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    • J D
    • 17 setembro 2020

     # 141

    Colocado por: mafgodOs eletrodomésticos que temos em casa, o computaodr/telemovel/tablet/relógio é feit onde?

    Mas há alguma coisa que use componente eletrónicos que não seja feita na china?
    Podemos montar as peças cá e dizer made in Portugal, mas tudo foi construído/feito na china.

    E nos ICEs, mesmo os que saem de Portugal, que são "apenas" montados cá, as pecinhas que os compõe são feitos onde?


    Eu sei que fica bonito dizer estas coisas mas ... Taiwan nao fica na China. Nao , nem tudo é feito na China. A culpa ate pode ser dos consumidores mas na sua vasta maioria por outros motivos , por terem aceite as normas mal paridas pela Comissao EU.
  1.  # 142

    E há 30 ou 40 anos essas coisas que refere eram na sua maioria feitas onde? Tb. na China? Ah pois!

    Quando os chineses com o dumping que têem impunemente usado, somado á mão de obra infantil e escrava que usam, rebentarem com o que ainda resta da industria europeia, como é que depois os europeus vão ter emprego e pensões de reforma, por exemplo?



    Colocado por: mafgodOs eletrodomésticos que temos em casa, o computaodr/telemovel/tablet/relógio é feit onde?

    Mas há alguma coisa que use componente eletrónicos que não seja feita na china?
    Podemos montar as peças cá e dizer made in Portugal, mas tudo foi construído/feito na china.

    E nos ICEs, mesmo os que saem de Portugal, que são "apenas" montados cá, as pecinhas que os compõe são feitos onde?
    • eu
    • 17 setembro 2020 editado

     # 143

    Colocado por: J DA industria nao andou a dormir

    No que respeita aos automóveis elétricos andou a dormir... estão muito atrasados relativamente à Tesla e aos chineses...

    E em termos de preço, vão ser arrasados pelos chineses. A menos que os consumidores optem por pagar mais e comprar Europeu. Mas não fazem isso nos outros produtos, porque o fariam nos automóveis?
  2.  # 144

    Colocado por: carlosj39E há 30 ou 40 anos essas coisas que refere eram na sua maioria feitas onde?Tb. na China? Ah pois!
    Há 30/40 anos, muitas delas nem existiam ainda e outras eram bem mais caras.
    Era coisas que custavam caro mas duravam.

    Agora, temos muito mais coisas, versões cada vez melhores e mais baratas (e outras caras por uma questão de status).

    NOTA: não estou a defender o made in china, mas que é uma realidade é, e não é somente no caso particular dos VEs.
    Concordam com este comentário: Marc_S
    • J D
    • 17 setembro 2020

     # 145

    Colocado por: eu
    No que respeita aos automóveis elétricos andou a dormir... estão muito atrasados relativamente à Tesla e aos chineses...

    E em termos de preço, vão ser arrasados pelos chineses. A menos que os consumidores optem por pagar mais e comprar Europeu. Mas não fazem isso nos outros produtos, porque o fariam nos automóveis?


    Nao, nao andaram, nada da tecnologia que esta naquele xpeng sequer teve origem na china , literalmente NADA , nem a porcaria do site de vendas , foi copiada da Tesla. O nosso problema é apenas um, é completamente impossivel fabricar na EU, as unicas fabricas de Industria pesada que por estas bandas existem sao altamente protegidas por certos governos ( case in point Alemanha com a VW ). Qualquer industria que tente arrancar na EU imediatamente é enterrada em restriçoes comerciais e ambientais.
    • J D
    • 17 setembro 2020 editado

     # 146

    Colocado por: JoelM

    não é de todo verdade

    https://www.tesla.com/gigafactory-berlin


    Ai nao? Pequena pesquisa por processos que o Musk tem abertos com tribunais Europeus , incluindo processos com essa mesma fabrica. Alem da brincadeira que o Estado Alemao tentou fazer ao bloquear a atribuiçao de subsidios EV primeiro a carros apenas de fabrico alemao , depois a apenas fabrico Europeu.( perderam ambos os casos )

    Qualquer grupo com menos capacidade de encaixe ou menos "casmurrice" que um Musk, tinha desistido ao final da primeira ronda.
  3.  # 147

    E se os híbridos plug-in forem "lobos em pele de cordeiro"? Novo estudo diz que sim

    Segundo o relatório da "Transport & Environment", um dos maiores problemas é que os proprietários raramente carregam a bateria através da tomada elétrica, fazendo com que o carro dependa do motor a gasolina ou diesel. Tudo dependerá, assim, do comportamento do condutor.

