Colocado por: Reduto25Qual e a temperatura que regista ao usar um posto de carregamento rápido?
Colocado por: Bruno.Alves
Ninguém faz isto (a não ser uns carolas). Para a maioria dos carros há umas apps que comunicam com um adaptador OBD e conseguimos ler bastantes informações do pack. Nos casos em que o pack "morra" troca-se o pack. A grande vantagem que se começa a fazer ver são as subtituições aftermarket e isto é mais uma possibilidade que vai crescer imenso num futuro próximo.
Num ICE é mais fácil identificar problemas, quer dizer... Depende da idade e de muitos factores. Já há muitas oficinas fora das marcas que não pegam em carros muito modernos. Ou têm um amigo que trabalha na marca e tem "a máquina" ou levam lá o carro, ponto.
Por exemplo: O meu VE está a precisar de trocar a bateria de 12V e tem de vir o técnico da marca programar não-sei-o-quê para a nova bateria. Ao pesquisar sobre isto fico a saber que em muitos outros carros recentes (não VE) também é necessário programar não-sei-o-quê quando se troca a bateria de 12V.
Colocado por: Bruno.Alves
Perfeitamente de acordo. Eu também não, aliás nunca comprei nenhum carro novo, acho um investimento horrível um bem que apenas por levar chapa de matrícula desvaloriza 10% mesmo sem ter andado 1km.
Mas o que acho que falta perceber é que a nossa realidade não é a de toda a gente. Vendem-se carros (a combustão ou não) MUITO caros e vendem-se em números MUITO significativos. Se o Model 3 custa 50k€ e é o VE mais vendido da maioria dos mercados onde está (há países onde fica razoavelmente mais barato mas isso é outra discussão), então é porque há MUITA gente que compra carros de 50k€. E comprá-lo-iam fosse um VE ou um veículo a combustão.
O facto de algumas pessoas não terem possibilidade de ter um VE (seja pelo custo, seja pela questão do carregamento, seja pela autonomia, seja pelo que for) não quer dizer que não seja uma excelente opção para muitas outras pessoas.
E há meia dúzia de anos era opção para ainda menos pessoas. E daqui a meia dúzia de anos vai sê-lo para ainda muito mais pessoas.
Colocado por: Bruno.Alves
Depende. Numa bateria pequena como a do Leaf ou do ioniq, 50kW representam quase 2C e isso faz com que as células aqueçam mais rapidamente. Numa bateria maior 50kW fazem menos "cócegas", mas se for um TM3 a carregar a 200e tal kW já se gera novamente muito calor e aí entra o arrefecimento.
É comum nos SuC da Tesla ouvir os AC dos carros a trabalhar furiosamente, é exactamente para controlar a temperatura das células e permitir carregamentos muito rápidos.
Do que eu fui registando nos VE que tive, o normal será não passar dos 50ºC. No Leaf infelizmente fica por essas temperaturas até arrefecer naturalmente, nos carros com arrefecimento activo passados poucos minutos está a 30-35 graus.
Colocado por: Reduto25Não e uma boa abordagem porque um pack pode morrer por diversas razões .
Aliás e muito fácil e um pack morrer basta 1 célula ir ao ar que o sistema de balanceamento desliga tudo .
O diagnóstico de uma bateria não e de todo complicado era interessante ver uma abordagem mais DIY da questão mas estamos em Portugal e a mentalidade do não liga mete uma nova
Colocado por: Bruno.Alves
Há fundamentalmente 3 tipos de refrigeração:
- passiva como a do Leaf e do e-Golf: o pack é totalmente estanque e a refrigeração é feita apenas pela passagem do ar exterior pela "carcaça"
- activa a ar como o ioniq 28kWh: há uma entrada de ar normalmente a partir do interior do habitáculo para a bateria e uma ventoinha que empurra o ar para o pack, saindo o quente por outro lado (normalmente para a cava de uma das rodas traseiras)
- activa a líquido, e aqui há uma série de variantes que têm a ver como é que o líquido que é arrefecido pelo AC do carro passa pelas células.
Regra geral o arrefecimento líquido é o mais eficaz. Mas eu tive um ioniq de 28kWh e o arrefecimento a ar é incrivelmente eficaz a controlar a temperatura reportada da bateria. Cheguei a fazer 4 CR seguidas num dia de bastante calor e nunca tive temperaturas exageradas nem limitação da potência de carregamento ou motor.
Colocado por: Bruno.Alves
Do que eu fui registando nos VE que tive, o normal será não passar dos 50ºC. No Leaf infelizmente fica por essas temperaturas até arrefecer naturalmente, nos carros com arrefecimento activo passados poucos minutos está a 30-35 graus.
Colocado por: ruicarlov
Tenho aqui por exemplo uma imagem da evolução da temperatura do meu Ioniq em Espanha no Verão, após a 2ª carga rápida. A tempratura média foi aos 46ºC, mas em andamento foi descendo nitidamente devido ao arrefecimento da bateria.
Colocado por: Reduto25
Qual e a tensão nominal da bateria?
Colocado por: ricardoantunesEstava a pensar trocar o meu ICE restante por um Ioniq 28, o que achou do carro?
Colocado por: Bruno.Alves
Para mim continua a ser o melhor VE da sua gama de preços (e não só). Estupidamente eficiente, carrega bestialmente bem em DC (ou seja, paragens curtas), do que se conhecem registos apresenta degradações completamente residuais e consegue-se por preços bem engraçados lá fora.
Tem o contra da autonomia limitada, é um facto. Faz uns 230km em nacionais, mas em AE a velocidade legal apenas uns 170km (depende sempre do relevo, tempo, etc). Dito isto, o meu fez mais de 30.000km num ano e corri o país de lés a lés com ele, numa altura que haviam muito menos postos que agora. O ruicarlov tem um e também tem feito grandes viagens em Portugal e a Espanha com constrangimentos mínimos.
O ioniq de 39kWh tem naturalmente mais autonomia, mantém a eficiência, mas o arranjo das células acabou por resultar numa tensão nominal muito baixa, o que faz com que os carregamentos rápidos sejam muito sofríveis. E claro é bastante mais caro.
Colocado por: Bruno.Alvesconsegue-se por preços bem engraçados lá fora.
Colocado por: ricardoantunesEstou comprador de um versão premium com bomba de calor.
Colocado por: rjmsilvaEngraçado é quanto?
Colocado por: ThingsHappenAmbos têm vantagens e desvantagens...
Colocado por: ricardoantunesOs exemplos aqui dados são semelhantes a ter de ter um frigorifico gigante porque 1 vês por ano têm um porco inteiro para guardar.
Colocado por: ThingsHappene foram 1700km feitos com apenas uma paragem.
Colocado por: Reduto25Devem estar escondidos concentrados em alguma zona ,vejo muito mais Renault's e Nissan.
Colocado por: ThingsHappenOnde alguns dizem vantagens fiscais, outros dirão preço de aquisição...
Colocado por: ThingsHappenOnde alguns dizem silêncio e conforto, outros dirão...que dependendo do carro a diferença pode não ser tão grande quanto esperada.
Colocado por: ThingsHappenOnde alguns dizem "tremendo binário" outros dirão que isso só se sente em alguns modelos...que são muito caros.
A partir de 2026, assim, todos os novos Audi lançados serão 100% elétricos. Tendo em consideração o ciclo de vida de um modelo, será em 2033 que veremos o último Audi com motor de combustão interna sair da linha de produção.