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  1.  # 1

    Comprei carro elétrico e embora tenha uma bateria pequena (22W utilizáveis) para não ter que o ligar sempre a uma tomada normal, estava a planear instalar uma Wallbox na garagem - uma vez que a Renault aconselha usar a tomada normal como recurso e não como forma recorrente.

    Alguém sabe de empresas que realizem este serviço e instalação no Grande Porto?
    (para além da Galp e da EDP)

    Já agora, a minha potência contratada é monofásica com 6.9Kva, é expectável conseguir carregar a que potência?

    Agradeço toda a ajuda.

    Obrigado.
  2.  # 2

    Colocado por: AiOGajolguém sabe de empresas que realizem este serviço e instalação no Grande Porto?

    Qq electricista faz-lhe isso. Veja as soluções da LEGRAND.

    Mas se fizer uma busca, não lh faltam ofertas..
    https://www.google.com/search?q=WALLBOX&sourceid=chrome&ie=UTF-8

    PS: GALP e EDP!? mas que raio!!! deixem lá essa gente...
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro Barradas
    Qq electricista faz-lhe isso. Veja as soluções da LEGRAND.

    Mas se fizer uma busca, não lh faltam ofertas..
    https://www.google.com/search?q=WALLBOX&sourceid=chrome&ie=UTF-8

    PS: GALP e EDP!? mas que raio!!! deixem lá essa gente...


    Pesquisa no google devolve precisamente a Iberdrola, Galp, Edp... daí estar a perguntar por instaladores :)
  4.  # 4

    Precisa ser um sistema de carregador VE da Marca WALLBOX?
    è que tem outras alternativas... da LEGRAND ( GREENup) por exemplo + um electricista.
    https://www.legrand.pt/index.php/residencial/itemlist/category/106-tomadas-green-up-para-carros-eletricos
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasPrecisa ser um sistema de carregador VE da Marca WALLBOX?
    è que tem outras alternativas... da LEGRAND por exemplo + um electricista.


    O nome do aparelho que se liga à corrente não é wallbox?!
  6.  # 6

    Desde que a tomada seja de boa qualidade e bem cablada, não há qualquer problema em ligar a uma tomada normal.
    Os EVSE portáteis que vêm com os carros normalmente são de 10A (alguns de 12) e não há nenhum problema em carregar nessa corrente numa tomada normal, desde que boa.

    Instala uma boa tomada (esquece as GreenUp da Legrand, são só um autocolante estupidamente caro numa boa tomada saliente), por exemplo
    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Eletricidade-e-domotica/Tomadas-e-interruptores/Serie-Plexo/WPR_REF_14695212
    Assegura-te que tem no mínimo fio de 2,5mm2 e disjuntor adequado e está feito.

    Não há qualquer problema em fazer cargas parciais, aliás é comummente aceite que é mais vantajoso fazer 4x 45-70% do que 1x 0-100%.
    Se o número de kms diários que fazes "cabem" no que carregas com o EVSE de origem, é usá-lo ;)

    Com 6,9kVA poderás carregar no máximo a 30A, mas nesse caso não podes ligar a lâmpada do candeeiro da cama :-)
    Concordam com este comentário: mafgod
  7.  # 7

    Qual a potência máxima que o carro permite o carregamento, por exemplo utilizado uma ficha do tipo 2?
  8.  # 8

    Só para complementar o que o Bruno Alves disse, se pretender carregar mais rápido do que o de origem há cabos de carregamento portáteis reguláveis que permitem ir até 16A ou mesmo 32A.
    A saber, a 16A, precisa de umas 6h para carregar o carro dos zero aos cem, portanto não precisa de carregar mais do que a 16A para o dia a dia.
    Tendo disponível 30A, carregando a 16A deverá ser tranquilo.
    É procurar no OLX ou mande mensagem privada para mim que eu ajudo+o.
  9.  # 9

    Quem vai definir as condições de carregamento potência é o carro, consoante o tipo de ligação a que tiver.

    Por exemplo um Nissan leaf, se tiver ligado a uma tomada normal carrega a 2,2 kW, se tiver um ponto de carregamento 7,4kw carrega a 7,4. No caso de estar ligado a um ponto de carregamento de 11 ou 22kw irá na mesma carregar a 7,4kw, pois é o máximo permitido pelo carro em modo AC.
  10.  # 10

    Colocado por: BigmouseQual a potência máxima que o carro permite o carregamento, por exemplo utilizado uma ficha do tipo 2?


    22kW (A bateria é também de 22kWh).

    Eu sei que estou limitado pela potência contratada mas como posso alterar isso com mais facilidade e com menos custos que instalar uma nova wallbox ao comprar compraria uma solução que permitisse ter mais potência e não uma que se adeque ao modelo de carro que tenho agora. Já que posso vir a ter outro BEV em casa ou alterar de modelo.
  11.  # 11

    O fundamental é assegurares-te que a instalação é adequada. Depois o equipamento que lá ligas "na ponta" é +- equivalente.
    A minha sugestão é um EVSE portátil regulável ligado a uma tomada CEE32, fio de 6mm2 até ao quadro. Também há wallboxes reguláveis, mas normalmente são mais caras. Um EVSE "agarrado à parede" é uma wallbox, uma wallbox nunca é um EVSE portátil. Se fores para fora por exemplo, podes levar o teu EVSE regulável, não podes levar a a wallbox. Funcionalmente, são a mesma coisa.

