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  1.  # 901

    Peço desculpa pelo lapso: afinal um é gasolina 75cv e o outro é gasóleo 100 cv.
    Também há a gasolina 100 cv, por um preço ligeiramente superior ao de 75, pelo que talvez faça mais sentido para a comparação:

    13730 € diferença (83% de aumento)
  2.  # 902

    Colocado por: pguilherme14880€ de diferença para o ICE menos potente (aumento de 96%)
    Não são comparavéis.

    Colocado por: pguilherme9830€ de diferença para o ICE mais potente (aumento de 48%)
    Ou apenas de 7.000€ com o incentivo

    A diferença da versão a gasolina mais barata para o diesel é de quase 5.000€, mais 33%... por essa ordem ninguém compraria a versão diesel e andávamos todos a gasolina com motores fraquitos ;-)
  3.  # 903

    Colocado por: pguilhermePeço desculpa pelo lapso: afinal um é gasolina 75cv e o outro é gasóleo 100 cv.
    Também há a gasolina 100 cv, por um preço ligeiramente superior ao de 75, pelo que talvez faça mais sentido para a comparação:

    13730 € diferença (83% de aumento)
    Entre os dois, para mim a versão elétrica sem pensar duas vezes!
    Mas a comprar, semi-novo claro :-)
  4.  # 904

    Sou suspeito obviamente porque os meus dois carros são 100% elétricos.
    Mas só de pensar que não tenho de ir abastecer à bomba, basta ligar à tomada quando me apetece e a um preço na ordem dos 1,50€/100km... a manutenção ser mínima logo menos custos..... sem IUC.... é priceless. ;-)
  5.  # 905

    Colocado por: mafgodComprando o e-208 com a versão Diesel, que é a mais parecida

    Mais parecidos em quê?


    Colocado por: mafgodRecebendo 3.000€ do incentivo

    Incentivos limitadas aos 700 primeiros compradores, certo?
  6.  # 906

    Também não andamos todos com motores diesel. Certamente haverá casos para todas as opções, mas são sem dúvida comparáveis!

    7000€ em 4 anos, teria que ter uma poupança média de 145€ por mês. Há muita gente que nem sequer gasta isso em combustível, pelo que só fará sentido em alguns casos. Senão, andávamos todos com eléctricos :)

    Se o delta for 10730, para a mesma poupança de 145€ por mês, o retorno demorará um pouco mais de 6 anos.

    A desvalorização por idade ou por km é sempre um factor importante, embora nos eléctricos, os km possa ter um pouco menos peso. O que acha?
  7.  # 907

    Colocado por: mafgodSou suspeito obviamente porque os meus dois carros são 100% elétricos.
    Mas só de pensar que não tenho de ir abastecer à bomba, basta ligar à tomada quando me apetece e a um preço na ordem dos 1,50€/100km... a manutenção ser mínima logo menos custos..... sem IUC.... é priceless. ;-)


    Não precisa de me convencer. Para mim, até só o silêncio é um factor de muito peso :)
    Mas gostos não se discutem, claro!
    É só uma comparação que poderá determinar os casos onde os eléctricos compensarão até na parte económica, que garantidamente não será em todo e qualquer caso.
  8.  # 908

    Colocado por: BricoleiroMais parecidos em quê?


    Em preço!
    Concordam com este comentário: mafgod
  9.  # 909

    Colocado por: pguilherme

    Em preço!


    Só se for isso, porque em cavalagem também tem a gasolina com os mesmos 100 cv e bem mais barato, mas essas contas já não interessam a quem não é neutro.
  10.  # 910

    É tudo uma questão de conta novamente :-)
    Não se esqueça que os ICEs tem também uma manutenção bem mais cara que um VE, e só o IUC anual dará para uns 4 a 6 meses de eletricidade para o carro.

    Eu faço em cada um dos meus VEs cerca de 20.000km/ano (ok, com o covid-19 vou fazer menos)... e a poupança é de fato nessa ordem de grandeza, por cada um deles.

    Mas, se entrar com as despesas todas, ver´que, em números redondos, por cada 100.000km, optando por um VE, estará a pagar menos uns 10.000€.

