Colocado por: pedrodmsousa
De acordo com alguns users, deitar dinheiro fora é que é bom.
A maioria das pessoas têm empregos estáveis e não têm de andar por aí por Portugal inteiro ou fora do país no decorrer normal da sua atividade.
Comprar sempre foi e sempre será a melhor opção. Mas dizem que se investires a entrada em S&P 500 tens o retorno de arrendamento ahah Aqueles mitos de tiktok
A não ser as rendas de 50€ de casas sociais ou daqueles contratos antigos.
Colocado por: xiripiti
Para quem vive em casas dos papás isso até pode funcionar, mas quem vive neste sobe e desce das rendas e do compra ou não compra, só tenho a dizer, comprem antes que isto piore, sim piorar, é só ver os números, não vamos parar de receber imigrantes, as casas já ninguém constrói para a classe baixa e média mas sim alta porque o mercado está ao rubro, e nem daqui a 5 anos nem daqui a 10 anos conseguiremos ter casas suficientes no mercado para fazer baixar significativamente o preço delas. Agora é só juntar 1+1
Colocado por: spvale
Pode baixar se houver uma grande guerra ou com a entrada de troikas e afins, em Portugal é este o caminho mas todos temos que ter tecto, naturalmente ao longo dos anos é uma boa aposta...
A construção está alta mas as vendas andam baixas, tenho amigos no ramo de compra e venda e os mesmo chegados são os primeiros a admitir, pouco produto para vender, e o que existe está caro e o pessoal, alguns não conseguem empréstimos...
Colocado por: xiripiti
Isso de esperar e não esperar aparece sempre alguém com mais poder de compra que nós e compra.. em 2020 também quando começou o covid diziam que essa baixa ia chegar porque isto e porque aquilo, os preços continuam altos e a subir porque a procura continua a ser muita
Constituição da República Portuguesa
Artigo 65.º - (Habitação e urbanismo)
1. Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar.
2. Para assegurar o direito à habitação, incumbe ao Estado:
a) Programar e executar uma política de habitação inserida em planos de ordenamento geral do território e apoiada em planos de urbanização que garantam a existência de uma rede adequada de transportes e de equipamento social;
b) Promover, em colaboração com as regiões autónomas e com as autarquias locais, a construção de habitações económicas e sociais;
c) Estimular a construção privada, com subordinação ao interesse geral, e o acesso à habitação própria ou arrendada;
d) Incentivar e apoiar as iniciativas das comunidades locais e das populações, tendentes a resolver os respectivos problemas habitacionais e a fomentar a criação de cooperativas de habitação e a autoconstrução.
3. O Estado adoptará uma política tendente a estabelecer um sistema de renda compatível com o rendimento familiar e de acesso à habitação própria.
4. O Estado, as regiões autónomas e as autarquias locais definem as regras de ocupação, uso e transformação dos solos urbanos, designadamente através de instrumentos de planeamento, no quadro das leis respeitantes ao ordenamento do território e ao urbanismo, e procedem às expropriações dos solos que se revelem necessárias à satisfação de fins de utilidade pública urbanística.
5. É garantida a participação dos interessados na elaboração dos instrumentos de planeamento urbanístico e de quaisquer outros instrumentos de planeamento físico do território.
Colocado por: spvale
Se for pensar assim isto daqui a pouco bate nos 500k apartamentos t3, para mim são valores impensáveis.
No futuro a evoluir compro terreno e construo á minha medida é o valor final é menor
Colocado por: euDiscordo. Do ponto de vista financeiro, comprar casa é inquestionavelmente melhor.
Colocado por: N Miguel OliveiraAté porque se nunca o vender ou alugar, deveria considerar-se um "gasto" para suprir uma necessidade, e não um "investimento"... do qual não se retira rendimento.
Colocado por: PickaxeUm grande problema do arrendamento é chegar à velhice e a reforma não dá para pagar a renda, ou aos 80 anos ser despejado e ter que procurar outra casa. Eu prefiro chegar à reforma e ter uma casa paga.
Colocado por: rxpt
Isto!
Acho que muita gente tem como objetivo comprar casa para simplesmente chegar há reforma e poder ficar mais descansado e ter onde viver, porque não podemos simplesmente nos dar ao luxo de pensar que a nossa reforma (se a tivermos) vai dar para pagar rendas e tudo o resto.
Mas parece que muitos users deste fórum defendem que os únicos que tem direito a ter casas é classe alta ou a elite que é para depois poder viver de andar chular a classe baixa à custa das rendas.
Colocado por: euHá quem prefira andar a pagar rendas durante a vida toda, tudo bem, cada um sabe de si.
Colocado por: N Miguel Oliveiraá com o banco... a prestação é aquela e é certinha...com o banco em certos casos tem seguros que o isentam de pagar a prestação, com o senhorio tem ou devia cair todos os meses.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Acho que polarizar as coisas é que está errado aqui. Ninguém falou em toda a vida. Mas em construir ou comprar um pouco mais tarde. Até lá pode viver (em casa alugada) em zonas onde ganha nuns 3 ou 4 anos, o suficiente para pagar uma boa casa na terra natal sem créditos. Zonas onde, pelo nivel de vida seria impossivel comprar.
Ou mesmo na terra natal, viver de aluguer, e usar o dinheiro a criar empresas ou modos de ter rendimentos acima do normal. Se algo vai mal, pode sempre mudar-se para um alojamento mais pequeno, numa zona menos nobre, etc... e reduzir gastos. Já com o banco... a prestação é aquela e é certinha...
Colocado por: WilsoooonParece que ainda não chegaram ao cerne da questão...O problema é que o valor da prestação ao banco é menor que o valor de uma renda ao senhorio!Como acham que pode haver mercado de arrendamento saudável nestes termos?! Na minha opinião, se alguém investe na compra de um imóvel, é para ter o capital seguro e atualizado. A rendar deveria ter um valor suficiente para pagar os impostos e condomínio, e mais algum para despesas inesperadas. Mas nada que se aproxime do valor de uma renda ao banco! Do jeito que as coisas estão feitas, o mercado imobiliário é uma espécie de "Moto Continuo" em que quem compra o primeiro imóvel, põe-no para arrendar e vai pagando renda do próximo... e assim por diante em progressão geométrica. É uma espécie de esquema de "pirâmide" em que quem não tem capital para comprar sustenta os outros investidores... Tudo funciona até não haver ninguém para ir pagando as rendas. My 2cts :/
Colocado por: ruimesquitao aluguer só compensa quando é inferior á compra.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Você pode alugar num sitio onde ganhe muito bem, e comprar noutro sitio menos abonado. O meu ponto é precisamente esse. Não precisa de viver nos imoveis que são seus.
No limite, até pode investir noutras coisas além do imobiliario.