Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 881

Colocado por: PicaretaEstes serralheiros que tem a mania que sabem mais que os engenheiros só porque sabem soldar, apertar uns parafusos e mais umas coisas são um fartote de rir .... ainda há gente que não percebe que não é nada disso que os engenheiros aprendem na universidade.
    Concordam com este comentário:Nostradamus

Comentário infeliz.
  2.  # 882

Colocado por: PicaretaEstes serralheiros que tem a mania

Colocado por: Anonimo12122020coitados de muitos engenheiros,

Precisam um do outro.
    E ambos deviam ter noção disso.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, ArcDynamic, Picareta
  3.  # 883

Colocado por: Anonimo12122020Depois de ter o desenho do arquiteto pegar naquilo meter por exemplo no dlubal e calcular a estrutura é preciso fazer universidade, é mesmo deixe lá...

Uma frase completamente ignorante.

Os computadores e os programas de cálculo são bons para fazerem trabalho rotineiro que demora muito tempo, mas são apenas uma ferramenta. Um engenheiro que dimensione estruturas também poderá fazer o seu trabalho sem essa parafernália, da mesma forma um arquiteto também poderá desenhar à mão sem auto-cad, entre muitos outros exemplos...
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  4.  # 884

Colocado por: Anonimo12122020quem calcula mais rápido??
    Tempo é dinheiro
    Quando se conhece do método construtivo, já propões soluções simples nas ligações dos elementos, poupa tempo e euros, mas se calhar estou enganado

Não percebeu onde eu quis chegar. Perceba a diferença entre um engenheiro e um técnico que só sabe pôr o programa de cálculo a correr.
  5.  # 885

Colocado por: Anonimo12122020As pessoas teem que se convencer que não é o canudo por si só que faz o profissional. Quando via o engenheiro a fazer coisas menos bem ia lhe dizer altera ali ou acolá que ganhamos tempo e poupamos dinheiro, até que ele me respondeu, eu é que estudei, eu é que sei. Ate ao dia que não conseguia resolver a pala de Guimarães, veio pedir ajuda, coitado, ele é que sabia...
    Nunca disse que o canudo fazia a profissão, o que eu digo é que existem bases teóricas que só se adquirem, ou pelo menos adquirem muito mais facilmente na faculdade. Óbvio que ha gajos que vão à Uiversidade beber copos e que fazem o curso na base do Ctl+C -> Ctl+V, e esses obviamente têm maior probabilidade de andar a patinar quando começam no mercado de trabalho.

Também não estranho que o Costa com experiência tenha dado uma abada ao engenheiro inexperiente e pouco humilde. Você tem todo o mérito no que estudou, nas suas formações e na sua experiência, e a sua competência não é colocada em causa. O que eu defendo é que as bases teóricas conferidas pela faculdade: como a matemática, a física, etc, etc, dão a um engenheiro competente armas para chegar muito mais longe, do que alguém sem essa formação algum dia conseguirá. Agora se for um gajo fraco, tanto vale ter essas bases como não, não sairá da cepa torta.
  6.  # 886

Colocado por: Anonimo12122020meter por exemplo no dlubal e calcular a estrutura é preciso fazer universidade, é mesmo deixe lá...
    Para isso não é, mas interpretar de forma crítica os resultados do programa já digo que sim. Obviamente que também ha muitos engenheiros que se limitam a plasmar o que o programa indica.
  7.  # 887

Colocado por: Anonimo12122020fazer formação do programa

Você não consegue perceber a diferença entre saber utilizar um programa e saber fazer cálculo estrutural, só um engenheiro tem formação para calcular um estrutura, não basta saber utilizar um determinado software.
    Além de que existem termos de responsabilidade, então agora um serralheiro jeitoso era o responsável por uma ponte metálica, onde passam milhares de pessoas diariamente?!!!
  8.  # 888

É como é que em França maior parte das casa se fazem sem um engenheiro?

Na última obra que estive um restauro de raiz num centro de uma vila ao lado da camara em zona protegida, imaginem nem projecto teve que meter, simplesmente avisou a Câmara que iria restaurar o imóvel.

Em Portugal teria que meter projecto mais arquitecto mais pagar licenças mandar projecto para o ipar como mexeu no chão tinha arquiologia a fazer, um trinta e um mais alguma coisa, em França como é um país de terceiro mundo é meia bola e força.
    Concordam com este comentário: pires1
  9.  # 889

https://observador.pt/especiais/o-plano-do-governo-para-gastar-a-bazuca-europeia/

Ora vão-se derreter 1.5 mil milhões na administração pública, mais que no sns, mais que na habitação e mais que nas Infraestruturas. Há que garantir votos. Quando se acabar a teta europeia, aumenta-se impostos para manter a administração pública entretanto engordada, pois então.
  10.  # 890

Colocado por: rsvaluminioum restauro de raiz

Que inovação é esta? Restauro de raíz?
  11.  # 891

Colocado por: Anonimo12122020O que digo é que muita gente sai da universidade e quando chegam ao mercado de trabalho, se não tiverem humildade para aprender, vão ter uma vida muito difícil.

Também concordo, mas não era disto que estávamos a falar.
  12.  # 892

Colocado por: rsvaluminioÉ como é que em França maior parte das casa se fazem sem um engenheiro?

