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  1.  # 1

    Colocado por: smarto comparar preços usados electricos com carros a combustão novos é batota
    Colocado por: smartmas num rapido exercicio, um peugeot 208 custa cerca de 16700 euros
    mas se for electrico, custa cerca de 32 mil
    quase o dobr
    Os valores PVP não são esses mas próximos (segundo o site oficial, gasolina desde 17.510€ e 100% elétrico 30.970€) mas siga..
    Está a comparar a versão a gasolina com 75CV e a versão elétrica com quase o dobro, 136CV.
    Um com mudanças manuais e o outro "automáticas".
    Um que para percorrer precisa de gastar mais de 10€ e o outro nem chega 2€.
    Ai a batota... :-)

    Colocado por: smarte para recuperar tal diferença, ultrapassa a vida util do carro
    ou nunca será recuperado pois avizinha-se a necessidade do estado não perder receita fiscal..
    Os poucos que fazem contas aquando de uma compra sim, terão de fazer bem as contas para ver se realmente lhe fica mais barato.
    O mesmo se passaria se a opção fosse entre gasolina ou gasóleo, agora tem também a versão 100% elétrica (não esquendo outras como GPL, hibridos....)

    Colocado por: smartcom os constrangimentos em termos de autonomia em caso de viagem longa
    e nem vale a pena falar do ambiente, porque andam a gozar com o povo...agora a energia nuclear, já é energia verde e as centrais de carvão em espanha reabrirarm
    Os constrangimentos depende do percurso, disponibilidade e veículo.
    Os meus VES, carregando em casa ou usam a energia da rede que é 100% renovável (hidrica segundo as faturas) ou através do excedente solar.

    Colocado por: smartuma solução razoavel e adequada eram os hibridos, aumentando faseadamente as baterias e diminuindo o CO, numa transição a 10 anos.
    Os hibridos faziam sentido há 20 anos atrás... nos dias de hoje não faz.
    Quase ao mesmo preço de um 100%, tem de andar a arrastar o ICE e toda a tralha do mesmo, mais manutenções/despesa... para mim, reune o pior dos dois mundos. Se o problema é autonomia, é apostar no VE com uma maior bateria.

    Colocado por: smartcaso todos comprassemos electricos queria ver onde estava a fonte para produzir tal energia, sendo que na maioria são carregados á noite e com fusos horarios proximos
    A minha, como disse acima, é hidrica ou solar... e carrego maioritariamente das vezes no verão enquanto há sol, ou em vazio no inverno. Não se preocupe que a rede quando for preciso suportará.

    Colocado por: smartDe que adianta os carros serem limpos se a poluição/produção industrial é cada vez é maior no globo, com deslocalização de empresas da UE para paises pobres, produzindo e transformando lá os produtos, deixando um rasto de veneno que perdura por gerações e depois importam para a UE e nos, tolos, pensamos que preocupamos com o ambiente.
    Concordo, e o que tem feito para minmizar o impacto ambiental que causa?
    O telemóvel/computador que tem na sua mão é feito na europa? Foi todo produzido na europa?
    E as roupas/calçado/comida.....?

    Colocado por: smarta população da UE são 500 milhões..e a do mundo cerca de 8 mil milhões...
    pensando nesta diferença de grandeza, não sei qual é a ideia..
    somos pequeninos...
    mas com palas consideraveis
    e com muitos tontos a mandar nesta coisa...
    custe o que custar
    E o que tem feito para inverter esta situação?

    Eu, que iniciei esta discussão, invoquei as minhas razões e... tendo em conta o meu perfil, o que pesou mais foi a parte económica aliada à parte ambiental.
    A parte ambiental só por si obviamente que serão poucos o ue apostam/investem se não tiver retorno financeiro!
    Eu próprio, se há 8 anos nas minhas contas não prevesse um retorno financeiro, não teria apostado num BVE!
    Agora, dizer que um VE é pior que um ICE por causa da exploração do Litio/do mercado global/centrais nucleares.... é tapar o sol com a peneira... então um ICE é melhor?!?! A exploração, refinação, transporte do petróleo é mais seguro?! Estar "refém" dos preços das bombas de combustível é melhor do que carregar em casa!?! A poluição que deixa para trás quando passa é mais saudácel que uma central a carvão?!
    E o pessoal a tirar as FAPs e as valvulas EGR e a contaminar o ar não poluirá mais que uma central a carvão?
  2.  # 2

    No fundo é mesmo isto.....
    Colocado por: ruicarlovE o argumento de que há mais coisas que poluem na indústria e outros países não serve minimamente de desculpa para ficarmos sentados sem fazer nada. Se ficarmos todos sentados à espera "ah e tal eles que resolvam esses problemas primeiro" antes de mexermos uma palha para darmos a nossa contribuição, pois então aí não há mesmo hipótese nenhuma de sobrevivência da espécie humana.


