Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

    Colocado por: SirruperQuem lhe garante que se tivesse levado a impermeabilizacao nao aparecia ao fim de tanto tempo?


    Infelizmente ainda é este o espirito que impera na construção... :(

    Quando nos focamos na provabilidade dos 5% em vez dos 95... Na excepção em vez da regra.

    Quando nos focamos mais na "humidade" das casas impermeabilizadas do que na das que não levaram nada...

    É isso!
    Concordam com este comentário: nortenho66, nvale
  2.  # 222

    Alguém tem um feedback desta marca de impermeabilizante?

    Impertech
    HR BETUMINOSO PLUS 25kg
  3.  # 223

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Infelizmente ainda é este o espirito que impera na construção... :(

    Quando nos focamos na provabilidade dos 5% em vez dos 95... Na excepção em vez da regra.

    Quando nos focamos mais na "humidade" das casas impermeabilizadas do que na das que não levaram nada...

    É isso!
    Concordam com este comentário:nortenho66

    Eu nao estou a defender que nao se deve impermeabilizar. Apenas estou a questionar se acontece a todas as que nao fizeram. Nem tinha ideia que em alguns casos demorasse tantos anos a aparecer.
    Pensei que ao fim de 1 ano aparecesse.
  4.  # 224

    Colocado por: zedasilvaUm técnico que diz que o betão hidrofugo é a melhor impermeabilização nunca viu certamente uma obra.
    E não é só o técnico do luixmod a dizer isso, o meu dizia o mesmo. O DT do empreiteiro também (e não foi questão de dinheiro que eu disse que pagava a diferença). A questão é: porque que alguns engenheiros afirmam tal coisa?
  5.  # 225

    Colocado por: SirruperNem tinha ideia que em alguns casos demorasse tantos anos a aparecer.
    NA do casa do meu sogro demorou 20 anos a aparecer e na casa do meu pai cerca de 30 anos, e não levaram nem betão hidrófugo, nem na altura sabiam o que era impermeabilizar sapatas (nem faço ideia se a tela debaixo das sapatas duraria tanto tempo). Agora eles tiveram sorte com o tipo de terreno. Haverá casas que ao fim de 5 anos já la têm as ditas cujas humidades.

    Neste campo, penso que poderia haver uma uniformização de boas práticas, uma vez que a maioria delas não representa um custo assim tão elevado no global da obra. O problema é que parece que cada cabeça sua sentença.
  6.  # 226

    Colocado por: SirruperApenas estou a questionar se acontece a todas as que nao fizeram.


    A todas não... lá haverá uma ou outra que escapa por esta ou aquela razão.
    Um vez mais, parece que nos focámos mais na exceção do que na regra.
  7.  # 227

    Colocado por: HAL_9000Neste campo, penso que poderia haver uma uniformização de boas práticas, uma vez que a maioria delas não representa um custo assim tão elevado no global da obra. O problema é que parece que cada cabeça sua sentença.


    Uma "faca de dois legumes" como diria o Jaime Pacheco. :)
    O que é certo é que cada caso é um caso... não há formulas ou verdades absolutas.
    É necessário algum cuidado quando se fala em "uniformização" na construção.
    E perceber o porquê da "cada cabeça sua sentença", pois isso não indica forçosamente que algo está mal.
    Há muitos factores a ter em conta.
    Por vezes cai-se na comparação simples entre obras (como que se fossem automóveis ou pasteis de nata), sem atender ao contexto, ao tipo de terreno ou ao mercado local, à mão de obra disponível, etc etc... No fundo, é o perigo das plataformas como este Fórum, o que é indicado para esta obra pode não sê-lo noutro contexto, com outro Dono de Obra, com outro empreiteiro.
  8.  # 228

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Uma "faca de dois legumes" como diria o Jaime Pacheco. :)
    O que é certo é que cada caso é um caso... não há formulas ou verdades absolutas.
    É necessário algum cuidado quando se fala em "uniformização" na construção.
    E perceber o porquê da "cada cabeça sua sentença", pois isso não indica forçosamente que algo está mal.
    Há muitos factores a ter em conta.
    Por vezes cai-se na comparação simples entre obras (como que se fossem automóveis ou pasteis de nata), sem atender ao contexto, ao tipo de terreno ou ao mercado local, à mão de obra disponível, etc etc... No fundo, é o perigo das plataformas como este Fórum, o que é indicado para esta obra pode não sê-lo noutro contexto, com outro Dono de Obra, com outro empreiteiro.