    "Se carrega a bateria e tende a fazer muitas viagens curtas, terão emissões baixas. Se o condutor nunca carrega a bateria e conduz de uma forma agressiva pode ter emissões significativamente mais altas do que o modelo equivalente a gasolina ou diesel",
  4.  # 148

  5.  # 149

    É com grande interesse que tenho acompanhado este tópico,

    Neste momento conduzo uma carrinha AudiA6 com uns 15 anos e mais de 300000 Km. Já há algum tempo que penso em adquirir carro novo.

    A questão que coloco é que, considerando unicamente uma perspetiva económica, se compensa realmente adquirir um carro elétrico? Faço cerca de 170Km (85+85) por dia em auto-estrada e com velocidade de 110-130Km/h (não sendo possível carregar de forma certa no local de trabalho). Sei que poderia poupar imenso em gasóleo contudo penso que o único carro com autonomia realista seja o Tesla Model 3. O valor de 50K é que me deixa de pé atrás (vs um diesel de 15-20K semi-novo).

    Gostaria de saber a vossa opinião sincera, aguardar mais uns anos que os preços baixem? Outra alternativa elétrica (um pouco) mais barata? Comprar um Tesla 3 e se calhar atingir um break-even daqui a alguns anos?

    Obrigado
  6.  # 150

    Colocado por: zepagÉ com grande interesse que tenho acompanhado este tópico,

    Neste momento conduzo uma carrinha AudiA6 com uns 15 anos e mais de 300000 Km. Já há algum tempo que penso em adquirir carro novo.

    A questão que coloco é que, considerando unicamente uma perspetiva económica, se compensa realmente adquirir um carro elétrico? Faço cerca de 170Km (85+85) por dia em auto-estrada e com velocidade de 110-130Km/h (não sendo possível carregar de forma certa no local de trabalho). Sei que poderia poupar imenso em gasóleo contudo penso que o único carro com autonomia realista seja o Tesla Model 3. O valor de 50K é que me deixa de pé atrás (vs um diesel de 15-20K semi-novo).

    Gostaria de saber a vossa opinião sincera, aguardar mais uns anos que os preços baixem? Outra alternativa elétrica (um pouco) mais barata? Comprar um Tesla 3 e se calhar atingir um break-even daqui a alguns anos?

    Obrigado




    Quase qualquer um elétrico recente faz os 170KM com uma carga a 130 KM/H.
  7.  # 151

    Boas,

    há outras opções para fazeres 170km em AE mais económicas.
    Tens por exemplo o Kauai/Niro com bateria de 60kW, semi-novos na casa dos 35k/37k €, fazem mais do que isso em AE.
    Se ponderares reduzir um pouco a velocidade (mediante o troço de AE que faças talvez nem seja necessário) tens um Leaf40 usado (~20k €) que também lhe permite fazer isso, com algum cuidado.

    A respeito de contas:
    170km/dia = +40.000km +fds + férias = ~+3.500€ em combustível +IUC + revisões = ~4.000€
    VE carregando em casa, gasta ~750€ + revisão (~100€)
    Diferença em combustível ~+3.000€

    O carro atual daqui a uns 4 anos, terá mais de 400.000km e valor residual de praticamente zero.
    Um ICE "novo" ou um VE "novo" daqui a uns 4 anos, terá mais de 160.000km e valor residual de praticamente metade.

    Gastos ICE / VE = diferença:
    1 ano = 4.000€ / 850€ = ~3.000€
    4 anos = 16.000€ / 3.400€ = ~13.000€
    8 anos = 32.000€ / 6.800€ = ~26.000€

    Entre gastar ~20k€ por um ICE semi-novo, optando por um Leaf40 semi-novo por 20k€ nem há comparação a nível económico, o VE está a "ganhar" logo no momento da compra.
    Entre gastar ~20k€ por um ICE semi-novo, optando por um Kauai/Niro semi-novo por 35k€, ou seja, pagando mais uns 15k€, o VE compensa ao fim de uns 4 anos.
    Manter o atual e optar por um Leaf40 semi-novo por 20k€, o VE ao fim de uns 4 anos permitiu-lhe uma "poupança" na casa dos 13.000€ e o VE ainda valerá uns 10k€ ou mais, o VE compensará ainda antes do 4º ano.
    Manter o atual e optar por Kauai/Niro semi-novo por 35k€, o VE ao fim de uns 8 anos permitiu-lhe uma "poupança" na casa dos 26.000€ e o VE ainda valerá uns 10k€ ou mais, o VE compensará antes do 8º ano.

    Não se esqueça que, praticamente todos, esquecendo a questão do COVID, os que tem VE, fazem muitos mais km do que com o ICE, a razão é simples, o custo de andar de VE é equivalente a duas bicas por 100km!

