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  1.  # 1

    Colocado por: pguilherme
    Pois, já tinha lido sobre alguns destes aspectos, gestão de corrente, horas, temperatura, SoC, preferências do utilizador conforme o percurso esperado, etc.

    Alguém conhece a Wallbox Quasar?
    Dizem ser bi direccional e assim usar as baterias do carro para alimentar a casa. O que acham?



    ha quem queira comprar galhos com bugalhos .

    A Quasar é uma E.C bidirecional faz o carregamento VE e permite que as próprias baterias do VE sejam usadas para fornecer energia à casa espaco ...

    basicamente V2G

    Também permite que armazene energia proveniente de painéis solares e posteriormente usar essa energia para carregar o seu VE.

    Provavelmente o tal carregador portátil faz isto tudo e pode levar para a praia no verão e e mais barato
  2.  # 2

    Colocado por: Reduto25pode ser programada para controlar a corrente de carga e adaptá-la às necessidades do veículo o que ajuda a reduzir o consumo de energia , pode ser programada para carregar durante os períodos de baixo consumo o que ajuda a reduzir o custo por carregamento , sendo que esta esta integrada na rede elétrica permite que ela se comunique com outros dispositivos e sistemas de forma a maximizar a eficiência energética , tem o controle de temperatura constante de forma a garantir o carregamento em condicoes ideais.

    Isto é uma generalização que é totalmente imprecisa. Eu tenho um EVSE portátil que faz tudo isto, a larguíssima maioria das wallboxes não têm nada mais lá dentro que a placa de controlo e um contactor.

    A wallbox não comunica com o carro, isso não existe. Os EVSE não têm qualquer tipo de comunicação digital, apenas um sinal pulsado que indica ao carro qual a corrente que ele pode puxar.
    Quando a wallbox (errado, quando o EVSE, seja ele qual for desde que o permita - o meu faz e não é wallbox nenhuma) regula automaticamente a corrente de carga é porque tem um medidor instalado no quadro da casa e comunica com ele. Caso detecte alguma sobrecarga faz variar o tal sinal pulsado que o carro recebe e este reduz a corrente que está a puxar.
    Repito, a larguíssima maioria das wallbox não faz nada disto, não é mais do que um EVSE portátil dentro de uma caixa de pendurar na parede.

    Nada disso faz qualquer sentido. Lamento, nenhum.

    Essas wallbox V2G são muito mais que wallbox, usam a porta CCS e não a type2, e por isso conseguem usar a comunicação digital que as portas de carregamento rápido disponibilizam. Mas são coisas totalmente diferentes, não confundamos isso com uma alternativa ao evse de origem a usar numa tomada normal...
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  3.  # 3

    Colocado por: Reduto25
    Mais eficiente no carregamento fornece uma corrente de carga mais alta do que uma tomada convencional, traduz-se numa redução do tempo de carga.

    A propria wallbox tem mecanismos de otimização de eficiência energética :

    pode ser programada para controlar a corrente de carga e adaptá-la às necessidades do veículo o que ajuda a reduzir o consumo de energia , pode ser programada para carregar durante os períodos de baixo consumo o que ajuda a reduzir o custo por carregamento , sendo que esta esta integrada na rede elétrica permite que ela se comunique com outros dispositivos e sistemas de forma a maximizar a eficiência energética , tem o controle de temperatura constante de forma a garantir o carregamento em condicoes ideais.

    A wallbox tem proteção de sobrecarga ou seja ela propria se desliga quando a corrente e demasiado alta .

    A wallbox comunica com o proprio veiculo e da inumeras informacoes .


    Fornece mais corrente que uma tomada convencional apenas se a instalação e potência no local permitirem. E se permitirem, troca-se uma ficha normal por uma ficha CEE de 32A que dá na mesma para aumentar a corrente e reduzir o tempo de carga, se a pessoa precisa mesmo de tanta autonomia por noite de carregamento. Quanto à questão da programação, hoje em dia quase todos os carros fazem isso sem precisarem de wallbox. Pode ser esteticamente mais bonita para estar pendurada na parede, mas fora nisso há pouca coisa que ele faça que um carregador portátil não faça.
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  4.  # 4

    Colocado por: Bruno.Alves
    Isto é uma generalização que é totalmente imprecisa. Eu tenho um EVSE portátil que faz tudo isto, a larguíssima maioria das wallboxes não têm nada mais lá dentro que a placa de controlo e um contactor.

