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  1.  # 1

    Colocado por: Reduto25Qual e a temperatura que regista ao usar um posto de carregamento rápido?

    Depende. Numa bateria pequena como a do Leaf ou do ioniq, 50kW representam quase 2C e isso faz com que as células aqueçam mais rapidamente. Numa bateria maior 50kW fazem menos "cócegas", mas se for um TM3 a carregar a 200e tal kW já se gera novamente muito calor e aí entra o arrefecimento.
    É comum nos SuC da Tesla ouvir os AC dos carros a trabalhar furiosamente, é exactamente para controlar a temperatura das células e permitir carregamentos muito rápidos.
    Do que eu fui registando nos VE que tive, o normal será não passar dos 50ºC. No Leaf infelizmente fica por essas temperaturas até arrefecer naturalmente, nos carros com arrefecimento activo passados poucos minutos está a 30-35 graus.
  2.  # 2

    Colocado por: Bruno.Alves
    Ninguém faz isto (a não ser uns carolas). Para a maioria dos carros há umas apps que comunicam com um adaptador OBD e conseguimos ler bastantes informações do pack. Nos casos em que o pack "morra" troca-se o pack. A grande vantagem que se começa a fazer ver são as subtituições aftermarket e isto é mais uma possibilidade que vai crescer imenso num futuro próximo.

    Num ICE é mais fácil identificar problemas, quer dizer... Depende da idade e de muitos factores. Já há muitas oficinas fora das marcas que não pegam em carros muito modernos. Ou têm um amigo que trabalha na marca e tem "a máquina" ou levam lá o carro, ponto.
    Por exemplo: O meu VE está a precisar de trocar a bateria de 12V e tem de vir o técnico da marca programar não-sei-o-quê para a nova bateria. Ao pesquisar sobre isto fico a saber que em muitos outros carros recentes (não VE) também é necessário programar não-sei-o-quê quando se troca a bateria de 12V.


    Não e uma boa abordagem porque um pack pode morrer por diversas razões .

    Aliás e muito fácil e um pack morrer basta 1 célula ir ao ar que o sistema de balanceamento desliga tudo .

    O diagnóstico de uma bateria não e de todo complicado era interessante ver uma abordagem mais DIY da questão mas estamos em Portugal e a mentalidade do não liga mete uma nova
  3.  # 3

    Esta conversa levar-nos-ia longe, mas o problema está na mentalidade que uma publicidade muito agressiva e contínua ao longo de décadas conseguiu criar não só em relação aos carros mas a muitos outros produtos, que é transformá-los, de simples produtos que são , em simbolos de status social.

    Neste processo teve uma importência germinal e fundamental uma pessoa que a grande (enorme) maioria dos nossos considadãos infelizmente desconhece: Edward Bernays, americano, sobrinho de Sigmund Freud, considerado o pai da publicade e das relações publicas americanas. Basta dizer que o famigerado nazi Goobbels o considerava o seu principal inspirador.




    Colocado por: Bruno.Alves
    Perfeitamente de acordo. Eu também não, aliás nunca comprei nenhum carro novo, acho um investimento horrível um bem que apenas por levar chapa de matrícula desvaloriza 10% mesmo sem ter andado 1km.

    Mas o que acho que falta perceber é que a nossa realidade não é a de toda a gente. Vendem-se carros (a combustão ou não) MUITO caros e vendem-se em números MUITO significativos. Se o Model 3 custa 50k€ e é o VE mais vendido da maioria dos mercados onde está (há países onde fica razoavelmente mais barato mas isso é outra discussão), então é porque há MUITA gente que compra carros de 50k€. E comprá-lo-iam fosse um VE ou um veículo a combustão.

    O facto de algumas pessoas não terem possibilidade de ter um VE (seja pelo custo, seja pela questão do carregamento, seja pela autonomia, seja pelo que for) não quer dizer que não seja uma excelente opção para muitas outras pessoas.
    E há meia dúzia de anos era opção para ainda menos pessoas. E daqui a meia dúzia de anos vai sê-lo para ainda muito mais pessoas.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães
  4.  # 4

    Colocado por: Bruno.Alves
    Depende. Numa bateria pequena como a do Leaf ou do ioniq, 50kW representam quase 2C e isso faz com que as células aqueçam mais rapidamente. Numa bateria maior 50kW fazem menos "cócegas", mas se for um TM3 a carregar a 200e tal kW já se gera novamente muito calor e aí entra o arrefecimento.
    É comum nos SuC da Tesla ouvir os AC dos carros a trabalhar furiosamente, é exactamente para controlar a temperatura das células e permitir carregamentos muito rápidos.
    Do que eu fui registando nos VE que tive, o normal será não passar dos 50ºC. No Leaf infelizmente fica por essas temperaturas até arrefecer naturalmente, nos carros com arrefecimento activo passados poucos minutos está a 30-35 graus.


