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  1.  # 81

    Outro que actualmente é econômico 1.4d4d do Corolla ou do auris versão curta , também em condução normal não passa os 5.8 , já em gasolina o jazz tem que ser um caso de estudo , já tive 3 nas mãos e aquilo o 1.2 é extraordinário cheguei a desconfiar do ponteiro mas a média é muito boa 4.9, 5, 5.2 5.3 e dentro disso com 4 pessoas dentro do carro em modo férias e um em modo normal ... Parece que o jazz em baixas anda é ao cheiro até aos 65 70km depois até parece que pede licença para andar mais depressa mas os consumos são outros .
  2.  # 82

    Colocado por: rafaelisidoroEu tinha um amigo que tinha um Clio 1.5dci 65cv , muito economia era anunciada toda a gente fazia médias de 5 ou quase 5 ele ria-se e dizia que os outros faziam e ele tinha azar , era 7 , 7.5 , bem andava bem é verdade , comprou um mini 1.5 ou 1.6 3cy e aquilo não comia nada , 7.5 8l 😂 e ele como é meu vizinho também ( dono do restaurante o Roberto em Ponta Delgada ) dizia epah o defeito é meu ou anda tudo a empurrar o carro ... Só conheci dois motores a diesel a fazer médias próximas e ligeiramente abaixo de 5l , Toyota Starlet 1.5 e seat terra ou VW polo 1.4 , ambos sem turbo , mas quando se introduziu a moda dos turbos nunca mais vi nada assim e conheço muitos carros , é preciso querer fazer a média x para lá chegar a todo o custo , eu já fiz uma média no meu carro ( Hyundai matrix 1.5 crdi 3cy ) de 5.5 mas em condições normais é de 6.5 ... Os motores 2000 vw para fazer uma média no depósito de 5 LT é preciso empurrar muito , não no sentido da palavra mas tem que ser com todos os cuidados possíveis para numa tentativa chegar lá ... Isso não é admissível contar , o meu cunhado tem uma carrinha com um 2000 do grupo e anda muito longe destes valores , não digo não ser possível chegar lá mas não é no dia a dia .



    Pois, há condutores e condutores e também há percursos e percursos. Eu só posso falar no meu caso, que sempre fiz condução cuidada e defensiva. Acredito que facilmente se fizessem médias de 6-7 com minha ex-skoda, ou mais; era só acelerar á maluca nos arranques e travar á última sempre a acelerar até ao vermelho. Oi andar sempre no para-arranca de cidade a fazer corrida com os do lado. Agora, nas minhas mãos aquilo funcionava a vapor. Tenho fotos que comprovam consumos no computador de bordo de menos de 4L/100 (Coimbra-porto pela nacional, 3.5; chaves-Braga pela nacional, 3.8; Bordéus-paris autoestrada com carro cheio e AC ligado, 4.3; etc). Por isso, possível é, mesmo que estes desviem um pouco dos reais.

    Mas sim, vejo muitos na estrada que me pergunto como ganham para combustível...

    Nota que agora ando num velhinho a GPL, é difícil fazer menos de 9L/100 no dia-a-dia. Em viagens mais longas por nacional ainda consigo uns 8. Não tem CB, é mesmo contas a litros e km.
    •  
      Dom
    • 1 março 2023

     # 83

    Os consumos serão sempre uma discussão terrível. Ninguém conduz da mesma maneira, os trajetos podem ser completamente opostos, o estado do carro, o trânsito, o vento, etc etc.

    Colocado por: rafaelisidoro...já em gasolina o jazz tem que ser um caso de estudo , já tive 3 nas mãos e aquilo o 1.2 é extraordinário cheguei a desconfiar do ponteiro mas a média é muito boa 4.9, 5, 5.2 5.3 e dentro disso com 4 pessoas dentro do carro em modo férias e um em modo normal ... Parece que o jazz em baixas anda é ao cheiro até aos 65 70km depois até parece que pede licença para andar mais depressa mas os consumos são outros .

    Bem, isso não tem nada que saber. É graças à tecnologia i-Vtec que mantem as válvulas abertas menos tempo na faixa de rotação mais utilizada em cidade e que faz o contrário em rotações mais elevadas. Válvulas abertas mais tempo, equivalem a mais ar. Mais ar junto de mais combustível, equivale a mais potência e maior consumo.
  3.  # 84

    Colocado por: rafaelisidoroOutro que actualmente é econômico 1.4d4d do Corolla ou do auris versão curta , também em condução normal não passa os 5.8 , já em gasolina o jazz tem que ser um caso de estudo , já tive 3 nas mãos e aquilo o 1.2 é extraordinário cheguei a desconfiar do ponteiro mas a média é muito boa 4.9, 5, 5.2 5.3 e dentro disso com 4 pessoas dentro do carro em modo férias e um em modo normal ... Parece que o jazz em baixas anda é ao cheiro até aos 65 70km depois até parece que pede licença para andar mais depressa mas os consumos são outros .


