Colocado por: Pedro Azevedo78Tem cerca de dobro das necessidades para aquecimento que uma casa que cumpra os requisitos de "Passive House" (Necessidades de aquecimento < 15kWh/(m²a))
Uma "passive House" de 120m2 então climatiza-se por 10 euros mês...
A minha é uma Active House, claramente! :D
Colocado por: MNeo
Uma Passive House tem necessidades de Aquecimento e Arrefecimento de 10W/m2
Colocado por: Schlüter-Portugal
A questão não é a inércia, é a resistência térmica.
Colocado por: FFFIsolamento é ETICS da Diera, com EPS de 6cm. Na cobertura (plana) superior tenho XPS de 8cm. Nas varandas tenho XPS de 5cm.
Caixilharia é o perfil Deceuninck - Winbel com vidro laminado 4+4 no interior, caixa de ar de 16 e vidro baixo emissivo de 6 pelo exterior.
A casa tem um desvão sanitário, sobre o qual coloquei XPS de 3 cm antes de colocar a betonilha.
De facto, procurei investir bastante no isolamento. Há alguns pormenores mais cuidados, como o corte térmico nas cantarias, o isolamento de palas e cortinas de varandas a toda a volta para evitar pontes térmicas.
Mas mesmo assim, ao que parece, ainda estou muito longe de ter uma "passive house". :-)
Colocado por: Skinkx
A Passive House tem consumos para temperaturas interiores constantes de 20 ºC. O certificado energético que vemos é calculado para 18 ºC, logo, para ser exactamente a mesma base de comparação, os consumos do certificado aumentariam. Ou seja, para o mesmo conforto, esta casa gasta mais do dobro duma Passive House, donde se pode depreender a eficiência do conceito "passive house".
10 W/m2 "instantâneo". 15 kWh/m2.ano se contabilizados os consumos acumulados numa base anual.
Duvido, julgo ser mesmo a inércia. A resistência térmica duma betonilha, tenha 1 ou 10 cm, é irrelevante. Não é que a resistência térmica não seja importante, mas é mais importante nos revestimentos (madeira vs. cerâmica ou pedra) do que na betonilha em si, a não ser que alguém se lembre de usar uma betonilha isolante...
O standard Passive House não é fácil de atingir, muito menos sem recurso a mão-de-obra especializada. Mas não desanime porque tem um produto final bastante eficiente para o standard nacional, com consumos perfeitamente aceitáveis.
Tudo na vida poderia ser sempre melhor, mas é preciso saber ficar satisfeito quando já se tem um produto bom.
Colocado por: SkinkxTudo na vida poderia ser sempre melhor, mas é preciso saber ficar satisfeito quando já se tem um produto bom.
Colocado por: SkinkxSe a bomba de calor consumiu 1000 kWh (num inverno inteiro) para aquecimento e tem um COP de 4.5, então a bomba debitou 4500 kWh para aquecimento.
Se a casa tem 200 m2, então isso dá um racional de 22.5 kWh/m2.ano (4500/200).
Colocado por: DR1982
Ou seja entao uma casa passiva de 150m2 gasta no máximo 2250KWh ano para aquecimento, ou os 15KWh/m2 sao para aquecimento e arrefecimento?
2250KWh em PRE gasta cerca de 450€/ano (2250 x 0.20€)
2250KWh em PRH+BC com COP de 4 gasta cerca de 112,5€/ano (2250/4 x 0.20€)
É isto?
Colocado por: Skinkx
A Passive House tem consumos para temperaturas interiores constantes de 20 ºC. O certificado energético que vemos é calculado para 18 ºC, logo, para ser exactamente a mesma base de comparação, os consumos do certificado aumentariam. Ou seja, para o mesmo conforto, esta casa gasta mais do dobro duma Passive House, donde se pode depreender a eficiência do conceito "passive house".
10 W/m2 "instantâneo". 15 kWh/m2.ano se contabilizados os consumos acumulados numa base anual.
Duvido, julgo ser mesmo a inércia. A resistência térmica duma betonilha, tenha 1 ou 10 cm, é irrelevante. Não é que a resistência térmica não seja importante, mas é mais importante nos revestimentos (madeira vs. cerâmica ou pedra) do que na betonilha em si, a não ser que alguém se lembre de usar uma betonilha isolante...
O standard Passive House não é fácil de atingir, muito menos sem recurso a mão-de-obra especializada. Mas não desanime porque tem um produto final bastante eficiente para o standard nacional, com consumos perfeitamente aceitáveis.
Tudo na vida poderia ser sempre melhor, mas é preciso saber ficar satisfeito quando já se tem um produto bom.
Colocado por: DR1982Entao a madeira também tem uma maior resistência termica que a cerâmica, certo?
e ja ouvi varias vezes por aqui dizer que a diferença entre cerâmica e madeira é o tempo de reação, tambem esta errado?
Colocado por: Schlüter-Portugal
Está correcto, mas também necessita de maior temperatura de impulsão. E cada grau implica entre 2 a 7% de aumento dos custos.
Mas isso é diferente de dizer que não funciona.
Colocado por: DR1982
Entao a betonilha de anidrite ajuda a equilibrar a coisa? Ou seja a menor resistência termica da betonilha de anidrite compensa a maior resistência termica da madeira...
Qual o preço dessa betonilha de anidrite?
Colocado por: Schlüter-Portugal
Está correcto, mas também necessita de maior temperatura de impulsão. E cada grau implica entre 2 a 7% de aumento dos custos.
Mas isso é diferente de dizer que não funciona.
Colocado por: Schlüter-PortugalNo caso caso de colocar XPS as placas do PRH assentam diretamente sobre o XPS ou leva betonilha de regularização sobre o XPS antes das placas?
Seja madeira, cerâmica ou pedra, a betonilha de anidrite tem vantagens de melhor condutibilidade térmica.
Preços terá que aguardar que o Dias ou o Atlas lhe apresentem o preço para o Sam 150 (caso do bekotec).
Colocado por: DR1982No caso caso de colocar XPS as placas do PRH assentam diretamente sobre o XPS ou leva betonilha de regularização sobre o XPS antes das placas?