    50 graus apesar de já ser uma temperatura de meter olho não e preocupante mas acima de 56 pelo menos e o valor que eu tenho em conta .

    Se a bateria e carregada a acima dessas temperaturas enquanto carrega existe degradação da célula .

    Se o excesso de temperatura fosse uma questão de poucos segundos nao tinha muito interesse mas carregamentos de 1 hora 40 minutos ..
  5.  # 5

    Colocado por: Reduto25Não e uma boa abordagem porque um pack pode morrer por diversas razões .
    Aliás e muito fácil e um pack morrer basta 1 célula ir ao ar que o sistema de balanceamento desliga tudo .
    O diagnóstico de uma bateria não e de todo complicado era interessante ver uma abordagem mais DIY da questão mas estamos em Portugal e a mentalidade do não liga mete uma nova

    Sem qualquer brincadeira, está aí uma excelente, excelente oportunidade de negócio. Não é muito difícil "meter a mão" em packs mais antigos (o normal serão carros batidos, mas os batidos recentes têm uma procura desmedida porque toda a gente quer as baterias maiores para colocar em carros de gerações anteriores), se tem essas competências poderá com alguma facilidade procurar casos de packs a precisar de recuperação e gerar um nicho.
    A maioria dos packs com problemas acabam por ser recuperados para armazenamento estacionário, mas acho que a reparação pode ser uma abordagem de sucesso.
  6.  # 6

    Colocado por: Bruno.Alves
    Há fundamentalmente 3 tipos de refrigeração:
    - passiva como a do Leaf e do e-Golf: o pack é totalmente estanque e a refrigeração é feita apenas pela passagem do ar exterior pela "carcaça"
    - activa a ar como o ioniq 28kWh: há uma entrada de ar normalmente a partir do interior do habitáculo para a bateria e uma ventoinha que empurra o ar para o pack, saindo o quente por outro lado (normalmente para a cava de uma das rodas traseiras)
    - activa a líquido, e aqui há uma série de variantes que têm a ver como é que o líquido que é arrefecido pelo AC do carro passa pelas células.

    Regra geral o arrefecimento líquido é o mais eficaz. Mas eu tive um ioniq de 28kWh e o arrefecimento a ar é incrivelmente eficaz a controlar a temperatura reportada da bateria. Cheguei a fazer 4 CR seguidas num dia de bastante calor e nunca tive temperaturas exageradas nem limitação da potência de carregamento ou motor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:carlosj39




    Estava a pensar trocar o meu ICE restante por um Ioniq 28, o que achou do carro?
  7.  # 7

    O ioniq 28 é um excelente VE e diria o mais poupadinho em velocidades de AE

    Permite várias cargas rápidas, portanto permite uma maior autonomia.

    Sou suspeito, mas para o meu perfil, viajem mais longa na casa dos 400km em férias, basta uma carga rápida e para isso um leaf40 para mim é o ideal.
    Ainda neste verão fiz 265km de seguida, sem carregar pelo meio, parei contudo para questões fisiológicas :)
  8.  # 8

    Apesar do leaf não ter gestão térmica (e por isso limitar a potência em carga rápida) tem uma bateria simples e um preço mais sim, o que permite umas customizações interessantes.
    (Colocar bateria de 60 nim leaf de 2011 por exemplo) :)
  9.  # 9

    Colocado por: Bruno.Alves
    Do que eu fui registando nos VE que tive, o normal será não passar dos 50ºC. No Leaf infelizmente fica por essas temperaturas até arrefecer naturalmente, nos carros com arrefecimento activo passados poucos minutos está a 30-35 graus.


    Tenho aqui por exemplo uma imagem da evolução da temperatura do meu Ioniq em Espanha no Verão, após a 2ª carga rápida. A tempratura média foi aos 46ºC, mas em andamento foi descendo nitidamente devido ao arrefecimento da bateria.

    temperatura
  10.  # 10

    Colocado por: ruicarlov

    Tenho aqui por exemplo uma imagem da evolução da temperatura do meu Ioniq em Espanha no Verão, após a 2ª carga rápida. A tempratura média foi aos 46ºC, mas em andamento foi descendo nitidamente devido ao arrefecimento da bateria.

    temperatura


    Qual e a tensão nominal da bateria?
  11.  # 11

    Colocado por: Reduto25
    Qual e a tensão nominal da bateria?


    360V
  12.  # 12

    Colocado por: ricardoantunesEstava a pensar trocar o meu ICE restante por um Ioniq 28, o que achou do carro?

