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  1.  # 361

    Colocado por: DR1982Então quer dizer que nos motores eletricos a potencia é proporcional ao tamanho? Quanto maior for o motor mais potencia tem?


    LOL, isso não é assim tão zás-trás-pás. Mas o que lhe quero transmitir é que a estrutura de um motor destes é sempre muito simples seja qual for a aplicação. O tamanho depende de vários parâmetros do projecto de engenharia.
  2.  # 362

    Colocado por: DR1982O problema, para já é que carros com potencias consideráveis só mesmo o tesla, mas acredito que isos venha a mudar...

    Potência e binário só se relacionam directamente num motor eléctrico --> T = P + 9550 / n
    Num de combustão precisa de MUITA potência para obter binário significativo. Por exemplo, os 88kW do Leaf (~~115cv) fazem 0-100 em 10s, não deve fazer muito menos em muitos carros dessa potência. E então 0-60km/h é para esquecer, é tudo do eléctrico :-)

    Tente experimentar um eléctrico mais modesto (não Tesla) e pode ser que fique surpreendido. Acredite que, no arranque, o Leaf do mafgod deixa muito carro a ver-lhe a traseira. Depois claro, entra a limitação de velocidade de ponta e o Leaf fica para trás.
  3.  # 363

    Colocado por: Bruno.AlvesAcredite que, no arranque, o Leaf do mafgod deixa muito carro a ver-lhe a traseira.


    Eu pra fazer arranques compro um dragster
  4.  # 364

    Colocado por: ClioII

    LOL, isso não é assim tão zás-trás-pás. Mas o que lhe quero transmitir é que a estrutura de um motor destes é sempre muito simples seja qual for a aplicação. O tamanho depende de vários parâmetros do projecto de engenharia.
    Sera que os eletricos nao vao levar o mesmo caminho dos gasolina? Não irão comecar a adicionar algo tipo turbos ou compressores de modo a aumentar a potencia de forma facil? E com isso surgirão os problemas?
    É que nao estou a ver as marcas apostarem em vender um carro em que basicamente so voltam a ganhar dinheiro com ele para trocar baterias :S
    • ik
    • 28 novembro 2017

     # 365

    Colocado por: DR1982Sera que os eletricos nao vao levar o mesmo caminho dos gasolina? Não irão comecar a adicionar algo tipo turbos ou compressores de modo a aumentar a potencia de forma facil? E com isso surgirão os problemas?
    É que nao estou a ver as marcas apostarem em vender um carro em que basicamente so voltam a ganhar dinheiro com ele para trocar baterias :S


    :)
    Concordam com este comentário: marvi
  5.  # 366

    Colocado por: DR1982Não irão comecar a adicionar algo tipo turbos ou compressores de modo a aumentar a potencia de forma facil?


    É só aumentar a voltagem,aquilo ou anda ou derrete 😁
  6.  # 367

    Colocado por: DR1982Sera que os eletricos nao vao levar o mesmo caminho dos gasolina? Não irão comecar a adicionar algo tipo turbos ou compressores de modo a aumentar a potencia de forma facil? E com isso surgirão os problemas?
    É que nao estou a ver as marcas apostarem em vender um carro em que basicamente so voltam a ganhar dinheiro com ele para trocar baterias :S


    Um turbo é essencialmente uma maneira de enfiar mais ar à pressão dentro de um motor a gasolina/gasóleo. Mais ar tem mais oxigénio, com mais oxigénio dá para queimar mais combustível.

    Um carro eléctrico não queima combustível, não precisa de ar para nada, logo um turbo serve de zero.
    • marvi
    • 28 novembro 2017 editado

     # 368

    Colocado por: ClioII
    Um turbo é essencialmente uma maneira de enfiar mais ar à pressão dentro de um motor a gasolina/gasóleo.


    E um intercooler hummm?vai lá googlar vai
  7.  # 369

    Colocado por: Bruno.Alves
    Potência e binário só se relacionam directamente num motor eléctrico --> T = P + 9550 / n
    Num de combustão precisa de MUITA potência para obter binário significativo. Por exemplo, os 88kW do Leaf (~~115cv) fazem 0-100 em 10s, não deve fazer muito menos em muitos carros dessa potência. E então 0-60km/h é para esquecer, é tudo do eléctrico :-)

    Tente experimentar um eléctrico mais modesto (não Tesla) e pode ser que fique surpreendido. Acredite que, no arranque, o Leaf do mafgod deixa muito carro a ver-lhe a traseira. Depois claro, entra a limitação de velocidade de ponta e o Leaf fica para trás.
    Sim, mas essa vantagem no arranque é mais porque os eletricos são praticamente on/off, quanto a prazer de condução, para quem gosta de conduzir, como se comportam os elétricos?
  8.  # 370

    Colocado por: DR1982Sera que os eletricos nao vao levar o mesmo caminho dos gasolina? Não irão comecar a adicionar algo tipo turbos ou compressores de modo a aumentar a potencia de forma facil? E com isso surgirão os problemas?
    É que nao estou a ver as marcas apostarem em vender um carro em que basicamente so voltam a ganhar dinheiro com ele para trocar baterias :S

    E nem para trocar as baterias. Por isso é que depois aparecem os trolls a tentar desdizer e destabilizar a conversa ;-)
    Claro que a industria vai encontrar uma forma de manter alguma parte da galinha dos ovos de ouro. Mas a mudança de paradigma é inevitável.

