Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: NostradamusEssa planta dá força na verga

    "muito usado como tônico e afrodisíaco nas práticas ayurvédicas". Não sei que práticas são estas, fiquei curioso para experimentar, mas pelo sim pelo não tomo banho antes.

    Colocado por: pcspinheiroE não estão demasiado juntos?

    Ainda estou a prender. Devia haver mais espaço entre o melão e as melancias, mas na altura não tive energia nem tempo para estrumar, fresar e colocar tubo de rega. De qualquer maneira têm o suficiente para as raízes não se cruzarem e a rama não faz mal ir uma para cima da outra. Até ajuda a dar sombra.
    Não vendo nada. Apanho barrigadas, dou muito aos vizinhos (normalmente por troca com outras coisas que não tenho) e congelo o que é de congelar. Gosto de ver a horta preenchida, é um vicio! O Pinheiro um dia vai ser assim ;-) olhe que também comecei com um canteiro no terraço do apartamento na cidade!
  2.  # 2

    Colocado por: Casa da HortaO Pinheiro um dia vai ser assim ;-) olhe que também comecei com um canteiro no terraço do apartamento na cidade!


    Nada a dizer :-)
  3.  # 3

    Colocado por: rjmpires
    Também tenho cá disso.. são malinos esses picos! Por aqui chamo-lhes de "abre olhos"


    Tenho de experimentar a fazer um chazinho disso para a minha mulher 😂😂😂

    Lol
    Tenho pena é do meu Zé. O garoto anda sempre descalço, sempre. Lé está, um dia vai ter de "abrir os olhos" ;-)
    Veja lá se a esposa não apanha o outro efeito do chá: "era comum o uso dos frutos secos da Tribulus terrestris como um laxante suave" :-P
  4.  # 4

    Aproveita e limpa a tripa.. maldade 😛
  5.  # 5

    Alguém conhece gadanhas? Tem uma que encontramos na loja de ferramentas, pela mulher que apaixona-se com a ideia de limpar o terreno com esta, mas não está contente. A lâmina é curto, ca. 400mm, acho que serve para cortar mato, e o cabo é coisa rústica de pau que é desconfortável.

    Para cortar grama como nos videos, acho que vamos ter que encomendar lâmina mais grande tipo Bellota 2509, e comprar cabo típico de ferro. Ela nem é alto, nem forte, e portanto pode ser melhor o mais pequeno dessas, "22" de 645mm / 578 folha.
  6.  # 6

    Colocado por: donnlimpar o terreno

    A gadanha não é para fazer limpezas de terrenos, é para apanha de feno, cereais, ervas finas... Se o terreno tiver muita erva grossa não será a forma mais eficaz de fazer o trabalho.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, Vítor Magalhães, Peper87
  7.  # 7

    Colocado por: donnAlguém conhece gadanhas?


    Colocado por: donnpela mulher que apaixona-se com a ideia de limpar o terreno com esta,
    Eram muito usadas na minha zona há uns 20 anos atrás para cortar o pasto/feno. Não corta lenhosas, a lâminha é demasiado fina.

    Creio que a sua esposa perdia a ideia da gadanha ao fim de uma hora a puxar por ela. Aquilo é ferramenta de "homem". Sem qualquer tipo de machismo, exige muito dos peitorais (se estivermos a falar das mesmas gadanhas).
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, rjmpires
      gadanha_de_feno_22_com_cabo_112bcb.jpg
    • donn
    • 23 maio 2023 editado

     # 8

    Embora é ferramenta dela, eu não posso proibir, e no entanto ela vai batendo a grama com esta. Se tivermos uma gafanha mais adequada e prova impossível ter bom resultado, talvez ela desista, mas até agora parece resoluto.
    gadanha de mato
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  8.  # 9

    Colocado por: donnEmbora é ferramenta dela, eu não posso proibir, e no entanto ela vai batendo a grama com esta. Se tivermos uma gafanha mais adequada e prova impossível ter bom resultado, talvez ela desista, mas até agora parece resoluto.
    gadanha de mato

    É bonita, mas com uma lamina tão pequena o uso é mais de foice que de gadanha, de qualquer das formas se para a sua esposa serve e não se queixa, não a desencoraje então! :)
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  9.  # 10

    Esta tarde encontramos uma gadanha muito melhor numa loja agrícola - aí tinha só esquerda, mas para semana terá direita. De Áustria, 22, leve, exatamente que queria. É mais por colheita, onde o tipo no foto acima, acho que é sim por erva grossa. "Para desbravar", como Bellota recomenda com o tipo 2503, e nossa é mais curto ainda. Numa avaliação online de uma gadanha muito mais comprida e fina, um espanhol queixa que quebrou quando tentou cortar arvore. (Várias denunciaram a necessidade a afiar.)
  10.  # 11

    As minhas coisas na nova horta estão a ir devagar... a alface até arrancou, mas o resto está a custar-lhe, sobretudo os tomates e pimentos. Acho que é da terra, que é muito pesada e fica super compacta depois de regada. Até ganhava rachas, tipo a argila quando seca. Há dias espalhei 2 sacos de terra barata do Leroy (que é quase só ciscos sujos com alguma terra para dar cor, mas para o meu objectivo é perfeita), e fui sachando fundo à volta das plantas para ir incorporando esta matéria orgância e soltando o solo. Acho que funcionou mas tenho que fazer isto mais vezes. No outono vou enterrar estrume de cavalo não maturado para continuar o processo de enriquecer e soltar o solo. O lote do meu colega que me arranjou este bocado está top, mas já trabalha a terra há vários anos; esta minha estva meio abandonada e só com couve galega...