    Para mim continua a ser o melhor VE da sua gama de preços (e não só). Estupidamente eficiente, carrega bestialmente bem em DC (ou seja, paragens curtas), do que se conhecem registos apresenta degradações completamente residuais e consegue-se por preços bem engraçados lá fora.

    Tem o contra da autonomia limitada, é um facto. Faz uns 230km em nacionais, mas em AE a velocidade legal apenas uns 170km (depende sempre do relevo, tempo, etc). Dito isto, o meu fez mais de 30.000km num ano e corri o país de lés a lés com ele, numa altura que haviam muito menos postos que agora. O ruicarlov tem um e também tem feito grandes viagens em Portugal e a Espanha com constrangimentos mínimos.

    O ioniq de 39kWh tem naturalmente mais autonomia, mantém a eficiência, mas o arranjo das células acabou por resultar numa tensão nominal muito baixa, o que faz com que os carregamentos rápidos sejam muito sofríveis. E claro é bastante mais caro.
  13.  # 13

    Colocado por: Bruno.Alves
    Para mim continua a ser o melhor VE da sua gama de preços (e não só). Estupidamente eficiente, carrega bestialmente bem em DC (ou seja, paragens curtas), do que se conhecem registos apresenta degradações completamente residuais e consegue-se por preços bem engraçados lá fora.

    Tem o contra da autonomia limitada, é um facto. Faz uns 230km em nacionais, mas em AE a velocidade legal apenas uns 170km (depende sempre do relevo, tempo, etc). Dito isto, o meu fez mais de 30.000km num ano e corri o país de lés a lés com ele, numa altura que haviam muito menos postos que agora. O ruicarlov tem um e também tem feito grandes viagens em Portugal e a Espanha com constrangimentos mínimos.

    O ioniq de 39kWh tem naturalmente mais autonomia, mantém a eficiência, mas o arranjo das células acabou por resultar numa tensão nominal muito baixa, o que faz com que os carregamentos rápidos sejam muito sofríveis. E claro é bastante mais caro.


    Obrigado pelo testemunho.
    Vai de encontro ao que tenho lido.
    Estou comprador de um versão premium com bomba de calor.
  14.  # 14

    Colocado por: Bruno.Alvesconsegue-se por preços bem engraçados lá fora.


    Engraçado é quanto?
  15.  # 15

    Colocado por: ricardoantunesEstou comprador de um versão premium com bomba de calor.

    Se for importado de França (que recomendo vivamente) a versão Creative já tem BC. A Executive também tem, claro.
    As versões nacionais não tinham BC, pelo menos a mais básica.

    Colocado por: rjmsilvaEngraçado é quanto?

    leboncoin.fr --> a partir de coisa de 15k€ ;-) (preço lá, naturalmente, mas o custo de legalização é mínimo, o que dói mais é mais o transporte)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  16.  # 16

    Colocado por: ThingsHappenAmbos têm vantagens e desvantagens...

    Claro. É o que todos estão a dizer.
    Repare que afirmei, por duas vezes, que nos casos que apresenta talvez um eléctrico não fosse a melhor opção.

    Colocado por: ricardoantunesOs exemplos aqui dados são semelhantes a ter de ter um frigorifico gigante porque 1 vês por ano têm um porco inteiro para guardar.

    Isto.
    Quem faz essas roadtrips enormes, frequentemente, sobretudo em zonas remotas, um eléctrico não será o mais indicado.
    A questão, realisticamente, é: quão frequentemente se fazem realmente essas viagens? O suficiente para justificar outro veículo? Talvez sim, talvez não.
    Às vezes recebo família do estrangeiro e alugamos uma Vito de 9 lugares. Jamais me passaria pela cabeça comprar uma dessas, nem como veículo secundário, muito menos como o primário.
    Mas cada um sabe de si e faz as contas à sua maneira.

    Colocado por: ThingsHappene foram 1700km feitos com apenas uma paragem.

    Uma "rule of thumb" da malta do turismo é não ultrapassar os 800 km por dia, com pelo menos uma paragem a meio do dia.
    Isto é, 400km de manhã, que a uma média de 90km/h, são ~4h30, ou 4h a uma média de 100km/h. Arrancar às 9h e parar às 13h/13h30 para almoçar. É puxado, mas razoável.

    1700 km a uma média ponderada de 90km/h são quase 19h. Com uma paragem, vamos assumir a meio, seriam 9h30min a conduzir sem parar, com 850km feitos de seguida. A paragem a meio, presumo que para dormir, o carregamento não seria problema.

    Ainda assim, 850 km sem qualquer paragem, é um excelente exemplo onde um eléctrico ainda não é a melhor opção.

    Se este caso, que implica por exemplo arrancar às 9h e só parar às 18h30, sem intervalo para comer, WC, esticar as pernas, beber um café, whatever, serve como férias ou tortura, fica ao critério de cada um. Mas é um exemplo válido!

