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    • mafgod
    • 24 abril 2020 editado

     # 921

    Colocado por: pguilhermeOu seja, se tiver um roi muito longo, arrisca-se a perder em valor comercial?
    Num ROI estás a comparar com algo, certo?
    E só podes comparar algo que seja "parecido".
    O ION e o e-208 não tem nada a haver, apenas são da Peugeot e elétricos.

    A minha frase era mais do género, a desvalorização será maior ou menor dependendo da oferta.
    Havendo escolha, versões anteriores, mesmo sendo mais baratas, serão preteridas em relação ás mais recentes.
    Mas isso é como qualquer ICE ou telemóvel, computador...
    Novas versões tem sempre ou mais autonomia (elétricos) ou menos consumo por mais potência (ICES), mas tb tem sempre mais gadgets ou sistemas de segurança nas versões base que antes eram de topo.... e por vezes até mais baratos :-)
  1.  # 922

    Colocado por: BricoleiroConcordo, mas vou frisar que para mim ao contrário do que tantas pessoas se queixam o problema dos elétricos já não é a autonomia, são as recargas e o preço estupidamente alto.
    Recargas? Serem frequentes? Só carrego um dos meus 2 x por semana :-)
    O preço, é subjetivo...

    Colocado por: pguilhermeOs bev não têm caixa de velocidades :)
    :-)
    Acho que vai haver ou há uma versão super desportiva com mudanças manuais.
    A Tesla tentou e desistiu, o torque é lixado lol
    Coloquei a caixa ser automática para tentar aproximar um ICE ao BEV... senão não há comparação!
  2.  # 923

    Colocado por: pguilhermeOs bev não têm caixa de velocidades :)

    Eu sei, mas comparando a preferência de uma num carro a gasolina ou diesel, os custos são sempre mais elevados com uma auto, quer em preço de compra quer em problemas futuros, por isso estas comparações valem o que valem.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  3.  # 924

    Colocado por: mafgodRecargas? Serem frequentes? Só carrego um dos meus 2 x por semana :-)


    Não, é o facto de não serem acessíveis para todos.
    Se morar num 3º andar sem garagem faz como? passa cabo de corrente em modo "Nelo cigano" pela varanda abaixo e deixa-os lá de noite?
    Concordam com este comentário: pguilherme
  4.  # 925

    Colocado por: mafgodE só podes comparar algo que seja "parecido".


    O e-208 e o 1.2 75cv são parcidos: automóveis novos, do mesmo segmento e dimensão, com níveis de conforto equiparáveis, que nos levam de A a B.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  5.  # 926

    Eu também prefiro manual, a não ser que seja uma auto de outro segmento.
  6.  # 927

    Colocado por: Bricoleiroo preço estupidamente alto.
    Percebo que, para quem é mecânico de formação, não perceba que um VE custe mais que uma versão semelhante a combustão.
    Vejamos, um VE não tem quase nada de um ICE.
    E mesmo o motor não tem nada a haver.
    Então porque raio custa mais!?

    Bem, os primeiros de fato eram bem caros, agora já temos preços aceitáveis.
    • mafgod
    • 24 abril 2020 editado

     # 928

    Colocado por: BricoleiroSe morar num 3º andar sem garagem faz como? passa cabo de corrente em modo "Nelo cigano" pela varanda abaixo e deixa-os lá de noite?
    Sim há quem o faça :-) certo @jcfcid ?
    Mas, quem tem um ICE tem de forçosamente de ir à bomba, um VE não podendo carregar numa simples tomada, vai a um PCR :-)

    Colocado por: pguilhermeO e-208 e o 1.2 75cv são parcidos: automóveis novos, do mesmo segmento e dimensão, com níveis de conforto equiparáveis, que nos levam de A a B.
    Só mesmo em "automóveis novos, do mesmo segmento e dimensão, com níveis de conforto equiparáveis, que nos levam de A a B".

    Colocado por: pguilhermeEu também prefiro manual, a não ser que seja uma auto de outro segmento.
    Eu também preferia manual, mas fiquei fã da automática do BEV.
  7.  # 929

    Colocado por: mafgodSó mesmo em "automóveis novos, do mesmo segmento e dimensão, com níveis de conforto equiparáveis, que nos levam de A a B".


    Pode elaborar?
  8.  # 930

    Os carregamentos ou são muito práticos ou são um pesadelo, consoante as condições de cada caso.
    Concordam com este comentário: mafgod, Bricoleiro
  9.  # 931

    Colocado por: pguilhermeOs carregamentos ou são muito práticos ou são um pesadelo, consoante as condições de cada caso.
    Concordam com este comentário:mafgod


    a todas as contas, para alem do valor de aquisição, tem de incluir manutenções e IUC :)

    Quanto paga de IUC um Peugeot 208 a gasolina / diesel?

