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  1.  # 1

    Colocado por: ruicarlov

    Aquilo que era verdade há um ano ou dois atrás não quer dizer que seja necessariamente verdade hoje. Eu vou a Espanha todos os anos de Ioniq, para locais a 1000km ou 1300km de minha casa, e nunca foi nenhum drama. Mas foi notória a progressão do número de postos a cada ano que passa. Cada vez é mais fácil fazer longas distâncias.
    Concordam com este comentário:paulos


    O leaf não tem arrefecimento da bateria pelo que depois do 1º carregamento começa a limitar a carga e mais tarde a velocidade. Não é carro para essas andanças.
  2.  # 2

    https://pplware.sapo.pt/motores/parlamento-europeu-aprova-pontos-de-carga-a-cada-60-km/

    60km até o meu leaf 24 fazia com uma perna às costas!
    Concordam com este comentário: sky3205
  3.  # 3

    Colocado por: paulos

    O leaf não tem arrefecimento da bateria pelo que depois do 1º carregamento começa a limitar a carga e mais tarde a velocidade. Não é carro para essas andanças.


    Eu sei. Já concordei consigo que um Leaf40 não seria o carro indicado para isso. Mas muitos outros são capazes.
    Concordam com este comentário: paulos
  4.  # 4

    Colocado por: paulosCorreto mas lá esta na altura o ioniq 38 ficava quase 5000€ mais caro, n justificava.

    O ioniq de que se fala é o 28kWh. Com muito menos bateria "papa" km muito mais rapidamente ;)
  5.  # 5

  6.  # 6

    https://www.jn.pt/mundo/decisao-historica-ue-acaba-com-veiculos-com-motor-de-combustao-ate-2035-15295764.html

    só espero que até lá não tenhamos que andar á lenha para aquecer os chispes
    •  
      AiOGajo
    • 2 novembro 2022 editado

     # 7

    Estavamos em Junho/2022:

    Colocado por: AiOGajoO bom é que estando no stand da Renault apaixonei-me de imediato pelo Renault Twingo... e... está 99% decido que vou ter um Twingo.

    Obrigado pelas dicas.


    Nova estimativa para entrega - Janeiro.

    E desde Setembro que já tenho o número do quadro...
    • espt
    • 4 novembro 2022

     # 8

    Já há por cá alguém com um AMI?
  7.  # 9

    Boas,

    Alguém aqui que tenha feito encomenda/reserva do novo MG4 ?

    Interessado em saber prazos de entrega nos vários concessionários e também se os carros que sejam eventualmente recebidos em Portugal tem o problema de fuga de óleo identificado em algumas viaturas no Reino Unido.
  8.  # 10

    • mafgod
    • 6 novembro 2022 editado

     # 11

  9.  # 12

    A minha saga relativamente a carro elétrico: encomendámos um 208 elétrico em Abril que devia ter chegado em Agosto (a ver se chegava a tempo do incentivo) - a entrega foi sucessivamente atrasada por n motivos diferentes.
    Entretanto deram informação que o nosso carro (e muitos outros) já está em Portugal há 2 semanas no porto de Setúbal à espera de transporte, por contenção de custos da Peugeot (querem transportar muitos de 1 vez). Dizem que entregam no final deste mês (1 mês e meio parado em Portugal).
    Um gajo dá 35000€ por um carro de segmento B, leva com um atraso de 3 meses e ainda gozam com estas de andar a contar tostões no transporte... fdx. Se não fosse a mulher a insistir no carro novo, mandava-os enfiar o carro num determinado sítio.
  10.  # 13

    Portanto, uma marca tem um comportamento discutível e seguramente não é só relativo a eléctricos.
    Sobre o tema, quando comprei o meu ioniq ele era vendido em Portugal mais de 5k€ mais caro que em França e com menos equipamento. Logo, fiz o que acho ser a atitude correcta: procurei quem me importasse um ioniq de França praticamente novo. Tinha 7.000km e custou menos de 10.000€ (bastante menos) do que custava cá novo ;-)
  11.  # 14


    Portanto, uma marca tem um comportamento discutível e seguramente não é só relativo a eléctricos.
    Sobre o tema, quando comprei o meu ioniq ele era vendido em Portugal mais de 5k€ mais caro que em França e com menos equipamento. Logo, fiz o que acho ser a atitude correcta: procurei quem me importasse um ioniq de França praticamente novo. Tinha 7.000km e custou menos de 10.000€ (bastante menos) do que custava cá novo ;-)


    Pela informação que tenho, é maioritariamente com elétricos e híbridos. Não lhes faz diferença que o cliente cancele pela demora porque têm uma fila de interessados.