    Colocado por: Reduto25Devem estar escondidos concentrados em alguma zona ,vejo muito mais Renault's e Nissan.

    Provavelmente também param mais em garagens em casa e daí estarem menos expostos.

    Colocado por: ThingsHappenOnde alguns dizem vantagens fiscais, outros dirão preço de aquisição...

    O preço de aquisição pode ser reavido com a venda posterior, a não ser que se fique com o carro para sempre, como é algo frequente.
    Por enquanto, como empresa, é provável que ao se comprar eléctricos, estes operem durante 2 ou 3 anos e se ainda se faça lucro com a liquidação.

    Colocado por: ThingsHappenOnde alguns dizem silêncio e conforto, outros dirão...que dependendo do carro a diferença pode não ser tão grande quanto esperada.

    Há carros CI também silenciosos, claro. E efectivamente a diferença pode não ser significativa. Mas grande ou pouca, é uma diferença. Claro que se for um V8 fixe, até prefiro o ronco. Mas cada macaco no seu galho.

    Colocado por: ThingsHappenOnde alguns dizem "tremendo binário" outros dirão que isso só se sente em alguns modelos...que são muito caros.

    Sem dúvida que a performance não é para qualquer modelo. Tal como os CI.
  17.  # 17

    Ainda a respeito das viagens longas, outro dia um tipo perguntou-me no facebook que VE é que eu conhecia que conseguisse fazer o percurso Lisboa-Barcelona, saindo de Lisboa a meio da manhã e chegando a tempo de ver o pôr do sol, em Barcelona.
    Disse que não conhecia nenhum, mas também não conhecia nenhum ICE que fizesse isso. Basta colocar no Google Maps, que são 12h de viagem. Isto sem paragem nenhum para fazer xixi, comer, esticar as pernas.... Só mesmo prego a fundo
    Eu o máximo que já fiz num carro num dia foi Benidorm-Lisboa e fiquei estafado como tudo. Em todas as minhas idas para a costa leste de Espanha tenho seguido a tal máxima de parar a meio caminho para descansar, de modo a não superar os tais 800km. Quando mudei para VE não senti uma diferença assim tão grande neste tipo de percurso. Sim, tenho de parar algumas vezes, talvez uns minutos mais, mas de qualquer forma eu também já parava de qualquer forma, fosse para ir à casa-de-banho, almoçar, lanchar e às vezes só mesmo para esticar as pernas e lavar a cara que começava a sentir aquela soneira da parte da tarde que tornava a condução menos segura.
    Há uns anos fui até à Catalunha de ICE com pernoita em Saragoça. Desta vez de VE não tenciono chegar tão longe no 1º dia, e vou dividir o percurso mais ou menos a meio.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  18.  # 18

  19.  # 19

    Ainda sobre as desvantagens dos VEs face aos ICE... claro que quem compra um VE tem de saber quais são e o que pode fazer ou para as eliminar ou diminuir.
    E aqui, os vendedores deveriam ter uma boa formação, serem isentos e saberem do que vendem.
    Infelizmente, e após 10 anos de mobilidade elétrica, há muitos vendedores que em vez de elucidarem os potenciais compradores impingem aquele ICE diesel poupadinho (que barato e poupadinho é só na compra).
    Mas esquecem-se de dizer que para percursos de cidade não é o mais indicado e que há ali um filtro de partículas de que de vez em quando é preciso ir "regenerar"!
    Ou seja, de vez em quando é preciso ir para uma AE ou via rápida andar em altas rotações para "regenerar" o dito filtro milagroso.
    Creio que já todos ouvimos que quem tem dieseis com o filtro digam, "ah e tal, no outro dia tive de ir esticar o carro para "regenerar" o filtro... tenho de fazer isto antes que ele se avarie e lá tenha de ir áquela oficina para o retirar!"

    Quem não gosta arranja sempre defeitos/desvantagens...
    Vai haver sempre quem, que não gosta, aponte um qualquer defeito como razão para a não compra.
    E está no seu direito de não o comprar claro!

    Também há aqui uns que, até parece que estão a defender a sua religião ou clube, apontando só os defeitos sem que perceba que esses defeitos para ele podem não o ser para o outro. Enfim.
  20.  # 20

    O último Audi com motor de combustão será lançado em 2025, mas…
    … deverá haver exceções, como na China. O último Audi com motor de combustão será um SUV e após isso todos os novos Audi serão elétricos.


    A partir de 2026, assim, todos os novos Audi lançados serão 100% elétricos. Tendo em consideração o ciclo de vida de um modelo, será em 2033 que veremos o último Audi com motor de combustão interna sair da linha de produção.


    Ainda vamos ver muitos ICEs a circular pelas estradas... assim haja quem os compre.
 
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