Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: HAL_9000https://www.portal-energia.com/alemanha-beira-limitar-carregamentos-veiculos-eletricos/

    Não Congo aferir a fiabilidade da página, mas a ser verdade, começa mais cedo do que seria expectável. Estava a espera que estás limitações aparecessem quando o número de VE fosse mais expressivo.

    https://observador.pt/2022/09/30/franca-planeia-limitar-carregamento-de-carros-electricos/amp/


    Clickbait.

    Sofrer por antecipação e fome for tráfego na web levam a que possíveis medidas de emergência devido à guerra e ao parque nuclear francês com pouca disponibilidade sejam destacadas como "Atenção, vem aí limitação para os VE carregarem" como se fosse exclusivo para eles.
    Idem no caso da Alemanha. Ou até pior, pois essa proposta já foi chumbada, logo nem sequer está ser equacionada de momento.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  2.  # 2

    Quantos Kms têm feito os pneus dos vossos VE?
    Sei que os de origem fazem sempre mais, mas troquei agora os meus com 95.000km e ainda tinham rasto! Mas como vou à inspeção com ele preferi trocar.
  3.  # 3

    Troquei os da frente do meu Leaf40 no ano passado, com quase 4 anos e uns 65.000kms, porque andou uns milhare com baixa pressão num deles e o rasto estava comido por dentro... e o outro que estava bem melhor tinha um pequeno furo.... resumindo, como ia ao IPO troquei-os, mas ainda daria para uns milhares se tivesse tido cuidado ;-)
    Os de trás são de origem com quase 80.000km.
  4.  # 4

    Pois, não tinha referido, mas os meus de origem andaram sempre atrás. Os da frente já foram trocado pelo dono original mas não sei quantos KMs fizeram.
  5.  # 5

    Colocado por: eu

    Começou por falar na utilização de petróleo e carvão para produzir eletricidade (o que é notoriamente falso) e agora mudou o discurso para a indústria?

    Afinal quem é o mestre das evasivas?

    Olhe leve a bicicleta, que eu não tenho tempo para estas patetices.


    o problema é analisar as coisas pelo seu valro facial. olham para o graficozinho e deduzem logo tudo

    1,4% > 0 certo? então dependemos directamente do carvão

    e se não há geração a diesel, continua à espera dos especialistas para me explicarem como é que - sem pretróleo - têm electricidade.

    patetices é mandar bitaites sem fundamento só porque «viram» uma página da net ou do facebook.

    quer gostem ou não, a eletricidade para chegar às vossas tomadas precisa de petróleo
  6.  # 6

    Sem petróleo temos eletricidade através do gás e das renováveis (hídrica, eólica, solar, hídrica de armazenamento), nuclear importada de Espanha.

    Se há coisa que não necessitamos na eletricidade é petróleo. Carvão ainda se usa ocasionalmente, mas não é necessário per se. Provavelmente as condições económicas ditaram que era compensatório usar carvão em algum momento (vindo da produção em Espanha, claro). Mas sem carvão era possível continuarmos a ter eletricidade, logo não dependemos do carvão.
  7.  # 7

    Colocado por: nunes pahquer gostem ou não, a eletricidade para chegar às vossas tomadas precisa de petróleo
    Como coloquei acima:
    Colocado por: mafgodSobre como é formada a energia que produzimos em Portugal e outros paises o melhor é veraqui.

    Hoje podia estar melhor...
      emaps.jpg
    Será que tenho de colocar óculos?
    Não vejo nenhum fonte que use petróleo...

    E hoje, com algum sol, já produizi quase 7,5kWh cuja maior parte foi para as tomadas e o restante para as barerias e não tenho nenhum poço de petróleo aqui no terreno.
  8.  # 8

    Colocado por: ruicarlovSem petróleo temos eletricidade através do gás e das renováveis (hídrica, eólica, solar, hídrica de armazenamento), nuclear importada de Espanha.

