sensível. Em princípio tem muito menos a fazer nas revisões, mas (discutiu-se atrás) alguns concessionários estão a esticar-se no preço da MO. Deves pagar neste momento uns 150€ para te trocarem o filtro de habitáculo e pouco mais. Procurar orçamentos à tua volta em vários concessionários é boa ideia.
    7 - Ao que se sabe, na tecnologia actual é de esperar que a bateria sobreviva ao carro.
    Concordam com este comentário: mafgod
  2.  # 862

    Já tudo foi dito.... mas aqui vão os mes 5cts :-)

    1. Novo ou usado (semi-novo)?
    2. Marca e modelo adequado?
    Semi-novo e nessa gama, nem pensava duas vezes (por acaso até pensava), Kia e-Niro ou Hyundai Kauai ambos de 64kW. Depois é encostar o ICE na garagem.

    3. Onde comprar e qual marca/modelo da wallbox?
    Pondere um carregador portátil regulável em vez de uma wallbox.
    Contacte-me depois quando tiver o VE :-)

    4. Opção de tarifário e potência da casa (neste momento tenho simples, 6,9Kvw)?
    Bi-horário e carregar o VE no horário de vazio obviamente :-)

    5. Cuidados ou procedimentos a ter num VE?
    Por norma, só se recomenda carregar até 100% se for andar de seguida e não o deixar horas ou dias esquecido. Quando chegar a casa na reserva deverá carregar um pouco até cerca dos 20% de modo a não o deixar horas e dias na reserva.

    5. Cuidados ou procedimentos a ter num VE?
    Menos que num ICE :-)
    Ver a pressão dos pneus e a água do limpa-vidros :-)
    Mais a sério, quando o VER for estar vários dias/horas parado, manter entre os 20 e 80% de carga... mais coisa menos coisa :-)

    6. Custo da manutenção agendada (revisão) comparativamente com veiculo a combustão?
    Quem compra novo ou até um ano, por norma, pelo menos na Nissan pode, pode comprar um pack manutenção que poderá sair mais em conta.
    No meu caso, Leaf40, pack manutenção 5 anos em 2018, pouco mais de 300€ :-) o que equivale a cerca de 70 a 75€ por ano.
    Seja como for, é mudar o filtro habitáculo e mudar o óleo dos travões de 2 em 2 anos ;-) e há marcas que nem obrigam a manutenção :-)

    7. Como proceder após os anos de garantia ou utilização das baterias? Custo de substituição?
    Isso é quase o mesmo que perguntar quanto custa um motor ou filtro de particulas de um ICE.
    Os preços variam de marcas para marcas, há marcas que suportam o valor outras nem por isso.
    Seja como for, a maior parte dos VEs de hoje, tem 7 a 8 anos de garantia e 150 a 160.000km.
    Por degradação, duvido que alguém troque de bateria (baterias de 64 mesmo com 50% degradação ainda premitem facilmente uns 200km!)... agora, pode avariar um módulo ou outra coisa qualquer e aí, pode tentar comprar uma bateria em seguna mão por exemplo.
  3.  # 863

    Colocado por: DomDeve ficar-se apenas por consumíveis tipo discos e pastilhas e líquido de refrigeração do pack de baterias caso o tenha.
    Os discos duram e duram :-)
    O meu Leaf24 com mais de 160.000km tem os discos e pastilhas de origem ;-)
  4.  # 864

    Colocado por: mafgodOs discos duram e duram :-)
    O meu Leaf24 com mais de 160.000km tem os discos e pastilhas de origem ;-)


    Ou trava muito pouco e a baixa velocidade ou são de má qualidade.
    Discos, pastilhas e pneus quanto pior a qualidade mais duram.
    •  
      Dom
    • 17 fevereiro 2022

     # 865

    Sendo material de origem, acredito que seja mais o estilo de condução praticado que num VE até é importante.
  5.  # 866

    Colocado por: DuarteM

    Ou trava muito pouco e a baixa velocidade ou são de má qualidade.
    Discos, pastilhas e pneus quanto pior a qualidade mais duram.