    Então se isto der problemas a responsabilidade cai sobre quem??
    • DR1982
    • 9 agosto 2021 editado

     # 229

    A responsabilidade nao sei, mas quem vai pagar é o DO :)
    Essa é daquelas coisas que custa uns tostões a fazer, mas depois de mal feito e obra acabada é muito difícil de resolver.
    Concordam com este comentário: eu, zinna
    • eu
    • 9 agosto 2021

     # 230

    Colocado por: HAL_9000NA do casa do meu sogro demorou 20 anos a aparecer e na casa do meu pai cerca de 30 anos, e não levaram nem betão hidrófugo, nem na altura sabiam o que era impermeabilizar sapatas

    Na minha demorou cerca de 5 anos. Nem eu nem o empreiteiro sabiam que era imprescindível impermeabilizar as sapatas. E os técnicos, senhores? Afinal para que serviram os técnicos?

    Felizmente tenho cave e as patologias só apareceram na cave, pois se aparecessem no rés do chão, seria horrível!

    E pensar que todas estas patologias podem ser evitadas com umas centenas de euros...
  9.  # 231

    Colocado por: euE os técnicos, senhores? Afinal para que serviram os técnicos?
    Provavelmente os tecnicos, assim como muitos cobraram-lhe por uns pormenores chapa5, tais como os que tem o projeto deste tópico!
    Sinceramente esses maus técnicos deveriam era ser responsabilizados, porque venha quem vier são maus profissionais e pronto!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  10.  # 232

    Colocado por: euE os técnicos, senhores? Afinal para que serviram os técnicos?


    Outra vez o Dono de Obra coitadinho? Ora se estamos a falar disto:

    Colocado por: luixmodpelo projecto e especialidades perto de 3500€ pelo fiscalização e acompanhamento da obra 350€, nao sei se é muito ou pouco. pelo que vimos na zona parece ser um preço baixo


    Estamos a falar em Licenciamento salvo erro, ou não?
    Se o técnico é pago para licenciar e está licenciado onde é que está o problema?

    Colocado por: luixmodO fiscal e engenheiro é do escritório do arquitecto… eles é que vêm a obra verificar as coisas.


    Ora, os técnicos vêm fazer "acompanhamento"... "fiscalização" é outra coisa meus senhores.

    Colocado por: luixmodQuem decide o que é melhor seria o projectista e o engenheiro mas na falta deles em fazer as coisas tenho de ir eu ver o que há e a melhor solução…


    Pois...


    No fundo o que acontece é isto:

    Colocado por: PicaretaAs pessoas não tem noção da função do fiscal, e não percebem que não pode haver relação entre o fiscal e o gabinete de projetos, nem com o empreiteiro, depois dá nisto.


    Ao qual acrescentaria: "As pessoas não tem noção do propósito de um projecto de licenciamento apresentado a uma câmara."

    Imaginem que eu vou a um restaurante e trago o menu para casa, e com base nele tento cozinhar o prato que lá vem indicado.
    Seria estupido não era? O mais correcto seria eu procurar a receita (projecto de execução, mapa de quantidades, ter um fiscal independente, etc.)... em vez de usar o menu (que apresenta a nova obra às entidades municipais). A função da câmara não é garantir que não lhe chova dentro de casa, mas sim a de proteger a comunidade do "mamarracho" que vai construir.