    Se há coisa que não necessitamos na eletricidade é petróleo. Carvão ainda se usa ocasionalmente, mas não é necessário per se. Provavelmente as condições económicas ditaram que era compensatório usar carvão em algum momento (vindo da produção em Espanha, claro). Mas sem carvão era possível continuarmos a ter eletricidade, logo não dependemos do carvão.


    não precisamos de petróleo porque temos o gás...lindo. já agora como chega cá? o que é o gás?

    se usamos carvão, dependemos do carvão...quase 2% segundo a minha factura da EDP.

    de qualquer forma sou defensor de energia nuclear e hidrogenio (espero que Sines seja mesmo para ir para a frente)
  9.  # 9

    Colocado por: mafgodComo coloquei acima:Será que tenho de colocar óculos?
    Não vejo nenhum fonte que use petróleo...

    E hoje, com algum sol, já produizi quase 7,5kWh cuja maior parte foi para as tomadas e o restante para as barerias e não tenho nenhum poço de petróleo aqui no terreno.


    não sei se precisas de óculos mas precisas de ler um pouco mais do que ver um gráficos (ou ler o post anterior que já deixei umas dicas, para quem gosta de opiniões fundamentadas, claro)
  10.  # 10

    Fui ontem buscar o meu da revisão dos 3 anos 57.000km, nissan leaf 2019 40kw

    Limpeza climatização
    Desinfeção do AC
    Liquido vidros
    Filtro habitáculo

    93€, sendo que me deram um orçamento de 130€ (mandei retirar tudo e deixar só o filtro que é o que está no plano da marca, mas acabaram por fazer tudo na mesma (será?), não entendi) e o concessionário mais caro de 156€
  11.  # 11

    Para quem ainda tem receio da durabilidade das baterias e autonomias... um resumo de quem usa um Kia 64 no seu dia-a-dia como TVDE.
  12.  # 12

    Colocado por: LVMAcabei de pagar a 1ª revisão do XC40 elétrico.
    Mudaram (dizem) o filtro do habitáculo e o fluído dos travões, para além de terem instalado (dizem, porque não notei nada diferente) um software de comando!!!
    Paguei cerca de 180€ com IVA (pelo menos o IVA é dedutível).

    Como se não bastasse obrigarem a esta "revisão" para manterem a garantia de 2 anos, ainda se dão ao luxo de aplicar 120€/h de mão de obra para carros eléctrico!!!
    Por 36 minutos de trabalho paguei 72€ de mão de obra.
    Para carros a combustão, o preço da mão de obra é de 75,90€/hora

    Mas não há ninguém que impeça as marcas de assaltarem o bolso dos clientes desta forma? 120€/h para mudar 1 filtro e o fluído dos travões???


    Ai está, é quase uma falácia de publicidade enganosa que muitas marcas tentam fazer, que um carro elétrico não necessita de manutenção, ou que a qual é mais barata. Mas em contraponto, ocultam os preços cobrados por Mão-de-obra especializada. Um carro elétrico em teoria deveria ser mais fiável que um a combustão interna, mas todos aqueles componentes eletrónicos, para além de peças de desgaste irão necessitar de manutenção. Dai que aprecio carros como o Nissan Leaf e o Dacia Spring com um layout mais simples sem tanta eletrónica. Se houvesse a possibilidade de uso de baterias modulares intercambiáveis, isto seria uma mais valia, possibilitando ter uma bateria de menores dimensões em carregamento enquanto a outra estaria em utilização. Para além de permitir um upgrade para uma tecnologia mais recente.
  13.  # 13

    Bom dia, houve uma limpeza no tópico para evitar o escalar de emoções que nada tem a ver com o tópico.
    O meu conselho é que abram uma discussão nova para discutir o "sexo dos anjos".
    Concordam com este comentário: sky3205
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, Bruno.Alves, marcopns
  14.  # 14

