Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Jome
    Pessoas como o j.brito são aos pontapés, típico patrão que só ele é que trabalha muito e bem e que os funcionários são todos uma m***, nem metade do salário mereciam, aliás, ao que fazem ainda deviam era pagar-lhe.

O j.brito não cospe no prato onde come, e mais come à mesma mesa dos funcionários e na maior parte das vezes dorme na mesma residência.
  2. Colocado por: Jome

Ahh, a culpa é dos emigrantes, é isso?

Não, longe disso, os emigrantes até podem ser uma mais valia. A culpa é da politica da "perna aberta" cada vez com menos critérios.
  3. Colocado por: Jomea culpa é dos emigrantes, é isso?

Você é que deveria ser emigrante uma vez na vida. Em pouco tempo ia ver que o que escreve não tem sentido.
    • Jome
    • 2 dezembro 2021 editado
    Colocado por: N Miguel Oliveira

Diga-me lá qual é o minimo para ser-se Arquitecto em Fribourg sff, à luz do sindicato, porque SMN não existe. Tanto pode ganhar 1'000 como 10'000. E já agora qual é o minimo para viver...

Em Friburgo não lhe sei dizer, mas em 3 cantões estão aqui os salário mínimos correspondentes.
    https://infosuica.com/salario-minimo-na-suica-2/

Você é que deveria ser emigrante uma vez na vida. Em pouco tempo ia ver que o que escreve não tem sentido.

Uma vez? Já fui durante 10 anos por essa Europa fora, por acaso nunca trabalhei na Suíça, nunca me fascinou, mas de países de leste, ao norte, ao UK, já passei por muitos sistemas políticos.

Colocado por: DuarteM

Não, longe disso, os emigrantes até podem ser uma mais valia. A culpa é da politica da "perna aberta" cada vez com menos critérios.

Deve ser por isso que os enfermeiros portugueses emigram, é só estrangeiros sem critério a tirar-lhes o lugar cá.
  4. Colocado por: JomeEm Friburgo não lhe sei dizer,

Claro que não. Porque não existe!
  5. Normalmente só tenho o habito de comer em pratos e restaurantes que me saibam servir . Mas quem vem com muita fome vulnerável há de comer em qualquer restaurante somente por ter fome para ver se nao morre.

Dava um bom livro J.brito.
  6. Colocado por: JomeUma vez? Já fui durante 10 anos por essa Europa fora...

E não saía de casa?
    • Jome

Claro que não. Porque não existe!

Optou por não falar nos cantões que têm salário mínimo porque lhe estraga a retórica?
    Não me parece que lá paguem o SMN a uma grande fatia da população apenas por existir SMN.
  7. Colocado por: N Miguel OliveiraDeve ser por isso que os enfermeiros portugueses emigram, é só estrangeiros sem critério a tirar-lhes o lugar cá.

Você não entende ou nao quer entende, se me apetecer um dia esplico-lhe a politica da perna aberta.
    Mas há enfermeiros a ganhar o salário minimo em Portugal? Essa é nova para mim.
  8. hm enfermeiros estrangeiros , e esses mesmos enfermeiros e médicos veem de onde caro Miguel ? Quais são os países mera curiosidade será da Suíça?
    • Jome
    Colocado por: DuarteM

Você não entende ou nao quer entende, se me apetecer um dia esplico-lhe a politica da perna aberta.
    Mas há enfermeiros a ganhar o salário minimo em Portugal? Essa é nova para mim.

Se há enfermeiros a ganhar o SMN? Em que país vive? O que não falta são enfermeiros a ganhar a baixo disso até, chamam-se recibos verdes e estão por todo o lado. Em unidades de saúde privadas então... São aos magotes.
    PS. A citação é minha não do N Miguel e foi em tom de ironia claro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  9. Colocado por: j.britoE qual é o problema?
    O problema é que contribui para um cenário miserabilista do país. Começo uma empresa onde estão paquinasteses a trabalhar em estufas a ganhar 2,5 eur hora. Mas um bocadinho é mais valia colocar-lhes correntes e dar-lhes um açoites se não quisessem trabalhar. A empresa em questão tem possibilidades de pagar mais, uma vê que em 5 anos aumentou a área de produção em cerca de 10 veZes. Está a investir o que é importante, mas não desta forma. Apenas tem dois locais contratados. Se o j.Brito acha que isto não tem problema nenhum porque não existe la um capataz com uma arma é um chicote, então não vale a pena argumentar mais.

Basta que se pense que uma das razões evocadas para a nossa baixa produtividade são as baixas qualificacaoes da população. Mas o que vemos todos os dias? Mão de obra qualificada a emigrar ao passo que imigram para ca trabalhadores sem qq qualificação e dispostos a serem explorados porque a necessidade assim o obriga. Parece um cenário terceiro mundista. O pior é que do governo ainda em funções não faz a mínima ideia de como alterar isto é pelo andar da carruagem depois de 30 de janeiro la continuarão a distribuir miséria.
    Concordam com este comentário: Jome, Reduto25, Holy_Grail, desofiapedro
  10. Colocado por: JomeOptou por não falar nos cantões que têm salário mínimo porque lhe estraga a retórica?

Porque não vivi em nenhum desses. Mas tenho muitos amigos de NE e TI e estive lá umas quantas vezes, e é facil de perceber o porquê. Vá lá e já fica a saber também.

