Colocado por: N Miguel Oliveira"(...) achar que os problemas se resolvem com cimento é uma ilusão."
"A arquitetura tem um enorme papel social e económico a desempenhar e, por desconhecimento ou desatenção, é algo que não é valorizado ou percebido pela maioria dos decisores."
https://espacodearquitetura.com/artigos/entrevista-a-goncalo-byrne/
Colocado por: AMG1"hiperlegislacao"
Colocado por: AMG1Depois pareceu-me que a questão da qualidade do construído era também um "recado" para dentro da classe, ou estou enganado?
Actualmente a generalidade do edificado nao é obra de arquitetos?
Colocado por: buraburamonoSomos o país europeu com mais casas per capita (a maioria nos grandes centros urbanos) mas toda a gente diz que não há casas, é algo que me faz muita confusão.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Parece-me fácil de entender. As casas devolutas estão onde as pessoas não têm interesse (emprego) em ficar.
É o problema do Ordenamento do Território não ser levado a sério neste país. Cada câmara foca-se demasiado no seu canteirinho apenas, o que o vizinho faz pouco importa.
Então temos por um lado uma grande pressão na AML ou AMP, e casas abandonadas na "paisagem".
Colocado por: buraburamono
como escrevi nos parêntesis, o maior número de casas devolutas encontra-se nos grandes centros urbanos.
https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2022/11/21/54963-nao-ha-razao-nem-desculpa-para-haver-160-mil-imoveis-vazios-na-aml
160k só em lisboa
Colocado por: buraburamonocomo escrevi nos parêntesis
Percebi mal então. Os parentesis estavam depois das "casas per capita em Portugal"... não percebi que se referia só às devolutas.
Mas pronto, se o bastonário fala em 700, e 160 estão em Lisboa, assumo que muitas estarão no interior, na terrinha onde só há idosos... pois é lá que as costumo ver ao abandono em maior percentagem do que está edificado. Em numeros absolutos, havendo mais casas na cidade, parece-me normal que haja mais casas devolutas, mais casas feias, mais casas bonitas, mais casas baixas, mais...
Nas cidades acho que já foi muito pior. Mas pelo que vejo, muito boa gente preferia a vida de outrora, sem estrangeiros nem dinheiro, mas com rendas baratas em barracos a cair de podres.
Colocado por: buraburamono
sim, o "per capita" deve ser maior no interior claro. mas 160k de casas vazias em lx é muita fruta. porque é que não são passadas a quem precisa? provavelmente os proprietários acham que o imob em portugal sobe 100% de 5 em 5 anos, por isso é melhor vender no futuro.
Colocado por: AMVP
Mas nao se pode ter uma casa sem que se habite a mesma?
Colocado por: buraburamonoprovavelmente os proprietários acham que o imob em portugal sobe 100% de 5 em 5 anos, por isso é melhor vender no futuro.
Não me parece que seja assim. Ter um imóvel, embora devoluto, só dá despesa. Porém tê-lo é sempre melhor que não tê-lo. É uma segurança para o futuro. É preciso é incentivar a que se remodele... não é a dá-lo a quem precisa. Porque quem precisa suponho que não tenha dinheiro para remodelar algo, muito menos algo que não lhe pertence.
Colocado por: buraburamonopassar = colocar no mercado e aceitar preços normais.Provavelmente grande parte dessas casas devolutas não estão em condições de ser colocadas no mercado e precisam de investimento.
Colocado por: rpmmsantosEu aponto como soluções para minimizar os problemas da habitação os seguintes:
- erradicar os vistos gold, se dizem que não influencia o mercado, pois bem, acabe-se com ele;
- residentes estrangeiros passam a ser taxados a “taxas gold”, se gostam do nosso país e têm capacidade financeira, pois têm de dar o exemplo;
- atualização imediata e automática do IMI com base no valor de escritura e não com base nos índices da AT;
- as imobiliárias que para mim foram o motor do empolamento nos preços da habitação, devem ter uma taxa adicional tal como querem fazer nas petrolíferas e distribuição. Essa taxa teria de ser integralmente investida no setor da habitação ou para contrabalançar outras medidas que implicarem quebra na receita fiscal;
- alterar o licenciamento urbanístico, com penalizações sérias para o incumprimento de prazos pelas autarquias;
- redução do IVA na construção, pois sendo regra geral 23% ou inviabiliza a vontade de um particular executar a sua obra, leva a que a fuga seja mais “apetecível e necessária”. Não se percebe porque desceriam o iva para 6% nos painéis, quando numa construção temos inúmeros fatores que também contribuem para a redução do consumo energético;
Agora destas todas, estou certo que Nenhuma vai ser aplicada nestas promessas do governo.
Colocado por: ferreiraj125- Estabelecer prazos maximos no licenciamento de construção.
Colocado por: ferreiraj125- Estabelecer taxa maxima de esforço no arrendamento de 35%.
Colocado por: ferreiraj125Aumentar as taxas no alojamento local.
- Baixar IVA na construção.
- Acabar com o IMT.
Colocado por: ferreiraj125Isentar os primeiros 300 euros de renda do pagamento de IRS.
Colocado por: ferreiraj125Estabelecer taxa maxima de esforço para credito habitação de 35%.
- Estabelecer taxa maxima de esforço no arrendamento de 35%.
Colocado por: Reduto25Reforçar a oferta de transportes publicos
Colocado por: ferreiraj125Limitar a imigração.
Colocado por: ferreiraj125Imposto para imoveis devolutos em zonas de elevada pressão imobiliaria que aumente progressivamente todos os anos. Leilão após X anos sem pagamento desse imposto.
Colocado por: HAL_9000Provavelmente grande parte dessas casas devolutas não estão em condições de ser colocadas no mercado e precisam de investimento.
O problema é que alguns dos proprietários pode não ter condições de realizar esse investimento, e mesmo para os que têm , a carga fiscal, a burocracia e a instabilidade legislativa, não incentivam a esse investimento.
Nestas situações, o estado deveria dar benefícios fiscais, como contrapartida, de recuperar estas casas para as colocar no mercado de arrendamento por exemplo. Em vez disso o que faz (ou pretende fazer, já nem sei bem): agrava o IMI.