Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

https://re.jrc.ec.europa.eu/pvg_tools/en/tools.html#api_5.2

Colocado por: toze2788pre-certeficado energético e de 2443kwh/ano, este valor foi calculado para 2 paineis termicos eu quero e saber como calcular este valor em painéis fotovoltaicos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: toze2788
  2.  # 62

A minha Ariston que encomendou a alma ao criador fazia no máximo 55° em modo exclusivo bomba de calor.
    Em modo auto alternava entre bomba de calor ou bomba de calor e resistência e ia até aos 65°.
    Concordam com este comentário: Mhzn672
  3.  # 63

Colocado por: BigmouseNão sei que bombas anda a ver. Mas a minha das pelo menos 60 graus sem utilizar resistência eléctrica.

Colocado por: BigmouseIria necessitar bem mais que esses 1500W

mas o consumo elétrico da mesma varia consoante a temperatura exterior certo? se a bomba tiver a trabalhar com temperaturas exteriores de 0º será que faz na mesma os 60º sem utilizar a resistência elétrica?

a sua bomba esta programada para fazer o ciclo contra a legionella? a bomba deve fazer atingir a agua 70º e ai deve utilizar algum tempo a resistência elétrica.

eu acho que não me enganei quando disse que necessitava de 1500w mas para aquecer 160l de agua em 4 horas segundo os seu cálculos.
  4.  # 64

Tem este modo de funcionamento

Colocado por: toze2788mas o consumo elétrico da mesma varia consoante a temperatura exterior certo? se a bomba tiver a trabalhar com temperaturas exteriores de 0º será que faz na mesma os 60º sem utilizar a resistência elétrica?
      Screenshot_2023-05-07-14-07-00-227_com.google.android.apps.docs-edit.jpg
  5.  # 65

Por acaso não tenho isso activo.

Mas se tivesse ia utilizar a resistência eléctrica entre 65 e 70°.

Colocado por: toze2788a sua bomba esta programada para fazer o ciclo contra a legionella? a bomba deve fazer atingir a agua 70º e ai deve utilizar algum tempo a resistência elétrica.
  6.  # 66

Com um sistema fotovoltaico se 1500w não vai satisfazer os requisitos de aquecer 160l em 4 horas, só recorrendo a energia solar

Colocado por: toze2788eu acho que não me enganei quando disse que necessitava de 1500w mas para aquecer 160l de agua em 4 horas segundo os seu cálculos.
  7.  # 67

Colocado por: BigmouseCom um sistema fotovoltaico se 1500w não vai satisfazer os requisitos de aquecer 160l em 4 horas, só recorrendo a energia solar

Olhem de matemática isto anda fraco por isso vou basear me nos shellys e nas tomadas Tapo que tenho.

Sistema fotovoltaico de 1480w.
    BC Vaillant de 200 litros.
    Em dia normal na Maia a BC trabalha 3,5 horas (agora cada vez menos até trabalhar menos de 2 horas em Julho).
    Utilizando apenas energia solar a mesma, a gastar 450w/h aquece a água a 53°( está alto não tive tempo de baixar ainda).
    Por isso fotovoltaicos trabalham para BC e ainda sobra para resto da casa.
    2 adultos uma criança para banhos e loiça o mínimo que se conseguir.
    Não vou mentir e dizer que é todos os dias que há dois meses por ano que é difícil lá chegar. 10 meses são AQS de graça.
    Vivência real.
  8.  # 68

Colocado por: toze2788Decreto-Lei n.º 80/2006 de 4 de Abril
    o 80\2006 foi revogado em 2013 com a publicação do 118/2013 que também foi atualizado pelo 349\20** (agora não me recordo do ano) e novamente por outro em 2021 e novamente outro em 2022.

no 80\2006 era obrigado a ter solar térmico sem exceções.
  9.  # 69

Colocado por: BigmouseTem este modo de funcionamento

Screenshot_2023-05-07-14-07-00-227_com.google.android.apps.docs-edit.jpg

essa bomba de calor que tem parece ser muito boa, fazer 65º com temperaturas de 2º exteriores e muito boa pode me dizer a marca e modelo?
  10.  # 70

Colocado por: toze2788essa bomba de calor que tem parece ser muito boa, fazer 65º com temperaturas de 2º exteriores e muito boa pode me dizer a marca e modelo?
    existem inumeros modelos no mercado a fazer 65ºC com -5º ext somente por trabalho termodinâmico e algumas a fazer 80ºC com -25ºC em que mesmo nestas condições ainda apresentam COP de 2,5
  11.  # 71

Colocado por: jorgealvesColocado por: toze2788Decreto-Lei n.º 80/2006 de 4 de Abril

pelos vistos a lei ja mudou, sera que podia mostrar qual a lei em vigor neste momento?

eu tambem tive o cuidado de dizer "segundo a lei que penso que seja a que esta em vigor"
  12.  # 72

Colocado por: jorgealvesexistem inumeros modelos no mercado a fazer 65ºC com -5º ext somente por trabalho termodinâmico e algumas a fazer 80ºC com -25ºC em que mesmo nestas condições ainda apresentam COP de 2,5

apresente marca e modelos para se poder aprender e analisar, para isso mesmo e que servem este forum
  13.  # 73

Colocado por: toze2788apresente marca e modelos
    as Daikin Altherma 3 sejam R ou M ou as novas Altherma 4 (estas somente a partir do 1º semestre de 2024)
  14.  # 74

