Colocado por: ferreiraj125
Quem está a destruir o país é uma corja politica eleita por uma geração idosa, maioritaria e cheia de direitos conquistados, direitos esses que querem manter sem querer saber das consequencias para um futuro que eles já não vão viver.
Colocado por: buraburamonodevolutas simplesmente significa desocupadas.
Colocado por: buraburamonovendem a um preço razoável, ficam com cash e metem em CA ou ou que seja. o comprador, seja o indivíduo ou o estado, pega no resto dos €€€, renova e fica com um sítio para vender ou arrendar. siga, toda a gente sai a ganhar.
porque é que isto não acontece e continuamos com um excedente de casas brutais para qualquer standard europeu? portugal tem que ser sempre diferente lol
Colocado por: N Miguel OliveiraApesar disso, a população parece odiar quem possibilitou isso, entre os quais, muitos estrangeiros endinheirados.O que a população odeia é preciar das casas para habitação e não lhes conseguir "deitar o dente" porque estão caras.
Colocado por: AMG1
Uma pérola sobre a solidariedade intergeracional.
Tenho uma solução: matem-se os velhos e todos ficam melhor.
As pensões atuais até estão próximas do valor do último salário recebido. Em 2019, a taxa de substituição do vencimento pela pensão era de 79%, segundo o mesmo estudo. Ou seja para um ordenado de dois mil euros, o trabalhador recebe 1580 euros de reforma. Mas daqui por 48 anos, as estimativas são bem mais negras e apontam para uma redução de 33 pontos, de 79% para 46%
https://www.dinheirovivo.pt/economia/nacional/pensionistas-vao-perder-mais-de-metade-do-salario-15362826.html
Colocado por: N Miguel Oliveira
Porque quer forçar a que as pessoas vendam a um preço que lhes é imposto.
Não sabe em que situação está o proprietário, pode estar a juntar os trocos, por ser alvo de partilhas, herança indivisa, etc...
Já existem incentivos a que se remodele ou se despache o imovel. Apesar das tais 160k casas em Lisboa, seria interessante ver quantas foram remodeladas nos ultimos 15 anos por exemplo. Porque acho que foram mesmo muitas. Apesar disso, a população parece odiar quem possibilitou isso, entre os quais, muitos estrangeiros endinheirados.
Colocado por: HAL_9000O que a população odeia é preciar das casas para habitação e não lhes conseguir "deitar o dente" porque estão caras.
Colocado por: AMG1O certo e que há 20 anos, não havia estrangeiros, o centro de Lisboa estava abandonado, com ruinas por todo o lado e mesmo quem podia nao comprava essas casas.Ha 20 anos havia construção suficiente em habitação nova nas periferias,.o que talvez atraísse mais a atenção de quem procurava casa. Entre uma casa pequena no centro e uma casa nova na periferia... Havia oferta, havia por onde escolher basicamente.
Colocado por: AMG1O meu predio tem 6 apartamentos e três familias sao estrangeiras, como acontece aqui na rua em varios edificios. Tudo o que mudou nas relações de vizinhança foi para melhor.quantas famílias tinha aquele To da Mouraria onde começou o incêndio? Imagino que as relações de vizinhança lá fossem um espetáculo.
Colocado por: AMG1mas ele nao nasceu com os estangeirosNem ninguém diz isso. Apenas se afirma que a vinda de pessoas com um poder de compra superior, agravou o problema de habitação já existente.
Colocado por: AMG1Pois paciência, é a vida!pois paciência é a vida. É o que diz o Costa, o que diz a ministra da Habitação, o que diz o AMG1 e até o que digo eu, uma vez que já temos casa.
Colocado por: AMG1Mas mesmo isso, nao é um problema deles, mas nosso e dos decisores que alguns de nosmais propriamente 2.302.601 de entre os cerca de 9.300.000 eleitores inscritos.nosescolhemos.