Sabia que em referendo os suíços votaram contra o aumento do numero de semanas de férias, por exemplo?

Em Portugal não lhe parece estranho ter um SMN tão colado ao médio? Não lhe parece estranho um SMN subir o dobro do que o médio? Não lhe parecia estranho tanto estágio IEFP?

Acha que se fossem 300€ SMN, todos iam receber isso? Ao ser insuficiente, o Mercado criaria as nuances e pagaria a cada um de modo mais justo. Haveria vontade em cada um desenrascar-se, esfroçar-se... ao mesmo tempo começaria a pagar melhor aos que estão presos a esta âncora que deturpa o mercado.
  11. O problema só e problema para alguns quando lhes toca na pele .
  12. Colocado por: DuarteMVocê não entende

(enganou-se ao citar, eu não escrevi isso)
    • Jome
    Colocado por: N Miguel OliveiraPorque não vivi em nenhum desses. Mas tenho muitos amigos de NE e TI e estive lá umas quantas vezes, e é facil de perceber o porquê. Vá lá e já fica a saber também

Já agora, esclareça aqui o que que o SMN fez de mal a esses cantões, assim ficamos todos a saber.
    Passaram a viver pior é isso?

Colocado por: N Miguel OliveiraEm Portugal não lhe parece estranho ter um SMN tão colado ao médio? Não lhe parece estranho um SMN subir o dobro do que o médio? Não lhe parecia estranho tanto estágio IEFP?

Já discutimos isso N Miguel, depois de ouvir alguns patrões neste tópico, de estranho não tem nada, afinal ainda estão a fazer caridade.

Colocado por: N Miguel OliveiraHaveria vontade em cada um desenrascar-se, esfroçar-se...

Quer dizer que com o SMN ninguém tem vontade de se esforçar, mas se lhes pagassem um pão ao fim do dia, lá teria de ser, é isso?
    Então e o pessoal que recebe o salário médio, também não tem vontade de trabalhar e por isso não tem aumentos maiores? É essa a lógica?

Completamente surreal!
  13. Colocado por: Reduto25Normalmente só tenho o habito de comer em pratos e restaurantes que me saibam servir . Mas quem vem com muita fome vulnerável há de comer em qualquer restaurante somente por ter fome para ver se nao morre.

Dava um bom livro J.brito.

É para ver como sou um desse administradores que diz que conhece que recebem 6 mil euros por mês sem mexer uma palha. O seu problema continua a ser falta de noção e de necessidade. Conheço muitos desses, a maioria aos 40 anos ainda moram em casa dos pais e mais de metade do salario minima é gasto em tabaco e cerveja no café lá da rua. Não estou a dizer que seja o seu caso até porque não o conheço de lado nenhum, mas falta-lhe muita noção da realidade ao pensar assim que os patrões são todos uns habilidosos e os funcionários são sempre mal pagos.
    Enquanto tiverem a maminha toda do estado garantida não é preciso grande esforço para levar pão para a mesa. Nunca vai haver ambição e o que recebem chega e sobra. Não importa que o gajo do lado faça mais metros, seja mais organizado ou prepare melhor o trabalho, se ele tem a mesma função então eu tenho que ganhar tanto como ele. Este será sempre o pensamento de um malandro.
  14. Bater punho.
    • Jome
    Colocado por: j.britoNão importa que o gajo do lado faça mais metros, seja mais organizado ou prepare melhor o trabalho, se ele tem a mesma função então eu tenho que ganhar tanto como ele

Então o gajo do lado não recebe mais que o smn? Eu a pensar que bastava esforçar-se e ser melhor para receber mais. Afinal o malandro não parece ser o trabalhador.

Aqui está a essência do problema, dizem que quem só quem se esforça e faz mais merece ganhar mais, mas na verdade pagam o mínimo a todos e depois espera que quem se esforça continue motivado por magia.
  15. Colocado por: HAL_9000O problema é que contribui para um cenário miserabilista do país. Começo uma empresa onde estão paquinasteses a trabalhar em estufas a ganhar 2,5 eur hora. Mas um bocadinho é mais valia colocar-lhes correntes e dar-lhes um açoites se não quisessem trabalhar. A empresa em questão tem possibilidades de pagar mais, uma vê que em 5 anos aumentou a área de produção em cerca de 10 veZes. Está a investir o que é importante, mas não desta forma. Apenas tem dois locais contratados. Se o j.Brito acha que isto não tem problema nenhum porque não existe la um capataz com uma arma é um chicote, então não vale a pena argumentar mais.

Basta que se pense que uma das razões evocadas para a nossa baixa produtividade são as baixas qualificacaoes da população. Mas o que vemos todos os dias? Mão de obra qualificada a emigrar ao passo que imigram para ca trabalhadores sem qq qualificação e dispostos a serem explorados porque a necessidade assim o obriga. Parece um cenário terceiro mundista. O pior é que do governo ainda em funções não faz a mínima ideia de como alterar isto é pelo andar da carruagem depois de 30 de janeiro la continuarão a distribuir miséria.
    Concordam com este comentário:Jome,Reduto25

Está agarrado a um exemplo que existe, sem ver o problema na generalidade. Eu vejo o problema em Portugal para os portugueses. Esse exemplo das estufas funciona em duplo sentido, porque é que o grosso que lá trabalha não são portugueses? Já pensou nisso?

0.6973 seg. NEW