    Um motor eléctrico só pode ser "fragilizado" se for sobre-alimentado (i.e. fornecer mais corrente - logo potência) do que os enrolamentos suportam ou não for acautelada ventilação adequada (que, num carro, deve ser fácil de conseguir ventilar eheh)
  9.  # 371

    Colocado por: DR1982Sim, mas essa vantagem no arranque é mais porque os eletricos são praticamente on/off, quanto a prazer de condução, para quem gosta de conduzir, como se comportam os elétricos?

    Só lhe posso sugerir experimentar. Vá a um concessionário de uma marca qualquer e peça um test drive. Se possível, um test drive de um dia para poder testar em várias condições.
  10.  # 372

    Colocado por: ClioII

    Um turbo é essencialmente uma maneira de enfiar mais ar à pressão dentro de um motor a gasolina/gasóleo. Mais ar tem mais oxigénio, com mais oxigénio dá para queimar mais combustível.

    Um carro eléctrico não queima combustível, não precisa de ar para nada, logo um turbo serve de zero.
    Sim, claro que um turbo ou compressor nao faria nada num eletrico, sei disso, o que eu quis dizer é se o caminho dos eletricos nao sera levar com algo semelhante a um turbo de forma a aumentar a potencia, os motores a combustível atmosfericos, de bastante cilindrada a debitar pouca potencia tambem são fiáveis, quando começam a querer reduzir consumos e cilindrada e aumentar potencia é que eles começam a perder fiabilidade...
  11.  # 373

    Colocado por: marvi

    E um intercooler hummm?vai lá googlar vai


    Já chegou ao despeito!
    Lol!
    :)
  12.  # 374

    Colocado por: Bruno.AlvesSe possível, um test drive de um dia para poder testar em várias condições


    Teste drive de um dia inteiro?devem andar desesperados pra vender o material ..é dá direito a almoço?
  13.  # 375

    Colocado por: DR1982Sim, mas essa vantagem no arranque é mais porque os eletricos são praticamente on/off, quanto a prazer de condução, para quem gosta de conduzir, como se comportam os elétricos?


    Absurdo. Porque haveria o motor de funcionar "on/off"? Não é uma varinha mágica... :) Até uma "porcaria" como um ar condicionado doméstico tem um motor AC de velocidade variável (sistema inverter). Com um automóvel claro que é necessário dosear a velocidade do motor.
  14.  # 376

    Colocado por: ClioII
    Já chegou ao despeito!
    Lol!
    :)


    Dez minutos e não conseguiu perceber o q é um intercooler
  15.  # 377

    Colocado por: Bruno.Alves
    Só lhe posso sugerir experimentar. Vá a um concessionário de uma marca qualquer e peça um test drive. Se possível, um test drive de um dia para poder testar em várias condições.
    Confesso que tenho muitas reticências em relação aos elétricos, mais porque para mim um carro é mais que um simples meio de transporte, mas pode ser que venha a pensar de outra forma...
    • ClioII
    • 28 novembro 2017 editado

     # 378

    Colocado por: marvi

    Dez minutos e não conseguiu perceber o q é um intercooler


    Num carro eléctrico? Não, não percebo o que faz um intercooler num carro eléctrico! :)
    Lol!
  16.  # 379

    Colocado por: ClioII

    Absurdo. Porque haveria o motor de funcionar "on/off"? Não é uma varinha mágica... :) Até uma "porcaria" como um ar condicionado doméstico tem um motor AC de velocidade variável (sistema inverter). Com um automóvel claro que é necessário dosear a velocidade do motor.
    Sim mas um motor eletrico atinge a potencia maxima mais rapido que um CI, nao precisa de aumentar a rotação para aumentar a potência ou estou a ver mal o funcionamento da coisa?
    • ClioII
    • 28 novembro 2017 editado

     # 380

    Colocado por: DR1982Sim mas um motor eletrico atinge a potencia maxima mais rapido que um CI, nao precisa de aumentar a rotação para aumentar a potência ou estou a ver mal o funcionamento da coisa?


    Está a ver mal. :)

    Em qualquer máquina rotativa a potência é o produto (multiplicação) do torque pela velocidade de rotação.

    Caso o torque seja constante (motor eléctrico ideal), a potência do motor cresce proporcionalmente à velocidade de rotação.

    Num motor eléctrico "real" o torque é aproximadamente constante durante uma grande faixa de rotação mas, mais cedo ou mais tarde, ele irá cair.

    Logo, a potência cresce de forma aproximadamente linear com a rotação até ao momento em que o torque cai e a potência cai também.


    EDIT: um exemplo de um motor deste tipo genérico, não necessariamente de carro. O primeiro gráfico ilustra bem.

    https://www.engineeringtoolbox.com/electrical-motors-torques-d_651.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
 
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