Colocado por: ferreiraj125
Dificil ter solidariedade para com quem tanto se esforça para manter os direitos da sua geração às custas da geração seguinte e nem sequer se garante os mesmos direitos à geração seguinte.
Se eu fosse ter as mesmas condições de pensão que muitos pensionistas tiveram se calhar teria mais vontade de contribuir para essas condições à geração pensionista atual.
Não é absurdo estar a sustentar um sistema que garante condições a uma atual geração que já se sabe à partida que a minha geração não terá?
Colocado por: HAL_9000Ha 20 anos havia construção suficiente em habitação nova nas periferias,.o que talvez atraísse mais a atenção de quem procurava casa. Entre uma casa pequena no centro e uma casa nova na periferia... Havia oferta, havia por onde escolher basicamente.
Há 20 anos Lisboa debatia-se com um problema de drogas e criminalidade na sua zona mais histórica que afastava as pessoas. O problema da droga em Portugal, apesar de não ter sido eliminado, reduziu de forma considerável.
O investimento estrangeiro veio ajudar a mudar a face da cidade. Mas não é o único factor transformador. Longe disso.
Basicamente o que queria dizer é que as pessoas são odeiam os estrangeiros. O que elas odeiam é ganharem mal e não conseguirem ter qualidade de vida. Depois em casa onde não há pão....os estrangeiros levam com parte do compreensível descontentamento também ( atacar a qualidade de vida das pessoas tem sempre péssimos resultados no que aos valores sociais diz respeito).
Não tenho nada contra os estrangeiros, mas por exemplo percebo os incentivos fiscais, quando a partida já teem mais poder de compra. Atrair investimento? Mas também é certo que atira as pessoas ainda mais para as zonas menos nobres das áreas metropolitanas. Nem haveria problema nenhum se os transportes públicos não funcionassem. O problema é que não funcionam.
Eu digo já. Não queria viver no centro de Lisboa nem por nada. Preferia muito mais viver em qualquer área mais rural da sua periferia. O problema é demorar 1:30h de transportes...quando no há greve.
Colocado por: HAL_9000quantas famílias tinha aquele To da Mouraria onde começou o incêndio? Imagino que as relações de vizinhança lá fossem um espetáculo.
Colocado por: HAL_9000Nem ninguém diz isso. Apenas se afirma que a vinda de pessoas com um poder de compra superior, agravou o problema de habitação já existente.
Colocado por: HAL_9000pois paciência é a vida. É o que diz o Costa, o que diz a ministra da Habitação, o que diz o AMG1 e até o que digo eu, uma vez que já temos casa.
O problema é para quem não tem, dizer "pois, paciência é a vida" não os tira da situação de m**da em que se encontram
Colocado por: HAL_9000mais propriamente 2.302.601 de entre os cerca de 9.300.000 eleitores inscritos.
Colocado por: AMG1u sou daqueles que acha que ter uma habitação condigna é um direito de todos. Mas como todos direitos sociais esse direito nao e absoluto, o seu integral cumprimento depende das condições objetivas que existem,Como o é também a questão das reformas que falou acima, certo?
Colocado por: AMG1O que eu quer dizer com isto é que quem anda à procura da primeira habitação e nao tem grandes posses, nao a pode procurar em Lisboa, tera de o fazer nas periferias e arcar com os incomodos que isto acarreta, selam transportes ou outros.Por este andar a períferia de lisboa, mais ou menos acessível à grande maioria das pessoas, deverá ficar ali entre Santarém e Pombal. Depois já se começa a aproximar da periferia cara de Coimbra.
Colocado por: AMG1Nao creio que fosse a droga que fazia com que na minha rua (triângulo entre o rato/príncipe real/são bento) existissem varios edificios devolutos e degradados e, mesmo naqueles que estavam habitados muitos tinham apartamentos vazios que assim se mantiveram até ha 6 ou 7 anos, ou seja até ao inicio do investimento estrangeiro no imobiliario em Lisboa.Nessa zona, acredito que tivesse mais a ver com a expansão da cidade que estava a ocorrer na altura em termos de construção, e que agora não existe, até porque já ninguém a consegue pagar.