    E manutenção anual?

    Acho que estes 2 são mais duas variaveis a ter em consideração! :)
    Concordam com este comentário: pguilherme, mafgod
  10.  # 932

    Será que um peugeot Ion de 2015 com cerca de 35000km com preço de 7500€, será uma boa aquisição. Ou se esperar 1 ou 2 meses, os preços baixarão.
    • mafgod
    • 24 abril 2020 editado

     # 933

    Colocado por: jocorlSerá que um peugeot Ion de 2015 com cerca de 35000km com preço de 7500€, será uma boa aquisição. Ou se esperar 1 ou 2 meses, os preços baixarão.
    Penso que vi por uns 4.500€

    Não é um iON mas é um gémeo:
    https://www.olx.pt/anuncio/mitsubishi-imiev-IDFs5MJ.html#68c2c6cad9
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jocorl
  11.  # 934

    jcfcid: completamente de acordo!

    Ajudem lá nesta lista de considerações:
    - Custo aquisição
    - iuc
    - manutenções previstas em... 4 anos?
    - combustíveis / energia
    - valor comercial após 4 anos e tantos km
    - decréscimo de procura do modelo, potencialmente obsoleto
    - custos acessórios (seguro, que mais?)
    - Custo de reabastecimento (deslocações, garagem ou instalação eléctrica na mesma)
    • mafgod
    • 24 abril 2020 editado

     # 935

    Dou o exemplo do meu Leaf40 de Abril2018, versão 2.zero:

    PVP= 30.150 - 2-250 (apoio estado) = 27,900€
    IUC = ZERO
    Manutenções previstas 5 anos = pack manutenção 330€ creio por 5 anos
    Energia = ~15kWh/100km ~= 1,50€/100km (vazio em bi-horário)
    valor comercial = ao fim de 2 anos, custam acima de 20.000€ e quem os vender a esse preço, tendo em conta que teem cerca de 100.000km, não "perdem" dinheiro com ele
    Versão atual é a de 60kWh por mais uns 15.000€ (~37K)
    seguro preço semelhante a um ICE (seguro com danos próprios, franquia zero, todos os riscos e mais alguns , quase 400€, valor seguro de 31.000€ durante três anos)
  12.  # 936

    Colocado por: pguilherme

    Pode elaborar?
    A versão elétrica não tem nada a ver com a versão ICE, só o exterior e eventualmente o interior.
    O modo de conduzir, potência, consumos e gastos em manutenções preventivas/curativas são completamente diferentes.
  13.  # 937

    Colocado por: pguilhermeOs carregamentos ou são muito práticos ou são um pesadelo, consoante as condições de cada caso.
    Concordam com este comentário:mafgod
    É como ter de ir à bomba colocar de combustível. A minha cara de metade detestava ter de ir à bomba e agora adora ir ao shopping colocar o carro a carregar, vamos lá saber porquê! ;-)
    • mafgod
    • 24 abril 2020 editado

     # 938

    Há pouco em conversa com um profissional na compra e venda de carros fiquei a saber uns preços interessantes de alguns carros usados.
    Obviamente carros de empresas de leasing e os antigos usufrutuários eram TVDE, ou seja, todos ou quase na casa dos 100.000km, seja como for, com preços muito interessantes:
    - Leaf30 de 2017, por 10.000€
    - Leaf40 de 2018 Acenta, por 16.000€
    - ZOE 40 2018 por 13.500€ sem aluguer de baterias!

    Resumindo, há por aí muitos bons preços, há que saber ir busca-los ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jocorl
  14.  # 939

    Colocado por: mafgodPercebo que, para quem é mecânico de formação, não perceba que um VE custe mais que uma versão semelhante a combustão.


    Isso é um não assunto, uma coisa não tem nada a ver com a outra.
    Nem se trata de perceber ou deixar de perceber, trata-se de ter olhos na cara para decidir com as CONTAS TODAS postas em cima da mesa, e até agora, novo ou usado, ainda não vi uma proposta sequer dum VE que seja mais apelativo que um carro com motor de combustão.
  15.  # 940

    Colocado por: mafgodMas, quem tem um ICE tem de forçosamente de ir à bomba, um VE não podendo carregar numa simples tomada, vai a um PCR


    Tem tudo a ver, todos as pessoas são reformadas e têm tempo de sobra para esperar pelos carregamentos fora de casa! Haja paciência para estas comparações.
 
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