    Mas pronto, depois teremos os "quem lhe garante que pagando mais e pedindo projectos mais completos a coisa corre melhor?" Ninguém, mas a provabilidade aumenta drasticamente. É o tal espirito de que falo, de olharmos para os 5% em vez dos 95.
    Concordam com este comentário: Picareta, nvale
  11.  # 233

    Mesmo que o problema apareça na casa 10 anos depois e eu até saiba de quem é a culpa, já não ha ninguém a responsabilizar…

    Isto para dizer que já vi carros com mais garantia que casas o que para mim não faz sentido… mas é a minha opinião e vale o que vale..
  12.  # 234

    Colocado por: N Miguel OliveiraEstamos a falar em Licenciamento salvo erro, ou não?
    Se o técnico é pago para licenciar e está licenciado onde é que está o problema?

    Convém de vez em quando irmos lembrando isto.
  13.  # 235

    Colocado por: Picareta
    Convém de vês em quando irmos lembrando isto.
    Totalmente de acordo, mas ao menos que sejam apresentadas as opções aos DO para que possam decidir que tipo de projeto querem.
    Pelo que vou vendo esses projetos de tuta e meia a conversa é sempre a mesma, os projetos todos custam X, se o DO quiser contratar PE, MQ, CE, etc etc leva com uma resma de folhas de palha.
  14.  # 236

    Colocado por: DR1982Totalmente de acordo, mas ao menos que sejam apresentadas as opções aos DO para que possam decidir que tipo de projeto querem.

    A maior parte dos arquitetos não tem conhecimentos suficientes para fazer projetos de execução, é preciso muita tarimba em obra, por isso nunca recomendam aos seus clientes, e quando alguns clientes pedem esse serviço eles dizem que isso não é necessário.

    Colocado por: DR1982leva com uma resma de folhas de palha.

    Lá está, não sabem e "vendem" projetos que trouxeram de outros gabinetes onde já trabalharam, que nem se enquadram no tipo de obra que estão a projetar.
  15.  # 237

    Colocado por: Picaretae quando alguns clientes pedem esse serviço eles dizem que isso não é necessário.

    Para construção corrente, também acho que não é necessário, e só inflaciona o preço da obra.
  16.  # 238

    Colocado por: Picareta
    A maior parte dos arquitetos não tem conhecimentos suficientes para fazer projetos de execução, é preciso muita tarimba em obra, por isso nunca recomendam aos seus clientes, e quando alguns clientes pedem esse serviço eles dizem que isso não é necessário.


    Lá está, não sabem e "vendem" projetos que trouxeram de outros gabinetes onde já trabalharam, que nem se enquadram no tipo de obra que estão a projetar.
    Muitos DO levam o que merecem, tentam ir ao mais baratinho e tal e nao ha ca bifes a preço de torresmos.
    Outros têm azar nos técnicos que lhe calham, ha de tudo!

    O problema é que sao poucos os DO a contratar um segundo projeto e por isso nao têm base de comparação.
  17.  # 239

    Colocado por: Picareta
    Para construção corrente, também acho que não é necessário, e só inflaciona o preço da obra.
    Pormenores de impermeabilização de sapatas, de correção de pontes termicas e semelhantes devem constar num pormenor de licenciamento?
  18.  # 240

    Colocado por: PicaretaA maior parte dos arquitetos não tem conhecimentos suficientes para fazer projetos de execução, é preciso muita tarimba em obra


    Sondagem fórum da casa, este discurso da jeito aos empreiteiros do "sempre fiz assim".


    Colocado por: Picareta
    Para construção corrente, também acho que não é necessário, e só inflaciona o preço da obra.

    Para construção corrente o importante é deixar o empreiteiro fazer como sempre fez!

    Colocado por: DR1982Muitos DO levam o que merecem, tentam ir ao mais baratinho e tal e nao ha ca bifes a preço de torresmos.

    Não é preciso muito para se chegar a esta conclusão, obviamente que quem faz muito e barato não pode ter qualidade.
 
0.0268 seg. NEW