Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

É uma moradia nova que estou a tentar obter o certificado energético que tem que ter uma produção mínima de energias renováveis é preciso de ter energia solar para o mesmo cumprir os mínimos requisitos exigidos pela câmara municipal. Se não fosse por isso não tinha este problema
  2.  # 22

Colocado por: toze2788mínimos requisitos exigidos pela câmara municipal.

Não é a CM que exige requisitos, é a ADENE que fiscaliza ( os requisitos da legislação) e daí decorre a emissão do CE.

É um não problema.
    Se pretende ver o assunto esclarecido e escolher em conformidade. Fale já com o Perito que escolher para emissão do CE. Ou então com quem lhe elaborou o pre-CE.
  3.  # 23

Tozé, não pode mesmo instalar Bomba de Calor?

Fotovoltaico + resistência elétrica é apenas uma forma cara de substituir um simples o painel térmico.

Fotovoltaico + bomba de calor é muito mais eficiente.
    Por cada Joule de energia produzido pelo fotovoltaico, a bomba de calor vai produzir 4 Joules de energia térmica (COP de 4 neste exemplo).
    Se usar a resistência produz apenas 1 Joule de energia térmica.
  4.  # 24

em relação a bomba de calor não são só vantagens, para mim as bombas de calor são eficientes para aquecer agua a baixa temperatura ate +/- ate 40ª acho que fazem sentido para piso radiante, para AQS tem algumas particularidades por exemplo não há muitas bombas de calor com uma serpentina de produção de AQS instantâneo e as que há são muito mais caras depois também tem outras particularidades demonstradas nestes vídeos.

https://www.youtube.com/watch?v=0JrP49PoAe4&pp=ygUVYm9uaW5hIGJvbWJhIGRlIGNhbG9y

https://www.youtube.com/watch?v=y3kV-NZGThQ&pp=ygUVYm9uaW5hIGJvbWJhIGRlIGNhbG9y&ab_channel=Bonina

outra questão e que já tenho o deposito de 300L onde já gastei algum dinheiro, os painéis térmicos do que tenho visto funcionam mas também tem uma manutenção +/- anual a correr bem, tem um problema que no verão pode dar problemas quando entra em estagnação para evitar isso temos o sistema drain-back mas os preços neste momento de sistemas drain-back já estão muito altos.

os painéis fotovoltaicos hoje em dia já estão a preços mais acessíveis e oferecem um longo tempo de garantia e praticamente não tem manutenção e não tem problemas de estagnação, se em alguns dias a produção for elevada ainda ajudam na fatura da luz. parece-me a mim que pelo valor € oferecem mais vantagens
    Concordam com este comentário: dom123
  5.  # 25

Colocado por: Pedro Barradas
    Não é a CM que exige requisitos, é a ADENE que fiscaliza ( os requisitos da legislação) e daí decorre a emissão do CE.

É um não problema.
    Se pretende ver o assunto esclarecido e escolher em conformidade. Fale já com o Perito que escolher para emissão do CE. Ou então com quem lhe elaborou o pre-CE.

neste momento estou a procurar um perito que me faça estes cálculos para depois me fazer exatamente o CE mas não esta fácil talvez aqui no fórum encontre um perito que esteja disposto a isso
  6.  # 26

Colocado por: toze2788outra questão e que já tenho o deposito de 300L

Venda no OLX
  7.  # 27

Colocado por: ricardo.rodrigues
    Venda no OLX

Mas eu não o quero vender eu estou satisfeito com o depósito apenas quero por painéis fotovoltaicos em vez de painéis térmicos tal como expliquei em cima
  8.  # 28

Colocado por: toze2788

Mas eu não o quero vender eu estou satisfeito com o depósito apenas quero por painéis fotovoltaicos em vez de painéis térmicos tal como expliquei em cima

E na minha opinião é a melhor coisa que faz.
  9.  # 29

Colocado por: dom123
    E na minha opinião é a melhor coisa que faz.
    mas não vai conseguir certificação energética obrigatória.
  10.  # 30

Colocado por: toze2788demonstradas
    os vídeos mostram opiniões pessoais não concensuais nem partilhadas por muitos técnicos e por nenhum fabricante, mas cada qual use o que leh apetecer.
  11.  # 31

Tem toda a razão quando diz que elas são muito eficientes para temperaturas de 40°C. Isso tem a ver com as diferenças térmicas possíveis dos gases utilizados no circuito.