Colocado por: BigmouseCom um sistema fotovoltaico se 1500w não vai satisfazer os requisitos de aquecer 160l em 4 horas, só recorrendo a energia solar

tem toda a razão confundi a sua publicação com a do user Na_mouch peço desculpa

"Calcule a energia necessária para aquecer a água utilizando a fórmula Q = (4,2 * V * [Tf – Ti]) / 3600, onde Q é a energia em kWh necessária para aquecer a água, V é o volume em litros de água a ser aquecida e Tf e Ti são as temperaturas final e inicial em graus Celsius, respetivamente. A constante 4,2 é o calor específico da água, e a divisão por 3600 converte o valor em joules para kWh."

vou utilizar esta formula para calcular desta vez

4,2*160*(60-15)/3600= 8,4kwh a dividir por 4 horas daria 2100W (e não os 1500w)

no caso que estive a estudar seria 300l em 6 horas

4,2*160*(60-15)/3600= 15,75 a dividir por 6 horas 2625w

logo a potencia de 2200w em painéis fotovoltaicos já ficaria nos limites o restante teria de vir da rede mas também acredito que depois de aquecer os 300 litros de agua a primeira vez a temperatura do deposito com utilização diária não baixe para os 15 graus todos os dias e por isso mesmo penso que esta potencia de 2200w em painéis fotovoltaicos será o suficiente no verão.

mas os entendidos podem comentar e apresentar outra visões que possa não estar a ver, e por isso mesmo e que vim aqui expor esta ideia
  15.  # 75

Colocado por: jorgealvesDaikin Altherma 3

apresente aqui as fichas técnicas dessas bombas de calor, para 300l e se tiver +/- valor era interessante para vermos e compararmos e aprendermos todos
  16.  # 76

Caro Jorge,

Os meus calculos estão correctos e o excel foi eleborado por mim.

Se pretender, envio-lhe por e-mail.

Caso alguém alguém necessite tb posso enviar.
  17.  # 77

A potência necessária para uma bomba de calor é inferior a de uma resistência eléctrica.

Mas o principal problema é o diagrama de produção do fotovoltaico durante o período necessário à utilização da resistência, no caso anteriormente apresentado.

Colocado por: Dacepa

Olhem de matemática isto anda fraco por isso vou basear me nos shellys e nas tomadas Tapo que tenho.

Sistema fotovoltaico de 1480w.
    BC Vaillant de 200 litros.
    Em dia normal na Maia a BC trabalha 3,5 horas (agora cada vez menos até trabalhar menos de 2 horas em Julho).
    Utilizando apenas energia solar a mesma, a gastar 450w/h aquece a água a 53°( está alto não tive tempo de baixar ainda).
    Por isso fotovoltaicos trabalham para BC e ainda sobra para resto da casa.
    2 adultos uma criança para banhos e loiça o mínimo que se conseguir.
    Não vou mentir e dizer que é todos os dias que há dois meses por ano que é difícil lá chegar. 10 meses são AQS de graça.
    Vivência real.
  18.  # 78

Caro toze2788

Se reparar no excel os valores que apresentei para as necessidades energéticas são os 2,2kw para aquecer os 160l a água dos 16 aos 60°C por 4 horas.

Os 2200-700(aqs)= 1500w
  19.  # 79

Veja os gráficos de produção de um sistema de 4kw de inversores com 4,6kwp de painéis, quanto tempo tem produção acima da potência que necessita. Se quiser pode fazer um extrapolação para uma potência inferior de painéis.

Colocado por: toze2788logo a potencia de 2200w em painéis fotovoltaicos já ficaria nos limites o restante teria de vir da rede mas também acredito que depois de aquecer os 300 litros de agua a primeira vez a temperatura do deposito com utilização diária não baixe para os 15 graus todos os dias e por isso mesmo penso que esta potencia de 2200w em painéis fotovoltaicos será o suficiente no verão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: toze2788, Na_mouch
      Screenshot_2023-05-07-15-48-37-118_com.huawei.smartpvms-edit.jpg
      Screenshot_2023-05-07-15-52-37-473_com.huawei.smartpvms-edit.jpg
  20.  # 80

Colocado por: BigmouseVeja os gráficos de produção de um sistema de 4kw de inversores com 4,6kwp de painéis, quanto tempo tem produção acima da potência que necessita. Se quiser pode fazer um extrapolação para uma potência inferior de painéis.

Estas pessoas agradeceram este comentário:Na_mouch
      Screenshot_2023-05-07-15-48-37-118_com.huawei.smartpvms-edit.jpg
      Screenshot_2023-05-07-15-52-37-473_com.huawei.smartpvms-edit.jpg

parece-me um bom exemplo

fazendo as contas assim por alto tem ai uma potencia de painéis +/- do dobro do que pretendo logo na primeira imagem nesse dia teve um rendimento de 31kwh, numa potencia de 2,2kw de painéis tirava uns 15kwh +/- de rendimento algo que daria para aquecer a agua do deposito de 300l nesse dia.

na imagem abaixo já em dezembro tirou de rendimento 21kwh numa potencia de 2,2kw de painéis tirava uns 10,5kwh +/- de rendimento neste dia o restante da potencia necessária para aquecer a agua teria de vir da rede.

já agora da para perceber que tem os painéis já a algum tempo, a nível de manutenção quais são os gastos € para manutenção desses painéis fotovoltaicos?

0.0286 seg. NEW