    Também tentei a via da importação mas com os preços dos usados desde meados de 2021, deixou de compensar. Existem importados à venda em stands de usados em Portugal ao preço de novos!
  12.  # 15

    Bem, fica aqui a minha opinião não consensual e até ofensiva para muitos (mas é para isso que os fóruns servem):
    eu vendi a carrinha Skoda de 2017 precisamente porque os usados estão a render um bocado mais (e porque estava farto dos probleminhas constantes que "é normal" segundo o concessionário, mas isso é outra estória). A ideia era manter a Opel astra a GPL já com os seus 21 anos e 390.000 km e o Leaf da esposa, e quando o Opel rebentar de vez, comprar outro eléctrico. Pode ainda durar 100.000 km, pode rebentar amanhã, quem sabe? Gosto bastante de conduzir o Leaf, mas não gosto da direção do mercado dos eléctricos, sempre carros muito caros, com tecnologia fixe para os curiosos e para quem não tem mais que fazer aos € que ganha, mas no geral inútil... Por isso, o mais provável, é comprar um BMW série 7 ou mercedes classe S de fim dos 1990-início dos 2000 com um belo V8 a gasolina por "tuta e meia" e meter a GPL. Os 15-20.000€ extra que custa um eléctrico dão para MUITO GPL e muita condução divertida atrás do volante de um V8. Um carro precisa, como extra, de ar condicionado e um rádio que funcione, o resto é treta ou liga-se à tomada do isqueiro :-)) OK, serão carros que pagarão horrores de IUC, mas será o preço do luxo.
  13.  # 16

    A manutenção de um v8 deve ser barata.
    Ja o iuc é bem mais barato que os carros após 07/2007.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  14.  # 17

    Aconteceu-me o mesmo com o Spring, esteve mais de um mês em Setúbal à espera da entrega ao stand... e o stand era a 15 kms de Setúbal
  15.  # 18

    Colocado por: SirruperA manutenção de um v8 deve ser barata.
    Ja o iuc é bem mais barato que os carros após 07/2007.
    Concordam com este comentário:jorgemlflorencio


    Bem, isto é um off-topic mas, não havendo avarias, manter um V8 significa mais óleo, mais velas, mais anticongelante e o dobro dos filtros de ar porque tipicamente tem duas entradas. Fora isso não vejo em que é que fique muito mais caro, fazendo em casa... Caro fica levar os carros à marca e pagar 250€ por 5 litros de óleo do mais baratinho que cumpra os requisitos do fabricante, em troca de nos manterem a garantia. Na minha Skoda, "ofereceram-me" 5 anos de garantia durante os quais pouco fizeram em termos de manter o carro em devidas condições, apenas para me chularem as manutenções e inspecções (sim, inventaram uma coisa chamada inspecção que consistia em inspeccionar o carro em não sei quantos pontos pela módica quantia de 150€, mas que na realidade devia ser só marcar cruzes num papel e já está). O filtro de ar só se troca ao fim de 4 anos??? Barulhos, fugas de óleo, vibrações??? "isso não é nada!". Não esperei pela garantia acabar para saber se não era nada.

    Sim, fica mais caro manter um ICE que um EV, eu sei em primeira mão, sobretudo no que diz respeito ao IUC. Já as minhas revisões da carrinha Astra em casa custam menos que as do Leaf no concessionário (mesmo sem o filtro do habitáculo) e não é por isso que não tem sido um carro fiável já com 390.000 km. Bate na madeira!

    Mas acho que onde eu queria chegar, de um ponto de vista de opinião pessoal e nada a desdizer das óbvias vantagens dos EVs (tenho um em casa, sei bem), é que não conseguiria justificar um novo eléctrico lá em casa sob o lema da poupança. Preferiria muito mais um clássico (ou aspirante a clássico) que fosse um topo de gama com um motor dos que já não se fazem, pagar por ele uma fracção do que custava em novo há 20-30 anos atrás e ser carro que eu soubesse manter. OU seja, ter um carro por gosto e não por conveniência ou baixos custos de uso.
    • eu
    • 7 novembro 2022 editado

     # 19

    A manutenção normal de um motor grande e pouco comum (por exemplo um V8) não é muito mais cara. Óleo, velas, filtros, são amendoins.

    Mas mudar a distribuição já pode ser um problema nalguns motores, é precisa muita mão de obra e quase tirar o motor para fora.

    E se acontece alguma avaria (pode ser uma coisa tão simples como fugas no retentor da cambota) é muito caro de resolver, por causa da mão de obra que é necessária.

    Um dos problema é a falta de espaço no compartimento do motor, que obriga a desmontar muitas peças.
  16.  # 20

    Pois o melhor é um V8 ou V12 da Jaguar. Tem espaço com fartura para trabalhar no motor e peças baratas em Inglaterra. O maior problema pode ser a caixa automática que ás vezes dão problemas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
 
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