Colocado por: pguilherme
Pois, já tinha lido sobre alguns destes aspectos, gestão de corrente, horas, temperatura, SoC, preferências do utilizador conforme o percurso esperado, etc.
Alguém conhece a Wallbox Quasar?
Dizem ser bi direccional e assim usar as baterias do carro para alimentar a casa. O que acham?
Colocado por: Reduto25pode ser programada para controlar a corrente de carga e adaptá-la às necessidades do veículo o que ajuda a reduzir o consumo de energia , pode ser programada para carregar durante os períodos de baixo consumo o que ajuda a reduzir o custo por carregamento , sendo que esta esta integrada na rede elétrica permite que ela se comunique com outros dispositivos e sistemas de forma a maximizar a eficiência energética , tem o controle de temperatura constante de forma a garantir o carregamento em condicoes ideais.
Colocado por: Reduto25
Mais eficiente no carregamento fornece uma corrente de carga mais alta do que uma tomada convencional, traduz-se numa redução do tempo de carga.
A propria wallbox tem mecanismos de otimização de eficiência energética :
pode ser programada para controlar a corrente de carga e adaptá-la às necessidades do veículo o que ajuda a reduzir o consumo de energia , pode ser programada para carregar durante os períodos de baixo consumo o que ajuda a reduzir o custo por carregamento , sendo que esta esta integrada na rede elétrica permite que ela se comunique com outros dispositivos e sistemas de forma a maximizar a eficiência energética , tem o controle de temperatura constante de forma a garantir o carregamento em condicoes ideais.
A wallbox tem proteção de sobrecarga ou seja ela propria se desliga quando a corrente e demasiado alta .
A wallbox comunica com o proprio veiculo e da inumeras informacoes .
Colocado por: Bruno.Alves
Isto é uma generalização que é totalmente imprecisa. Eu tenho um EVSE portátil que faz tudo isto, a larguíssima maioria das wallboxes não têm nada mais lá dentro que a placa de controlo e um contactor.
A wallbox não comunica com o carro, isso não existe. Os EVSE não têm qualquer tipo de comunicação digital, apenas um sinal pulsado que indica ao carro qual a corrente que ele pode puxar.
Quando a wallbox (errado, quando o EVSE, seja ele qual for desde que o permita - o meu faz e não é wallbox nenhuma) regula automaticamente a corrente de carga é porque tem um medidor instalado no quadro da casa e comunica com ele. Caso detecte alguma sobrecarga faz variar o tal sinal pulsado que o carro recebe e este reduz a corrente que está a puxar.
Repito, a larguíssima maioria das wallbox não faz nada disto, não é mais do que um EVSE portátil dentro de uma caixa de pendurar na parede.
Nada disso faz qualquer sentido. Lamento, nenhum.
Essas wallbox V2G são muito mais que wallbox, usam a porta CCS e não a type2, e por isso conseguem usar a comunicação digital que as portas de carregamento rápido disponibilizam. Mas são coisas totalmente diferentes, não confundamos isso com uma alternativa ao evse de origem a usar numa tomada normal...
Colocado por: Reduto25nao comunicam ? então diga-me ja que e tao entendido na materia para que serve o protocolo EVCP
Colocado por: Reduto25Nos portateis o inversor ou conversor de potência e menos potente do que uma Wallbox, o controlador de carga simples com menos recurso
Colocado por: Reduto25Tem inumeros modelos que o fazem Tesla Model S, Model 3, Model X, Model Y Audi e-tron BMW i3.....
Colocado por: Bruno.Alves
Fazem o quê? Ter o conversor de potência fora do carro?
Colocado por: Bruno.AlvesE não existe. Não sei se está a fazer confusão com o carregamento DC, mas no carregamento AC apenas existe o pino de controlo, onde são colocados +/-12V pelo controlador.
Colocado por: Reduto25A wallbox têm proteção contra sobrecarga e curto-circuito sao muito mais eficientes , e projetado exactamente carregamentos de veículos elétricos e híbridos
As tomadas convencionais oferecem uma carga mais lenta e menos segura do que uma wallbox
Colocado por: paulos
Não é propriamente verdade, se instalar uma tomada CEE de 32A com fio 6mm:https://electricvchargers.com/produto/tomada-parede-cee-32a-1phase-femea/
E se comprar um EVSE de 32A:https://evchargers.com.pt/produto/carregador-portatil-evse-6a-32a-type2-monofasico/
Não fica a dever nada a uma wall box, além de como já disse dá para transportar para onde quer que seja.
Colocado por: Reduto25Uma wallbox geralmente oferece uma potência de saída de até 22 kW, enquanto uma tomada CEE de 32A com fio 6mm geralmente oferece uma potência de saída máxima de 7,4 kW.
Colocado por: Reduto25Imaginando a situação por exemplo, se tiver um veículo elétrico com uma bateria de 64 kWh poderá carregá-lo completamente em 3 horas com uma wallbox e cerca de 9 horas com uma tomada CEE de 32A.
Colocado por: Bruno.Alves
Tomada CEE com fio de 6mm2 não dá 22kW?
Há wallboxes e carregadores portáteis monofásicos e trifásicos. Qualquer um pode ser ligado a uma CEE32, monofásica ou trifásica consoante o caso, daí resultando os 7,4 ou 22kW. Tudo com fio de 6.
A diferença é que a wallbox, sendo normalmente fixa, é tendencialmente ligada directamente ao quadro. Mas pode *perfeitamente* ser ligada a uma CEE32 vermelha de 5 pinos.
Errado. Pode carregar nesse tempo quer com uma wallbox, quer com um EVSE portátil.
Em relação ao tal protocolo, vi o vídeo. Wishful thinking para o futuro. Todos os PCN de rua em todo o MUNDO continuam a usar o controlo dos +-12V. Havemos de lá chegar.
Como disse mais que uma vez, evse portáteis e wallboxes de mercado têm um controlador e contactor. Depois a seguir têm medidor, têm Wi-Fi, têm tudo o que for. Seja evse portátil seja wallbox.