Bem, sei que este tópico era outro assunto mas depois abro um dedicado se acharem que interessa.
Em resumo, paguei quase 100€ por 1.7h (1h:42min) de mão de obra para fazer um teste de compressão, ladrões! Fazia eu isso em 20 min...
Lá levei o carro para casa, testei como devo ser e acusou fuga de compressão pelo escape... Já desmontei o motor e confirmei que uma válvula de escape perdeu um pedaço! Estou á espera das peças e hoje devo começar a remover as válvulas. Há muito que limpar, tanta incrustação nas válvulas e pistões!!! Tem sido um bom projeto ao longo dos últimos dias, e uma aprendizagem. Estou a ponderar se aproveito para trocar os segmentos dos pistões, mas ainda é um bom bocado de trabalho extra. Por outro lado facilitaria muito limpar os pistões...
Nunca teve flashlube. Neste modelo de carro/motor em particular não era notado como obrigatório ou sequer necessário. Vou tentar ver o estado da cabeça, mas o motor nunca sobreaqueceu e não parecia haver indícios de falha da junta, pelo menos evidentes. Comprei uns medidores de precisão para ver se há necessidade de rectificar a cabeça, já me ficam para acertar a distância dos eléctrodos das velas. Já limpei cuidadosamente os restos da junta antiga (na cabeça, ainda não "ataquei" o bloco"). Hoje à noite talvez tenha tempo de começar a remover as válvulas, entretanto chegou a ferramenta necessária para remoção das molas.
No caso de haver problemas devido à falta do flaslube, notava-se era nas válvulas de admissão e não exaustão.
O GPL é extremamente "seco" e corrosivo e desgasta prematuramente as válvulas de admissão, principalmente em ligas de aço mais macias, que são tipicamente instaladas nos carros japoneses.