Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 681

Aqui tb é Coimbra ;-) As fotos são de sábado.

Eu acho que a bateria vai arrepender-se depressa... São tarefas que exigem muito delas e vão drenar em menos de nada. Um colega meu comprou uma roçadora a bateria e, mesmo com as duas de maior capacidade, ficava sem sumo em poucos minutos. E a gasolina devem de facto ser mais baratas. Mãs falo sem conhecimento de causa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  2.  # 682

Colocado por: tgferreiraPor aqui (Coimbra) também tem estado muito cinzento e com chuva intensa. Hoje parece mais calmo!

Noutro assunto: estou a precisar de comprar um corta-relvas e francamente... não sei o que escolher!

O terreno tem ~2500m^2 de feno neste momento e, no futuro será repartido em várias áreas. Diria que a área de relva será de ~450m^2.

Estou muito indeciso entre bateria e gasolina sendo que prefiro o primeiro por questões de barulho e comodidade do uso. Contudo, gasolina parece-me que consigo comprar algo melhor por mais barato.

Alguém tem recomendações? Um grande obrigado!

Não ficou claro se procura um corta-relva para os 450 m2 ou uma roçadora para os 2500...
    Tem muitas conversas sobre as roçadoras no fórum. Eu tenho uma makita a bateria e não podia estar mais contente nem recomendar mais.
  3.  # 683

Colocado por: tgferreiraPor aqui (Coimbra) também tem estado muito cinzento e com chuva intensa. Hoje parece mais calmo!

Noutro assunto: estou a precisar de comprar um corta-relvas e francamente... não sei o que escolher!

O terreno tem ~2500m^2 de feno neste momento e, no futuro será repartido em várias áreas. Diria que a área de relva será de ~450m^2.

Estou muito indeciso entre bateria e gasolina sendo que prefiro o primeiro por questões de barulho e comodidade do uso. Contudo, gasolina parece-me que consigo comprar algo melhor por mais barato.

Alguém tem recomendações? Um grande obrigado!

Para esse espaço todo não pondera um trator corta relva? Tipo isto.
    https://www.leroymerlin.pt/produtos/jardim/maquinas-de-jardim/corta-relvas-robots-tratores-e-acessorios/corta-relvas/trator-corta-relva-mtd-re-125-18373495.html
  4.  # 684

Vocês para gastar o dinheiro dos outros não são nada meigos.
  5.  # 685

Colocado por: Casa da HortaNão ficou claro se procura um corta-relva para os 450 m2 ou uma roçadora para os 2500...
    Tem muitas conversas sobre as roçadoras no fórum. Eu tenho uma makita a bateria e não podia estar mais contente nem recomendar mais.

Roçadora não vai ser preciso: o meu pai tem uma a gasolina que chega e sobra para o gasto!

Quanto à área: é precisamente essa a questão: nem eu sei bem do que vou precisar!

Colocado por: primaveraPara esse espaço todo não pondera um trator corta relva? Tipo isto.
    https://www.leroymerlin.pt/produtos/jardim/maquinas-de-jardim/corta-relvas-robots-tratores-e-acessorios/corta-relvas/trator-corta-relva-mtd-re-125-18373495.html

Obrigado pela sugestão mas a minha não opção por algo desse género baseia-se no custo elevadíssimo desse tipo de máquinas mas também porque não vou ter tudo com relva! A área com relva será muito menor. Além disso, parecem-me ser máquinas muito menos práticas por questões de peso e tamanho!

Acho que vou para uma a gasolina usada por uns tempos e logo se vê o que faço no futuro!
  6.  # 686

Colocado por: tgferreiraAcho que vou para uma a gasolina usada por uns tempos e logo se vê o que faço no futuro!

Independentemente o calibre o bicharoco, compre algo premium como Stihl, Husqvarna, Viking (agora Stihl)

Ao contrario das outras marcas das grandes superfícies, estas premium continuam a ter peças de desgaste disponíveis nos distribuidores, mesmo em modelos com +10 anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  7.  # 687

Tenho duas chinesas , uma stihl chinoca e uma outra parecida da mesma cor , boa mistura e tão impecáveis já as referi aqui no fórum no coisas da terra antigo , são boas máquinas não são dores de cabeça já tive que substituir um tubo de gasolina mas comprei 6 kit por 10€ ainda tem 5 pata futuras avarias , já troquei algumas velas nas duas , mas de resto nepia , máquinas boas de trabalho e uso de tudo é disco , é seda , é lamina e como é barata não há aquela cena de poupar porque foi cara ... Óleo Mobil 1 2t gasolina 98 e siga .
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  8.  # 688

Será que falar de trepadeiras com flores é adequado neste tópico?

Queria uma trepadeira mas que não estragasse a rede para o marido não me chatear a cabeça :P
  9.  # 689

Se vai para a terra então é o tópico certo.

Ha trepadeiras como as heras que tem raízes aéreas que se agarram à superfície e "estragam" o suporte.

Outras como os jasmins e glicinias são menos destrutivas e são tipo as vides das vinhas ou as ervilhas, que se agarram a um suporte através de "braços" próprios para esse fim.

Algo ligeiro que não estrague a rede do marido, só me ocorre jasmins... certamente há outras.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, primavera
  10.  # 690

Colocado por: primaveraSerá que falar de trepadeiras com flores é adequado neste tópico?