    Todos os petrolheads que estão contra a mobilidade elétrica o que fazem para minimizar a sua pegada ambiental?
    Instalam painéis fotovoltáicos para autoconsumo?
    Usam painéis solares para aquecer a água?
    Reaproveitam as águas das chuvas para a horta/jardim/sanitas?
    Evitam andar de ICE e usam o transporte público?
    Compram os legumes e frutas no mercado local ou vão de ICE até ao hipermercado para obter um voucher de desconto para o combustível?

    É como a guerra na Ucrania, todos estamos tristes e solidários com a Ucrania, mas quando o inverno chegar e não houver gás em casa ou combustível na bomba, não sei se muitos não vão mudar de opinião.
  3.  # 3

    Colocado por: RCF
    ideias há e a tecnologia dá resposta, conforme dá em muitas outras situações. O problema é a Lei e especialmente a Lei Fundamental, a Constituição.
    Há uns anos, quiserem impor o chip de matrícula e foi chumbado. Era inconstitucional.
    Por isso, mantenho a opinião de que, se quiserem cobrar impostos pelos Km's totais percorridos, tal aumentará exponencialmente a adulteração dos conta quilómetros e, sabendo de antemão disso, não me parece que o Governo avance com uma medida dessas.
    Não deixarão de cobrar impostos, mas não utilizarão essa forma.


    Swiss plan tax on electric vehicles to help finance roads
    https://www.reuters.com/article/swiss-tax-idINL8N2YG3JD

    "The new tax will consist of a fixed amount per kilometre driven and vehicle category, the government said, but it was still figuring out how to levy the tax, which is planned to take effect from 2030."

    Os Suíços vão mesmo avançar por um imposto por km....
    • RCF
    • 14 julho 2022

     # 4

    Suíça e Portugal não são, propriamente, realidades comparáveis
    Na Suíça, por exemplo, para circular em autoestradas, basta comprar um selo anual. Não há portagens e não se paga por distância percorrida, como aqui.
  4.  # 5

    Colocado por: AiOGajoOs Suíços vão mesmo avançar por um imposto por km....


    Não tenho dúvidas de que será o futuro. No fundo até faz sentido.
    • eu
    • 14 julho 2022

     # 6

    Em Portugal pagam-se impostos demasiado elevados para a qualidade dos serviços públicos que temos.

    O IVA da eletricidade usada no carregamento deveria ser suficiente.
  5.  # 7

    Colocado por: rjmsilva

    Não tenho dúvidas de que será o futuro. No fundo até faz sentido.


    Utilizador - pagador
  6.  # 8

    Colocado por: euO IVA da eletricidade usada no carregamento deveria ser suficiente.


    Isso todos pagam, quem usa as estradas também deve contribuir de alguma forma para as manter.
  7.  # 9

    Pagar MAIS ainda ? Qualquer dia ate as baratas pagam imposto
  8.  # 10

    Colocado por: Reduto25Pagar MAIS ainda ?


    Para andar 100km num ice paga uns 10€ de combustível, dos quais 6€ é impostos. Faça as contas para um VE continuar a "contribuir" da mesma forma.
    • eu
    • 14 julho 2022

     # 11

    Colocado por: rjmsilvapaga uns 10€ de combustível, dos quais 6€ é impostos

    Atualmente isto já não é assim.
  9.  # 12

    Colocado por: eu
    Atualmente isto já não é assim.


    Mais cêntimo menos cêntimo não difere muito. Quando for tudo VE, o estado vai governar-se com o IVA da eletricidade dos carregamentos?
  10.  # 13

    Em 100 pessoas que compram um eléctrico, o motivo principal para 94 ou 95 é o econômico, a carteira, só para 5 por cento ou menos é que o motivo principal é o ambiente...