    Colocado por: mafgodPara quem ainda tem receio da durabilidade das baterias e autonomias...um resumode quem usa um Kia 64 no seu dia-a-dia como TVDE.
    O utilizador fez outro resumo:
    Uma nota curiosa cerca de fazer Uber/Motorista com veiculo a Diesel ja Pago VS Electrico a leasing

    Super-vantagens do electrico :

    - trabalho as horas legais e dignas, com descanso de 2 dias ao fim de semana, antigamente era impensável parar ao fim de semana porque é mais rentável.
    -Mais rendimento e lucro €€€€ para a mesma facturação.
    -Menos stress
    -o bi-horario das 22h as 8h obriga-me a descansar, nada de ir bater papo a praceta da vila depois de jantar com os outros uber e fazer umas viagens extra.
    -entre percurso A e B sou muito mais rápido no electrico, parar, arrancar e chegada ao destino final, nos semáforos estão sai-se sempre na frente.
    -Mais tempo em familia
    -Mais qualidade de vida e agora com tempo e espaço para hobby.
    -Muitos cliente ainda ficam de boca aberta quando questionam o e-niro, e eu lhe digo que é totalmente electrico, tem 500km de autonomia e gasta 1.50€/100km :D :D :D
    e depois faço Xeque-Mate e mostro-lhe a bateria a 100% no car scanner e o consumo global no sprinmonitor :D :D

    Estive a reler todo o diario de bordo desde que comprei o E-Niro reduzi bastante as horas ao volante porque a poupança no combustível e manutenções são enormes e isso da uma estabilidade financeira tremenda.

    Super-vantagens do Diesel :

    Ar condicionado ou aquecimento sempre ligado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
    • RCF
    • 25 janeiro 2023

     # 15

    Como está o incentivo à compra de carros elétricos?
    Creio que este ano ainda não abriram as candidaturas. Quando será previsível que abram?
    Manter-se-ão os €4.000?
    Será expectável que se esgote quando?
    Um carro comprado em junho/julho ainda irá a tempo de usufruir do incentivo?

    grato
  15.  # 16

    Ainda é cedo para se saber de algo, mas tudo indica que haverá... o valor, deverá ser semelhante ao anterior.

    Carro comprado em junho/julho tudo depende claro, dos matriculados antes e da verba.
    E tem a certeza que terá o carro nessa data?
    Tem havido muitos atrasos e se estiver a contar ter nessa data para o apoio pode ser um grande risco....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RCF
    • RCF
    • 25 janeiro 2023 editado

     # 17

    O compromisso de entrega seria junho. Caso entreguem, muito bem. Se não entregarem, devolvem o sinal.
    Mas, como o incentivo será relevante para a compra, queria estar melhor informado
    • huh
    • 25 janeiro 2023

     # 18

    Que dicas acham essenciais para alguém que vá comprar um carro elétrico?
  16.  # 19

    Colocado por: huhQue dicas acham essenciais para alguém que vá comprar um carro elétrico?

    Qual é o seu perfil de utilizador? Nomeadamente do nr. de quilómetros diários, possibilidade de carregar em casa/trabalho, proximidade a ponto de carga, etc...
    • LVM
    • há 7 dias

     # 20

    Em pleno carregamento, disparou o diferencial (não o disjuntor) do quadro elétrico de onde sai o cabo direto para o carregador de 11KW, instalado na rua. O disparo aconteceu cerca de 1,30h a 2h após o inicio do carregamento.

    Voltei a ligar o diferencial, e o carregamento retomou a normalidade.

    Entretanto, verifiquei o que as fotos mostram , quer na ficha do carregador, quer na tomada do carro (terminal L3).
    A que se deverá a presença desse esbranquiçado em ambos?
    Terá sido presença de humidade?

    O que aconteceu para ter disparado o diferencial do quadro elétrico?
 
0.0230 seg. NEW