    A wallbox não comunica com o carro, isso não existe. Os EVSE não têm qualquer tipo de comunicação digital, apenas um sinal pulsado que indica ao carro qual a corrente que ele pode puxar.
    Quando a wallbox (errado, quando o EVSE, seja ele qual for desde que o permita - o meu faz e não é wallbox nenhuma) regula automaticamente a corrente de carga é porque tem um medidor instalado no quadro da casa e comunica com ele. Caso detecte alguma sobrecarga faz variar o tal sinal pulsado que o carro recebe e este reduz a corrente que está a puxar.
    Repito, a larguíssima maioria das wallbox não faz nada disto, não é mais do que um EVSE portátil dentro de uma caixa de pendurar na parede.

    Nada disso faz qualquer sentido. Lamento, nenhum.

    Essas wallbox V2G são muito mais que wallbox, usam a porta CCS e não a type2, e por isso conseguem usar a comunicação digital que as portas de carregamento rápido disponibilizam. Mas são coisas totalmente diferentes, não confundamos isso com uma alternativa ao evse de origem a usar numa tomada normal...


    nao comunicam ? então diga-me ja que e tao entendido na materia para que serve o protocolo EVCP
  5.  # 5

    Colocado por: Reduto25nao comunicam ? então diga-me ja que e tao entendido na materia para que serve o protocolo EVCP

    Não, não comunicam. Não comunicam os EVSE portáteis que vêm com os carros, não comunicam as wallbox, não comunicam sequer os postos públicos (PCN).
    À excepção da type2 modificada da Tesla, todos os carregamentos AC funcionam com um sinal pulsado de +/- 12V do lado do EVSE e de um conjunto de resistências do lado do carro. A combinação destes elementos permite estabelecer uma máquina de estados que tanto o carro como o EVSE entendem.

    O EVSE não sabe nada do carro, apenas se ele lá está e quer receber carga ou não. O carro apenas sabe se o EVSE lá está e está pronto, e quanta corrente este disponibiliza. Rigorosamente mais nada.
    Edit: https://www.smart-emotion.de/article/87-type-2-in-detail-how-does-it-actually-work/
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  6.  # 6

    Nos portateis o inversor ou conversor de potência e menos potente do que uma Wallbox, o controlador de carga simples com menos recursos , o medidor de energia e menos preciso do que uma Wallbox para medir a energia consumida durante o processo de carregamento , o módulo de comunicação limitado (sim porque ambos comunicam um com outro ) geralmente nao existe suporte para protocolos de como OCPP ou EVCP que usam tanto XML ou JSON

    Nos sistemas de protecao de sobrecarga os dispositivos proteção térmica , sobrecorrente , sobretensão , subcorrente , curto-circuito sao menos precisos ou mesmo ausentes .

    Não são iguais. Pode pintar o quadro como quiser
  7.  # 7

    Colocado por: Reduto25Nos portateis o inversor ou conversor de potência e menos potente do que uma Wallbox, o controlador de carga simples com menos recurso

    COMO?
    Caro amigo, com todo o respeito não diga barbaridades.
    No carregamento AC o conversor de potência está no carro. Sempre! Dentro do carregador portátil, wallbox ou até posto de rua, existe APENAS um controlador que gera o tal sinal de +-12V e um contactor que deixa ou não passar a tensão AC para o carro. Isto é o básico e é igual para todos. TODOS!
    Depois claro, o controlador pode ter Wi-Fi, ter comunicação com o backoffice do dono do posto no caso dos postos de rua, etc. O meu evse portátil até tem um bot no telegram veja lá! E não é uma wallbox.
    Protecção, a maioria não tem, é a do quadro (e em monofásico não é obrigatório).