Colocado por: AMG1se mantiveram até ha 6 ou 7 anos, ou seja até ao inicio do investimento estrangeiro no imobiliario em Lisboa.o AMG1 é que está a centrar a questão no centro de Lisboa. Eu não vejo as pessoas a reclamar que não conseguem morar no rato. Reclamam é que não conseguem aceder a habitação nem nas zonas periféricas. O centro de Lisboa, para mim pode ficar toda para os estrangeiros se a inflação habitacional não contagiasse toda a periferia.
Colocado por: AMG1Agora é verdade que estas zonas da cidade se tornaram muito mais agradáveis do que eram nessa altura, claro que sim e, com isso, os preços dispararam e deixaram mesmo de estar ao alcance de muitos daqueles que até podiam ter escolhido cá viver e optaram por ir para a periferia.Está uma vez mais a referir aqueles que podiam ter ido para o centro e foram para a periferia. O problema atual em principio não afeta essas pessoas. Esses têm a situação resolvida, querem lá saber que o centro agora esteja caro ou barato. Têm a sua habitação na periferia, e muito provavelmente continuam a ter a perceção que fizeram uma boa escolha na altura. O problema está nos que ainda não têm habitação . Estes últimos é que nem no centro nem na periferia.
Colocado por: AMG1Eu nao sei se as pessoas odeiam ou nao os estrangeiros, acho que não, só que precisam de culpar alguém e os estrangeiros estão aqui à mão.Claro, até porque as pessoas têm a perceção que cada vez mais temos preços europeus e salários portugueses. E depois não entendem as isenções fiscais dadas aos estrangeiros, quando os nacionais mais não vêm que aumentos da carga fiscal todos os anos.
Colocado por: AMG1Mas, meu caro são as pessoas em quem os portugueses votam, reiteradamente, que criam e perpetuam estas medidas.É verdade. A grande maioria pessoas que já têm o seu poucochinho garantido, e com medo de o perder preferem que lhes diga umas palavras bonitas e garanta que consegue perpetuar ou poucochinho. Aí não discordo em nada. Temos o pais que merecemos.
Colocado por: AMG1Nao percebo que relação estabelece entre estes desgraçados e o preço das casas em Lisboa.Nenhuma. Apenas porque o AMG1 referiu que a vinda de famílias de estrangeiros lhe melhorou muito a vizinhança. Ou têm de ser estrangeiros com dinheiro?
Colocado por: AMG1resta sabet se em dimensão que justifique serem um dos principais alvos de quem procura casa e nao a consegue encontrar.Se não tem dimensão, então que se acabe com os benefícios fiscais e com os vistos gold, e não se deixe a dúvida no ar. Se não acabam, é porque de facto a dimensão ainda será considerável.
Colocado por: AMG1então os problemas dos actuais candidatos, não deverao ser substancialmente diferentes daqueles que ja foram vividos pela generalidade dos que ja conseguiram aceder a esse bem.Eu até gosto de ler as suas intervenções. Mas aqui acho que está profundamente enganado.
Colocado por: AMG1E?Óbvio que não. Mas eu reconhecer e aceitar os resultados eleitorias, é diferente de dizer que todos nós escolhemos estes dirigentes. Eu pelo menos faço questão de dizer que jamais escolheria um ministro do Sócrates para meu Primeiro Ministro.
Deixou de aceitar como válidos os resultados eleitorais?
Colocado por: AMG1Queria tornar o voto obrigatório?Nunca me pensei a fundo na questão da obrigatoriedade. Mas tenho a certeza que votar além de ser um direito, é sobretudo um dever.
Colocado por: buraburamonomesmo qdo podiam vender e meter o dinheiro a render 3.5% sem risco.
Colocado por: HAL_9000Como o é também a questão das reformas que falou acima, certo?