    Claro que quem faz poucos kms não precisa de um VE destes novos, tem uns por menos de 5.000€ usados qu ainda fazem perto de 100km. Mais que suficiente para esses.
  11.  # 911

    Colocado por: Bricoleiro

    Só se for isso, porque em cavalagem também tem a gasolina com os mesmos 100 cv e bem mais barato, mas essas contas já não interessam a quem não é neutro.


    Certo. Daí as minhas questões anteriores. Mas o resultado das contas irá apenas clarificar os casos onde cada motorização será mais apelativa.
    As diferenças grandes, irão criar fossos de aplicabilidade, do ponto de vista económico. A decisão, em última instância, será um conjunto do racional com o emocional.
  12.  # 912

    Colocado por: mafgodClaro que quem faz poucos kms não precisa de um VE destes novos, tem uns por menos de 5.000€ usados qu ainda fazem perto de 100km. Mais que suficiente para esses.


    É isso! Usando um grande cliché: cada caso é um caso!
    Concordam com este comentário: mafgod
    • mafgod
    • 24 abril 2020 editado

     # 913

    Colocado por: BricoleiroSó se for isso, porque em cavalagem também tem a gasolina com os mesmos 100 cv e bem mais barato, mas essas contas já não interessam a quem não é neutro.
    Concordo que não há comparação, a versão elétrica é incomensuravelmente superior.

    Vamos por partes, a versão elétrica tem mudanças automáticas, se quisesse mudanças automáticas no ICE seria mais quanto?
    Isto se for possivel.
    Tem alguma versão ICE a custar uns 1.5€/100km?

    Isto é como os orçamentos para construir, há que comparar o que for comparável.... caso contrário, é escolher o mais barato e rezar que corra tudo bem.
  13.  # 914

    Colocado por: pguilhermeA desvalorização por idade ou por km é sempre um factor importante, embora nos eléctricos, os km possa ter um pouco menos peso. O que acha?
    A grande desvalorização num VE serão os seus anos que, obviamente afectará, uns mais que outros, a autonomia máxima, mas sobretudo porque ficarão um pouco datados.
    Quem iria comprar agora o Leaf da primeira geração havendo o novo.
    Quem comprará o Peugeout ION havendo o e-208?
  14.  # 915

    @Bricoleiro,
    tens de deixar de ser mecânico e passar a ser mecatrônico.

    Agora o que está a dar é pegar em VEs usados/batidos e converter as baterias em soluções de armazenamento ou em re-utilização em outro VE.
  15.  # 916

    Colocado por: mafgodQuem comprará o Peugeout ION havendo o e-208?


    Ou seja, se tiver um roi muito longo, arrisca-se a perder em valor comercial?
  16.  # 917

    Colocado por: mafgodConcordo que não há comparação, a versão elétrica é incomensuravelmente superior.

    Nesta questão não vale a pena discutir, se todos gostassem mais de amarelo era complicado.


    Colocado por: mafgodVamos por partes, a versão elétrica tem mudanças automáticas, se quisesse mudanças automáticas no ICE seria mais quanto?
    Isto se for possivel.

    Aqui depende dos condutores, eu prefiro manual por exemplo. E em custos, uma avaria numa caixa auto é muito mais caro que numa caixa manual.


    Colocado por: mafgodIsto é como os orçamentos para construir, há que comparar o que for comparável.... caso contrário, é escolher o mais barato e rezar que corra tudo bem

    Concordo, mas vou frisar que para mim ao contrário do que tantas pessoas se queixam o problema dos elétricos já não é a autonomia, são as recargas e o preço estupidamente alto.
  17.  # 918

    Mudanças automáticas podem ser preferência, pelo que não é factor absoluto. Se eu gostar mesmo de caixa manual quanto me custará num bev? :)

    O custo por km está ligado com o custo inicial!
    Ao contrário de uma casa que constroi, depois de 4 anos troca
  18.  # 919

    Colocado por: pguilherme

    Ou seja, se tiver um roi muito longo, arrisca-se a perder em valor comercial?

    Muito possivelmente. Sobretudo se já fossem modelos caros para começar e que, por força da evolução do mercado, se tornem muito obsoletos (estou a lembrar-me dos smart eléctricos em relação aos clones VW)
  19.  # 920

    Os bev não têm caixa de velocidades :)
    Concordam com este comentário: mafgod
 
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