    Repito: a larga, larga maioria das wallbox à venda no mercado não têm mais que o controlador e o contactor. Nem medidores, nem comunicação nem coisa nenhuma.
    As que têm, têm. Mas comunicar com o carro, nenhuma comunica
  8.  # 8

    Tem inumeros modelos que o fazem Tesla Model S, Model 3, Model X, Model Y Audi e-tron BMW i3.....

    Nas wallbox tem ABB , Alfen , EVBox ,EV Connect, EV Solution ....

    estes fabricantes todos eles possuem wallbox compativeis com o protocolo EVCP
  9.  # 9

    Colocado por: Reduto25Tem inumeros modelos que o fazem Tesla Model S, Model 3, Model X, Model Y Audi e-tron BMW i3.....

    Fazem o quê? Ter o conversor de potência fora do carro?
  10.  # 10

    Colocado por: Bruno.Alves
    Fazem o quê? Ter o conversor de potência fora do carro?


    compativeis com o protocolo EVCP , protocolo de comunicacao entre a estacão e o veiculo que voce diz que nao existe
  11.  # 11

    E não existe. Não sei se está a fazer confusão com o carregamento DC, mas no carregamento AC apenas existe o pino de controlo, onde são colocados +/-12V pelo controlador.

    Não faço ideia que protocolo é esse e o Google também não...

    Edit: isto já vai longo, vou retirar-me. Só dizer antes de ir que existem de facto desenvolvimentos no sentido de estabelecer comunicação nos postos AC. Mas a tecnologia actual é exactamente a mesma dos velhinhos postos Efacec instalados em 2010: pino CP a pulsar à terra. Nada mais. Por favor não induzam as pessoas em erro.
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  12.  # 12

    Colocado por: Bruno.AlvesE não existe. Não sei se está a fazer confusão com o carregamento DC, mas no carregamento AC apenas existe o pino de controlo, onde são colocados +/-12V pelo controlador.



    a comunicação é feita através do padrão PLC permite a transmissão de dados isso significa que a comunicação é feita através do mesmo cabo de carregamento AC que fornece energia elétrica ao veículo, sem a necessidade de um cabo/linha adicional para comunicação, no caso não existe um pino específico, a comunicação ocorre através da linha de alimentação elétrica.

    existe outras WLC ou mesmo NFC

    esta tudo previsto no ISO 15118
  13.  # 13

    deixo lhe este video se quiser ver nao esta completo . so para dar contexto ao que respondi antes deste

    https://www.youtube.com/watch?v=mg6y_g7-FOg
  14.  # 14

    Colocado por: Reduto25A wallbox têm proteção contra sobrecarga e curto-circuito sao muito mais eficientes , e projetado exactamente carregamentos de veículos elétricos e híbridos

    As tomadas convencionais oferecem uma carga mais lenta e menos segura do que uma wallbox

    Não é propriamente verdade, se instalar uma tomada CEE de 32A com fio 6mm: https://electricvchargers.com/produto/tomada-parede-cee-32a-1phase-femea/

    E se comprar um EVSE de 32A: https://evchargers.com.pt/produto/carregador-portatil-evse-6a-32a-type2-monofasico/

    Não fica a dever nada a uma wall box, além de como já disse dá para transportar para onde quer que seja.
  15.  # 15

    Colocado por: paulos
    Não é propriamente verdade, se instalar uma tomada CEE de 32A com fio 6mm:https://electricvchargers.com/produto/tomada-parede-cee-32a-1phase-femea/

    E se comprar um EVSE de 32A:https://evchargers.com.pt/produto/carregador-portatil-evse-6a-32a-type2-monofasico/

    Não fica a dever nada a uma wall box, além de como já disse dá para transportar para onde quer que seja.


    Uma wallbox geralmente oferece uma potência de saída de até 22 kW, enquanto uma tomada CEE de 32A com fio 6mm geralmente oferece uma potência de saída máxima de 7,4 kW.

