Colocado por: pcspinheiro
Já estão a semear tomates? Não é muito cedo? Eu este ano nem plantei tomates, mas quando o fazia só semeava lá para Fevereiro. Deixei-me disso porque produziam (e precisavam de mais atenção a nível de rega por estarem em contentores numa varanda) precisamente quando saímos por umas semanas para visitar a família...
Estou a ponderar se semeio (ou planto da feira) ervilhas nos contentores mas o mais certo é manter apenas a alface, que é colheita garantida.
Estou, junto com um vizinho, a ver se consigo autorização para cultivar um pedaço de terreno na urbanização onde moramos, que não foi construído por lá estar num canto um depósito de água que serve a vila. Isso é que era 😉
Colocado por: rafaelisidoroQuinta feira tivemos outro alerta amarelo com rajadas de ventos superiores a 75kmh , o quadrante não foi muito contra e pelo que apesar de bem sacudida a nossa batata escapou quase ilesa , Oxalá se mantenha e que pelo mais em mais 15 dias não faça mais temporais tropicais ...
Colocado por: Casa da Horta
Já viu a diferença da cor da terra das minhas para as suas fotos? Lembro-me sempre de si quando penso que, mesmo agora no outono/inverno, vou ter de meter rega nas batatas, nas cebolas e nas ervilhas! Seca muito aqui a terra, basta 1 dia sem chuva e um pouco de sol. Que diferença para aí! :-)
Colocado por: xiripitiRealmente é verdade, isso parece a zona do Ribatejo também é assim arenosa
Colocado por: Casa da Horta
A minha horta é no Ribatejo, Lezíria, Salvaterra ;-)
Colocado por: André PimentaTenho um terreno que confronta com uma mata que está infestada de medronheiros e os medronhos ficam lá a estragar-se. Aqui não é habitual fazerem aguardente de medronho. Já aguardente bagaceira é quase toda a gente.
Colocado por: brunexta
"Aqui" é onde? Se fosse perto de Aveiro até ia buscar uma carrinha de medronhos para fazer umas garrafas 😁
Colocado por: André Pimenta
Ainda são uns quilómetros até aqui, sou de perto de Tondela
Colocado por: Casa da HortaUm dos 2 fornecedores que me trazem estrume passou a carregar a carrinha com trator. Não digo o dobro, mas trás muito mais quantidade que quando era ele a carregar à mão.
Aumentou o preço? Não senhor, 60 euros na mesma! A inflação ainda não chegou ao cócó de cavalo 😜
Vai ainda trazer-me meia carrada de estrume de cabra. Muito mais forte e desde que bem curtido uma maravilha para a horta.
Colocado por: Casa da HortaEu tentaria falar com alguém na aldeia/vila que tivesse trator e trabalhasse para fora. Passar triturador de martelos ou uma grade de discos há muita gente a fazer, mas um trabalho bem feito era lavrar com charrua primeiro. Mas depende do tamanho do terreno, se for 300 ou 400 m2 quase nem dá para charruar em condições.
Depois é preciso estrumar. Pode ir fazendo aos poucos, por parcelas. Ou comprar um reboque de estrume de porco (mais barato e mais usado para grandes áreas onde se usa o reboque espalhador).
Preços. 40 a 50 euros à hora para grade de discos, mais ou menos. Sem grandes obstáculos, 1 hora dá para passar 2 ou 3 vezes a grade num terreno de 5000 m2.
Colocado por: Casa da HortaComeçamos hoje a semear os alhos. Com o meu ajudante, fizemos uma linha com 3 ou 4 cabeças dos que apanhei em junho. Nunca o tinha feito, uso sempre semente nova comprada, mas fica para comparar. Amanhã cedo vou à feira comprar mais 1 kg. Vou cedo a ver se ainda apanho os de um rapaz a quem gosto de comprar. Não sei se estão habituados às feiras, mas na época certa (quando toda a gente vai ao mesmo) às vezes é mais difícil conseguir uns pés de couve tronchuda que camarão cozido em promoção no pingo doce!