Em lisboa também se fizeram muitas remodelações de prédios sem engenheiro, vamos esperar pelo próximo sismo ...
  13.  # 893

Colocado por: N Miguel Oliveira

Que inovação é esta? Restauro de raíz?

Aqui na minha zona chamasse ficar só as paredes de fora, se calhar usei o termo errado. Kkkk também não sou engenheiro

Telhado divisórias eletricidade pichelaria janelas chão madeiras, basicamente tudo novo menos as paredes exteriores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  14.  # 894

Colocado por: Picareta
    Em lisboa também se fizeram muitas remodelações de prédios sem engenheiro, vamos esperar pelo próximo sismo ...

Porquê? Se for um grande sismo seguido de um tsunami e o termo do eng. Que vai salvar a coisa?

acha que um empreiteiro não tem competência para fazer uma casa do princípio ao fim sem precisar do projecto?

Acha que um empreiteiro com 20 anos de experiência não conseguia fazer uma casa sem cálculos?

Quantos casos existem de ser o empreiteiro a chamar á atenção que apesar do projecto estar aprovado os cálculos foram mal feitos?

Acha que um eletrecista não sabe fazer uma instalação eléctrica se não tiver projecto?

Imaguine que em França existem milhares de casa feitas sem aro sem eng e sem empreiteiro, algumas devem ser uns pardieiros mas isso é problema do DO.
  15.  # 895

Mas de rir é esta nova fornada de arq armada em soutos mouras que não precebe nada de construção, que faz falta 3 reuniões para decidir a cor de uma soleira 2 para escolher o modelo do puxador da porta de entrada, mais 3 semanas para escolher a cor das janelas, e como ainda não estão contentes vão para a pedreira molhar as pedras para ver como é que fica a pedra quando chove, e já me apercebi que tem que ser tudo por mail pois são meninos para dar o dito por não dito num abrir e fechar de olhos.
  16.  # 896

Colocado por: rsvaluminioMas de rir é esta nova fornada de arq armada em soutos mouras

hehehehe....nos arquitetos podemos malhar :-))
  17.  # 897

Colocado por: rsvaluminioImaguine que em França existem milhares de casa feitas sem aro sem eng e sem empreiteiro, algumas devem ser uns pardieiros mas isso é problema do DO

É aqui que está o problema. Quem não tiver noção da história, da cultura, da estética, da teoria vá... Criará apenas mais um mono, baseado na experiência de meros 20 anos.

Se não entende que a sua casa perdurará o dobro do seu tempo de vida pelo menos, se não tiver noção de comunidade, de conjunto edificado, de património... A probabilidade de falhar é maior. Basicamemte está a pôr em causa o ordenamento do território e a sua justa aplicação.

Também é certo que muitas das casas com 300 anos que por aqui vemos até não são más e ainda cá estão. Mas construir não é levantar paredes que não caiam e está, é muito mais do que isso.

Penso que França está bastante longe de ser um bom exemplo nesse aspecto.

Um dia, você compra uma casa, e pelo facto de não cair já é suficiente...

Se a casa do vizinho me cair em cima, não é só problema do vizinho, é meu também. Se a minha rua mais parece um parque temático com uma casa de casa estilo, o problema não é só de cada proprietário, é de todos enquanto sociedade. Dificil de perceber isto?

Construir, tendo consciencia dos erros do passado (história) e dedicar tempo a prever como se adaptará a casa aos tempos futuros, tem muito que se lhe diga, não é só juntar cimento com areia...
  18.  # 898

Colocado por: rsvaluminio

Porquê? Se for um grande sismo seguido de um tsunami e o termo do eng. Que vai salvar a coisa?

acha que um empreiteiro não tem competência para fazer uma casa do princípio ao fim sem precisar do projecto?

Acha que um empreiteiro com 20 anos de experiência não conseguia fazer uma casa sem cálculos?

Quantos casos existem de ser o empreiteiro a chamar á atenção que apesar do projecto estar aprovado os cálculos foram mal feitos?

Acha que um eletrecista não sabe fazer uma instalação eléctrica se não tiver projecto?

Imaguine que em França existem milhares de casa feitas sem aro sem eng e sem empreiteiro, algumas devem ser uns pardieiros mas isso é problema do DO.

Prefiro a minha casa com cálculos do que a olho ....
    Concordam com este comentário: ArcDynamic
  19.  # 899

Colocado por: N Miguel OliveiraSe a minha rua mais parece um parque temático com uma casa de casa estilo,

Eu vejo é parques temáticos é em Portugal, ruas sem ordenamento simplesmente nenhum, então nas cidades é um prédio de cada altura e feitio uma verdadeira salada de grelos, em França existe o senso comum, numa vila as casas terão todas as mesma cor é o telhado o mesmo feitio, as janelas existem cores autorizadas, dentro façam o que querem por fora existem normas a respeitar e ninguém coloca isso em causa.

Aqui basta ter conhecimentos para poder aprovar o maior mono que existe.
  20.  # 900

Colocado por: N Miguel OliveiraCriará apenas mais um mono, baseado na experiência de meros 20 anos.

Porque? Está na nossa cultura ter casa sem telha? Estilo caixote?

Atenção que a minha é uma dessas

Kkkkkk

0.3018 seg. NEW