    O ser regulável permite-te ajustar a potência de carregamento. Existem inclusivamente EVSEs que, em combinação com uma pinça de medição no quadro, permitem ajustar automaticamente a corrente máxima de carregamento para que o quadro não dispare se tiveres o carro a carregar e entrar outra carga qualquer.
    Eu recomendo sempre este, que só não tira finos (ainda) 😁 Mas de momento há constrangimentos com componentes.
    https://www.clubeletricos.com/viewtopic.php?f=52&t=7538
    O meu está pendurado na parede, num suporte feito numa impressora 3D
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AiOGajo
  12.  # 12

    Colocado por: Bruno.AlvesO fundamental é assegurares-te que a instalação é adequada. Depois o equipamento que lá ligas "na ponta" é +- equivalente.
    A minha sugestão é um EVSE portátil regulável ligado a uma tomada CEE32, fio de 6mm2 até ao quadro. Também há wallboxes reguláveis, mas normalmente são mais caras. Um EVSE "agarrado à parede" é uma wallbox, uma wallbox nunca é um EVSE portátil. Se fores para fora por exemplo, podes levar o teu EVSE regulável, não podes levar a a wallbox. Funcionalmente, são a mesma coisa.

    O ser regulável permite-te ajustar a potência de carregamento. Existem inclusivamente EVSEs que, em combinação com uma pinça de medição no quadro, permitem ajustar automaticamente a corrente máxima de carregamento para que o quadro não dispare se tiveres o carro a carregar e entrar outra carga qualquer.
    Eu recomendo sempre este, que só não tira finos (ainda) 😁 Mas de momento há constrangimentos com componentes.
    https://www.clubeletricos.com/viewtopic.php?f=52&t=7538
    O meu está pendurado na parede, num suporte feito numa impressora 3D
    Concordam com este comentário:mafgod


    A instalação terá sempre que ser feita por um profissional uma vez que eu não tenho conhecimentos que cheguem para me aventurar com isto. Assim, já falei com uma empresa especializada mas eles recomendaram o EVSE portátil ao invés da Wallbox.

    No entanto originalmente estava a ponderar ter apenas um EVSE portátil, monofásico, em Schuko para usar em qualquer tomada doméstica.
    Mas na empresa onde trabalho temos trifásico e tomadas CEE32 e sempre que fosse preciso podia carregar aqui, o que era bom. Mas agora estou indeciso sobre qual o aparelho ideal...

    ...E estou meio perdido lol

    Com um adaptador posso ligar um EVSE trifásico CEE32 a uma ficha stucko normal? Estou mesmo confuso.
  13.  # 13

    existem adaptadores de tomadas CEE32 para SCHUKO.

    Se na empresa carregar com o EVSE monofasico de 7,4kw carrega o carro em 3 horas. Não lhe dá para 99,99% dos dias?
  14.  # 14

    Colocado por: tc82existem adaptadores de tomadas CEE32 para SCHUKO.

    Se na empresa carregar com o EVSE monofasico de 7,4kw carrega o carro em 3 horas. Não lhe dá para 99,99% dos dias?


    Na empresa tenho trifásico. Com aquelas tomadas vermelhas.

    cee32

    Se pegar num cabo destes e ligar diretamente não preciso de mais nada?

    mennekes

    São tantos os adaptadores que me perco um bocado.
  15.  # 15

    Trifásico de quantos amperes? 16 ou 32A por fase?

    Para a bateria que o carro tem (ZOE?) que disse ser de 22kW, carregar a 16A monofásico chega e sobra para o seu dia-a-dia.
    Por algo a rondar os 150€ tem um carregador regulável até 16A monofásico.
    A saber, a 16A, precisa de umas 6h para carregar o carro dos zero aos cem, portanto não precisa de carregar mais do que a 16A para o dia a dia.
    • tc82
    • 7 julho 2022 editado

     # 16

    Um EVSE monofasico funciona numa instalação trifásica. Só vai é buscar a potencia de uma fase. Assumindo que a empresa tem uma potencia de 22 voçê vai ter o suficiente para carregar o carro em 3 horas.

    Para essas tomadas existem adaptadores. Ou entao compra um EVSE para essas tomadas e adaptador para casa.

    Como 7.4 deve ser muito para sua casa compre um EVSE que de para regular a potencia de carregamento. Na potencia mínima voce carrega o carro durante a noite.

    O carro não traz carregador?
  16.  # 17

    Colocado por: AiOGajoSe pegar num cabo destes e ligar diretamente não preciso de mais nada?


    Esse cabo é para ligar a uma wallbox ou nos postos publicos. O seu carro nao veio com um?
  17.  # 18

    Você precisa de algo assim
      gd_IMG_20210804_183059_600x450.jpg
  18.  # 19

    Colocado por: tc82Um EVSE monofasico funciona numa instalação trifásica. Só vai é buscar a potencia de uma fase. Assumindo que a empresa tem uma potencia de 22 voçê vai ter o suficiente para carregar o carro em 3 horas.

    Para essas tomadas existem adaptadores. Ou entao compra um EVSE para essas tomadas e adaptador para casa.

    Como 7.4 deve ser muito para sua casa compre um EVSE que de para regular a potencia de carregamento. Na potencia mínima voce carrega o carro durante a noite.

    O carro não traz carregador?


    Obrigado pelas respostas mas estou a ficar mais confuso...

    O carregador Flexi Charger 16A é opcional, mas o carro trás um cabo de carregamento modo 3 (seja lá o que isso for). Assim o próprio vendedor indicou que pelo preço que vendem ia ficar melhor servido se comprasse noutro lado em separado com o carro.

  19.  # 20

    Colocado por: tc82Você precisa de algo assim
      gd_IMG_20210804_183059_600x450.jpg


    Mais isto:



    Certo?
 
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