Colocado por: pguilhermeO aumento de potência específica pode implicar aumento de stress de alguns componentes claro
Colocado por: pguilhermeO aumento de potência específica pode implicar aumento de stress de alguns componentes claro (sobretudo se houver aumento de banda de rpm) mas não é linear.há quem lhes carregue mais uns quantos em cima , o problema a meu ver são que deixam de ser económicos e passam a ser estupidamente bebedouros de gasolina ,deixa de ter o conceito para o que foi projectado e passa a ser um carro potente 😂
Um stress desgraçado sofriam os motores dos anos 80 da F1, com 1.5l e turbos que faziam mais de 5.5 bar relativos, produziam, em qualificações, mais de 1400 cv :)
1.0 turbo com 125 cv não é, só por estes valores, algo preso por arames.
Colocado por: rafaelisidorohá quem lhes carregue mais uns quantos em cima , o problema a meu ver são que deixam de ser económicos e passam a ser estupidamente bebedouros de gasolina ,deixa de ter o conceito para o que foi projectado e passa a ser um carro potente
Colocado por: pguilhermeUm stress desgraçado sofriam os motores dos anos 80 da F1, com 1.5l e turbos que faziam mais de 5.5 bar relativos, produziam, em qualificações, mais de 1400 cv :)ora aí está o que eu dizia ontem , primeiro davam potência e depois afinavam para durar x horas .... Depois levava um motor novo 😂
Colocado por: euisso é o que é imputado á nossa mente mas no entanto o carro é que manda , se dependesse do condutor eu queria aprender a andar a fundo sem elevar o consumo ... não é possível pois não ? portanto os carros são mapeados para terem um padrão de condução e 99% das vezes não serve para o dia a dia , quando colocas carros de baixa cilindragem com grande potência por vias de turbos o consumo dispara , a não ser que o condutor seja obrigado a andar nas baixas e em modo passeio quase a dormir ao volante ... e se falarmos em andar de carro cheio porque tem 5 lugares ui ui !
O consumo depois depende do condutor...
Colocado por: rafaelisidoroquando colocas carros de baixa cilindragem com grande potência por vias de turbos o consumo dispara
Colocado por: rafaelisidoroora aí está o que eu dizia ontem , primeiro davam potência e depois afinavam para durar x horas .... Depois levava um motor novo 😂
Colocado por: rafaelisidorose dependesse do condutor eu queria aprender a andar a fundo sem elevar o consumo
Colocado por: pguilhermepercebi o funcionamente mas o que disse foi motores mais pequenos com aumento de potencia através do turbo vai ter sempre mais consumo perante a realidade da condução , em cima de uma bancada tudo funciona mas nas ruas ... aliás sabes qual é a diferença do consumo anunciado medio entre a marca ( bancada ) e a realidade de um 1000 turbo ford , são mais de 40% de consumo no motor de 125cv , o que eu tenho em mente é que tens um 1000 turbo 125cv ou 140 e só podes andar com 60cv para não fazer mossa na carteira ...
Olhe que não.
Para ter uma noção, pode investigar para os diversos tipos de ciclo:
- regime de eficiência máxima
- regime de potência máxima
- pedido de injecção e boost... que verá estarem relacionados com o pedal (0-100%), rpm, entre muitos outros factores
Ao rodar na banda de eficiência máxima, nem interessa quanta injecção ou boost se consegue atingir (potência máx), pois o pedal irá estabilizado num valor qualquer bem abaixo de 100%. Isto é, não "vai a fundo".
Por outras palavras, a rolar nesta banda, não interessa a potência max que o motor consegue gerar.
Simples aumento de boost (a determinados regimes e a determinadas cargas de pedal) é a forma mais invisível de aumento de potência, pois nos outros regimes e cargas de pedal, tudo fica na mesma, incluindo o consumo.
Já com alterações mais profundas poderão haver outras considerações, mas o princípio mantem-se.
Colocado por: pguilhermecalma que as ligas de materiais usados tambem eram outras ... eheheeh
Sem dúvida.
Mas com uma potência específica de quase 1000 cv por litro, os 125 cv / litro do ecoboost não são tão tenebrosos.
Aliás, face às rpm que grosso o modo os F1 fazem/faziam, mais se assemelham a motores de moto, que também têm potências específicas muito interessantes, mesmo sendo atmosféricas.
Para não mencionar que os carros na estrada não andam sempre a debitar potência máxima e já temos muito mais finesse face aos motores de há 40 anos atrás.
Colocado por: eua diferença é esta é que não precisas de andar a fundo ... tu precisas é de exigir mais de um 1000 turbo para fazer face por exemplo a um 1.4 turbo ou a 1.6t na questão de consumos .
Quem quer consumos baixos não anda a fundo.
Colocado por: rafaelisidoroaliás sabes qual é a diferença do consumo anunciado medio entre a marca ( bancada ) e a realidade de um 1000 turbo ford , são mais de 40% de consumo no motor de 125cv
Colocado por: jamespondeOs carros hoje em dia sao feitos para serem descartáveis... É a única forma de manter a industria de pé. Um consumidor nao pode demorar 10 anos a comprar novo carro como nos anos 80.
Colocado por: eu
Mas olha que alguns carros dos anos 80 não eram propriamente fiáveis... além de alguns terem um problema que foi praticamente erradicado nos carros modernos: ferrugem !
Colocado por: jamespondeUm consumidor nao pode demorar 10 anos a comprar novo carro como nos anos 80.
Colocado por: eualém de alguns terem um problema que foi praticamente erradicado nos carros modernos: ferrugem !
Colocado por: BricoleiroEra bom era...
Basta ver os que dormem na garagem estrela em Peniche! A ferrugem não os larga...
Colocado por: eu
O Sal é terrível.
Mas longe do mar, é raro haver problemas de corrosão.