Uma bomba de calor AQS a garantir temperaturas de 60°C e ter um COP de 3,5. Quem as tem tem de analisar se realmente precisa dos 60°C por que se baixar para os 50 poderá estar a subir o COP para valores bem mais altos (5 - 6)
  12.  # 32

1kwh de energia eletrica (resistência) aquece da 100lts de água em 8,5°C

Verifique as suas necessidades de agua quente para ver quantos kw necessita
  13.  # 33

Colocado por: jorgealvesmas não vai conseguir certificação energética obrigatória.

É o único inconveniente
  14.  # 34

Colocado por: dom123É o único inconveniente

coisa pouca.
  15.  # 35

Colocado por: Na_mouchTem toda a razão quando diz que elas são muito eficientes para temperaturas de 40°C. Isso tem a ver com as diferenças térmicas possíveis dos gases utilizados no circuito.

Uma bomba de calor AQS a garantir temperaturas de 60°C e ter um COP de 3,5. Quem as tem tem de analisar se realmente precisa dos 60°C por que se baixar para os 50 poderá estar a subir o COP para valores bem mais altos (5 - 6)

concordo com o que diz mas falta ai um fator que é a temperatura exterior, uma bomba de calor a fazer AQS a 50º e fazer um cop de 5 ou 6 qual a temperatura exterior que tem que ter? não e assim tão fácil uma bomba de calor fazer um cop de 5 ou 6 reais a fazer 50º de AQS, as bombas de calor tem resistências elétricas para isso mesmo quando não conseguem atingir as temperaturas pedidas recorrem a resistencia eletrica e ai o cop baixa logo.

Colocado por: Na_mouch1kwh de energia eletrica (resistência) aquece da 100lts de água em 8,5°C

Verifique as suas necessidades de agua quente para ver quantos kw necessita

o meu problema não se prende com isso mas sim saber qual a potencia em kw de painéis que tenho que instalar para conseguir chegar aos 2443 kwh/ano que foi o que esta calculado para os painéis térmicos no meu pre-certificado energético.
  16.  # 36

Colocado por: jorgealvesmas não vai conseguir certificação energética obrigatória.

diz que não irei conseguir o certeficado energetico mas porque? a energina proveniente dos paineis fotovoltaicos não é considerada energia renovavel tal como nos paineis termicos?

eu estou aqui a pedir ajuda e algum esclarecimento
  17.  # 37

Não pode fazer os cálculos em kw por ano para analisar as potências necessárias para aquecimento de águas.

Segundo um amigo que tem uma empresa instaladora de paineis solares, para a zona de Braga temos uma média de 6h de sol por dia
    6x2,2kw= 4818kw/ano

Mas para conseguir que lhe dêem o certificado acredito terá que demonstrar que no inverno gasta da rede o mesmo ou menos do que com um sistema AQS
  18.  # 38

Também fiquei curioso qual seria a necessidade de energia solar para aquecer a água

pesquisei e num artigo da deco proteste dizem que na certificação consideram a necessidade de 40Lts de agua a 60ºC por pessoa por dia

fiz um excel a simular....
    Amarelo = variáveis
    Verde = cálculos automáticos + entradas fixas
    Laranja = resultado

PS. Não estava a dar nada de jeito na tv...lol
      Energia gasta aquecer agua.jpg
  19.  # 39

Eu tenho 2.2kw de painéis e chega e sobra para aquecer 150l de água só com a energia solar, pois tenho gestor de excedentes.
  20.  # 40

quase que era parecida à minha.
      Captura de ecrã 2023-05-07 002904.png

0.0274 seg. NEW