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  1.  # 141

    Muitas fotos e vídeos dos nossos F-16 com os aliados polacos. ;)





    Mais - https://www.facebook.com/22BLT/
  2.  # 142

    Parabéns à Rosa mais famosa do mundo e arredores!
  3.  # 143

    Os alemães andam por cá e trouxeram muitos popós.





  4.  # 144

    Defesa.
      Orçamento Defesa.jpg
  5.  # 145

    Agora para rir:

  6.  # 146

    Qual é a piada?
  7.  # 147

    Colocado por: rjmsilvaQual é a piada?


    Imagina o pobre do rapaz ali no meio do Exercício a ser mirado pelo (especulação da minha parte), Comandante de Companhia, adjunto do Comandante , 2º Comandante da Brigada e Comandante da Brigada...não deve ser nada stressante!
  8.  # 148

    Se o terreno tivesse minado, era para estar nervoso...
  9.  # 149

    Centro de Apoio Militar COVID-19 apoia Unidades de Saúde da região de Lisboa e Vale do Tejo

    Este Centro tem por finalidade atenuar a sobrelotação das instituições hospitalares do Serviço Nacional de Saúde.



    No âmbito do esforço conjugado de combate ao novo Coronavírus (SARS-CoV-2), foi celebrado um protocolo de cooperação entre o Exército Português e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), envolvendo uma estrutura de apoio hospitalar de retaguarda para doentes COVID-19, designada de Centro de Apoio Militar COVID-19 (CAM COVID-19).

    Este Centro tem por finalidade atenuar a sobrelotação das instituições hospitalares do Serviço Nacional de Saúde, possibilitando um internamento de até 30 doentes infetados, sendo até ao momento guarnecido por recursos humanos das áreas de saúde e pessoal auxiliar, do Exército Português.

    Desde 17 de junho de 2020, data da baixa do primeiro doente COVID-19, até ao presente, o Centro atingiu um acumulado de 153 doentes tratados, com um número médio diário de 25 doentes internados. Estes são provenientes de sete hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo (Amadora-Sintra, Beatriz Ângelo, Curry Cabral, Distrital de Santarém, Santa Maria, S. Francisco Xavier e Vila Franca de Xira).

    http://www.exercito.pt/pt/informa%C3%A7%C3%A3o-p%C3%BAblica/not%C3%ADcias/2078
  10.  # 150

    A guerra das boinas continua...

    https://infooperacional.blogspot.com/2020/10/nuvens-negras-sobre-as-tropas.html?spref=fb&fbclid=IwAR0Fpcl9VYsMZEtz7Npak5PDiSsAVA-80a9DABOjP5G1mpruGPAXidQIOnU&m=1

    Nuvens negras sobre as Tropas Paraquedistas

    O próximo cartaz de recrutamento do Exército Português pode bem ser: “vem até nós, salta em paraquedas, orgulha-te da tua boina preta”.
  11.  # 151

    Colocado por: treker666A guerra das boinas continua...

    https://infooperacional.blogspot.com/2020/10/nuvens-negras-sobre-as-tropas.html?spref=fb&fbclid=IwAR0Fpcl9VYsMZEtz7Npak5PDiSsAVA-80a9DABOjP5G1mpruGPAXidQIOnU&m=1

    Nuvens negras sobre as Tropas Paraquedistas

    O próximo cartaz de recrutamento do Exército Português pode bem ser: “vem até nós, salta em paraquedas, orgulha-te da tua boina preta”.


    São as boinas no Exército e a App stayaway no país. Cortinas de fumo para manter o pessoal entretido, enquanto os problemas de fundo se vão mantendo.
    Concordam com este comentário: Carvai, treker666, branco.valter
  12.  # 152

    Reabre pista na Base das Lajes (Som)

    Foi reativada esta manhã a pista transversal da Base das Lajes, que estava fechada há anos.
    Publicado 21 Out, 2020

    A pista reabriu por sugestão dos Estados Unidos e vai servir para treinar tripulações de aviões militares de transporte tático, como o C-130 e o C-17.

    Trata-se de uma pista curta.

    Pode ser o início da utilização das Lajes pelo comando Africom, o comando dos Estados Unidos para a África, o que é valorizado pelo especialista em política internacional, Miguel Monjardino.