    Ou tem uma condução preventiva, e utiliza a regeneração ao invés de utilizar os travões. Já eu faço isso há mais de 14 anos com o meu Honda Civic Hybrid, não tem ciência de foguetão nenhuma. Os discos são de origem e pastilhas vai com a 2ª muda. Também são fracos?
    Concordam com este comentário: Dom, mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
    • DuarteM
    • 17 fevereiro 2022 editado

     # 867

    Colocado por: taunus

    Ou tem uma condução preventiva, e utiliza a regeneração ao invés de utilizar os travões. Já eu faço isso há mais de 14 anos com o meu Honda Civic Hybrid, não tem ciência de foguetão nenhuma. Os discos são de origem e pastilhas vai com a 2ª muda. Também são fracos?
    Concordam com este comentário:Dom


    Discos aguentam, mas pastilhas costumam vidrar e perdem eficácia, mas com o seu tipo de condução pouco ou nada irá notar.
    Para mim condução preventiva é igual a conduzir a pisar ovos. Não é coisa para mim.
    Mas sim, acredito que deve haver gente que um jogo de discos lhe dure a vida inteira.
  6.  # 868

    Colocado por: DomSendo material de origem, acredito que seja mais o estilo de condução praticado que num VE até é importante.


    Porquê? Os discos e pastilhas de origem são melhores que os aftermarket?
    Mas sim, a condução conta muito e dependendo dela não há qualquer necessidade de comprar material de qualidade superior.
    •  
      Dom
    • 17 fevereiro 2022 editado

     # 869

    Colocado por: DuarteM
    Para mim condução preventiva é igual a conduzir a pisar ovos. Não é coisa para mim.
    Mas sim, acredito que deve haver gente que um jogo de discos lhe dure a vida inteira.

    Condução preventiva é como o nome indica prever as situações. Não significa andar devagar.

    Colocado por: DuarteM
    Porquê? Os discos e pastilhas de origem são melhores que os aftermarket?
    Mas sim, a condução conta muito e dependendo dela não há qualquer necessidade de comprar material de qualidade superior.

    Não foi isso que eu disse. Tirando erros de engenharia ou defeitos de fabrico, o material aplicado de fabrica é de qualidade. Já o comprado "cá fora", tem um leque de escolhas desde o material barato equivalente a lixo até ao material caro que já nem compensa pela qualidade não ser tão melhor (diminishing returns).
  7.  # 870

    Colocado por: DuarteM

    Discos aguentam, mas pastilhas costumam vidrar e perdem eficácia, mas com o seu tipo de condução pouco ou nada irá notar.
    Para mim condução preventiva é igual a conduzir a pisar ovos. Não é coisa para mim.
    Mas sim, acredito que deve haver gente que um jogo de discos lhe dure a vida inteira.


    Temos Fittipaldi... e adivinha a condução dos outros.
    • JotaP
    • 17 fevereiro 2022

     # 871

    Colocado por: ARAS79É a minha primeira participação neste (já muito longo) tópico dos VE.

    Pondero trocar de viatura este ano e a hipótese de um VE é real! Seria tipo um 2.º carro da casa, um ligeiro, para as voltas pela cidade e em pequenos trajectos (menos de 80Km/dia). Tenho garagem individual com possibilidade de carregamento (não tenho ainda wallbox).
    As minhas questões para as quais gostaria de ouvir as vossas opiniões, para um orçamento que não exceda os €25/30.000,00:
    1. Novo ou usado (semi-novo)?
    2. Marca e modelo adequado?
    3. Onde comprar e qual marca/modelo da wallbox?
    4. Opção de tarifário e potência da casa (neste momento tenho simples, 6,9Kvw)?
    5. Cuidados ou procedimentos a ter num VE?
    6. Custo da manutenção agendada (revisão) comparativamente com veiculo a combustão?
    7. Como proceder após os anos de garantia ou utilização das baterias? Custo de substituição?

    Obrigado.


