Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Sem entrar em grandes detalhes (até porque já não me lembro de valores exatos) uma vez achei que merecia que o meu ordenado fosse aumentado. Falei com a chefia, não me diziam que não merecia mas era tipo um "vamos ver..." e ainda insisti umas 3 vezes ao longo do ano mas nada...
    Fui contratado por outra empresa com um salário cerca de 40% maior do que estava na anterior. Fui eu que fiquei mais produtivo de repente naquelas entrevistas?
    Durante o primeiro ano ainda tive 3 pequenos aumentos sem eu ter pedido algum deles (eu nem sabia até essa altura que era possível ter aumentos sem ter que os pedir). Isto só para salientar que não fui eu que prometi mundos e fundos nas entrevistas para os convencer a me contratarem e me contratarem com um ordenado muito inflacionado que não correspondia às minhas capacidades.
  2.  # 2

Colocado por: marco1se e se
    há sempre ses , no entanto temos grandes "tratadistas" que mexendo apenas numa parcela da equação acham que se resolvia a coisa.

A única coisa que não é um "se" é que o país economicamente falando está cada vez pior. Logo o rumo que sido seguido pelos nossos políticos está errado e é preciso repensar
    Concordam com este comentário: Beto1980
  3.  # 3

Colocado por: J.FernandesEsta correlação é óbvia e evidente para qualquer estudante do 1º ano de Economia.
    Um estudante de economia do 1 ano também sabe que um trabalhador que não consegue suprimir as mais básicas necessidades com o ordenado que lhe pagam, é um trabalhador desmotivado que não vai ser muito produtivo.
    E agora o que diz o Sr.professor de economia acerca disto?

A sério que eu gostava que o J. Fernandes conseguisse resolver esta estagnação económica em que nos encontramos porque o Sr. Leão e o Siza Vieira, e eu próprio, estamos completamente à nora nesta questão.
  4.  # 4

Colocado por: HAL_9000resolver esta estagnação económica

Parece-me que o facto do estado absorver uma ENOOOOOORME fatia da riqueza produzida é um dos problemas!! O estado subtrai elevadíssimos recursos aos empregados e aos patrões (IVA, taxas sobre tudo)
    E parte do € subtraído é para pagar salários a funcionários cuja função é complicar burocraticamente a criação de riqueza!!!
    Quem nunca ouviu relatos de empresários que querem abrir uma fábrica algures e demoram 3 ou 4 anos a obter todas as aprovações de milhentas entidades estatais??? A máquina estatal não é amiga das empresas!!!
    Esta filosofia desta esquerda que nos governa está equivocada, e a realidade é disso prova.
    Como podem querer habitação acessível se na construção se pagam milhares de € em taxas e IVA a 23%? Se quem arrenda paga taxa de tributação autónoma de 28%?
    Como podem os bens ser mais economicos se temos combustíveis (transportes) caríssimos via impostos, e se pagamos 23% de IVA sobre a eletricidade????
    O estado tira tanto € à economia, e depois distribui migalhas, apoiozinhos aqui, incentivozinhos ali, deduçoezecas acolá... E cria uma legião de subsidio-dependentes que, com medo de perder o subsídio votam novamente PS, agravando progressivamente o problema, mas perpetuando-se no poder....
    O verdadeiro plano da maioria dos políticos é GANHAR ELEIÇÕES. Já não há estadistas, não há planos para o país.... Há o umbigo deles.
    Dantes ser político era prestar serviço público, agora é ter uma carreira...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  5.  # 5

Colocado por: Beto1980ENOOOOOORME fatia da riqueza

Não haveria mal algum se essa enorme fatia fosse usada correctamente e fosse visivel algum proveito e melhoria na Saúde, Educação e Justiça. Tramado é o ser humano, havendo dinheiro ali a jeito haverá sempre "palmada" e abuso. É assim em todo o lado. A diferença face a um país nórdico por exemplo, é que pactuamos com isto por natureza, e se pudermos ir ao pote também "melhor". Num país como Portugal, o modo mais simples de produzir mais é reduzir o peso do Estado em vez de aumentá-lo. Se não estorvar (impostos ou medidas por decreto desligadas da realidade), já ajuda, e muito.

Exemplo:
    Aprovar um proj. da arquitectura numa câmara (que não necessite de parecer externo) deveria demorar uma manhã, um dia no máximo. Chegar às mãos dum Arq. ou Eng, e esse, tendo toda a legislação ao alcance, repassar de fio a pavio o proj. fazer a conta das taxas e ligar ao técnico em caso dalguma incorreção. É assombrosa a quantidade de gente que trabalha numa CM fruto de protocolos internos que apenas "engonham" sem trazer nenhum valor acrescentado ao acto de licenciar um proj. ou beneficio para a comunidade.

Alguém notou diferença para pior quando se uniram as freguesias por exemplo?
  6.  # 6

Vou vos dar um exemplo de um familiar próximo com uma empresa que emprega 4 a 5 pessoas.

Vocês compram um produto/serviço por 100€.

O estado recupera directamente 23€ sem mexer uma palha. Sobram 77€

Destes 77€, agora tem que pagar entre 20 a 30€ ao fornecedor.