    Colocado por: smart

    hum..
    pois
    mas num rapido exercicio, um peugeot 208 custa cerca de 16700 euros
    mas se for electrico, custa cerca de 32 mil
    quase o dobro
    e noutros modelos não é o dobro mas quase
    e para recuperar tal diferença, ultrapassa a vida util do carro
    ou nunca será recuperado pois avizinha-se a necessidade do estado não perder receita fiscal..
    via impostos do carro/circulação e pelos combustiveis derivados do petroil que deixará de consumir/pagar...
    com os constrangimentos em termos de autonomia em caso de viagem longa
    e nem vale a pena falar do ambiente, porque andam a gozar com o povo...agora a energia nuclear, já é energia verde e as centrais de carvão em espanha reabrirarm
    uma solução razoavel e adequada eram os hibridos, aumentando faseadamente as baterias e diminuindo o CO, numa transição a 10 anos.
    caso todos comprassemos electricos queria ver onde estava a fonte para produzir tal energia, sendo que na maioria são carregados á noite e com fusos horarios proximos
    o comparar preços usados electricos com carros a combustão novos é batota
    haverei de comprar electrico mas não é o momento
    Se preocupassem como o ambiente, embargavam a importação na UE a todos os produtos de paises que não cumprem as normas.
    De que adianta os carros serem limpos se a poluição/produção industrial é cada vez é maior no globo, com deslocalização de empresas da UE para paises pobres, produzindo e transformando lá os produtos, deixando um rasto de veneno que perdura por gerações e depois importam para a UE e nos, tolos, pensamos que preocupamos com o ambiente.
    enfim
    mais do mesmo....
    a população da UE são 500 milhões..e a do mundo cerca de 8 mil milhões...
    pensando nesta diferença de grandeza, não sei qual é a ideia..
    somos pequeninos...
    mas com palas consideraveis
    e com muitos tontos a mandar nesta coisa...
    custe o que custar
    Concordam com este comentário: mafgod, JotaP, AiOGajo
    • RCF
    • 14 julho 2022

     # 14

    Colocado por: carlosj39Em 100 pessoas que compram um eléctrico, o motivo principal para 94 ou 95 é o econômico, a carteira, só para 5 por cento ou menos é que o motivo principal é o ambiente...


    Acho que falta aí uma parte importante - a inovação. As pessoas também vão atrás da inovação
    Concordam com este comentário: mafgod
  11.  # 15

    Não vale a pena sofrer por antecipação.... enquanto o pau vai e vem, as costas descansam :-)
    O que sei é, desde 2014 tenho um VE que já fez nas minhas mãos mais de 150.000km e outro desde 2018 já com quase 70.000km também nas minhas mãos (minhas, família claro está), onde não paguei IUC, manutenções irrisórias e carregamentos a maior parte gratuitos ou a 1,50€/100km em casa em vazio no inverno quando não consigo carregar com o excedente solar).
    Só ocasionalmente em viagem uso a rede pública a pagar, e o que paguei nem chega a um depósito de um vulgar ICE!
    Portanto, quando chegar algum imposto, paga-se como paguei até deixar de ter ICEs em casa!
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio, smart
  12.  # 16

    Colocado por: mafgodNão vale a pena sofrer por antecipação.... enquanto o pau vai e vem, as costas descansam :-)
    O que sei é, desde 2014 tenho um VE que já fez nas minhas mãos mais de 150.000km e outro desde 2018 já com quase 70.000km também nas minhas mãos (minhas, família claro está), onde não paguei IUC, manutenções irrisórias e carregamentos a maior parte gratuitos ou a 1,50€/100km em casa em vazio no inverno quando não consigo carregar com o excedente solar).
    Só ocasionalmente em viagem uso a rede pública a pagar, e o que paguei nem chega a um depósito de um vulgar ICE!
    Portanto, quando chegar algum imposto, paga-se como paguei até deixar de ter ICEs em casa!
    Concordam com este comentário:jorgemlflorencio,smart


    Qual deles foi o sogro que deu? Também fiquei curioso :D
  13.  # 17

  14.  # 18

    Colocado por: rjmsilva

    Isso todos pagam, quem usa as estradas também deve contribuir de alguma forma para as manter.


    Mas quem carrega, consome mais eletricidade, paga mais IVA, logo já contribui mais... :)

    Também é verdade que posso fugir se carregar com recurso a painéis solares lol
  15.  # 19

    Colocado por: AiOGajoMas quem carrega, consome mais eletricidade, paga mais IVA, logo já contribui mais... :)


    Você deve pensar que a AT não sabe fazer contas...
  16.  # 20

    Colocado por: rjmsilva

    Você deve pensar que a AT não sabe fazer contas...


    Claro que sabe, sabe que está a perder receitas e têm que as ir buscar a qualquer lado com qualquer justificativa. :)

    E nós em Portugal somos peritos em taxas e taxinhas... e o dinheiro para o estado nunca chega lol
    Concordam com este comentário: smart
 
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