    O ioniq que estou a vender responde a tudo isso e ainda com o bónus de ficar com um dos carros mais eficientes do mercado, o que vai fazer com que rapidamente seja o 1º em uso lá em casa.
  8.  # 872

    Num VE grande parte das travagens "normais" acabam por ser no mínimo apoiadas (muitas vezes feitas na totalidade) pela regeneração. Claro que se for a travar a fundo vai às pastilhas, mas numa condução normal (nem é tanto pisar ovos) o desgaste é muito menor. Já não falando em "descer a serra" ou outras

    Há um taxi famoso, da zona de Barcelona, que enfiou 400.000km num Leaf de primeira geração, dos primeiros mesmo de 2011 ou 2012 (entretanto trocou por um Leaf mais recente) quase todos com as pastilhas originais. Trocou-as "perto do fim" por recomendação da idade, mas ainda tinham muito material para gastar.
    edit: aqui estava ele com 300kkm, meia capacidade de uma bateria já de si pequena para os padrões de hoje.
    https://forumdacasa.com/discussion/52442/topico-dos-veiculos-eletricos-ve/?Focus=1168970#Comment_1168970

    No Leaf e no ioniq (90.000km em conjunto) nunca tirei ferodo das jantes da frente a lavar o carro.
    • JotaP
    • 17 fevereiro 2022 editado

     # 873

    Pastilhas que VIDRAM com a idade. Leram Aqui.
    •  
      Dom
    • 17 fevereiro 2022

     # 874

    Colocado por: Bruno.Alves
    No Leaf e no ioniq nunca tirei ferodo das jantes da frente a lavar o carro.

    Mais uma vantagem
    Concordam com este comentário: mafgod
    • Dav82
    • 17 fevereiro 2022

     # 875

    Colocado por: ARAS79Pondero trocar de viatura este ano e a hipótese de um VE é real! Seria tipo um 2.º carro da casa


    Fiz exatamente isso, adquiri um VE para trajetos curtos, no meu caso um Smart Forfour e gostei tanto que a seguir troquei o outro de combustão por um Tesla, neste momento tenho 2 VE e não podia estar mais satisfeito.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  9.  # 876

    Colocado por: taunus

    Temos Fittipaldi... e adivinha a condução dos outros.


    Adivinhar? Não é necessário, você mesmo disse qual era.
    Posso me enganar, mas de carros e mecânica em geral ao pé de mim deve saber muito pouco mesmo.
    • DuarteM
    • 17 fevereiro 2022 editado

     # 877

    Incrível como parece que aqui ninguém parece saber que as pastilhas têm validade temporal, não só de desgaste.

    Colocado por: Domo material aplicado de fabrica é de qualidade. Já o comprado "cá fora", tem um leque de escolhas desde o material barato equivalente a lixo até ao material caro que já nem compensa pela qualidade não ser tão melhor (diminishing returns).


    O de origem é igualzinho ao cá de fora, mas mais caro.
    Cá fora tem melhor e mais barato que na origem, até porque não existem discos e pastilhas de origem.
    •  
      taunus
    • 17 fevereiro 2022 editado

     # 878

    Colocado por: DuarteM

    Adivinhar? Não é necessário, você mesmo disse qual era.
    Posso me enganar, mas de carros e mecânica em geral ao pé de mim deve saber muito pouco mesmo.


    Ui, realmente a internet permite que as pessoas cresçam em garganta sem saber para quem falam... E logo sem aquecimento.
    Concordam com este comentário: Dom
  10.  # 879

    Já se conseguirá arranjar algum Dacia Spring usado entre os 14000 e 15000€?!
  11.  # 880

    Colocado por: FerlimaJá se conseguirá arranjar algum Dacia Spring usado entre os 14000 e 15000€?!

    Por esse preço compra-o novo!
    18500 - 3000 do apoio (assim que sair o OE)
    Quando começarem à venda usados faz sentido que seja por 12k ou 13k, digo eu, que não percebo nada disto.
    Concordam com este comentário: mafgod
 
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