    Conheço um de 2002 com mais de 300.000 colocado a gpl aos 180.000km!
    É só gasolina e gpl não dá chatices nenhumas
  4.  # 85

    Bem, andava eu a gabar o meu velhinho Opel de 2001 com quase 400.000 km a GPL (há 200.000) e hoje falhou um cilindro 😭. Não consegui resolver trocando módulo de ignição e vela do cilindro queixoso, teve que vir ao mecânico pela primeira vez em muitos anos... Deve ser cablagem, espero não ser problema com compressão.
    • sltd
    • 1 março 2023

     # 86

    Colocado por: rafaelisidoroIsso é tudo no ecrã , quero ver é na hora de abastecer ! Ma que andam a empurrar carros á mão .
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

    Curiosamente tenho menor consumo no spritmonitor do que no CB ....
  5.  # 87

    Na minha mota o CB dá valores mais altos que os reais em cerca de 0,2 l/100
  6.  # 88

    Colocado por: sltd
    Curiosamente tenho menor consumo no spritmonitor do que no CB ....


    Também eu... tenho todos os abastecimentos do Honda registados no sprit desde que o comprei novo em 01/2008
    •  
      Dom
    • 1 março 2023

     # 89

    O spritmonitor é um bom site para se ter uma ideia por alto dos consumos da viatura que pretendemos adquirir. É preciso só ter atenção aos trajetos dos utilizadores, pois por norma os consumos mais baixos são efetuados pratica e unicamente em autoestrada ou nacional.
  7.  # 90

    Colocado por: pcspinheiroBem, andava eu a gabar o meu velhinho Opel de 2001 com quase 400.000 km a GPL (há 200.000) e hoje falhou um cilindro 😭. Não consegui resolver trocando módulo de ignição e vela do cilindro queixoso, teve que vir ao mecânico pela primeira vez em muitos anos... Deve ser cablagem, espero não ser problema com compressão.


    Ligou o carro à máquina para ver se acusava algum erro?
  8.  # 91

    Sim, P0302, falha de ignição, cilindro 2. Já há dias notei uma hesitação intermitente mas não deu erro e desapareceu. Mas ontem perdeu de repente potência e a luz de avaria do motor piscava sempre que acelerava. Como já me tinha acontecido uma vez há muitos anos tinha um módulo de ignição suplente em casar troquei, mas nada. Tirei as velas dos cilindros centrais (não estava certo de que lado se contavam) e um cilindro cheirava muito a gasolina. Troquei a vela mas não resolveu... Espero que não seja uma válvula presa, o carro já vai com muitos KMS, mas adoro aquela porcaria... 😭
  9.  # 92

    Epa que chato então. Conheço bem a marca e é um dos modelos da marca que mais gosto.
  10.  # 93

    Pois, eu já tive uma Skoda superb nova que vendi ao fim de 4 anos. Apesar da economia e conforto, não podia com as mariquices daquilo e com os gastos absurdos em revisões e inspecções. Veio e foi e o Opel ficou, sempre sem dar chatice de maior que eu não resolvesse e com custos de manutenção irrisórios (mas sempre feitas com óleo original e em metade dos intervalos recomendados). Só espero que não tenha "morrido" de repente, uma válvula queimada ou presa ou outra avaria física que implique abrir o motor é um balúrdio. A não ser que me meta a fazer eu... já fiz tanta coisa complicada neste carro, seria subir o desafio de nível.

    Mas como foi coisa que já tinha dado sinais e apareceu de repente, estou tendencioso para algum problema eléctrico (e a fazer figas que assim seja). Aliás, apesar de o cilindro 2 a contar da caixa cheirar a gasolina, descobri depois que parece que se contam a partir da frente (lado da distribuição/correias). Se assim for, posso ter trocado a vela errada e mal diagnosticado a coisa. Estou à espera que me liguem da Opel para eu explicar em primeira mão ao mecânico o que se passou e o que fiz. Isto de contar o problema a alguém na recepção sem ver o mecânico pode levar a mais trabalho do que é preciso.
    •  
      Dom
    • 2 março 2023

     # 94

    O carro pega? Se for falta de compressão, deverá ter dificuldades ou não pegar de todo. Pode também tirar a vareta do óleo e sair óleo é mau sinal. Se cheira a gasolina, provavelmente será queima incorreta e se fosse apenas um cilindro, conseguiria trabalhar com os 3 restantes mas descompensado claro. Eu sugeria trocar as velas primeiro e tudo o que as alimenta caso não resolva.
    O nível do óleo mantem-se inalterado?
  11.  # 95

    Pega bastante bem até, mas "manca" muito se acelerado. Só troquei uma vela, pode ter sido erro... Também troquei o módulo de ignição, que é comum aos 4 cilindros.
  12.  # 96

    Colocado por: DomPode também tirar a vareta do óleo e sair óleo é mau sinal.


    É mau sinal se sair óleo da vareta do óleo?
    •  
      Dom
    • 2 março 2023

     # 97

    "Cuspido"? Claro! Significa que há pressão excessiva no carter e tal não devia acontecer. Indica que os segmentos devem estar destruídos.
  13.  # 98

    Indicaria perda de compressão para o bloco do motor por desgaste dos segmentos. Se for válvulas já não causaria isso, mas poderia ser feito um leak down test para ver por onde é perdida a pressão. No meu caso o consumo de óleo está ok
  14.  # 99

    Colocado por: pcspinheiroPega bastante bem até, mas "manca" muito se acelerado. Só troquei uma vela, pode ter sido erro... Também troquei o módulo de ignição, que é comum aos 4 cilindros.


    Podia e devia ter trocado as 4 velas. Ainda para mais que num carro a gasolina isso até é barato.
  15.  # 100

    Colocado por: Dom"Cuspido"? Claro! Significa que há pressão excessiva no carter e tal não devia acontecer. Indica que os segmentos devem estar destruídos.


    ah... não tinha percebido isso... claro, o óleo tem de estar calminho
 
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