    Imaginando a situação por exemplo, se tiver um veículo elétrico com uma bateria de 64 kWh poderá carregá-lo completamente em 3 horas com uma wallbox e cerca de 9 horas com uma tomada CEE de 32A.
  16.  # 16

    Colocado por: Reduto25Uma wallbox geralmente oferece uma potência de saída de até 22 kW, enquanto uma tomada CEE de 32A com fio 6mm geralmente oferece uma potência de saída máxima de 7,4 kW.

    Tomada CEE com fio de 6mm2 não dá 22kW?

    Há wallboxes e carregadores portáteis monofásicos e trifásicos. Qualquer um pode ser ligado a uma CEE32, monofásica ou trifásica consoante o caso, daí resultando os 7,4 ou 22kW. Tudo com fio de 6.
    A diferença é que a wallbox, sendo normalmente fixa, é tendencialmente ligada directamente ao quadro. Mas pode *perfeitamente* ser ligada a uma CEE32 vermelha de 5 pinos.

    Colocado por: Reduto25Imaginando a situação por exemplo, se tiver um veículo elétrico com uma bateria de 64 kWh poderá carregá-lo completamente em 3 horas com uma wallbox e cerca de 9 horas com uma tomada CEE de 32A.

    Errado. Pode carregar nesse tempo quer com uma wallbox, quer com um EVSE portátil.

    Em relação ao tal protocolo, vi o vídeo. Wishful thinking para o futuro. Todos os PCN de rua em todo o MUNDO continuam a usar o controlo dos +-12V. Havemos de lá chegar.
    Como disse mais que uma vez, evse portáteis e wallboxes de mercado têm um controlador e contactor. Depois a seguir têm medidor, têm Wi-Fi, têm tudo o que for. Seja evse portátil seja wallbox.
  17.  # 17

    Colocado por: Bruno.Alves
    Tomada CEE com fio de 6mm2 não dá 22kW?

    Há wallboxes e carregadores portáteis monofásicos e trifásicos. Qualquer um pode ser ligado a uma CEE32, monofásica ou trifásica consoante o caso, daí resultando os 7,4 ou 22kW. Tudo com fio de 6.
    A diferença é que a wallbox, sendo normalmente fixa, é tendencialmente ligada directamente ao quadro. Mas pode *perfeitamente* ser ligada a uma CEE32 vermelha de 5 pinos.


    Errado. Pode carregar nesse tempo quer com uma wallbox, quer com um EVSE portátil.

    Em relação ao tal protocolo, vi o vídeo. Wishful thinking para o futuro. Todos os PCN de rua em todo o MUNDO continuam a usar o controlo dos +-12V. Havemos de lá chegar.
    Como disse mais que uma vez, evse portáteis e wallboxes de mercado têm um controlador e contactor. Depois a seguir têm medidor, têm Wi-Fi, têm tudo o que for. Seja evse portátil seja wallbox.


    nao sei se reparou eu estava simplesmente a falar da tomada nao coloquei em questao nenhum EVSE portatil .
  18.  # 18

    E depende da configuração da instalacao eletrica e essas tomadas nao são projetadas para o carregamento de VEs
  19.  # 19

    Uma CEE não é projectada para carregamento de VE? É tipo a GreenUp custar 80-120€ e ser exactamente uma Plexo do Leroy por uma fracção do preço.

    Há tomadas CEE em operação diária na indústria, mono ou tri, de 16 até 63A, que suportam cargas tão ou mais exigentes que um VE, ininterruptamente, mais horas que um VE.

    Vou dizer novamente: a base de um EVSE (uma wallbox é um EVSE só que fixo numa parede) é um controlador e um contactor. O resto são extras desejáveis, mas são extras.
    Mas o que passa nos fios é tensão AC. A carga é uma indutiva no caso dos Zoe, tudo o resto é um rectificador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fpinho20
  20.  # 20

    Os recursos de segurança e monitoramento encontrados nas wallbox, como dispositivos de proteção contra sobrecarga, curto-circuito e sobreaquecimento comunicação bidirecional com o veículo elétrico a tomada nao oferece
 
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