    Já agora, a couve galega inibe outras coisas de crescer perto? A fila de alfaces mais próxima está muito atrasada em relação às outras. São iguais e plantadas no mesmo dia, solo arranjado de modo igual...

    Já lá tenho também as duas galinhas. Os miúdops gostaram das cores das poedeiras e teve que ser: uma castnaho malhado e uma cinzenta. Cinicamente, chamaram-lhes de nugget e KFC :-))
  11.  # 12

    Colocado por: donnEsta tarde encontramos uma gadanha muito melhor numa loja agrícola - aí tinha só esquerda, mas para semana terá direita. De Áustria, 22, leve, exatamente que queria. É mais por colheita, onde o tipo no foto acima, acho que é sim por erva grossa. "Para desbravar", como Bellota recomenda com o tipo 2503, e nossa é mais curto ainda. Numa avaliação online de uma gadanha muito mais comprida e fina, um espanhol queixa que quebrou quando tentou cortar arvore. (Várias denunciaram a necessidade a afiar.)

    Deve ser do tradutor para português que está a usar, mas não se percebe bem o que quer dizer.
    Uma gadanha é uma peça usada antigamente para cortar feno, não serve para cortar grama. E deve ser usada por quem sabe porque, de bem afiada, é bem perigosa.

    O que precisam é de uma roçadora.
  12.  # 13

    Por aqui um bocadinho de tudo a andar,
    Feijão verde rasteiro e de sequeiro, alface, pepinos, pimentos, courgette, beringela, alho francês, beterrabas, batata doce, milho doce, tomate salada e cherry, cenouras, bróculos (n estão famosos têm aquela lagarta na raiz), meloa, melão e melancia, abóbora menina, butternut e hoikkado... Este ano tudo plantado um pouco em associação para aproveitar espaço da rega. As favas já acabaram, 3 leiras de ervilhas já foram apanhadas, mas tenho uma semeada em fim de março quase a produzir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
      Screenshot_2023-05-23-18-49-07-752_com.miui.gallery.jpg
      Screenshot_2023-05-23-18-49-27-056_com.miui.gallery.jpg
      Screenshot_2023-05-23-18-49-43-551_com.miui.gallery.jpg
      Screenshot_2023-05-23-18-49-54-806_com.miui.gallery.jpg
      Screenshot_2023-05-23-18-50-26-101_com.miui.gallery.jpg
      Screenshot_2023-05-23-18-50-39-484_com.miui.gallery.jpg
      Screenshot_2023-05-23-18-51-01-494_com.miui.gallery.jpg
      Screenshot_2023-05-23-18-58-50-152_com.miui.gallery.jpg
  13.  # 14

    Colocado por: pcspinheiroJá agora, a couve galega inibe outras coisas de crescer perto?

    Devem ser as raízes da couve a roubar água e nutrientes a tudo o que plante perto. Reforce com adubos as suas culturas, resultam bem. Há bios e há o azul.

    Gostei do nome dado às galinhas 😉

    NT, bela horta que tens aí. Eu a pensar que tinha muito feijão plantado! Sabes o que falta aí, não sabes? 😜
  14.  # 15

    Por aqui foi dia de apanhar ervas 🌿🌱🪵
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, ghost12
      PXL_20230523_110208006_copy_1512x2016.jpg
      PXL_20230523_110726031_copy_1512x2016.jpg
  15.  # 16

    Colocado por: Casa da HortaNT, bela horta que tens aí. Eu a pensar que tinha muito feijão plantado! Sabes o que falta aí, não sabes? 😜

    2 filas de verde rasteiro e 5 de Catarino, 2 delas n estão famosas secalhar vou passar o trator e por grão, que já o fresei por nascer muito mal... O que falta só não se vê, batatas e cebolas o vizinho manda por cima da chapa...
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  16.  # 17

    A minha mini horta. Este ano é experiência, já plantei/semeei muito tarde porque me cederam o terreno há apenas umas 3 semanas. Pode ver-se o que digo das alfaces fracas perto das couves... Vou "atacar" com algum fertilizante, de preferência bio. O que me lembra que tenho que apahar urtigas para fazer água de urtiga para os tomateiros!

    No inverno vou ver se construo uma pequena estufa/túnel para ter alface o ano todo.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
      alface.PNG
      horta.PNG
  17.  # 18

    Se tirar uma folha de cada alface, já faz uma bela salada.
  18.  # 19

    A alface está bonita. Sobretudo a que parece ser maravilha de verão.
    Esqueça isso do chorume de urtigas, não paga o trabalho, o cheiro e o tempo que faz perder.
    Dê profertil e humus de minhoca. Tudo bio. E estrume, muito estrume.
  19.  # 20

    Vizinho, também caiu granizo aí na nossa terra?

    Se sim e foi como cá, os pêssegos e ameixas já eram!
 
0.2418 seg. NEW