    Video - https://www.rtp.pt/acores/local/reabre-pista-na-base-das-lajes-som_68491
  13.  # 153



    The PeSCo’s European Patrol Corvette (EPC) programme gains momentum
    19/10/2020 EPC, Euronaval 2020, European Patrol Corvette, France, Greece, Italy, PESCO, Portugal, Spain
    By Luca Peruzzi

    Under the European Union’s Permanent Structured Cooperation (PeSCO) framework, the European Patrol Corvette (EPC) programme is advancing, and is enlarging the number of EU member states participation. Italy is the programme coordinating country of the EPC programme, which sees also the participation of France, Greece and Spain as Participant Member States (PMS). During the Defence iQ (a division of IQPC) OPV International 2020 virtual conference, speaking about the PPA (Pattugliatori Polivalenti d’Altura) multirole patrol (combatant) vessels as well as the EPC programme, Italian Navy General Staff representatives highlighted the recent joining of Portugal into the latter programme as observer nation.

    Since the letter of intent signature between Italy and France in June 2019, the programme approval within the 3rd wave of PeSCo projects came in November 2019. The European Patrol Corvette programme objective is to design and develop a new family of military (NATO War Limited Ship) vessels, based on a mono-hull concept with different versions including dimensions and propulsion systems, capable to host several systems and payloads, in order to accomplish, with a modular and flexible approach, a large number of tasks and missions, from combat to presence and surveillance.

    After the kickoff meeting in May 2020, with the participation of representatives of all the participant member states and of the European Defence Agency (EDA), activities are underway aimed at formalizing the designation of the EDA as the institutional framework for common requirements definition and harmonization. According to the presentation, the EPC is expected to be developed in, at least, three main versions, including a patrol version aimed to meet Italian and Spanish requirements, a long range version for France and a higher speed and probably more combat capable version for Greece. The family is being envisaged as a flexible and modular design to be customized in terms of platform and combat systems.

    While the final requirements will be established thanks to the common definition and harmonization phase, to be headed by the European Defence Agency (EDA), the patrol version is emerging capable to satisfy the almost similar needs of Italian and Spanish Navies. The first has to replace the fleet of combatant and patrol OPVs of the Comandanti, Costellazioni I and II classes, while the second is to substitute at least four Serviola-class and two Infanta Elena-class OPVs. The version is expected to be optimized for ASuW/AAW (Self-Defence) missions, with provisions for limited ASW capabilities. The propulsion system is to have a CODLAD (Combined DieseL And Diesel) configuration ensuring a 24 knots maximum speed. France is however looking to replace the six Floreal-class light frigates with a Long-Range (LR) version ensuring long endurance (from 8,000 to 10,000 at 14 knots) to operate abroad for long periods. The platform is also to have a flexible propulsion plant (envisaged as CODLAD). The Greek Navy is looking for a higher speed version which is expected to feature a CODAD (COmbined Diesel And Diesel) propulsion configuration ensuring a maximum speed of 28 knots. The three navies versions will be different and customized according to the respective needs, emerged during the Defence iQ OPV International 2020 virtual conference. The Italian Navy is planning an 8-ships class with in-service date from 2027, while the French Navy is working on a 6-ships requirement and in-service date from 2030 to 2034. The Spanish Navy representative in his presentation about the service’s operational use and plans for OPVs, indicated a need for an unspecified number of OPVs to be replaced by 2023 onwards, which has been specified at an early stage in at least six ageing vessels.

    On the industrial side, according to sector sources, the Naviris joint venture (between Naval Group and Fincantieri) and Navantia are working towards a soon-to-be signed joint effort to prepare common proposals for the 2021 funding calls of the European Defence Fund (EDF), in parallel to the programme development and contract award. The programme is also expected to provide a push also for the European’s combat and platform systems suppliers as in addition to current and future EU potential customers, the new platform versions family is being envisaged as to include a variant to be offered on the export market.
  14.  # 154

    Os paraquedistas já podem voltar para a Força Aérea:
      Screenshot_20201022-195916~2.png
  15.  # 155

    Colocado por: rjmsilvaOs paraquedistas já podem voltar para a Força Aérea:
      Screenshot_20201022-195916~2.png


    Eu ,que ando sempre de camuflado, vou esperar pelos próximos.
  16.  # 156

    Agora a chuva civil já molha militares e ainda por cima já não é chuva, é Barbara...
    Concordam com este comentário: branco.valter
  17.  # 157

    Colocado por: luisms

    Eu ,que ando sempre de camuflado, vou esperar pelos próximos.