Sobram 50€. Esta empresa ainda nem fez lucro e já ficou a arder em -50% do valor pago pelo cliente final.

Destes 50€, há agora que subtrair os custos fixos: salários, seguros, licenças, consumos, alugueres, amortização de créditos ou outras despesas tais como maquinaria que anda na ordem entre os 5 a 10 mil €.

Sobram 30€ efectivamente de lucro. Agora entra a derrama, IRC, taxas e taxinhas. Nem 20 € sobram no final.

Se o patrão quiser tirar dividendos dos lucros da sua empresa, destes 20€, ainda incha + 28%.

O que sobra no final? 5€? 10€? Podemos tirar ou pôr 5€ aqui ou ali, mas esta ginástica é realista. Seja um par de sapatos, uma camisola, uma mesa, um sofá, um para-choques automóvel.

E nem vale a pena falar da % que o estado fica do salário do empregado em IRS e segurança social.

Em 100€ produzidos, o polvo estatal fica sempre com + 50% do valor transacionado. Com IVA, IRC, TSU, IRS, derrama, imposto de selo, taxas e taxinhas.

Mas o patrão é que é o mauzão na história. O estado não é capaz de baixar, por exemplo, 1% no IRC, mas o patrão tem de ter a flexibilidade e a criatividade para aumentar o salário mínimo em + 50% dos seus trabalhadores, nos últimos 10 anos.

Não sou patrão, mas gostaria de ser. Criar um produto/serviço e vende-lo. Por saber fazer contas não sei se me meto nisto de ser patrão. Abrir uma empresa e arriscar o meu conforto actual de assalariado, para no final andar a trabalhar para pagar impostos ao estado? Impostos esses que depois serve para pagar TAP, parcerias publico privadas, e uma maquina enorme de funcionários públicos que em 35h de trabalho semanais produzem menos riqueza que eu em 5h.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Beto1980, falcon16, Carvai, HAL_9000, desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  7.  # 7

Colocado por: DuarteMAlguém tem assistido ás entrevistas de alta qualidade feitas ao Ventura?
    Isto está a passar o ridículo, o desespero de que ele tenha muitos votos já é por demais evidente, e o pior é que com os ataques vergonhosos, parciais e sem quelquer ponta de profissionalismo que lhe fazem, apenas lhe dão votos, pois ao ver aquelas entrevistas a única coisa que se sente é vontade de votar no Ventura.

Esta gente não aprende? Pois parece que o Ventura foi o único que aprendeu, daí não recusar nenhuma entrevista mesmo sabendo o que o espera.

Não sou fã do tipo, embora lhe reconheça inteligência, no entanto as entrevistas que tem tido, que mais parecem ditadas pelo Bloco de Esquerda, só lhe têm dado votos.
    O tipo pode ser mentiroso mas diz meia dúzia de coisas que já muita gente descontente pena. Se calhar uma grande franja dos abstencionistas pensava como ele... E ele pode ter percebido isso a tempo. Se vai resolver alguma coisa? Zero, mas só o facto de meter a nu a atual comunicação social, por mim já tem mérito de ter aparecido.
  8.  # 8

O Cabrita demitiu-se, depois de dizer que o carro dele foi uma vítima, que a culpa é do motorista e de agradecer a todos os que maltratou e desprezou durante 4 anos.

Dignidade? Não...estava apenas a dois meses do fim do bem bom.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas
  9.  # 9

Colocado por: Beto1980
    Parece-me que o facto do estado absorver uma ENOOOOOORME fatia da riqueza produzida é um dos problemas!!
    Concordam com este comentário:Antonvier

Concordo meu caro, como eu disse em post anterior o estado dá com uma mão e tira com três.
    Enquanto as pessoas esperarem que o estado lhes provenha tudo "de borla", mais elas pagarão pra manter o paquiderme e a cada dia sua pobreza se tornará mais evidente.
    Concordam com este comentário: Beto1980, N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Arquivador
  10.  # 10

Colocado por: JotaPo carro dele foi uma vítima

«Qualquer dia querem que o presidente do Grupo Parlamentar do PS ande de Clio quando se desloca em funções oficiais» – Francisco Assis, 2012

Vs

https://www.youtube.com/watch?v=-Yk4NQwpdYA&t=9s

Aqui o patrão-Estado mete o "tractor" na mão do empregado "Cabrita"... deve ser por isso que é mais produtivo que qualquer politico nórdico que não têm nada além de "enchadas"... Esses coitados nem de Clio andam...
  11.  # 11