    Podendo carregar em casa em bi-horário vazio, a decisão é clara, VE sem sombra de dúvida.
    A escolher, é fazer as contas, optar por um VE mais económico (Leaf40) e ter algum cuidado (ou não) com a AE ou. optar por um kauai/Niro mais caro mas que lhe permite grandes viagens (+400km) sem ter de ir carregar, no limite, nem precisava de carregar todos os dias em casa.

    Colocado por: zepagGostaria de saber a vossa opinião sincera, aguardar mais uns anos que os preços baixem? Outra alternativa elétrica (um pouco) mais barata? Comprar um Tesla 3 e se calhar atingir um break-even daqui a alguns anos?
    Os VEs em massa, já existem há uns 11 anos, e os preços dos novos não tem baixado por aí.
    O que tem acontecido é, mais autonomia e mais gadget por praticamente o mesmo preço.
    Os usados/semi-novos sempre foi uma boa opção, mas é como nos ICEs, carros com meses a custarem logo menos de 20% ou mais de um novo.
    Esperar ou não esperar, é fazer contas, está disposto a continuar a pagar todos os anos quase 5.000€ pelo carro atual? Prevê gastar muito nas próximas revisões? Como estão os filtros, turbo e motor?
    Ou prefere livrar-se disso já, e ter um carro muito mais económico e poder carregar comodamente em casa?
    Concordam com este comentário: ruicarlov, Marc_S
  8.  # 152

    Eu no meu Ioniq de 28kWh consigo fazer cerca de 160km a 120km/h. Logo o novo Ioniq de 38kWh é outro carro que consegue facilmente dar conta do recado. Se os 170km não forem 100% auto-estrada, arrisco-me a dizer que até o de 28kWh cumpre o objectivo, mas só conhecendo melhor o percurso.
    • eu
    • 24 setembro 2020

     # 153

    Colocado por: zepag
    Neste momento conduzo uma carrinha AudiA6 com uns 15 anos e mais de 300000 Km

    Belo automóvel.

    Tem 15 anos e ainda tem bom aspeto na estrada. E aqueles interiores ainda têm mais qualidade que a maior parte dos carros elétricos à venda.

    Porque quer trocar?
  9.  # 154

    Eu não tenho opinião formada sobre a parte mais técnica da coisa. Acho que há ali muita promessa que tem de se provar exequível. Mas não tenho conhecimento suficiente para avaliar.

    Em relação ao novo S, aí sim tenho opinião. Metam os 2s dos 0 aos 100 num sítio que não posso dizer!
    Acho idiota a Tesla estar agora a anunciar para daqui a um ano um carro para bater no arranque um Porsche que já existe há um ano. Agora há a a Lucid a bater tudo e todos, mas também é só promessas.
    Acho que deviam pegar naquele investimento que já fizeram e vão fazer, pegar nesse dinheiro e pagar a uma equipa gigante de controlo de qualidade. Ou reduzir o custo dos modelos nem que fosse de forma marginal, mas passavam um sinal. Agora aquilo não gosto.
    Mas eu sou um gajo que gosta de coisas práticas, não ligo puto a grandes performances nem nada dessas coisas.
    Concordam com este comentário: eu, pcspinheiro, pguilherme
  10.  # 155

    Numa nota muito mais alegre :-)

    Uma notícia bestial. O Taycan já é o modelo mais vendido da Porsche.
    https://electrek.co/2020/09/22/taycan-electric-car-porsches-best-selling-car-destroys-panamera-sales/

    Temos uma marca (claro, premium e tal) que lançou um modelo eléctrico e que se tornou o carro mais vendido da marca, com certeza canibalizando algumas vendas dos seus carros a combustão.
  11.  # 156

  12.  # 157

    https://www.youtube.com/watch?v=GkQga-mzO4Y

    Vejam este video do Sandy Munro sobre o apresentado no Battery day!

    Muito interessante!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  13.  # 158

    Desculpem a pergunta, mas há alguém com um Leaf gen2 que possa explicar como aquecer o carro?

    Ou preciso de tirar outro doutoramento para aprender a usar o aquecimento ou, infelizmente, deve estar avariado... Tinha a impressão que o Leaf gen2 tinha bomba de calor, como os ACs residenciais... O da esposa arrefece bem mas não dá calor. Tem um botão que diz "heat" mas quando ligado mesmo com a temperatura no max não aquece nada. Sai sempre ar frio...

    Bem, está na garantia, mas quero ter a certeza que não estamos a fazer nenhuma azelhice antes de o levar à Nissan. Já tive vários carros (nenhum ev antes) e usar o aquecimento era só rodar um manipulo para aumentar a temperatura...
  14.  # 159

    Esse Leaf, gen2 é o quê?
    Leaf40?
    Lea24 ou 30?
    Qual o modelo? Com ou sem GPS?
  15.  # 160

    Colocado por: mafgodQual o modelo? Com ou sem GPS?

    O problema não é o GPS, é a lareira...
 
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