Queria uma trepadeira mas que não estragasse a rede para o marido não me chatear a cabeça :P

Dipladenia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nostradamus
  11.  # 691

Estou na duvida entre a dipladenia e a buganvilia.
    A Glicinia é muito bonita mas suja muito e as flores duram menos meses
    Jasmim não connhecia
  12.  # 692

Excelentes trepadeiras são os maracujás. E até têm uma das flores mais bonitas que há. Além do fruto delicioso, claro ;-)
    Concordam com este comentário: tgferreira, NTORION, rafaelisidoro, emanuelsantos
  13.  # 693

Em paralelo coloco aqui uma questão: vou construir um muro para separar mais claramente o que é meu e o que é do vizinho. Queria colocar algumas trepadeiras, sebes, heras (ou algo) para dar alguma privacidade mas não queria que estas passem para o terreno do vizinho porque não tenho como lhes fazer a manutenção desse lado.

O muro vai ser composto por umas fiadas de bloco de cimento e rede comum verde. Existe alguma maneira de resolver este problema? Será que uma rede de ocultação verde (daquelas quase impermeáveis) aplicada na rede do lado do vizinho impede o crescimento para esse lado?
  14.  # 694

Colocado por: Casa da HortaExcelentes trepadeiras são os maracujás. E até têm uma das flores mais bonitas que há. Além do fruto delicioso, claro ;-)
    Concordam com este comentário:tgferreira,NTORION

E a flor do maracujá banana é lindissima. Nem me lembrei dos maracujás
  15.  # 695

Ja comprei o tubo de 16mm com gotejadores de 4l/h e a diferença é substancial.
    Ate ao espaço de rega tenho algum espaço morto, uns valentes metros. como fazem? deixam o gotejador babar ou fazem cortes e metem segmentos sem gotejadores?
  16.  # 696

Colocado por: dppinhalJa comprei o tubo de 16mm com gotejadores de 4l/h e a diferença é substancial.
    Ate ao espaço de rega tenho algum espaço morto, uns valentes metros. como fazem? deixam o gotejador babar ou fazem cortes e metem segmentos sem gotejadores?

Quando são 2 ou 3 metros deixo ficar com gotejadores. Prefiro a ficar com uma ponta desse tamanho que é chata de arrumar e mais ou menos inútil. Até porque a mulher costuma vir por trás e aproveitar para plantar lá uma alface ou manjerico, regra geral. Mais que isso, sei lá 5, 6, 10 metros já passo para tubo do outro. Sobretudo se der jeito para ter mais água nos gotejadores importantes.
  17.  # 697

Colocado por: Casa da HortaExcelentes trepadeiras são os maracujás. E até têm uma das flores mais bonitas que há. Além do fruto delicioso, claro ;-)

O problema dos maracujás é que se não tiverem bem protegidos, acabam por morrer no inverno.

Na zona centro é o que acontece.
  18.  # 698

Captura-de-ecr-2023-06-02-141215

Neste momento tenho o tubo de 100m distribuido por tudo, mas pretendo otimizar o sistema.
    Na imagem à esquerda onde tenho as maças verdes, são arvores de fruto que tenho ao longo do muro.
    Como as necessidades de rega das arvores e photinias e da horta que tem alfaces, tomates, couves e outros, dividi dois sistemas diferentes. Como tenho 4 torneiras como estao na imagem ilustrado como gotas, estou a pensar meter para as arvores de fruto e photias tubo de 16 sem gotejador e depois meter um gotejador independente para cada arvore e nas photias posso meter 10 metros de tubo com gotejador. para a horta, meto outro ponto de agua que vai levar um temporizador e estou a pensar meter daquela maneira.
    IDeias para melhorar a rega?
  19.  # 699

Colocado por: dppinhalCaptura-de-ecr-2023-06-02-141215

Neste momento tenho o tubo de 100m distribuido por tudo, mas pretendo otimizar o sistema.
    Na imagem à esquerda onde tenho as maças verdes, são arvores de fruto que tenho ao longo do muro.
    Como as necessidades de rega das arvores e photinias e da horta que tem alfaces, tomates, couves e outros, dividi dois sistemas diferentes. Como tenho 4 torneiras como estao na imagem ilustrado como gotas, estou a pensar meter para as arvores de fruto e photias tubo de 16 sem gotejador e depois meter um gotejador independente para cada arvore e nas photias posso meter 10 metros de tubo com gotejador. para a horta, meto outro ponto de agua que vai levar um temporizador e estou a pensar meter daquela maneira.
    IDeias para melhorar a rega?

Acho que está a pensar bem. Não tenho informação para afirmar com mais rigor, mas a única questão que vejo aí é se a linha de cor violeta terá débito suficiente para as árvores e as photinias. Se for uma torneira da água da rede é capaz de ficar curto.
    Aquela torneira azul junto à horta parece mais indicada para a própria horta que a laranja, mas talvez a queira deixar livre de um programador para regar de mangueira quando entender. Eu talvez deixasse a linha laranja para as photinias, a violeta para as maças e a azul junto à horta para ela. Ou então nesta azul um programador duplo para a horta e para as photinias. É água de furo/poço ou rede? Sabe o caudal ou potência da bomba (caso seja por bomba)?
  20.  # 700

Há que assinalar os primeiros. Têm bom sabor, uma boa surpresa, mas textura farinhenta e com uns pontos de podridão. São da estufa, de onde já ando a comer cherry perfeitos. É a primeira experiência e impressão, mas coração de boi e estufa não convenceu.
    IMG20230602193211

0.2228 seg. NEW