Colocado por: Beto1980
    Parece-me que o facto do estado absorver uma ENOOOOOORME fatia da riqueza produzida é um dos problemas!! O estado subtrai elevadíssimos recursos aos empregados e aos patrões (IVA, taxas sobre tudo)
    E parte do € subtraído é para pagar salários a funcionários cuja função é complicar burocraticamente a criação de riqueza!!!
    Quem nunca ouviu relatos de empresários que querem abrir uma fábrica algures e demoram 3 ou 4 anos a obter todas as aprovações de milhentas entidades estatais??? A máquina estatal não é amiga das empresas!!!
    Esta filosofia desta esquerda que nos governa está equivocada, e a realidade é disso prova.
    Como podem querer habitação acessível se na construção se pagam milhares de € em taxas e IVA a 23%? Se quem arrenda paga taxa de tributação autónoma de 28%?
    Como podem os bens ser mais economicos se temos combustíveis (transportes) caríssimos via impostos, e se pagamos 23% de IVA sobre a eletricidade????
    O estado tira tanto € à economia, e depois distribui migalhas, apoiozinhos aqui, incentivozinhos ali, deduçoezecas acolá... E cria uma legião de subsidio-dependentes que, com medo de perder o subsídio votam novamente PS, agravando progressivamente o problema, mas perpetuando-se no poder....
    O verdadeiro plano da maioria dos políticos é GANHAR ELEIÇÕES. Já não há estadistas, não há planos para o país.... Há o umbigo deles.
    Dantes ser político era prestar serviço público, agora é ter uma carreira...

bem dito... a realidade nua e crua.
  12.  # 12

Recuperando a analogia da enxada e do trator, de que adianta dar um trator a quem não sabe conduzi-lo, só sabe usar a enxada?!

Volto sempre ao mesmo ponto, com pessoas menos qualificadas que nos outros países da europa, não conseguiremos ter uma produtividade semelhante e consequentemente salários semelhantes.
  13.  # 13

Colocado por: marco1ou seja é complexo pois já lhe tentei fazer ver que a pouca produtividade não tem a sua razão de ser apenas num dos lados da barricada, logo....quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha.
    odeio a discussão clubistica.

Para se pagar melhores salários, a economia tem de ser mais próspera, mais competitiva, os patrões e os trabalhadores têm de ser mais qualificados, as empresas têm de ser menos endividadas (as empresas portuguesas em geral estão com um nível de endividamento que não tem paralelo nas economias desenvolvidas)..

Eu sei que você acredita que bastaria um estalar de dedos para de repente se aumentarem os salários para o dobro ou o triplo e ficarmos ao nível da Alemanha todos felizes e contentes, mas desculpe lá desiludi-lo, é que isto é um bocado mais complexo que as histórias da Anita.
  14.  # 14

Colocado por: Beto1980Parece-me que o facto do estado absorver uma ENOOOOOORME fatia da riqueza produzida é um dos problemas!! O estado subtrai elevadíssimos recursos aos empregados e aos patrões (IVA, taxas sobre tudo)

Esta é mais uma razão do nosso atraso, senão mesmo a principal. Onde deveria haver um estado a deixar a sociedade criar riqueza, temos um estado empenhado em redistribuir pobreza.
    • smart
    • 4 dezembro 2021 editado

# 15

Hum..
    Muito se fala de produtividade
    Mas o problema dos baixos salários, não e exclusivamente consequencia da alegada baixa produtividade.
    Estão se a esquecer dos maiores factores de custos para as empresas
    O preço da energia e dos impostos a que devem acrescer os elevados impostos para o trabalhador (As/At).
    E aqui podemos agradecer ao compadrio, que nos leva a ter o preço da energia das mais altas da Europa, para as empresas....
    A Saint gobain apresentou
    Despedimento colectivo por esta razão.
    Junte se a inflexibilidade das leis laborais, morosidade da justiça e instabilidade das leis/normas que têm duração curta e percebe se pq ninguém quer investir nos tugas e vai para leste.
    Some se o investimento estatal, direcionado não para criação de empresas, desenvolvimento mas para manter emprego Dependente dos tentáculos do estado e o dobro dos funcionários públicos que o país pode pagar e somos uma aberração falida.
    Mas se a Grécia com 215% do PIB de dívida, ainda compra fragatas, aviões Rafael e mais, acho que está tudo bem e podemos endividar bem mais..
  15.  # 16

O país precisa disto? Até podia precisar se fosse bem dinamizado.
    Parece que a unica equipa que la treinou foi a da Noruega.
    Quantos milhoes foram investidos?
    Parece que está a degradar-se
    Pprtugal só sabe promover o turismo de ferias.
    https://www.car-pocinho.pt/index.php/pt/
  16.  # 17

17.  # 18

• smart
    • 7 dezembro 2021 editado

# 19

• Jome
    • 7 dezembro 2021

# 20

Colocado por: smartHum .
    Somos uma anedota
    Deixamos a criação de conpetetividade para os outros..
    https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/portugal-vai-comprar-eletricidade-a-paises-que-produzem-energia-a-carvao-depois-de-fechar-central-do-pego

A central estava em funcionamento para produzir 1.6% de toda a energia utilizada em PT.

"De acordo com os dados publicados pela Associação de Energias Renováveis (APREN) de janeiro a outubro deste ano, 65,2% da eletricidade produzida em Portugal foi de origem renovável. Os dados da APREN indicam que apenas 1,56% da energia utilizada foi produzida através do carvão."
    Sinceramente, pondo as coisas assim não consigo chegar a uma conclusão se foi uma boa ou má decisão (monetáriamente falando)

0.5115 seg. NEW