    Deve aparecer um guarda chuva camuflado também.
  18.  # 158

    O deputado do CDS João Gonçalves Pereira quer saber se o Ministro da Defesa Nacional confirma que pode estar em causa a perda da certificação pela NATO para a Base Aérea n.º 6, caso venha a ser concretizada a opção aeroporto civil/militar no Montijo, e que prejuízos concretos podem advir da perda de certificação.

    João Gonçalves Pereira quer ainda saber, não sendo possível manter a Base Aérea n.º 6 do com as missões de Vigilância Marítima e Busca e Salvamento, para que Base vão ser deslocalizadas.

    No passado dia 16 de agosto, no comentário “Leste Oeste”, na SIC Notícias, o comentador Nuno Rogeiro levantou a dúvida sobre se continuará a existir uma certificação pela NATO da Base Aérea n.º 6, no Montijo, após ser contruído o aeroporto civil e, nesse sentido, ficar esta infraestrutura a ter uma componente civil e outra militar.

    Esta dúvida também foi referida num artigo de opinião publicado no jornal Público a 23/06/20 e assinado por António Segadães Tavares, engenheiro civil, autor dos projetos premiados da ampliação do aeroporto da Madeira e do Pavilhão de Portugal da Expo 98; António Carmona Rodrigues, engenheiro civil, professor da UNL, ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa; António Gonçalves Henriques, engenheiro civil, professor do IST, ex-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente; Fernando Nunes da Silva, engenheiro civil, urbanista, professor do IST; José Furtado, engenheiro civil, especialista em planeamento estratégico de infraestruturas de transporte; Luís Póvoas Janeiro, professor da Universidade Católica; Ricardo Reis, professor da Universidade Católica e Rui Vallejo de Carvalho, professor da Universidade Católica.

    Referiram os autores que “No uso militar: o padrão-NATO exige separação de 213m entre os eixos da pista e do taxiway, de modo a este poder servir como pista (mínimo regulamentar 210m) e, também, que a extensão do taxiway seja igual à da pista (2440m). A desconformidade da proposta da Vinci é total, com separação de eixos abaixo do mínimo e um incompleto taxiway (pelo que o avião tem de rolar sobre a pista para chegar ao seu topo)”.

    Referiram, também, os autores que “Distância disponível para aterragem de 2050m, substancialmente inferior ao recomendado no uso civil e à própria pista 08-26 militar que substituiria (que tem 2440m para aterragem)”.

    Referiram, igualmente, os autores que “Distância de segurança após fim-de-pista com menos de metade da recomendação ICAO e da própria pista padrão-NATO que substituiria”.

    Referiram, ainda, os autores que “Na descolagem e aterragem, a Superfície Livre de Obstáculos (inclinação 2% ICAO e 2% padrão-NATO) seria violada pelas embarcações navegando no canal do Montijo”.

    Referiram, por último, os autores que “O sistema de luzes – 900m de ajuda à aterragem, exigido quer no uso civil, quer no padrão-NATO, não poderia ser instalado dado a respetiva estrutura de suporte atravessar o canal de navegação”.

    Concluíram que “Bastaria apenas um incumprimento para impedir a certificação. Na nova pista do Montijo verificam-se oito défices de segurança no uso comum civil-militar”.


    Convém não esquecer que, tal como é referido no sítio de internet da EMFA, a Base Aérea n.º 6 desempenha uma função determinante, nomeadamente, “para efetuar missões de Transporte, Vigilância Marítima e Busca e Salvamento”.


    http://www.cds.parlamento.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=25103%3A2020-08-20-11-42-22&catid=59%3Ageral&Itemid=64

    Sublinhei o que considero relevante para a conversa.
  19.  # 159

    GIOE fornece Formação, Mentoria e Assistência a unidades Contra-Terroristas no Sahel



    http://warriors.pt/galerias/gioe-fornece-formacao-mentoria-e-assistencia-a-unidades-contra-terroristas-no-sahel/
  20.  # 160

    "O batalhão aerotransportado de Marys Poppins

    O guarda-chuva integra agora o fardamento da Força Aérea. A seguir será o lenço de seda. Quantas vezes, durante um bombardeamento, não há uma donzela atormentada a precisar de enxugar uma lágrima."
    in Observador
 
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