Colocado por: rafaelisidoroA foto que meteste é da red Scarlet e fiz confusão , esta batata é de semente precoce , não produz muita mas em dois meses e meio às vezes nem chega já está pronta , eu deixo aqui o que ela produziu 25kg de semente talvez tenha dado 130, 150kg de batata +- , longe de uma produção rentável mas é o que estamos a comer agora e ainda vai dar para semear em setembro porque ela aguenta muito tempo na caixa ...
Colocado por: Casa da HortaAs desta fotos estão muito bonitas e bem nascidas ;-)normalmente nascem assim , depois as climatização estraga tudo .
Colocado por: Casa da Hortao nosso maior problema cá fora o vento tem sido o míldio , isso dá-se com facilidade , as alterações climaticas colocamo-nos numa posição quase como "cientistas " é impensável ter batata boa este ano sem ser por uma questão de sorte ... Para haver míldio só precisamos de chuva e sol seguidos em horas quentes ... Se tivesse tido tempo e disponibilidade eu tinha feito um Flach de fotos para vocês terem noção de como é que se perde 1500m2 de batata negra de verde a talos podres sem folhas em 6 dias numa agricultura feita para ganhar dinheiro , mesmo ao lado da minha terra um primo meu que vive das terras perdeu a sua batata em uma semana , com tratamentos , com bons produtos etc etc , sorte a dele que já tinha mais de 2 meses e a geração estava feita , conseguiu ainda tirar batata mas se fosse 15 dias antes não tirava nada e metia o trator em cima para lavrar tudo , o míldio às vezes aparece em mancha e o melar das folhas nela outras folhas e a doença propaga de uma tal maneira que não há hipótese , uma das soluções da agricultura mais bio é precisamente arejar as plantas , elas não devem tocar uma na outra , então para mim é mais fácil alargar o rego e cultivar algo a meio , milho , alho francês , cebola , alface , nabos , etc etc ... Se calhar tem mais hipóteses se secar arrumando melhor .
Tem ali (2ª foto) aquelas brancas espigadas mesmo a pedir terra ;-)
Pois, tinha reparado que as semeia muito mais afastadas que os cerca de 30 cm que uso aqui, mas ainda vão afastá-las mais. Isso depois não cria problemas de espaço? O terreno é grande? É que semear 25 kg com essa distancia entre regos e batatas é coisa para 400 ou 500 m2, digo eu...
Colocado por: Casa da Horta
Não ouvi com atenção, mas vou perguntar como faz e transmito. Penso que é vinagre diluído. Vou enviar por mail o meu numero para falarmos via whatsapp.
Mandei vir agora de manhã este conjunto. Acaba por ser mais fácil mandar vir da amazon que ir a Alfragide comprar o oleo de neem que tive da outra vez e que resultou muito bem no pulgão.
Colocado por: Casa da Horta
Não ouvi com atenção, mas vou perguntar como faz e transmito. Penso que é vinagre diluído. Vou enviar por mail o meu numero para falarmos via whatsapp.
Mandei vir agora de manhã este conjunto. Acaba por ser mais fácil mandar vir da amazon que ir a Alfragide comprar o oleo de neem que tive da outra vez e que resultou muito bem no pulgão.
Colocado por: rafaelisidoroDepois do Oscar ...dois dias de sol e isso fica como novo.. o meu medo é que o oscar aqui se torne em pedras de gelo
Colocado por: antonylemosdois dias de sol e isso fica como novo.. o meu medo é que o oscar aqui se torne em pedras de gelosó o milho e os inhames e a acaflor é que escapa , o resto já se foi o feijão mela todo a batata mela e já nao tem metade que voou ..
Colocado por: jg231Não devia ter mandado vir esse, não é bom mas vamos ver
Colocado por: rafaelisidoroDepois do Oscar ...
Colocado por: Casa da Hortanos últimos poucos anos é que temos essas ventanias , talvez 5 ou 6 anos , o problema é que não estamos preparados para estas mudanças , tudo o que é agricultura fora de estufa foi á vida ...bananeiras , batata , milhos doce , hortas , etc etc tufo á vida , se fosse só esta vez era como o outro mas o problema é o futuro isso não está fácil .
Do que não gostou? Só agora abri a caixa e está tudo conforme. Tenho estado à espera que acalme o vento para dar nas árvores. Talvez amanhã, depois conto.
Que desolação Rafael :-(
Têm coisas boas aí (não precisar de rega é de um valor incalculável), mas essas ventanias arrasam tudo. Aqui o Oscar partiu meia dúzia de feijoeiros mas não passou disso.
A horta da minha mulher. Chama-lhe mandála. Consiste numa cama de estrume e palha, feita em redondo. Tem lá de tudo misturado, segundo sugestões de umas pessoas que segue no fb. Já deu umas alfaces e uma courgete enorme, há lá tomates e meloa com boa pinta.
Colocado por: rafaelisidoronos últimos poucos anos é que temos essas ventanias , talvez 5 ou 6 anos , o problema é que não estamos preparados para estas mudanças , tudo o que é agricultura fora de estufa foi á vida ...bananeiras , batata , milhos doce , hortas , etc etc tufo á vida , se fosse só esta vez era como o outro mas o problema é o futuro isso não está fácil .
Colocado por: Casa da Hortasão ventos normais fortes , criam-se correntes muito fortes devidos aos relevos da ilha , o oscar trouxe praticamente 48 h de vento com rajadas registadas no nosso aeroporto de 104km o que em relevos montanhosos cria em certos canais velocidades muito acima disso tipo vento encanado ou correntes de ar , a solução seria quartelar tudo , fazer " currais " com abrigos mas isso também depois deminui a capacidade de produção devido á sombra ... Mas mesmo assim se o vento entra dentro de um quartel aí faz pior faz remoinho para sair aí é tipo mini tornado mas sem tornado se me faço entender , é complicado e leva anos a construir estes abrigos mas acho que a solução vai passar por isso .
E não há nada que possam fazer? São ventos fortes diretos ou tipo tornados/ciclones?
Colocado por: Casa da HortaPelo menos para preparar é mais fácil que o óleo de neem da Natura. Mais fácil de dissolver e misturar com a água e o sabão de potássio. Agora resta saber se também é bom a eliminar o pulgão.
Colocado por: jg231
não veio coagulado como o meu?